COVID-19: Comunicado aos estudantes de graduação da UFMG

Destacado

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Universidade Federal de Minas Gerais torna público este Comunicado direcionado aos estudantes de graduação em período de mobilidade acadêmica internacional ou em processo de candidatura para universidades estrangeiras, que discorre, dentre outras, sobre a suspensão por tempo indeterminado dos processos de intercâmbio para 2020/1 e 2020/2 e o acompanhamento contínuo dos discentes que estão em áreas afetadas pela Covid-19.

Como recomendação geral, os alunos que desejarem retornar ao Brasil ou desistir da vaga para o próximo semestre não sofrerão sanções ou penalizações. Aqueles que optarem pela manutenção da mobilidade em decorrência da oferta de aulas on-line ou outras alternativas apresentadas pelas instituições de destino terão suas decisões acatadas.

Somado às demais medidas já instituídas pelo Comitê Permanente de Acompanhamento das Ações de Prevenção e Enfrentamento do Novo Coronavírus da UFMG e publicadas no site, o seguinte documento aborda também as incertezas que a pandemia do Sars-Cov-2 acarreta nos programas de intercâmbio gerenciados pela DRI, bem como a viabilização de um canal direto para contato assíduo com os estudantes de mobilidade e outras medidas que visam mitigar os impactos da pandemia.

Confira comunicado na íntegra aqui.

Engenheira de alimentos faz apresentação on-line sobre alimentos típicos brasileiros

Destacado

Cerca de trinta pessoas assistiram à apresentação intitulada “Alimentos e Sabores do Brasil” realizada de forma on-line, na última quinta-feira, dia 02 de abril. A engenheira de alimentos Bárbara Mesquita apresentou alguns pratos típicos dos brasileiros e os principais alimentos de cada região do país.

Na ocasião foram discutidas também a forma de preparo de alguns alimentos e suas combinações gastronômicas como é o caso do pequi um fruto típico do cerrado que muitas pessoas comem com arroz, o cupuaçu, típico da região norte, que pode ser consumido como suco e a mandioca, utilizada para fazer tapioca, dentre outros tipos de receitas.

Além disso, a videoconferência incluiu alimentos como açaí, caju, castanha-de-caju, pão de queijo, queijo de minas e a cachaça, com detalhes sobre a produção do queijo e da cachaça.

Os participantes, estudantes brasileiros e estrangeiros da UFMG, tiveram uma ótima oportunidade para conhecer mais sobre a gastronomia do Brasil e as suas origens, além de ter sugestões para a degustação de deliciosas comidas que ainda não experimentaram.

A programação faz parte do Café Intercultural organizado por Elaine Parreiras, responsável pelo Setor de Acolhimento da Diretoria de Relações Internacionais da UFMG, no âmbito do projeto de extensão universitária “O Mundo na UFMG: Internacionalização em Casa”. Acompanhe as mídias sociais da DRI/UFMG para não perder os próximos encontros virtuais desta quarentena.

Covid-19: DRI oferece Aconselhamento Psicológico para comunidade UFMG no exterior

Destacado

Como estratégia de prevenção da saúde mental em tempos de pandemia, a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG, em conjunto com a Pró-reitoria de Extensão (Proex) e o departamento de psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), criou o serviço de plantão psicológico para auxiliar todos os estudantes e professores da Universidade que estão no exterior a lidar com esta nova realidade imposta pelo coronavírus.

 A iniciativa tem o objetivo de oferecer uma escuta para que a comunidade acadêmica da UFMG em mobilidade possa ter um apoio no sentido de fortalecer os recursos pessoais próprios para o enfrentamento de situações que possam gerar ansiedade, entre outros tipos de reações negativas.

A equipe do projeto de atendimento psicológico é composta por cerca de trinta pessoas, sendo estudantes de graduação do projeto de plantão psicológico e convidados do curso de especialização de psicologia clínica.

A princípio o atendimento é único, mas poderá ser estendido por mais vezes caso seja verificada a necessidade.

Confira o vídeo para mais informações sobre a iniciativa: https://www.youtube.com/watch?v=79cjq46LStg

Acesse também a matéria da agência de notícias da UFMG: https://ufmg.br/comunicacao/noticias/comunidade-da-ufmg-no-exterior-recebe-orientacao-e-apoio-da-dri

Setor de Acolhimento da DRI promove Café Intercultural On-line

Destacado

Durante o período de isolamento social e suspensão das aulas na UFMG, o Setor de Acolhimento da DRI/UFMG está organizando o Café Intercultural na versão virtual. A programação inclui diversas atividades para o entretenimento dos estudantes em casa. Todos os estudantes em intercâmbio, sendo eles os estrangeiros no Brasil e os brasileiros no exterior poderão participar, bem como os participantes do Programa de Apadrinhamento da UFMG 2020/1.

