Indicação: Professor Cláudio Chaves Beato Filho – Departamento de Sociologia e Antropologia – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas/UFMG

Período: 12 a 26 de Abril de 2007

Spencer Chainey é diretor de Ciência da Informação Geográfica do Instituto de Criminologia Jill Dando, no University College London. O Instituto Jill Dando é o primeiro instituto do mundo dedicado especificamente à redução de crimes através de ensino, pesquisa, consultoria, análise das políticas públicas e através da disseminação de informações baseadas em evidências para a redução de crimes.

Spencer é um dos pioneiros no campo de mapeamento do crime (trabalhando com forças policiais, parcerias de segurança da comunidade, agências de polícia nacionais e com departamentos do reforço da justiça da lei nos EUA, no Canadá, no Brasil, na Austrália e na Nova Zelândia). Antes de entrar para o JDI, Spencer trabalhou diversos anos no setor privado e no governo britânico com Sistemas de Informação Geográfica (Geographical Information Systems – GIS), com segurança comunitária e com compartilhamento de informações, abrigando projetos de desenvolvimento e de regeneração (1996-2003). Spencer era Cátedra da Associação do Reino Unido para a Informação Geográfica (Association for Geographic Information – AGI). Tem graduação em geografia pela Universidade de Kingston, é mestre em GIS pela Universidade de Edimburgo e estuda, atualmente, para seu PhD no Univeristy College London.

Seus trabalhos em mapeamento e análise do crime, compartilhamento de informações e análise da exclusão social são reconhecidos e usados como exemplos por vários órgãos (entre eles, o Gabinete Britânico – unidade de exclusão social e o Instituto Nacional de Justiça dos Estados Unidos).

Seu trabalho é muito publicado, e inclui as seguintes publicações: “Mapeamento do Crime: Melhorando o desempenho” (“Crime Mapping: Improving Performance”); “Revisão dos sistemas de compartilhamento de informação baseados em GIS” (“A review of GIS-based information sharing systems”); e “GIS e mapeamento do crime” (GIS and crime mapping), escrito em conjunto com Jerry Ratcliffe.