Seminários do Centro de Estudos da Ásia Oriental

Destacado

O Centro de Estudos da Ásia Oriental realiza, no dia 4 de setembro, a sua primeira edição de seminários. No evento, o professor associado do Instituto de Estudos Internacionais da Universidad de Chile, Gilberto Aranda Bustamante, ministrará a palestra Política externa chilena no Pacífico: a vez da aliança.

A programação do seminário ocorre pela manhã, às 10 horas, no auditório Baesse, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), no campus Pampulha.

O evento é aberto ao público e dispensa inscrição  prévia para a participação.

Começa uma nova edição do programa Embaixadores Universitários da França na UFMG

Destacado

 

Na última sexta-feira, dia 21 de agosto, aconteceu em Belo Horizonte a reunião do lançamento oficial da nova edição do Programa Embaixadores Universitários da França em Minas Gerais. O programa, desenvolvido pelo Serviço de Cooperação e a Ação Cultural da Embaixada da França para Minas Gerais (SCAC) em parceria com a UNIMINAS e com o apoio do Campus France, tem como objetivo promover a presença francesa nas universidades mineiras e nos locais em que estão inseridas, de modo a incentivar a comunidade acadêmica a conhecer melhor a cultura francófona e desenvolver a cooperação com a França.

Na reunião, compareceram os 14 Embaixadores já recrutados dentro das 15 Universidades parceiras. Estiveram presentes também representantes do Campus France, da Aliança Francesa de Belo Horizonte, FAPEMIG e SECTES – Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, além do Cônsul Honorário da França em Minas Gerais, Manoel Bernardes.

A nova embaixadora universitária na UFMG é a aluna de comunicação social, Patrícia Campos de Freitas, que poderá sem contactada através do email ufmg.france@gmail.com. Os embaixadores universitários contam também com páginas no Facebook, onde serão divulgadas diversas atividades e oportunidades para promover o contato da comunidade acadêmica com a cultura e os estudos francófonos. Para saber mais acesse www.facebook.com/EUFUFMG e www.facebook.com/EUFMG.

Este é um este programa piloto no Estado de Minas Gerais, e conta atualmente com 15 instituições de ensino superior parceiras.

 

Embaixadora universitária na UFMG
Crédito da foto: Facebook Embaixadores Universitários da França – Minas Gerais

DRI seleciona bolsista para atuar na área de comunicação

Destacado

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG está com seleção aberta para o preenchimento de uma vaga de bolsista que irá atuar no Setor de Comunicação. Podem se inscrever estudantes de pós-graduação da UFMG matriculados em cursos de mestrado ou doutorado em Comunicação Social, Jornalismo, Relações Públicas, Letras ou áreas afins.

A remuneração é de R$ 1.350,00 tanto para os estudantes de mestrado quanto para estudantes de doutorado. Buscam-se candidatos  que sejam bons produtores de textos, interessados em trabalhar nas diversas atividades desenvolvidas pelo Setor de Comunicação  da DRI.

É desejável que o bolsista possua conhecimento de inglês e disponibilidade para trabalhar 20 horas semanais.

Os interessados devem se inscrever até o dia 11 de setembro através do e-mail comunica@dri.ufmg.br.

Confira a Chamada com todas as informações aqui.

Novas datas para o teste de nivelamento de Francês para Fins Acadêmicos

Destacado

Foram prorrogadas as inscrições para o teste de nivelamento para o curso de Francês para Fins Acadêmicos (FFA) até dia 10 de agosto de 2015.

O curso, de nível intermediário, será ofertado pela Faculdade de Letras, em parceria com o Setor de Proficiência da DRI, como atividade de extensão gratuita para alunos regularmente matriculados na UFMG.

Para participar das ofertas de Francês, o aluno deve ter o objetivo de se preparar linguisticamente para concorrer a uma vaga em programas de intercâmbio (Ciência sem Fronteiras ou Minas Mundi).

Ressaltamos que o atendimento desse curso é para o nível intermediário. A FALE oferece cursos básicos no Centro de Extensão (CENEX-FALE) e há disciplinas na FALE que aceitam matrícula de alunos de outras unidades como formação livre (graduação) ou eletiva (pósgraduação).

