Indicação: Professora Ana Maria Caetano de Faria – Departamento de Bioquímica e Imunologia – Instituto de Ciências Biológicas – UFMG

Período: 30 de agosto a 12 de setembro de 2011

O professor António Coutinho está entre os 100 investigadores de Imunologia mais influentes do mundo, de acordo com o Institute for Scientific Information (ISI). O ISI estabeleceu o impacto mundial das contribuições de cada cientista para o progresso das diferentes áreas de investigação científica ao longo dos últimos vinte anos e António Coutinho é o único português presente no ranking.
Formado em Medicina pela Universidade de Lisboa em 1974 e doutor em Imunologia pelo Instituto Karolinska, Estocolmo, da Suécia, António Coutinho foi Investigador do Instituto de Imunologia de Basileia, na Suíça, entre 1975 e 1979. Em 1980, integrou os quadros científicos do Centro Nacional de Investigação Científica francês III (CNRS), para criar a Unidade de Imunobiologia no Instituto Pasteur em Paris, que dirigiu de 1982-1998. Foi diretor do Departamento de Imunologia desse Instituto entre 1991 e 1994. Atualmente é diretor do Instituto Gulbenkian de Ciência e professor catedrático convidado de Imunologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

António Coutinho é autor de mais de 400 artigos científicos e seu grupo de pesquisa foi responsável por contribuições fundamentais no estudo da operação fisiológica do sistema imune, do desenvolvimento da tolerância imunológica e sua relação com as doenças autoimunes. Sua interação com cientistas das áreas de neurociências resultaram também em estudos seminais de cognição em sistemas complexos tendo o sistema imune como exemplo.