Data: 24 de novembro de 2015
Local: Auditório da Escola de Engenharia da UFMG

Organizado pelo Instituto de Estudos Avançados Transdiciplinares da UFMG, o Colóquio Educação Superior  consiste numa série de encontros que tem por objetivo entrelaçar saberes e formação superior através do diálogo e escuta de gestores e estudiosos para subsidiar reformas e melhorias na Educação Superior. Os debates, abertos à ampla participação de gestores, pesquisadores, professores, alunos e técnicos do Ensino Superior, terão por guia a reflexão sobre a pertinência de uma abordagem interdisciplinar e transdisciplinar na graduação. Ao longo dos próximos dois anos serão realizados vários encontros abertos à participação de toda comunidade acadêmica.

A introdução da interdisciplinaridade nos currículos foi o tema de jornada realizada no dia 24 de novembro no Auditório da Escola de Engenharia da UFMG.

Iniciada na Universidade Federal do ABC, e seguida por outras universidades federais, como a UFBA, UFSB, UFJF, UFRN, UFOPA, UFRB, UNIFAL-MG, UFVJM, a proposta de implantação dos Bacharelados Interdisciplinares é uma destas iniciativas pioneiras, e busca ampliar as opções de formação das universidades brasileiras, atualmente centradas em uma profissionalização precoce e dotada de uma estrutura curricular engessada.

Um debate já antigo na UFMG tem reforçado a necessidade de se repensar os currículos e de se melhorar o processo formativo na Graduação. A dinâmica consiste em confrontar problemas e questões relatadas por gestores e diversos atores envolvidos na implementação de trajetórias interdisciplinares com estudos de pesquisadores especializados. O Colóquio buscou trazer à tona a formação interdisciplinar na Educação Superior, bem como os desafios e os avanços na experiência da implementação dos Bacharelados Interdisciplinares com relatos de experiência da UFBA, onde foram implementados em paralelo à estrutura tradicional,  e da UFABC, Universidade criada com estrutura interdisciplinar. Serão ouvidas experiências de cursos de Graduação e Pós-graduação com perspectivas interdisciplinares existentes na UFMG. Na ocasião também foi discutido o documento do Conselho Nacional de Educação Referenciais Orientadores para os Bacharelados Insterdiciplinares e Similares das Universidades Federais.

O evento foi organizado em parceria com as Pró-reitorias de Graduação (Prograd) e Pós-Graduação (PRPG),  a Diretoria de Avaliação Institucional e o Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed).