Aberto o período de candidaturas para o Prêmio Científico Mário Quartin Graça

Destacado

Doutores de toda a América Latina podem se candidatar, entre os dias 31 de março e 31 de maio de 2017, para o Prêmio Científico Mário Quartin Graça, resultado de uma iniciativa da Casa da América Latina para fomentar a construção acadêmica cooperativa entre universidades de ambos os lados do Atlântico.

O prêmio é atribuído anualmente e tem o objetivo de contemplar, em três categorias, uma dissertação de doutoramento, de qualquer natureza do conhecimento, que sejam de interesse comum ou resultem, na sua elaboração, na aproximação e colaboração entre universidades Portuguesas e da América Latina.

Para que sejam elegíveis, as dissertações deverão estar agrupadas nas seguintes seções: Ciências Sociais e Humanas, Tecnologias e Ciências Naturais e Ciências Econômicas e Empresariais.

Os estudantes selecionados receberão uma importância de 5.000 euros para cada uma das três categorias.

Para acessar o regulamento do prêmio, clique aqui.

Contato para dúvidas e esclarecimentos: geral@casamericalatina.pt

Centro de Estudos Africanos promove Seminário Permanente na Escola de Engenharia da UFMG

Destacado

A Escola de Engenharia da UFMG sediará, nos dias 2, 3 e 4 de maio de 2017, o Seminário Permanente em Estudos Africanos, uma ação do Centro de Estudos Africanos (CEA) da Diretoria de Relações Internacionais da UFMG (DRI/UFMG).

A programação é composta de duas apresentações com os temas “Ser mulher africana no Atlântico Sul: as políticas classificatórias de raça e gênero no colonialismo tardio em Angola (1950-1960)” e “As independências de Angola e Moçambique no Arquivo Fotográfico da República Socialista de Romênia”, além disso, haverá um momento para  discussão com estudantes e professores da área de estudos africanos. A partir de documentos de arquivo e entrevistas, estes seminários se propõem fomentar o debate sobre temas de grande destaque nos Estudos Africanos da última década.

Ao lidar com conceitos fluidos como gênero, memória, colonialismo, pós-colonialismo, descolonização, e Guerra Fria, os seminários propõem aprofundar o debate acadêmico em torno dos temas abordados.

O evento contará com a colaboração de Iolanda Vasile, Leitora de Língua Portuguesa de Camões pelo Instituto da Cooperação e da Língua – Faculdade de Letras, História e Teologia da Universidade Oeste de Timisoara (Romênia) e, também, doutoranda e pesquisadora júnior no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.
Aberto ao público, o evento não exige inscrição prévia para participação.

Centro de Estudos Europeus promove workshop intitulado “A Europa e o Outro”

Destacado

Os refugiados da Síria e de outros países africanos ocuparam o noticiário internacional dos últimos anos e a resistência de muitos países europeus em acolher esses refugiados é uma das razões pelo avanço dos partidos de extrema direita, seja por motivos econômicos, seja por causa de um temor difuso de ser invadido por imigrantes.

São esses temores e a decorrente rejeição, fruto de um imaginário milenar sobre o Outro não europeu, que o workshop “A Europa e o Outro”, promovido pelo Centro de Estudos Europeus (CEE) da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG, se propõe a analisar. O evento, que conta com o apoio da Diretoria da Faculdade de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (Poslit), será realizado no próximo dia 3 de maio no auditório 1007 da Faculdade de Letras.

O workshop começará com a conferência do prof. Rolf Peter Janz, da Universidade Livre de Berlim, intitulada “Imaginários europeus do Outro – o caso do ‘brasileiro’ Thomas Mann”. Em seguida será realizada uma mesa-redonda com os professores Myriam Ávila, Christian Degache e Elcio Cornelsen, todos da Faculdade de Letras, que abordará visões diversas do tema. A conferência de encerramento, com o título “A Europa e o outro (in)dizível” será ministrada pelo prof. Jacyntho Lins Brandão.

Data: 03 de maio de 2017
Local: Auditório 1007 da Faculdade de Letras – FALE
Horário: 10h15 às 18h

Abertas as Inscrições para o Programa ESCALA POSGRADO da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM)

Destacado

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG torna pública a Chamada 005_2017, referente ao Programa ESCALA POSGRADO da AUGM.

O programa contempla estudantes regularmente matriculados em cursos de pós-graduação da UFMG que tenham interesse em realizar um período de seus estudos em instituições da América Latina.

Para participar, o candidato deverá realizar a inscrição em 2 etapas simultâneas, conforme orientação abaixo:

1) O candidato deverá realizar inscrição prévia no site da AUGM, por meio do link http://grupomontevideo.org/escalaposgrado/wp-login.php?action=register. O prazo encerra-se no dia 10 de maio de 2017. Após realizar a inscrição prévia, o candidato deverá, também, preencher o Formulário de Candidatura no Programa de Mobilidade Acadêmica Escala Posgrado, disponível no site da AUGM, por meio do link http://grupomontevideo.org/escalaposgrado/index.php/postulacion/. O formulário de candidatura online deve ser preenchido e impresso para, em seguida, ser assinado pelo estudante e seu(sua) orientador(a).  O prazo encerra-se no dia 10 de maio de 2017. A DRI recomenda realizar a inscrição dias antes da data de encerramento.

2) Em seguida, o candidato deverá enviar documentação comprobatória para a DRI, por meio do endereço eletrônico augm@dri.ufmg.br, com o assunto “Programa ESCALA POSGRADO_[NOME DO CANDIDATO]”, até às 23:59 do dia 10 de maio de 2017.

Atenção: Será automaticamente eliminado do processo seletivo aquele candidato que não atender às exigências da Chamada 005_2017. Candidaturas enviadas fora do prazo serão desconsideradas.

Acesse aqui a Chamada 005_2017

Acesse aqui o Formulário de Inscrição Online do Programa ESCALA POSGRADO, disponível no site da AUGM. 

Abertas as Inscrições para os Programas de Mobilidade Internacional Brasil-Colômbia (BRACOL) e Brasil-México (BRAMEX) 2017

Destacado

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG informa que estão abertas as inscrições para os Programas de Mobilidade Internacional Brasil-Colômbia (BRACOL) e Brasil-México (BRAMEX), que têm como objetivo contribuir para o intercâmbio científico e cultural entre a UFMG e instituições colombianas e mexicanas.

Estudantes de graduação que atendam aos requisitos previstos em chamada poderão concorrer às vagas de mobilidade oferecidas pelos programas.

Para participar do processo seletivo da DRI, os candidatos deverão realizar inscrição no portal MinhaUFMG, através do link https://portal.grude.ufmg.br, no período compreendido entre 26 de abril e 04 de maio de 2017.

Acesse aqui a Chamada 004_2017.

Université Nice Sophia Antipolis recebe inscrições para curso de verão de francês

Destacado

Estudantes de toda a América Latina com interesse em fazer curso intensivo de francês podem se candidatar para a nova edição do Summer School, oferecido pela Université Nice Sophia Antipolis, em colaboração com a Alliance Française de Nice.

O Programa consiste em uma mobilidade internacional de três semanas que conta com cursos de língua francesa, testes de francês intensivo, passeios culturais e, também, uma série de palestras em economia e gestão, com o intuito de desenvolver as habilidades linguísticas dos candidatos aprovados e capacitá-los de maneira efetiva para o mercado de trabalho.

Além disso, o aluno tem a opção de realizar, na última semana do Programa, o TCF, teste de proficiência em Francês, produzido pelo Ministério de Educação e Pesquisa. São três exames que contemplam compreensão escrita, domínio das formas gramaticais e compreensão oral, classificando o estudante avaliado entre os níveis A1 e C2 de domínio linguístico. O teste de proficiência tem o custo de 75 €.

Os cursos de francês serão ministrados pelos professores da Aliança Francesa. Já as conferências, serão realizadas por professores da Universidade de Nice Sophia Antipolis e professores de universidades estrangeiras parceiros UNS.

Esclarecimento de dúvidas, no e-mail: sem.ri@unice.fr

Informações e inscrições aqui.

Site da Université Nice Sophia Antipolis

Programa da Fundação Botín seleciona estudantes para capacitação de trabalho no setor público

Destacado

Universitários de toda a América Latina podem se candidatar para a VIII Edição do Programa de Fortalecimento da Função Pública na América Latina da Fundação Botín, que selecionará estudantes para um treinamento intensivo que abrange o desenvolvimento de conhecimentos, aptidões e competências necessárias para o bom exercício da função pública.

O Programa, que tem foco em jovens universitários nascidos entre 01 de janeiro de 1994 e 31 de dezembro de 1997, com notável potencial para desenvolver a vocação e a função no serviço público, está com inscrições abertas até o dia 18 de maio de 2017.

Os interessados devem preencher o formulário de inscrição e, então, enviar um e-mail para info@dri.ufmg.br, anexando sua candidatura completa em formato PDF. A DRI irá analisar a documentação e emitir uma Carta de Apoio, no caso de aprovação da candidatura.

A Fundação Botín cobrirá os custos do programa, incluindo transporte, alojamento e manutenção.

Mais informações disponíveis aqui

Contato para dúvidas e esclarecimentos

Série de Estudos Indianos – 27 de abril

Destacado

O Centro de Estudos Indianos (CEI) da DRI/UFMG promove evento, que acontecerá no dia 27 de abril, das 14h30 às 19h, no Auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas. A programação conta com um Grupo de Discussão e uma Mesa-Redonda.

O evento iniciará com o Grupo de Discussão, que ocorre das 14h30 às 16h30, sobre o tema  “Pós-modernismo e pós-colonialismo – a perspectiva de Ashis Nandy”.

Na ocasião, Jakob Sparn, PhD Student (FACE) e  Luiz Felype Gomes de Almeida, economista e doutorando em Arquitetura e Urbanismo pelo NPGAU/UFMG, debaterão o texto ”A mente não colonizada”, de Ashis Nandy.

A atividade acontece sob a coordenação do Professor Roberto Monte – Mór (FACE/Cedeplar).

Em seguida, das 17h às 19h, acontece a Mesa-Redonda com o tema “Nada Yoga: Reflexões Sobre Yoga do Som – As Cores dos Ragas“. O palestrante Helder Araújo, estudioso de Música Clássica Indiana, abordará aspectos da Yoga do Som por meio da escuta, contando com alguns exemplos da Música Clássica Indiana. Por exemplo, acredita-se que a escuta é uma forma muito eficiente de iniciação a Nada Yoga pois os Ragas (estruturas melódicas) produzem efeitos poderosos tanto no indivíduo, quanto no meio que o cerca.

A atividade é moderada pela Professora Heloisa Feichas – Escola de Música/UFMG – Departamento de Teoria Geral da Música (TGM)

Aberto ao público, o evento não exige inscrição prévia para participação.

Novo Comunicado sobre o Programa para Líderes Emergentes nas Américas – ELAP

Destacado

Prezada comunidade acadêmica,

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG, diante das solicitações das instituições parceiras, informa que poderá fornecer uma Carta de Apoio (Support Letter) àqueles que pretendem apresentar sua candidatura ao Programa Líderes Emergentes nas Américas (ELAP).
Os interessados deverão enviar um e-mail para info@dri.ufmg.br, anexando sua candidatura completa em formato PDF. Dentre a documentação, será necessário incluir documento que comprove a anuência do colegiado do curso para participação no ELAP, assim como comprovante de matrícula. No assunto do e-mail, deve constar: Documentação ELAP.
A DRI irá analisar a documentação e emitir uma Carta de Apoio (Support Letter) para que os alunos possam apresentá-la ao submeter sua candidatura junto à instituição escolhida.
Cabe ressaltar que a Carta de Apoio da DRI só será emitida para aqueles alunos que apresentarem documento comprovando a anuência do seu colegiado de curso para participação no ELAP.
Mais uma vez, enfatizamos que é responsabilidade do aluno interessado informar-se, junto à instituição escolhida, sobre o processo de candidatura e seus critérios de seleção específicos, incluindo requisitos acadêmicos e de proficiência linguística. O aluno deverá informar ao seu colegiado de curso sobre seu interesse e solicitar uma declaração de anuência da unidade acadêmica.
Reiteramos que todas as diretrizes e o processo de seleção são de responsabilidade exclusiva das instituições canadenses participantes do programa. A DRI não gerencia nem financia essa mobilidade, sendo de total responsabilidade do estudante interessado buscar informações sobre procedimentos e exigências. Portanto, para atender as solicitações específicas das instituições parceiras, a DRI apenas fornecerá uma Carta de Apoio para que o aluno possa realizar sua candidatura.

Mais informações devem ser obtidas diretamente no site do ELAP

Academia Austríaca de Ciências (OeAW) publica chamada que selecionará doutores para visitas de investigação em universidades da Áustria

Destacado

Estão abertas, até o dia 28 de abril, as inscrições para o Programa “Excelência Conjunta em Ciências e Humanidades (JESH)”, que oferece aos cientistas de países selecionados a oportunidade de estabelecer novos contatos internacionais sem quaisquer restrições relativas aos campos de pesquisa.

Com base em cooperação mútua com parceiros por todo o mundo, o programa permite que os cientistas participantes desenvolvam seus próprios programas científicos e apresentem candidaturas competitivas para subvenções de reconhecimento internacional por meio da ligação com um destacado grupo de investigação austríaco ou com investigadores individuais.

Além disso, o programa possibilitará que os cientistas selecionados tenham acesso a todas as unidades de pesquisa da Academia Austríaca de Ciências (OeAW) e institutos das universidades públicas austríacas.

Os custos da viagem e alojamento para estadias de investigação podem ser financiados pelo período mínimo de dois meses e o máximo de seis meses.

Para se inscrever, o candidato deve ter concluído o doutorado nos últimos dez anos. O formulário de inscrição pode ser preenchido aqui.

Mais informações sobre o processo seletivo podem ser consultadas aqui.
Contato para dúvidas e esclarecimentos: jesh.application@oeaw.ac.at

Instituto Confúcio da UFMG oferta curso gratuito de Tai Chi Chuan

Destacado

O Instituto Confúcio da UFMG convida a comunidade acadêmica para o curso gratuito de Tai Chi Chuan que acontece nos Campus Pampulha, Saúde e também na Faculdade de direito.

Não é necessário fazer inscrição, basta chegar e participar nas datas e horários ofertados.

Mais informações pelo telefone: 3409-3259

Estudantes Internacionais da UFMG conhecem a Gruta do Rei do Mato

Destacado

Estudantes Internacionais – Grupo 1

No último dia 18 de abril, a Diretoria de Relações Internacionais (DRI), por meio do Setor de Acolhimento e do Programa Bem-Vindo, promoveu a segunda atividade de integração do semestre: o Monumento Natural Gruta Rei do Mato. Os 35 participantes entre eles, estudantes internacionais e padrinhos e madrinhas do Programa de Apadrinhamento do primeiro semestre de 2016, foram acompanhados pela Elaine Parreiras, responsável pelo Setor, e pela bolsista graduanda em Letras, Michelle Gontijo.

Com 220 metros de extensão e 30 metros de desnível, a Gruta do Rei do Mato, localizada no município de Sete Lagoas, é a segunda mais visitada do estado de Minas Gerais. Estudantes da UFMG de mais de 10 países apreciaram os quatro salões da Gruta, entre eles o Salão das Raridades, lar das colunas paralelas denominadas “torres gêmeas”, formação considerada única no mundo. 

A visita guiada finalizou na “Grutinha”, onde os estudantes puderam apreciar pinturas rupestres e a réplica da ossada de um Nortrotherium Magnuinense, também conhecido como preguiça gigante.

 Alguns dos estudantes participantes enviaram seus depoimentos à equipe.

Gabriela Cruz-Lustre (México)
Crédito: Foto cedida pela estudante.

“Eu sou Gabriela Cruz-Lustre, doutoranda em Biologia Vegetal no ICB. A atividade de integração na Gruta do Rei do Mato, na cidade de Sete Lagoas, foi uma oportunidade excelente que eu tive para desfrutar de um belo atrativo natural de Minas Gerais, interagir com outros participantes, praticar meu português com falantes nativos num contexto geral e conhecer a cultura dos mineiros nas atividades cotidianas, enfim, viver o Brasil desde diferentes facetas”

Sedami Deo-Gratias Emmanuel Akossinou (Benim)
Crédito: Foto cedida pelo estudante.

“Meu nome é Emmanuel e sou do Benim. Foi nos dois lugares, a Cidade Administrativa e a Gruta do Rei do Mato. Foi muito legal e interessante. Foram algumas oportunidades de falar português e de conhecer mais sobre o Brasil e sua história (a Gruta do Rei do Mato). Lá na Cidade Administrativa, a arquitetura dos prédios me deixou de boca aberta. Mas o que foi muito incrível pra mim aconteceu na Gruta do Rei do Mato. Foi o rosto do Jesus Cristo desenhado na rocha. O que eu falei foi ” o que é isso?” e ” como é possível?” Foi ótimo. Estou esperando já o próximo passeio que vai ser programado pelo Setor de Acolhimento. O Bem-Vindo e Ele fazem um trabalho muito importante e bacana.”

Perfil no Instagram vai divulgar ações da Diretoria de Relações Internacionais da UFMG

Destacado

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG agora faz parte do Instagram, aplicativo que compartilha fotos e vídeos pelo celular. Estudantes, servidores técnico-administrativos, professores da Universidade e toda a comunidade em geral já podem acompanhar as oportunidades oferecidas e atividades desenvolvidas pela DRI, seguindo o perfil @dri.comunica.

O objetivo da conta é aproximar a DRI das pessoas que utilizam o aplicativo, aumentando o diálogo e a interação com o público em geral.

Desta forma, o setor de comunicação vai receber fotos e vídeos relacionados aos eventos, às experiências no exterior e outras ações da DRI no e-mail comunica@dri.ufmg.br, para compartilhamento.

Vale lembrar que a DRI conta com mais dois canais de comunicação nas redes sociais: o perfil https://twitter.com/ufmg_dri no Twitter e a página https://www.facebook.com/Ufmgdri/ no Facebook.

Diretoria de Relações Internacionais da UFMG promove visita ao Espaço do Conhecimento e noite de Observação no Campus Pampulha

Destacado

No último dia 18 de junho de 2016, a Diretoria de Relações Internacionais (DRI/UFMG), por meio do Setor de Acolhimento e do Programa Bem-Vindo, promoveu mais uma atividade de integração que ocorreu no Espaço do Conhecimento UFMGEntre os participantes estavam estudantes da UFMG e um estudante internacional do Centro Federal de Educação Tecnológica  de Minas Gerais – CEFET-MG.

