Data: 27 de junho de 2012
Local: Sala das Sessões – Reitoria da UFMG
Os Seminários A Universidade do Futuro, promovidos pelo Reitorado da UFMG, com parceria do IEAT, tem por objetivo criar em nossos meios um ambiente favorável à implantação do planejamento estratégico a médio e a longo prazos. Mais do que pensar o futuro da UFMG, os Seminários se propoem a discutir o futuro da Universidade numa abrangência maior, levando em conta experiências, situações e perspectivas diversas e significativas – das Américas, da Europa, das Asiáticas. Trata-se de pensar os desafios e as urgências, bem como as estratégias e as respostas ensejadas, visando a prospecção de um futuro incerto, porém já virtualmente entre nós, a depender de nossas decisões, com repercussões no dia a dia das próximas gerações. Ao longo do Ciclo, será priorizada a discussão sobre a oportunidade de vincular as ações de planejamento ao desenvolvimento entre nós do modelo neo-humboldtiano de universidade, em oposição ao modelo universidade-empresa. Trata-se da universidade voltada para a associação entre o ensino e a pesquisa, como no modelo tradicional, bem como – daí o prefixo “neo” – para a incorporaçao de novas tarefas nas ações da universidade: assim, a inovação tecnológica, a formação de quadros para o Estado e de profissionais para a sociedade, a abertura à cultura – das altas manifestações, como queria Humboldt, às manifestações populares que dão identidade aos grupos e à nação. O desafio: integrar e melhor delinear estas ações, já em curso nas universidades públicas brasileiras, e a partir do modelo proposto.
A interdisciplinaridade na Graduação
A interdisciplinaridade na Graduação foi o tema de uma série de atividades que foram desenvolvidas ao longo do segundo semestre de 2012 dentro do ciclo de seminários A Universidade do Futuro. Tais atividades incluíram workshops, exposições e painéis de debates, que contarão com a participação de personalidades envolvidas em projetos e programas acadêmicos de formação interdisciplinar superior, no âmbito nacional e internacional. Pretendeu-se trazer à discussão a recente experiência dos Bacharelados Interdisciplinares implementados em algumas universidades brasileiras, assim como os programas consolidados em instituições estrangeiras, tais como os Colleges americanos e outras recentes iniciativas mais ousadas. Os seminários A Interdisciplinaridade na Graduação têm como objetivos: (1) identificar a pertinência e a necessidade de uma abordagem interdisciplinar na formação superior em nível de graduação, tendo em vista os recentes desafios do mundo atual e do reposicionamento do Brasil no cenário internacional; (2) identificar as dificuldades e/ou impedimentos para iniciativas interdisciplinares, tendo em vista as estruturas institucionais existentes, dentro e fora da UFMG; (3) prospectar caminhos e fixar diretrizes para o incremento da interdisciplinaridade na graduação da UFMG.
O workshop “A interdisciplinaridade na Graduação: o impacto do Reuni” focalizou os problemas gerados pelo REUNI, o perfil do corpo docente expandido pelo programa e o potencial interdisciplinar dos cursos criados.