Data: 26 e 27 de novembro.
Local: Auditório 4 da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG.
O evento Annus Caroli foi realizado em comemoração aos 200 anos do nascimento de Charles Darwin e 150 anos da publicação de “A origem das espécies”, além do centenário de publicação do artigo de Carlos Chagas sobre a Doença de Chagas e 130 anos do seu nascimento. O evento contou com a participação de pesquisadores de diversas áreas.
Entre os temas abordados: a evolução do cérebro (Roberto Lent, UFRJ), o papel das toxinas em sistemas coevolutivos predador-presa (Paulo Sérgio Beirão, UFMG), a criação de fármacos (Robson Santos, UFMG), a evolução das mitocôndrias (Aníbal Vercesi, Unicamp), o papel da seleção natural na farmacogenética e farmacogenômica (Guilherme Kurtz, UFRJ), o Big Bang, a evolução do cosmos (Beatriz Barbuy, USP), a origem da vida na Terra (Carlos Menck, USP), a importância da pesquisa sobre o Trypanosoma cruzi e a Doença de Chagas na evolução da ciência brasileira (Carlos Morel, Fiocruz), os avanços na ultraestrutura do T. cruzi (Wanderley de Souza, UFRJ) e a interação entre o parasito e o vetor (Eloi Garcia, Fiocruz). Foi apresentada ainda discussão da imunidade inata à infecção com o T. cruzi (Ricardo Gazzinelli, UFMG) e duas palestras que abordaram diferentes aspectos da imunopatogênese da doença (Mauro Teixeira, UFMG, e Rodrigo Corrêa-Oliveira, Fiocruz). Para encerrar o evento uma miniconferência versou sobre a história de Carlos Chagas e seus seguidores (Egler Chiari, UFMG). Ao final foi apresentada uma síntese dos novos aspectos clínicos e epidemiológicos da Doença de Chagas (José Rodrigues Coura, Fiocruz).
O evento ocorreu por iniciativa da Academia Brasileira de Ciências (ABC), com apoio da Fapemig e do Instituto de Estudos Avançados Transdisicplinares (Ieat) da UFMG.