O neurocientista Sidarta Ribeiro realizou no dia 26 de agosto de 2021, a partir das 10h30, a palestra Cérebro, imaginário e informação. Em perspectiva transdisciplinar sobre os processos cognitivos, ele vai abordar fenômenos no campo da comunicação como a pós-verdade, as fake news e teorias conspiratórias. O objetivo do pesquisador é propor reflexões que resultem em alternativas para enfrentar esses problemas. Sidarta é vice-diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A iniciativa é do Instituto de Estudos Avançados e Transdisciplinares da UFMG (IEAT), em colaboração com o Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação.

A experiência do palestrante concentra-se na neuroetologia, neurobiologia molecular e neurofisiologia de sistemas, com interesse em memória, sono e sonhos; plasticidade neuronal; comunicação vocal; competência simbólica em animais não humanos; psiquiatria computacional; neuroeducação; cannabis medicinal; psicodélicos e política de drogas. Sidarta Ribeiro é autor de mais de 100 artigos científicos e de cinco livros, entre eles O oráculo da noite (Cia. das Letras).