Confira as datas no calendário da UFMG.

As inscrições deverão ser realizadas através dos formulários de inscrição disponíveis aqui.

Datas de aplicação do teste OnDaF no segundo semestre de 2015

Destacado

O exame de proficiência OnDaF, ofertado gratuitamente pelo Leitorado do DAAD da UFMG, será aplicado em várias datas durante o segundo semestre de 2015, tendo a sua primeira realização no dia 28 de agosto de 2015.

A prova ocorrerá no Centro de Atividades Didáticas II (CAD2), na sala B 207, entre às 14 horas e as 18 horas.

Para participar, o estudante deverá inscrever-se previamente no site do OnDaF.

Mais informações podem ser consultadas no site do Professor Norbert Ankenbauer, que está disponível aqui.

Por questões de igualdade, cada candidato poderá participar do exame apenas uma vez por semestre, mesmo se o resultado for abaixo do nível requerido.

O OnDaF é um dos testes exigidos no programa de mobilidade estudantil Ciência sem Fronteiras.

Datas de realização do OnDaF no segundo semestre de 2015:

28 de agosto de 2015

02 de outubro de 2015

30 de outubro de 2015

27 de novembro de 2015

CEA divulga chamada para apoio à realização de eventos científicos

Destacado

Como parte de suas atividades, o Centro de Estudos Africanos (CEA), vinculado à Diretoria de Relações Internacionais (DRI), lançou chamada que visa apoiar à realização de eventos científicos (seminários, conferências, congressos ou similares), que tenham como foco os Estudos Africanos.

Essa chamada prevê o total de R$50.000 para o apoio e é destinada a professores com eventos que representem uma contribuição efetiva às pesquisas desenvolvidas nesta área na UFMG.

Os interessados em participar da chamada, deverão enviar um projeto ao CEA até 30 de setembro de 2015. Mais informações devem ser consultadas na chamada disponível aqui.

Informações complementares sobre o programa Minas Mundi

Destacado

A Diretoria de Relações Internacionais divulga o documento “Informações complementares ao Edital 001_2015 Programa Minas Mundi”.

Nesse documento serão encontradas as seguintes informações referente ao programa Minas Mundi:

  • Critérios de avaliação e de pontuação da primeira e segunda etapa;
  • Distribuição de recursos do Fundo de Apoio ao Intercâmbio Internacional Discente;
  • Compromissos do estudante selecionado;
  • Acesso ao portal Minha UFMG;
  • Procedimentos junto a Fundação Universitária Mendes Pimentel.

Reiteramos que as inscrições no programa deverão ser realizadas entre os dias 13 e 17 de abril de 2015, no portal Minha UFMG.

Acesse o informativo aqui.

Oportunidade de bolsas de estudos na China para estudantes formados

Destacado

O programa de mobilidade internacional Schwarzman Scholars concederá, para estudantes já formados de diversas áreas de conhecimento, bolsas de estudos em universidades chinesas.

Os candidatos interessados em participar do processo seletivo deverão preencher formulário de inscrição, bem como o enviar a documentação exigida até o dia 01 de outubro de 2015.

A seleção acontecerá em meados de novembro e deverá ser acompanhada através do site do programa.

Mais detalhes estão disponíveis na página do Schwarzman Scholars, que pode ser acessada aqui.

 

Sobre o programa

Schwarzman Scholars é um programa de bolsa de estudos internacionais idealizado para apoiar jovens líderes globais, que tenham interesse em desenvolver suas habilidades profissionais em universidades da China.

O programa oferece também a oportunidade de realização de mestrado na Universidade de Tsinghua, uma das principais universidades do país.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas através do site e da página do facebook do Schwarzman Scholars. 

Site divulga projeto que aborda as línguas moçambicanas

Destacado

Está no ar o site “Projeto de descrição e documentação de línguas moçambicanas”, que divulga as ações realizadas no âmbito do projeto coordenado pelo professor Fábio Bonfim Duarte, do departamento de Língua Portuguesa e Linguística e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da UFMG.