Eles foram acompanhados pela responsável pelo Setor de Acolhimento, Elaine Parreiras, pela bolsista graduanda em Turismo, Patrícia Freire e pela voluntária do Programa Bem-Vindo, Nathália Rodrigues.

Durante a visita guiada, os participantes percorreram a exposição permanente “DEMASIADO HUMANO” e a exposição temporária “PROCESSABER”, o grupo assistiu ainda a uma sessão sobre “Astronomia Indígena” no Planetário do Espaço.

Com o objetivo de complementar a atividade no Espaço do Conhecimento da UFMG, a DRI organizou a 1° edição da Noite de Observação no dia 20 de junho, no Campus Pampulha.

O evento consistiu em apresentar princípios básicos aos interessados por astronomia, além de fazerem um reconhecimento do céu e observarem, por meio do telescópio, os planetas Júpiter e Saturno e, também, a lua cheia da noite de solstício de inverno.

Estudantes estrangeiros da UFMG visitam o Complexo Cultural da Pampulha

Destacado

No último dia 24 de Agosto de 2016, a Diretoria de Relações Internacionais (DRI/UFMG), por meio do Setor de Acolhimento e do Programa Bem-Vindo, promoveu a primeira atividade de formação multicultural do segundo semestre de 2016, destinada a estudantes internacionais da UFMG.

A atividade escolhida foi a visita guiada ao Conjunto Arquitetônico da Lagoa da Pampulha, cartão-postal de Belo Horizonte, e Patrimônio Mundial da Humanidade. O grupo foi conduzido pela Luiza Dias, estagiária da Prefeitura de Belo Horizonte e estudante de História da UFMG que apresentou aos estudantes características da arte e arquitetura das obras, além de fatos históricos e culturais.

A visita aconteceu nos seguintes atrativos do Conjunto Arquitetônico da Pampulha: o Museu de Artes da Pampulha, a Igreja São Francisco de Assis, a Casa da Baile e a Casa Kubitschek.

Os estudantes tiveram a oportunidade de visitar cada local por, aproximadamente, 30 minutos.

A atividade foi acompanhada pela bolsista graduanda em Turismo, Patrícia Freire e pela Coordenadora do Programa Municipal de Voluntariado Internacional da Secretaria Municipal Adjunta de Relações Internacionais da Prefeitura de Belo Horizonte, Sandra Martins Farias.

Atividade de formação multicultural da DRI apresenta o Museu Histórico Abílio Barreto a estudantes internacionais

Destacado

Dedicado à preservação da memória da capital, o Museu Histórico Abílio Barreto reúne o maior acervo sobre a história de Belo Horizonte.

Estudantes internacionais que estão na UFMG para realizar um período de estudo tiveram a oportunidade de conhecer o Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB), no dia 16 de setembro de 2016.

Na ocasião, o grupo foi acompanhado por seus “padrinhos”, membros da comunidade acadêmica participantes do Programa de Apadrinhamento da DRI, que compartilharam de um momento enriquecedor de aprendizagem e descobertas sobre a capital mineira.

Os visitantes foram recebidos pela equipe do museu com uma mesa de café e, durante a programação, puderam aprender sobre as histórias do museu e a criação da cidade de Belo Horizonte.

Além disso, viram uma réplica da planta original da construção de Belo Horizonte, de 1894. Em seguida, os alunos caminharam pelos dois pavimentos do casarão secular sede da antiga Fazenda do Leitão, construída em 1883, por José Cândido da Silveira.

A visita foi finalizada com um passeio pelas áreas verdes do museu, onde há árvores frutíferas plantadas pelos próprios funcionários, e os estudantes apreciaram, ainda, o bonde elétrico, a locomotiva a vapor e o carro de boi expostos no local.

A atividade integra o projeto de Atividades de Formação Multicultural executado pelo Setor de Acolhimento da Diretoria de Relações Internacionais da UFMG, representada por Elaine Parreiras e Michelle Gontijo, em parceria com a Secretaria Municipal Adjunta de Relações Internacionais da PBH, representada por Sandra Martins Farias.

Desbravando a fauna e a flora mineiras: estudantes internacionais realizam atividade no Parque das Mangabeiras

Destacado

No dia 20 de outubro de 2016, os estudantes internacionais da UFMG se reuniram no Parque Municipal das Mangabeiras em uma atividade que teve o objetivo de contribuir para a integração entre os estudantes internacionais e os brasileiros, matriculados na UFMG.
O Parque, que é a maior área verde da capital mineira e atrai milhares de visitantes por oportunizar a aproximação com a vegetação nativa, é um local definido como de preservação e pesquisa ambiental aberto ao público.
Os participantes da atividade caminharam pelos espaços do parque, passando por trechos do Roteiro das Águas, do Roteiro da Mata e, também, o Mirante da Mata. Eles também puderam apreciar diversas amostras da vegetalidade mineira e tiveram contato com alguns animais, como o quati e o mico-estrela.
Posteriormente, o grupo participou de um piquenique, promovendo um intercâmbio ao compartilharem comidas típicas de seus países de origem.
A Atividade de Formação Multicultural no Parque das Mangabeiras foi organizada pela Diretoria de Relações Internacionais, por meio do Setor de Acolhimento, representada por Elaine Parreiras e Patrícia Freire.

