Data: 06 de agosto de 2020
Local: evento online
O seminário teve o objetivo de debater temas ligados ao acesso a direitos humanos por pessoas refugiadas no Brasil, com foco em refletir sobre os avanços existentes no país e os desafios que ainda permanecem. O debate contou com a perspectiva de profissionais que atuaram ou atuam em três frentes essenciais para a proteção dos refugiados: o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), o Estado brasileiro e a sociedade civil.
Participaram da iniciativa como palestrantes Maria Beatriz Bonna Nogueira, chefe do escritório de campo do ACNUR em São Paulo e ex-coordenadora-geral do Comitê Nacional para os Refugiados – Conare (2016), Deborah Duprat, ex-procuradora federal dos Direitos do Cidadão (MPF) e Carolina Moulin Aguiar, professora da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG e pesquisadora colaboradora do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio.
O evento foi promovido pelo ACNUR, pelo ramo brasileiro da International Law Association, pela Diretoria de Relações Internacionais da UFMG e teve o apoio do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG.