Indicação: Professor Francisco Marinho – Departamento de Fotografia – Escola de Belas Artes/UFMG

Período: 05 a 30 de março de 2007

Vibeke Sorensen é uma artista que trabalha experimentalmente com novas mídias, incluindo computação gráfica e animação. A partir de seu trabalho com sintetizadores híbridos de vídeo na década de 1970, passando pelo seu longo engajamento com gráficos 3D gerados por computador e suas peças e instalações arquitetônicas pensadas para a Internet, ela criou uma série de impressões, filmes, videotapes e trabalhos envolvendo interatividade, colaborando com o desenvolvimento de novos sistemas e métodos por meio de suas experimentações.

Seu trabalho recebeu muitas menções honrosas e prêmios, e foi exibido internacionalmente por meio de várias maneiras (televisão, galerias e museus, performances ao vivo). Vibeke Sorensen trabalha, principalmente, com a exploração da consciência por meio de formas subjetivas multimodais. Suas obras exploram identidades culturais, memória, percepção, luz e espaço, mesclando trabalhos visuais e musicais.

Em seus artigos sobre arte e ciência, Vibeke Sorensen mostra sua convivção a respeito do importante papel que os artistas têm a cumprir no desenvolvimento da tecnologia, e isso a levou a colaborar com diversos trabalhos interdisciplinares de pesquisa.

Vibeke Sorensen criou programas e desenvolveu melhorias para a arte computacional na Virginia Commonwealth University, no Art Center College of Design e no Instituto de Artes da Califórnia . Atualmente, ela é professora de Estudos de Filme e Mídia na Universidade do Estado do Arizona.