Os encontros serão realizados por meio do aplicativo “Zoom”, e os interessados receberão, por e-mail, as orientações e o código de acesso para entrar em cada sala. Vale lembrar que, o aplicativo possui um limite de usuários por encontro, sendo assim os cem primeiros que entrarem poderão participar da atividade do dia.

Para receber o código de acesso das salas é necessário se inscrever por meio do formulário.

Programação:
Alimentos e Sabores do Brasil com Bárbara Mesquita – Engenheira de Alimentos
Data: 02/04/2020 (quinta-feira).
Horário: 15h.

Oficina de Yoga com Lívia Galaxe – Professora de Yoga
Data: 07/04/2020 (terça-feira).
Horário: 18h.

Luau Internacional – Apresentações dos estudantes internacionais da UFMG e de convidados
Ana Maria Herrera – Colômbia
Martin Jarzyna – Estados Unidos
Lucas Fambrini – Argentina
Paulo Sérgio Caldeira dos Santos – Brasil
Luciana Fiuza – Brasil
Luiza Meirelles – Brasil
Data: 15/04/2020 (quarta-feira).
Horário: 17h.

O que acontece no Chile? com Maria Ignácia Nenen
Estudante Internacional de Engenharia Ambiental na UFMG 2020/1
Data 20/04/2020 (segunda-feira).
Horário: – 10h30.

Sabará e um pouco de sua cultura com Allana Karla – Estudante de Turismo na UFMG
Data: 28/04/2020 (terça-feira).
Horário: 11h.

Os encontros terão duração máxima de 30 minutos (exceto a Oficina de Yoga que serão 45 minutos).

Mais informações: acolhimento@dri.ufmg.br

COVID-19: FUMP divulga cartilha para estudantes assistidos sobre isolamento domiciliar

Destacado

Visando  garantir o bem-estar e a saúde dos estudantes assistidos em seu domicílio, república ou moradias da Fump, foi divulgado uma cartilha de cuidados para a prevenção de transmissão do coronavírus.

A publicação traz informações sobre a importância de uma maior preocupação com a higiene, fazendo-se necessária a lavagem das mãos, preferencialmente, com água e sabão; ou em caso de não poder, com preparação alcoólica, várias vezes ao dia.

Novos comportamentos como a higienização de objetos pessoais (celulares, óculos, e outros), e algumas mudanças de hábitos, como retirar os sapatos antes de entrar em casa, são recomendados, além de manter uma boa ventilação do ambiente. As maçanetas, corrimãos, interfones, mesas e cadeiras de uso comum devem ser limpos regularmente com álcool a 70% ou uma solução desinfetante.

Quanto ao distanciamento, além de evitar cumprimentar com as mãos, abraços ou “beijinhos” é recomendado distanciamento social (2 metros entre pessoas) e que se evite o uso de elevadores, sendo aconselhado somente três pessoas por vez com o devido distanciamento entre elas.

O compartilhamento de objetos, como copos, talheres, garrafinhas de água e outros também deve ser evitado. Neste momento é importante avaliar a restrição ou até mesmo a suspensão das visitas.

Para quem faz o uso das moradias, qualquer estado gripal, mesmo que inicial, deve ser comunicado ao síndico ou à Gerente de Moradias (covid19@fump.ufmg.br), com confidencialidade. Resultados positivos para CoVID-19 devem ser obrigatoriamente informados ao síndico ou à Gerente de Moradias (covid19@fump.ufmg.br), que deverá comunicar a todos os moradores.

Em caso de suspeita de quadro gripal, com quaisquer sintomas, particularmente, febre, tosse, coriza ou outros, encaminhar-se, o mais rápido possível, para a Unidade Básica de Saúde da sua área de abrangência , ou para a UPA Centro Sul (Belo Horizonte).

Confira aqui a cartilha com todas as recomendações.
Saiba mais sobre o vírus aqui.

DRI promove Semana de Orientação do Estudante Internacional

Bernadette Strupeni, da Universidade de Valência, ao ser entrevistada pela TV UFMG

“Eu escolhi a UFMG, pois vi na internet que ela tinha uma boa reputação e colocação nos rankings”. Essa foi a resposta de Bernadette Strupeni quando questionada sobre o motivo para a realização de um período de estudos no curso de Turismo da Universidade Federal de Minas Gerais.

A estudante espanhola, da Universidade de Valência, faz parte do grupo de mais de cem pesquisadores e estudantes internacionais que chegaram na UFMG neste primeiro semestre de 2020.

De acordo com Elaine Parreiras, responsável pelo Setor de Acolhimento da DRI e por organizar a Semana de Orientação do Estudante Internacional, ingressaram na Universidade intercambistas de diferentes países da África, América do Sul, América do Norte, América Central, Ásia e Europa por meio de acordos bilaterais firmados entre a UFMG e Instituições Estrangeiras, ou por meio de programas específicos, como programa Escala, PEC-G, Fulbright, dentre outros.

