Data: 13 de junho de 2019
Local: Auditório A104 do Centro de Atividades Didáticas 2 (CAD 2)

Realizado desde 2007, o Seminário Anual do IEAT é um encontro tradicional do Instituto com a proposta de apresentar para a comunidade um extrato se suas atividades durante o ano.

Recentes iniciativas do Instituto e os direcionamentos apontados na reunião de Imersão do IEAT, realizada em dezembro de 2018 em Tiradentes (MG), foram apresentadas no evento. O professor Paulo Salvida, diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP, ministrou palestra sobre Saúde Urbana. Foram realizadas apresentações dos projetos dos professores residentes do IEAT, com os professores da UFMG Andréa Machado de Almeida Mattos, da Faculdade de Letras (Fale), Emílio Peluso Neder Meyer, da Faculdade de Direito, Santuza Maria Ribeiro Teixeira, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), e Cláudia Cardoso Martins, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH). Para finalizar o evento foram realizadas apresentações dos dois grupos de pesquisa ativos nos últimos dois anos no Instituto: “Das economias alternativas às alternativas à economia: explorando conceitos e práticas socioespaciais e culturais para além da racionalidade econômica” e “Curso de vida e trajetória delinquencial: um estudo exploratório dos eventos e narrativas de jovens em situação de vulnerabilidade”.