Instituto de Estudos Avançados da América Latina (IHEAL) abre chamada para candidaturas ao Programa de cátedras em Paris

Destacado

O Instituto de Estudos Avançados da América Latina (IHEAL) divulga chamada para candidaturas ao programa de cátedras que beneficiará professores das áreas de Ciências Humanas e Sociais.

O Programa possibilita o acolhimento de professores ou de pesquisadores de estabelecimentos de ensino superior e de pesquisa para o desenvolvimento de atividades em instituições universitárias francesas ou europeias com as quais o IHEAL mantêm colaborações ou unidades da Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris 3.

Para participar da chamada, o candidato deve ter menos de 65 anos, durante o período de realização do programa na IHEAL, ter título de doutorado além de atuar como professor em uma universidade ou pesquisador titular em um organismo de pesquisa estrangeiro no momento da candidatura.

O dossiê completo deve ser enviado até o dia 6 de janeiro de 2017.

Acesse a chamada aqui. (Português)
Acesse a chamada aqui. (Francês)

Reunião prepara inscritos no Programa de Apadrinhamento 2017/1 para a recepção dos estudantes internacionais da UFMG

Destacado

Michelle Gontijo, bolsista graduanda em Letras do Setor de Acolhimento da DRI, Elaine Parreiras, responsável pelo Setor de Acolhimento da DRI e Veronika Haag, da Secretaria de Gabinete.

Para dar início às preparações da Diretoria de Relações Internacionais para a chegada dos estudantes internacionais que ingressarão na UFMG no primeiro semestre de 2017, o Setor de Acolhimento realizou nos dias 14 e 15 de dezembro uma reunião com os inscritos na Chamada do Programa de Apadrinhamento.
Por meio do Programa, os padrinhos ou madrinhas acompanham o aluno estrangeiro ao longo de seu período letivo na UFMG, auxiliando-o com questões burocráticas nas unidades acadêmicas da Universidade, sugestões de   programação para finais de semana e feriados, entre outros.

A reunião aconteceu no auditório da Escola de Engenharia, contando com a presença de discentes e servidores da UFMG inscritos no Programa de Apadrinhamento.

As reuniões se iniciaram com um breve discurso acerca de suas experiências com alunos estrangeiros e a importância do suporte dos padrinhos, que atuam como facilitadores no processo de adaptação, uma vez que os estudantes são de países com culturas e costumes distintos.
Foram repassadas, então, orientações sobre as funções do padrinho relacionadas ao auxílio em questões burocráticas, logísticas e acadêmicas. A equipe também abordou a oportunidade de troca de experiências culturais entre os participantes do Programa de Apadrinhamento.
Ao final da reunião, os padrinhos e madrinhas puderam tirar dúvidas com a equipe do Setor de Acolhimento antes da chegada dos intercambistas. Nessa oportunidade, os alunos Lorena Késsie e Rafael Vinícius falaram sobre as suas expectativas e anseios em relação ao programa. “A gente não precisa só treinar o inglês”, disse Lorena, graduando do curso de Letras da UFMG, que mostrou-se interessada em conhecer outras culturas além das de língua inglesa.

Graduandos do curso de Letras da UFMG, Lorena Késsie e Rafael Vinícius.

Rafael, graduando do curso de Letras da UFMG, diz que já foi apadrinhado em um intercâmbio da UFMG no exterior e que vê no programa a oportunidade de retribuir o que recebeu.
“Eu fiz um intercambio pela DRI em uma outra oportunidade e eu fui acolhido numa universidade estrangeira por um padrinho. Inclusive, até gostaria que o aluno fosse de Portugal, país para o qual eu fui, para que eu possa retribuir o que eu recebi ”.
 O próximo encontro acontecerá durante a Semana de Orientação do Estudante do Internacional. Confira mais fotos do evento no Facebook clicando aqui.

Reunião para orientações do Programa de Moradia para o Estudante Internacional da UFMG 2017.1

Destacado

A Diretoria de Relações Internacionais da Universidade Federal de Minas Gerais (DRI/UFMG), por meio do Setor de Acolhimento realizou, no dia 15 de dezembro, um encontro com os participantes do Programa de Moradia para o Estudante Internacional da UFMG.

A reunião acontece uma vez a cada semestre e pretende repassar informações sobre programa de moradia: funcionamento e condições recomendadas para que as famílias possam receber os estudantes estrangeiros da UFMG em suas casas, gratuitamente ou mediante pagamento de despesas.