O projeto tem como objetivo principal a descrição, documentação e valorização das línguas bantas faladas em Moçambique, conforme descrição que pode ser obtida no link aqui.

O site divulga também atividades relacionadas ao tema do projeto, tais como eventos, palestras e ofertas de cursos. Para conferir o site, clique aqui.

57ª Conferência Anual da Sociedade Indiana de Economia do Trabalho (ISLE)

Destacado

A 57ª Conferência Anual da Sociedade Indiana de Economia do Trabalho (ISLE) será realizada entre os dias 10 e 12 de outubro de 2015, em Serinagar, Caxemira.

O evento é organizado pelo Departamento de Economia da Universidade Central da Caxemiraem colaboração com a Divisão de Economia Agrícola da Sher-e-Kashmir Universidade de Ciências Agrárias e de Tecnologia da Caxemira.

A conferência anual será presidida pelo professor Ravi Srivastava, do Centro para o Estudo do Desenvolvimento Regional, Jawaharlal Nehru University (JNU), de Nova Deli e organizada pelo professor G.M. Bhat, chefe do Departamento de Economia e decano da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Central da Caxemira.

TEMAS DA CONFERÊNCIA
Os temas para a 57ª Conferência Anual da Sociedade Indiana de Economia do Trabalho (ISLE) são:
• O trabalho não remunerado
• O direito ao trabalho e à garantia do Mahatma Gandhi Nacional de Emprego Rural
• Trabalho e Emprego no Setor de Manufatura.

Mais detalhes sobre a conferência estão disponíveis do site da ISLE, disponível aqui.

Capes abre inscrições para o Programa Geral de Cooperação Internacional (PGCI)

Destacado

A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) divulgou o edital do Programa Geral de Cooperação Internacional (PGCI), que selecionará projetos conjuntos de pesquisa e parcerias universitárias, bem como candidaturas individuais, em qualquer área do conhecimento.

O principal objetivo do programa é fomentar o intercâmbio entre instituições de ensino superior e institutos ou centros de pesquisa e desenvolvimento brasileiros e estrangeiros.

O edital, que é de fluxo contínuo, selecionará até quinze projetos por cronograma, com uma previsão de até 60 projetos por ano.

A seleção de candidaturas individuais, voltada para candidatos academicamente excepcionais que não possam ser contemplados por editais específicos da CAPES para bolsas no exterior, está estimada em 1 (uma) por cronograma, totalizando até 4 (quatro) por ano.

O cronograma com as respectivas datas de inscrição para cada modalidade oferecida está disponível no site da Capes.

Para mais informações sobre o PGCI, acesse aqui o edital do programa.

Programa alemão oferece cursos de aperfeiçoamento em Desenvolvimento Sustentável

Destacado

O Leitorado do DAAD informa que estão abertas as inscrições para os cursos de aperfeiçoamento na Alemanha. Esses cursos serão oferecidos pelo programa de pós-graduação EPOS, que é destinado a jovens profissionais com formação superior, interessados no aperfeiçoamento de questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável.

Serão contempladas diversas áreas do conhecimento e o candidato interessado deverá enviar a documentação diretamente à universidade alemã, seguindo os prazos determinados pelas instituições. A tabela com cada data está disponível para acesso aqui.

Todas as informações sobre os procedimentos de candidatura estão disponíveis no site do DAAD, disponível aqui.

Outras informações sobre o programa estão disponíveis aqui.

Orientações para novos bolsistas do Ciência sem Fronteiras

Destacado

A Diretoria de Relações Internacionais informa que os estudantes recentemente aprovados no Ciência sem Fronteiras e aceitos em universidades estrangeiras deverão entrar em contato com a DRI através do e-mail csfdri@dri.ufmg.br, a fim de providenciar a documentação de saída para o intercâmbio.

É necessário enviar uma cópia da Carta de Aceite da universidade anfitriã e do curso de idiomas, caso haja, para que seja emitida a declaração de estudante aprovado no CsF e fornecidos o Formulário de Afastamento e Plano de Atividades.

