Professor Titular do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Universidade de São Paulo (ICMC-USP) e Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Computação (SBC)

É coordenador da rede IARA, Inteligência Artificial Recriando Ambientes. Foi membro do Comitê de Assessoramento de Ciência da Computação do CNPq. De 2013 a 2017 foi membro do conselho da International Association for Statistical Computing (IASC), do International Institute of Statistics. Possui Bacharelado (1987) e Mestrado em Ciência da Computação (1990) pela Universidade Federal de Pernambuco, e doutorado em Electronic Engineering pela University of Kent (1994). Escreveu vários livros, entre eles Inteligência Artificial: Uma abordagem de Aprendizado de Máquina e A General Introduction to Data Analytics. Foi Professor Associado na University of Guelph, Canada. Foi ainda Professor Visitante na University of Kent e Pesquisador Visitante na University of Kent e no Alan Turing Institute, UK. É Diretor do ICMC-USP e do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria da USP. É revisor ad hoc de várias fundações nacionais e internacionais de apoio à pesquisa. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Aprendizado de Máquina (Machine Learning), Mineração de Dados (Data Mining) e Ciência de Dados (Data Science).