Coordenador: Heli Sabino de Oliveira – Faculdade de Educação (Fae) da UFMG
Composição da equipe:
Ângela Imaculada Loureiro de Freitas Dalben (FaE/UFMG)
Maria José Batista Pinto Flores (FaE/UFMG)
Fernanda Flávia Cockell (FAFICH/UFMG)
José Alfredo Oliveira Debortoli (EEFFTO/UFMG)
Adriane Teresinha Sartori (FALE)
Nayara Silva de Carie (FaE/UFMG)
Rogata Soares Del Gaudio (IGC/UFMG)
Maria Auxiliadora Drumond (ICB/UFMG)
Janice Henriques da Silva Amaral (ICB/UFMG)
Thais Rocha da Silva (FAFICH/UFMG)
Júlio César Virgínio da Costa (CP/UFMG)
Paula Cristina Silva (FIH/- UFVJM)
Rosiane da Silva Ribeiro Bechler (FIH/- UFVJM)
Ana Paula Ferreira Pedroso (DE/UEMG)
Teresa Paula Nico Rego Gonçalves (FE/UFRJ)
José de Alimatéia de Aquino Ramos (Faculdade de Biblioteconomia/UFES)
Walesson Gomes da Silva (IFCH/UFPA)
Ágnez de Lélis Saraiva (FJP)
Laura Augusta Oliveira Palhares (Professora da Rede Estadual de Minas Gerais)
Saint Clair Marques da Silva (Professar da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte)
Alexandra Esteves Oliveira Campos (Professor da Rede Municipal de Contagem)
Vladimir Rocha Ferreira (Professor da Rede Municipal de Contagem)
Matheus de Araújo Torres (Professor da Rede Municipal de Contagem)
Lorraine Belz Silva (Professor da Rede Municipal de Contagem)
Fabiana Santana da Silva Costa (Professor da Rede Municipal de Contagem)
Vitória Maria Delazari (Professor da Rede Municipal de Contagem)
Vania Grigorio (Professora da Rede Municipal de Nova Lima)
Fernanda Aparecida da Mata Abreu (Pós-doutoranda de Neurociências – UFMG e Diretora Acadêmica da Faculdade SENAI de Minas Gerais)
Izabel Cristina Costa de Faria (Doutoranda em educação – UFRJ)
Jalmiris Regina Oliveira Reis Simão (Doutoranda em Educação – UFRJ)
Thaís de Ribeiro Pacheco (Mestranda em Educação – UFMG)
Thais Carolina Mendes de Araújo (Mestranda em Educação – UFMG)
Julia Teresa Vieira Leite (Mestranda em Educação – UFMG)
Beatriz Gomes Guimarães (Licencianda em História – UFMG)
Bolsista de Iniciação Científica: Izabela Marilha Guerra Silva / Graduanda em Letras/UFMG
Sobre o Círculo:
Objetivo:
Analisar e compreender a formação de professores licenciandos, a partir da relação pedagógica e dos vínculos que se constroem nesse encontro de diálogo, elemento constituinte do “terceiro espaço”, ambiente marcado pela interação de saberes.
Objetivos específicos:
Realizar o mapeamento e a análise crítica dos territórios onde as escolas estão inseridas, considerando suas dimensões socioculturais, históricas e econômicas. – Investigar e sistematizar as práticas pedagógicas e o conhecimento profissional dos docentes atuantes nesses espaços, promovendo a articulação entre teoria e prática. – Analisar, acompanhar e refletir sistematicamente o processo de iniciação à docência dos estudantes de licenciatura, observando suas expectativas em relação às práticas em campo e suas interações com os contextos escolares. – Estabelecer análises comparativas entre o planejamento inicial e as expectativas propostas pelos licenciandos e o diálogo com a realidade prática vivida encontrada na interação pedagógica. – Refletir sobre o conceito de “Terceiro espaço” à luz das contribuições do pensamento freireano sobre o diálogo.
Ações:
- Constituição dos Núcleos Formativos
Criação de grupos de estudo e prática que integrem estudantes de licenciatura de diferentes áreas, promovendo a interação entre saberes e experiências. Seleção e Composição: Serão formados três núcleos, cada um composto por 24 estudantes dos cursos de Pedagogia, Letras, História, Geografia, Educação Física e Ciências Sociais.
Distribuição Geográfica e Parcerias:
Núcleo 1: Vinculado à Escola Municipal Giovanini Chiodi e à Escola Municipal Francisco Sales da Silva Diniz, na Regional Vargem das Flores.
Núcleo 2: Vinculado à Escola Municipal Herbert José de Souza, na Regional Norte de Belo Horizonte.
Núcleo 3: Vinculado à Escola Municipal Rubem Costa Lima, na Regional de Macacos (Nova Lima). - Mapeamento e Diagnóstico dos Territórios Escolares
Compreensão do contexto histórico, socioeconômico e cultural das comunidades onde as escolas estão inseridas, identificando desafios e potencialidades que influenciam a prática pedagógica. - Desenvolvimento de Práticas Formativas
Estabelecimento de atividades que acompanhem e apoiem a iniciação à docência, integrando saberes acadêmicos com experiências práticas nas escolas parceiras: – Observação e análise de práticas pedagógicas realizadas pelos professores das escolas parceiras. – Criação de estratégias pedagógicas que integrem saberes comunitários e conhecimento profissional docente. – Reflexão sobre o papel do professor na construção de práticas educacionais inclusivas e contextualizadas.