O Programa é gerenciado pela DRI/UFMG que atualiza, em todo começo de período letivo, o cadastro dos participantes. Nesta edição de 2017.1 haverá mais de doze famílias cadastradas e que estiveram na DRI para a reunião de orientações do programa.

Entre os tópicos abordados durante a reunião, destacam-se:

  • Preparativos para o recebimento dos alunos internacionais;
  • Especificidades culturais: no que pautam às características culturais de cada estudante;
  • Avaliações/questionários dos anfitriões, bem como dos estudantes estrangeiros para fazer um levantamento de otimização das acomodações.

Confira abaixo mais algumas fotos do encontro:


Informações sobre o Programa: acolhimento@dri.ufmg.br

Chamada N° 01/2017 – Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior – PROMISAES

Destacado

A Diretoria de Relações Internacionais torna pública a Chamada 001/2017 para a bolsa do Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (PROMISAES).

A bolsa visa apoiar estudantes estrangeiros vinculados ao Programa de Estudantes Convênio de Graduação (PEC-G).

As inscrições deverão ser realizadas no período de 09 a 20 de janeiro 2017.

Chamada de Seleção 001/2017

Formulário PROMISAES 2017

Termo de Compromisso

4ª Convocatória EBW+ oferta bolsas de doutorado na Europa

Destacado

Estudantes brasileiros de doutorado que têm interesse em realizar um período de estudos/pesquisa em uma universidade europeia já podem se candidatar ao projeto EBW+.

Para serem elegíveis, os estudantes devem estar matriculados num curso de doutorado na área de Artes Criativas ou Engenharia/Tecnologia numa Instituição de Ensino Superior do Brasil (da parceria EBW+, ou não).

Mais informações sobre a bolsa, critérios de elegibilidade e processo de candidatura estão disponíveis no website oficial do projeto EBW+

Evento Domingo no Campus recebe propostas de atividades para compor a programação da primeira edição de 2017

Destacado

No domingo, dia 12 de março, as portas da UFMG se abrem mais uma vez para receber membros da comunidade interna e externa à Universidade na primeira edição Domingo no Campus de 2017. A iniciativa que reforça a inserção pública da Universidade é um convite para a reapropriação do espaço físico da UFMG pelas comunidades interna e externa, com atividades recreativas, culturais, de lazer e esporte.

Com o intuito de montar uma programação assertiva e inclusiva, as pró-reitorias de Extensão e Assuntos Estudantis convidam servidores docentes, técnico-administrativos e estudantes da UFMG a apresentar propostas de atividades para integrar a programação do evento que acontecerá no gramado da Reitoria, no bosque da Escola de Música e na Praça de Serviços.

Para que possam sugerir atividades, os interessados devem preencher o formulário cujo prazo para submissão vai até o dia 3 de fevereiro. As propostas serão avaliadas e a possibilidade de sua realização será comunicada aos proponentes até o dia 10 de fevereiro.

Mais informações estão disponíveis na página do Domingo no Campus no Facebook.

Inglês para Fins Acadêmicos – 2017/1

Destacado

A Faculdade de Letras, com o apoio do Setor de Proficiência Linguística da Diretoria de Relações Internacionais da UFMG, oferece em 2017/1 as disciplinas Inglês para Fins Acadêmicos (IFA) em cinco níveis de intermediário a avançado:

UNI 040 – Inglês para Fins Acadêmicos I
UNI 041 – Inglês para Fins Acadêmicos II
UNI 042 – Inglês para Fins Acadêmicos III
UNI 043 – Inglês para Fins Acadêmicos IV
UNI 044 – Inglês para Fins Acadêmicos V

Essas disciplinas são presenciais e objetivam atender aos alunos de graduação e pós-graduação regularmente matriculados na UFMG com interesse em se preparar linguisticamente para participar de intercâmbios (e.g. Minas Mundi), de eventos internacionais e, em geral, para melhorar o conhecimento de inglês para atuação em contexto acadêmico.

É necessário fazer um teste de nivelamento ou apresentar resultado o TOEFL ITP ou TOEFL iBT recente. Essas disciplinas são para alunos com conhecimento intermediário ou avançado de inglês.

Inscreva-se entre os dias 16 de janeiro de 2017 a 03 de fevereiro 2017 através do link disponível aqui.

Para mais informações clique aqui.

Perguntas frequentes.

Programa Municipal de Voluntariado Internacional abre processo seletivo

Destacado

Texto e imagem produzidos pela PBH: http://bit.ly/2jHpHaG

Estão abertas as inscrições para o Programa Municipal de Voluntariado Internacional (PMVI) para o primeiro semestre de 2017. A iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Relações Internacionais, proporciona aos estrangeiros a oportunidade de conhecer e se envolver diretamente com as políticas públicas da Prefeitura de Belo Horizonte, através de prestação de serviços voluntários em órgãos públicos municipais. O principal objetivo é proporcionar o intercâmbio de experiências e contribuir de maneira efetiva para o processo de internacionalização do município.