Por fim, recomenda-se que a documentação completa seja entregue nos Colegiados de Graduação antes do período de matrícula, uma vez que esta não deverá ser feita pelos novos bolsistas.

Reunião de Orientação das Famílias Acolhedoras 2015/2

Destacado

No último dia 29 de maio de 2015, aconteceu no Auditório da Reitoria, a reunião de orientações voltada para as famílias que acolhem estrangeiros vinculados à UFMG. Essas famílias são cadastradas semestralmente pela equipe da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), que disponibiliza as informações das famílias aos estrangeiros que estão procurando hospedagem em Belo Horizonte durante o período de mobilidade.

Professora Míriam, Diretora Adjunta da Diretoria de Relações Internacionais, no auditório da Reitoria, conversando com as famílias que irão receber os estudantes estrangeiros do segundo semestre de 2015.

O objetivo desse encontro foi informar sobre o processo de internacionalização da UFMG, sobre os programas e convênios existentem na DRI, bem como instruir as famílias sobre como proceder ao receber os estudantes recém chegados ao Brasil.

A reunião foi aberta pela Professora Míriam Jorge, Diretora Adjunta de Relações  Internacionais da UFMG, e seguiu com a apresentação da servidora Elaine Parreiras, responsável pelo Setor de Acolhimento da DRI, juntamente com a Bolsista Patrícia Freire do Programa Bem-Vindo.

Reunião com as famílias acolhedoras.


No final, foi aberta a Sessão de Perguntas e Respostas para solucionar dúvidas que os responsáveis das residências cadastradas têm relacionadas ao programa. A equipe da DRI recebeu sugestões dos participantes para melhorar a parceria entre a DRI e as famílias.

UFMG recebe feira Joint Road Show sobre oportunidades de intercâmbio

Destacado

No dia 15 de maio de 2015, a UFMG recebeu representantes de agências e instituições de ensino superior de vários países, que participaram da feira itinerante, Joint Road Show, para apresentar as possibilidades de estudos no exterior, no âmbito da graduação e pós-graduação.

Na ocasião, os estudantes assistiram a palestras que ocorreram durante a feira. Essas palestras abordaram as oportunidades de estudos em universidades dos seguintes países: Austrália, Áustria, Canadá, França, Alemanha, Holanda, Hungria, Irlanda, Nova Zelândia e Suíça.

Os estudantes podiam visitar os stands ocupados por cada agência e conversar diretamente com os representantes. Devido a esse formato em que foi organizada a feira, os alunos puderam sanar dúvidas relacionadas ao intercâmbio e saber mais um pouco sobre cada universidade.

Esse ano, a feira contou com a presença de um representante brasileiro para repassar informações aos alunos que não falavam a língua nativa do representante internacional. Essa novidade viabilizou a participação de mais estudantes.

Confira mais fotos no facebook da DRI. Acesse aqui.

Intercambistas da UFMG visitam Mercado Central de Belo Horizonte

Destacado

Estudantes intercambistas, padrinhos e estudantes do curso de Turismos da UFMG no Mercado Central de Belo Horizonte.

Em mais uma atividade de interação promovida pelo Setor de Acolhimento da DRI,juntamente com o programa Bem Vindo, os estudantes intercambistas puderam conhecer e desfrutar um pouco da cultura mineira, através de visitação ao Mercado Central de Belo Horizonte, no dia 30 de maio de 2015.

Comerciantes do Mercado Central apresentando um pouco do seu trabalho aos estudantes.

No início do passeio, Flávio Dornas, Diretor da Associação Mineira de Gastronomia (AMIGA), contou um pouco da história do Mercado Central, bem como sua importância turística para o município.

Flávio Dornas, Diretor da Associação Mineira de Gastronomia (AMIGA), apresentando um pouco da história do Mercado Central.

Logo em seguida, os estudantes do curso de Turismo da UFMG, orientados pela professora Márcia Lousada, Vice Coordenadora do curso de Turismo da UFMG e Coordenadora do programa Bem Vindo, promoveram dinâmicas de interação para os intercambistas, dentro do Mercado.

