O estudo de sistemas adaptativos complexos por intermédio de simulações computacionais baseadas em agentes tem alcançado considerável visibilidade em anos recentes, despertando interesse que atravessa não apenas fronteiras disciplinares, mas até mesmo fronteiras que separam grandes áreas do conhecimento, como as que habitualmente se traçam entre ciências exatas, biológicas e humanas. Este desenvolvimento antepõe desafios importantes para a comunidade acadêmica, mas ao mesmo tempo abre novas e promissoras perspectivas de colaboração científica fecunda. Esta comunicação tem o propósito de discutir alguns aspectos teóricos relevantes desses sistemas, assim como examinar as perspectivas de seu estudo sistemático no âmbito da UFMG.

Palestrante: Professor Bruno Reis, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, UFMG.
Debatedor: Professor José Guilherme Martins Alves Moreira, Instituto de Ciências Exatas, UFMG.