Data: 22 e 23 de novembro de 2023
Local: Auditório 4 da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG

Abertura – Patrícia Kauark Leite, diretora do IEAT.
Conferência Memória pra quê? Por que precisamos recordar o 8 de janeiro no Brasil? – Ana Paula Brito, Catedrática Calas-IEAT.
Apresentação dos professores residentes do IEAT: Fabio Alves da Silva Junior e Fábio Bonfim Duarte, ambos da Faculdade de Letras da UFMG, Marcelo Campos Galuppo, da Faculdade de Direito da UFMG e Gilberto Medeiros Ribeiro, do Instituto de Ciências Exatas da UFMG.
Conferência Sustentabilidade na mesa: avanços, desafios e oportunidades no contexto da segurança alimentar para o Brasil – Evaldo Vilela, Pesquisador Visitante no INCT Semioquímicos na ESALQ/USP.
Mediação: Francisco César de Sá Barreto, coordenador do grupo de pesquisa do IEAT: As Leis das Ciências e da Natureza e o Desenvolvimento (In)Sustentável. Caminhos para o Futuro Saudável
Conferência Impasses e tensões no processo cultural brasileiro da atualidade – Sônia Salzstein Goldberg, da Escola de Comunicações e Artes da USP.
Mediação: Stéphane Huchet, da Escola de Arquitetura da UFMG.