A visita ao Mercado Central faz parte da série de atividades promovidas pelo Setor de Acolhimento da DRI, para a interação dos estudantes, que vêm a UFMG para realizar um período de seus estudos.

Confira as fotos dessa visita, que estão disponíveis na nossa página do facebook.

Reunião com inscritos no Programa de Apadrinhamento 2015/2

Destacado

Reunião com os futuros padrinhos e madrinhas.

Iniciando os preparativos para a chegada dos estudantes intercambistas 2015/2, o Setor de Acolhimento da DRI, juntamente com o programa Bem Vindo, realizaram, entre os dias 16 e 17 de junho, a reunião com os inscritos na Chamada do Programa de Apadrinhamento.

Elaine Parreiras, servidora responsável pelo Setor de Acolhimento da DRI.

Na ocasião, Elaine Parreiras, servidora responsável pelo Setor de Acolhimento da DRI, repassou orientações sobre a importância do auxílio do padrinho na chegada do estudante estrangeiro a UFMG, na retirada dos documentos, além da importância da troca de experiências culturais.

Designação de afilhados.

No final, a equipe da DRI realizou a designação dos estudantes estrangeiros aos futuros padrinhos.

A novidade desse semestre do programa é a participação dos funcionários da UFMG, o que não acontecia em edições anteriores.

O Setor de Acolhimento da DRI, juntamente com o programa Bem-Vindo, ainda está recebendo inscrições de interessados em apadrinhar um estudante estrangeiro. Será necessário, apenas, que o candidato entre em contato com a responsável pelo programa através do e-mail acolhimento@dri.ufmg.br ou compareça pessoalmente à DRI, de segunda a sexta, das 09 às 17 horas.

Ayurveda foi o tema da primeira palestra da Série de Estudos Indianos

Destacado

A Série de Estudos Indianos teve início com a palestra sobre Ayurveda, ministrada pela Dra. Ana Maria Rodrigues. De acordo com as informações da palestra, “Ayurveda é a arte de viver diariamente em harmonia com as leis da natureza”.

Nesse sentido, a palestra demonstrou a relação entre o homem e a natureza, a qual está presente desde a nossa concepção, passando pela nossa constituição individual até os alimentos que ingerimos. Um conhecimento completo e milenar transmitido através do tempo.

Além disso, a palestrante distribuiu um questionário para que os participantes pudessem identificar suas constituições, físicas e emocionais, através do que a Ayurveda classifica como Doshas, que se subdivide em Vata, Pitta e Kapha.

Dra. Ana Maria Rodrigues, Médica, formada pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, e especialista em Antroposofia Médica, pela Associação Brasileira de Medicina Antroposófica.

Ao término do preenchimento do questionário, foi aberta uma sessão de perguntas e respostas.

Pesquisadores russos visitam a UFMG para primeira missão técnica Russo-Brasileiro

Destacado

Da esquerda pra direita: Igor Abrikosov e Svetlana Barannikova, pesquisadores do LACOMAS Laboratory, da Universidade de Tomsk, Professor Marcos Pinotti, da Escola de Engenharia, Professor Fábio Fábio Alves, Diretor da Diretoria de Relações Internacionais, Veronika Haag e Tiago Duarte, responsáveis pelos Setores de Redes e Missões da DRI.

Entre os dias 23 de junho e 07 de julho, a UFMG recebeu a visita de dois pesquisadores da Universidade de Tomsk, na Rússia, por ocasião da primeira missão técnica do Programa Russo-Brasileiro de Intercâmbio em Educação Superior.

Os visitantes foram os professores Igor Abrikosov e Svetlana Barannikova, pesquisadores do LACOMAS Laboratory, da Universidade de Tomsk.

O LACOMAS, Laboratório Interdisciplinar de Modelagem Computacional e Análise da Matéria Condensada, foi inaugurado em 2014, com o objetivo principal de aprofundar no entendimento das propriedades dos materiais e passar essa experiência para a ciência dos materiais aplicados, para disciplinas científicas adjacentes e para a indústria.

