Data: 19 e 20 de outubro de 2017
Local: Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG

O Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares – IEAT – realiza a cada ano um Seminário Anual. Nos dias 19 e 20 de outubro de 2017 foi realizado o Seminário Anual do Instituto de Estudos Avançados da UFMG.

Neste Seminário, realizado dentro da Semana de Conhecimento da UFMG, o IEAT trouxe  para a comunidade um extrato de suas atividades durante o ano. No dia 19 de outubro, os pesquisadores residentes apresentaram os trabalhos desenvolvidos no período. Foram apresentadas duas mesas-redondas sobre Abordagens transdisciplinares no contexto social, cuja proposta foi ressaltar a necessidade de um enfoque não disciplinar no tratamento de problemas sociais concretos. Encerrando o dia a Editora da Ufmg e o IEAT fizeram o lançamento do livro Inadequado para o Futuro – A necessidade de melhoramentos morais, de Ingmar Persson e Julian Savulescu, obra traduzida para o português pelo professor Brunello Souza Stancioli da Faculdade de Direito da UFMG que integra a Coleção IEAT.

No dia 20, a partir da temática da Semana do Conhecimento, o professor Ralph Teixeira, do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal Fluminense, apresentou uma conferencia sobre o tema Panorama da Visão Computacional. A conferência foi seguida de discussão sobre a contribuição da matemática em projetos transdisciplinares, com a participação dos professores da UFMG Alberto Henrique Frade Laender, Ado Jório Vasconcelos e Márcio Flávio Dutra de Moraes.