Esses estudantes participaram das atividades da Semana de Orientação entre os dias 02 e 04 de março. No primeiro dia do evento, ocorreu o credenciamento dos participantes e a cerimônia de abertura. O Professor Aziz Tuffi Saliba, Diretor de Relações Internacionais da UFMG, saudou os novos estudantes internacionais na apresentação “Seja Bem-Vindo à UFMG”. A Professora doutora Vanessa de Almeida Guerra, da Diretoria de Fomento e Avaliação da Extensão da PROEX, também deu as boas-vindas e falou sobre as oportunidades de extensão na Universidade.

Da direita para a esquerda: Professor Henrique Leroy coordenador da disciplina PLA, Professor Aziz Saliba, Diretor de Relações Internacionais da UFMG, Professora doutora Vanessa de Almeida Guerra, da Diretoria de Fomento e Avaliação da Extensão da PROEX.                                                   À frente: Leonie Hensel Universität Flensburg

Em seguida o Professor Henrique Leroy, coordenador da disciplina de português (PLA), falou sobre as oportunidades para aprender Português como Língua Adicional (PLA) na UFMG.

Professor Henrique Leroy, coordenador da disciplina PLA

À tarde, os estudantes realizaram prova de nivelamento de português como parte da disciplina ministrada por Henrique Leroy.

Prova de nivelamento para interessados em fazer a disciplina PLA

Houve também uma apresentação para os alunos do pré-PEC-G, ministrada pelo ex-aluno do PEC-G e mestrando em Comunicação Social, Jude Civil.

Apresentação para os estudantes pré-PEC-G

No segundo dia de evento, os estudantes internacionais se encontraram pela manhã no hall da Reitoria para um tour pelo campus Pampulha, que é conhecido por ter uma das maiores áreas verdes de Belo Horizonte com uma repleta diversidade de espécimes de árvores e lindos jardins.

Encontro com padrinhos e madrinhas na arena da praça de serviços

Na parte da tarde, foi o encontro dos estudantes internacionais com seus padrinhos e madrinhas, que ocorreu na arena da Praça de Serviços. Eles foram divididos em equipes para participar de um caça ao tesouro e se divertiram muito ao aprender a dançar alguns ritmos brasileiros, como o forró, funk e samba. O segundo dia foi encerrado com um piquenique.

Aulas de dança com alguns ritmos brasileiros

A programação do terceiro e último dia de atividades consistiu em palestras informativas.

Pela manhã, a equipe do Setor de Acolhimento da DRI proferiu a palestra “Vivendo a UFMG”, que abordou alguns pontos referentes à cultura mineira, o trabalho realizado pelo setor e as atividades destinadas à integração do estudante internacional na UFMG, além de orientações sobre como providenciar o CPF e fazer o agendamento na Polícia Federal.

Elaine Parreiras, responsável pelo Setor de Acolhimento.

Logo após, Kutanda Mpanzo, estudante do PEC-G e graduando em Medicina, repassou informações sobre os aspectos relevantes do Sistema Único de Saúde (SUS) para o estudante internacional.

Kutanda Mpanzo, estudante do PEC-G e graduando em Medicina

Hugo Salomão, Diretor de Relações Internacionais da PBH, fez uma apresentação oficial sobre a cidade de Belo Horizonte e foi acompanhado por Bernardo Ribeiro, Assessor de Relações Internacionais da PBH, que explicou sobre o Programa Municipal de Voluntariado Internacional para os interessados em conhecer as políticas públicas e trabalhar nas repartições do Município de Belo Horizonte.

Da esquerda para a direita: Bernardo Ribeiro, Assessor de Relações Internacionais da PBH, Hugo Salomão, Diretor de Relações Internacionais da PBH e Bernardo de Faria, bolsista da Diretoria de Relações Internacionais da PBH.

Para finalizar, o Setor de Admissão Internacional, representado pela servidora Cristiane Xavier, abordou temas como registro acadêmico, matrícula, plano de estudos e trâmites necessários para a vida acadêmica na Universidade. Foram feitas apresentações diferentes para cada grupo dos programas, por ter informações específicas para os participantes do programa Escala e PEC-G. Os estudantes do PEC-G também tiveram a oportunidade de conhecer a Fundação Universitária Mendes Pimentel (FUMP) e os auxílios financeiros que podem ser solicitados durante a permanência na Universidade.

Da esquerda para a direita: João Victor Pessoa, bolsista do Setor de Admissão Internacional, Cristiane Xavier, responsável pelo Setor de Admissão Internacional, Aline Martins, bolsista do Setor de Admissão Internacional.

Confira aqui cobertura feita pela TV UFMG sobre as atividades.