A Universidade de Tomsk (Tomsk State University – TSU), localizada na Sibéria, é a mais antiga da Rússia asiática, fundada em 1878, tendo permanecido por um longo tempo como a única instituição de ensino superior no vasto território entre os Urais e o Pacífico. Trata-se de uma universidade moderna e dinâmica, estando entre as 15 melhores do país, integrantes do Projeto 5top100 do governo russo, que tem como objetivo colocar estas universidades entre as 100 primeiras nos rankings universitários do mundo nos próximos 5 anos.

A programação da visita, organizada pela Diretoria de Relações Internacionais da UFMG, juntamente com o Prof. Marcos Pinotti, da Escola de Engenharia, incluiu palestras dos visitantes para alunos das áreas de Engenharia e Física, visita a laboratórios, reuniões com pesquisadores e representantes institucionais, além de reuniões e visitas ao CETEC-MG (Embraer e CSEM Brasil) e à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo de Minas Gerais (SECTES-MG) – consulte o programa final da visita neste link.

Curso de chinês está com inscrições abertas

Destacado

Encontram-se abertas as inscrições dos cursos de chinês (mandarim) para o segundo semestre de 2015. Os cursos são de 26 e 52 horas/aula, e são destinados a alunos da Universidade e membros da comunidade externa.

Os interessados em fazer o curso a partir do básico 1 podem matricular-se na página da Fundep, na internet. Já a matrícula das turmas dos básicos 2 e 3 deverão ser feitas exclusivamente no posto de atendimento da Fundep. Para esses módulos é exigido que se tenha aprovação no curso Básico 1 ou Básico 2 do Instituto Confúcio UFMG ou ter permissão por escrito do Instituto.

Todas as informações devem ser consultadas no site da Fundep, que está disponível aqui. Participe!

Aos alunos selecionados para o Minas Mundi 2016

Destacado

Considerando as variadas dúvidas sobre os recursos do Fundo de Apoio ao Intercâmbio Internacional Discente da UFMG, sugerimos que todos os estudantes selecionados no Minas Mundi releiam o Edital 001 – 2015 e, principalmente o documento Informações Complementares referentes a este edital.

Informamos que o resultado da concessão do auxílio financeiro será informado diretamente aos estudantes em novembro de 2015, e só então os alunos deverão confirmar interesse em participar do intercâmbio.

Em breve, a DRI organizará eventos de formação pré-partida para os selecionados. Por favor, estejam sempre atentos aos seus e-mails.

Inscrições prorrogadas para o teste de nivelamento de Francês para Fins Acadêmicos

Destacado

Foram prorrogadas as inscrições para o teste de nivelamento para o curso de Francês para Fins Acadêmicos (FFA) até dia 10 de agosto.

O curso, de nível intermediário, será ofertado pela Faculdade de Letras, em parceria com o Setor de Proficiência da DRI, como atividade de extensão gratuita para alunos regularmente matriculados na UFMG.

As inscrições deverão ser realizadas através dos formulários de inscrição disponíveis aqui.

Série de Estudos Indianos – 27 de agosto – Auditório 3 do ICEX

O Centro de Estudos Indianos da UFMG (CEI) promove no dia 27 de agosto, mais um evento da Série de Estudos Indianos. O evento ocorre das 14h30 às 19h00 no auditório 3 do ICEX com programação que abrange apresentações de canto e dança, bem como um encontro que visa reunir interessados nos estudos indianos para discussão em grupo.

Desta forma, a discussão abordará temas relacionados ao campo de atuação do CEI, tendo como objetivo projetar novas atividades.

A entrada é franca e para participar não é necessário realizar nenhum tipo de inscrição.

Confira aqui um breve resumo da programação.

Lista dos alunos matriculados para a disciplina de Inglês para Fins Acadêmicos 2015/2

O Setor de Proficiência Linguística da DRI e a Faculdade de Letras divulgam a lista dos alunos que se matricularam para as disciplinas de Inglês para Fins Acadêmicos – IFA -2015/2. As aulas começarão a partir desta segunda-feira, dia 24/08/15.

Lista dos alunos matriculados – IFA – 2015/2

Quadro com as informações das salas IFA – 2015/2

Seminário Internacional Relações Étnico-Raciais e Diversidade Sociocultural em Países de Língua Portuguesa

O Seminário Internacional Relações Étnico-Raciais e Diversidade Sociocultural em Países de Língua Portuguesa será composto por mesas-redondas, rodas de discussões, exposição de fotos e apresentações culturais, além de contar com a presença de professores, pesquisadores e estudantes intercambistas, de Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

As atividades ocorrerão no prédio da Faculdade de Educação da UFMG (FaE), entre os dias 20 e 21 de agosto. Consulte a programação abaixo.

Lista dos selecionados para o curso de “Francês para Fins Acadêmicos” 2015/2

O Setor de Proficiência Linguística da DRI e a Faculdade de Letras divulgam a lista dos selecionados para o curso de “Francês para Fins Acadêmicos” 2015/2.

As matrículas ocorrerão:

Dias: 24 e 25 de agosto

Horário: 11:30 às 13:30

Local: Sala 3095 na Faculdade de Letras – Campus Pampulha/UFMG

O curso será iniciado 09/09 (para as turmas de segundas e quartas) e 10/09 (para turmas de terças e quintas)

As aulas ocorrerão:

Nível 1

Nível 2

Dias: Segundas e quartas Dias: Terças e quintas
Horário: 17:00 – 18:30 Horário: 12:00 – 13:30
Local: a ser divulgado Local: sala 4063 (FALE)

 

Confira a lista abaixo para verificar se você foi selecionado:

Lista dos Selecionados – Francês para Fins Acadêmicos 2015/2

Resultado Espanhol para Fins Acadêmicos

O Setor de Proficiência Linguística da DRI e a Faculdade de Letras divulgam as listas dos selecionados e não selecionados para o curso de Extensão “Espanhol para Fins Acadêmicos” 2015/2.

O curso terá início no dia 24 de agosto de 2015.

As aulas ocorrerão:

Dias: Segundas e Quartas

Horário: 17:00 às 18:40

Local: Sala 3055 na Faculdade de Letras – Campus Pampulha/UFMG

IMPORTANTE: O formulário de inscrição será preenchido em sala de aula, portanto no dia 24/08/15, os alunos selecionados deverão chegar às 16h30 para a efetivação da matrícula.

Os alunos que não puderem comparecer no 1º dia de aula, poderão se inscrever até o dia 26/08/15.

ATENÇÃO: Quem não comparecer na primeira semana de aula não terá mais direito à matrícula.

Confira as listas abaixo para verificar se você foi selecionado:

Lista dos Selecionados – Espanhol para Fins Acadêmicos 2015/2

Lista dos Não Selecionados – Espanhol para Fins Acadêmicos 2015/2

Lista dos Selecionados para Inglês para Fins Acadêmicos 2015/2

O Setor de Proficiência Linguística da DRI e a Faculdade de Letras divulgam a lista dos alunos selecionados a cursarem as disciplinas do Inglês para Fins Acadêmicos 2015/2.

Os alunos devem comparecer à sala 4041 da Faculdade de Letras no dia 11/08/15 das 09:00 às 17:00 para escolherem a turma.

Lista dos inscritos que enviaram o resultado do TOEFL ITP – Clique aqui

Lista dos inscritos que fizeram o teste de nivelamento – Clique aqui

Horário das turmas- Clique aqui

Prorrogadas inscrições para curso de inglês presencial do programa Idiomas sem Fronteiras

Foram prorrogadas as inscrições para a Oferta 6 dos cursos presenciais de língua inglesa que serão ofertados na UFMG através do Programa Idiomas sem Fronteiras.

Agora, os interessados em aprender o idioma têm até as 12 horas do dia 10 de agosto de 2015 para realizar as candidaturas.

Mais informações sobre essa oferta programa podem ser obtidas no Edital nº 20/2015 e na Retificação do Edital nº 20/2015. Também é possível se informar pela página virtual isf.mec.gov.br/ingles.