O edital com o regulamento do programa foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) no dia 14 de Janeiro e pode ser acessado pelo link. São oferecidas 60 vagas. As atividades podem ser de natureza assistencial, científica, cívica, cultural, educacional, recreativa, esportiva ou tecnológica. A carga horária do serviço voluntário é de 16 a 20 horas semanais e o prazo de duração, de 90 a 180 dias. Após o período, o participante recebe um certificado, mediante a entrega de um artigo sobre o tema trabalhado durante o intercâmbio, a fim de estimular a troca de experiências e de práticas públicas.

Podem se candidatar estrangeiros nas seguintes categorias: estudantes, pesquisadores e professores universitários, além de profissionais, técnicos e servidores públicos de entes estatais, órgãos e instituições parceiras do Município de Belo Horizonte. Todos devem comprovar a situação regular de ingresso, visto e permanência no país, conforme os acordos de cooperação existentes entre a nação de origem do candidato e o Brasil. Os alunos intercambistas, regularmente matriculados em universidades locais, têm até o dia 10 de março de 2017 para se inscrever no programa. Para as demais categorias constantes do edital, a candidatura poderá ser feita a qualquer momento. A inscrição deve ser feita pelo e-mail voluntariointernacional@pbh.gov.br, com preenchimento da ficha de inscrição disponível no link e posterior envio de cópias dos documentos solicitados no edital.

A seleção será feita com base nos critérios de adequação da área de estudos e da experiência do voluntário à demanda ofertada pelos órgãos e entidades públicas municipais. O serviço voluntário não será remunerado e não gerará vínculo empregatício, obrigações de natureza trabalhista, previdenciária ou afins.

Folder

Apresentação do Programa

Türkiye Bursları abre inscrições para bolsas em programas de pós-graduação na Turquia

Destacado

Estudantes de todo o mundo com o objetivo de cursar mestrado e doutorado na Turquia poderão se inscrever, até o dia 17 de fevereiro, para pleitear bolsas em programas de pós-graduação na Turquia.

Para se candidatarem, os estudantes, já graduados ou com previsão de formatura para o fim do presente ano acadêmico, devem submeter a inscrição por meio do site, preenchendo as informações e, também, fazendo upload dos documentos requisitados.

No processo de avaliação das submissões de candidatos, serão considerados não apenas as conquistas acadêmicas, mas também as de impacto social.

É importante reiterar a importância de verificar os exames de proficiência exigidos por cada universidade e, também, ler com atenção as instruções discriminadas no site, recorrendo à equipe de informações em caso de dúvidas, pelo e-mail info@turkiyeburslari.org.

No site, anuncia-se, ainda, que em breve estarão abertas as inscrições para bolsas em programas de graduação. Acompanhe esse processo pelo site da Türkiye Bursları.

Abertas inscrições para “Espanhol para Fins Acadêmicos” (EFA)

Destacado

Estudantes de graduação e pós-graduação da UFMG que têm interesse em realizar o curso de extensão “Espanhol para Fins Acadêmicos” (EFA) devem se inscrever para os testes de nivelamento e classificação que selecionarão candidatos para cursar gratuitamente essa disciplina no primeiro semestre de 2017.
As inscrições começam no dia 30 de janeiro e vão até 15 de fevereiro de 2017 e podem ser feitas pelo formulário disponível aqui.

As aulas do curso de extensão “Espanhol para Fins Acadêmicos” – EFA 2017/1 – ocorrerão as Segundas e Quartas de 17:00 às 18:40.

Mais informações sobre o curso estão disponíveis aqui.

Abertas inscrições para “Francês para Fins Acadêmicos” (FFA)

Destacado

Estudantes de graduação e pós-graduação da UFMG que têm interesse em realizar o curso de extensão “Francês para Fins Acadêmicos” (EFA) devem se inscrever para os testes de nivelamento e classificação que selecionarão candidatos para cursar gratuitamente essa disciplina no primeiro semestre de 2017.

As inscrições começam no dia 30 de janeiro e vão até 12 de fevereiro de 2017 e podem ser feitas pelo formulário disponível aqui.

Mais informações sobre o curso estão disponíveis aqui.

Revista Internacional em Língua Portuguesa (RILP) selecionará artigos para publicações de 2017

Destacado

Publicada pela primeira vez em 1989, a Revista Internacional em Língua Portuguesa (RILP) surgiu da intenção de promover a troca de conhecimento e o intercâmbio cultural entre os falantes da língua portuguesa que se preocupam com o seu ensino e uso. A revista, que faz publicações semestrais, escolheu mediante reunião do Conselho de Administração os seguintes temas para as edições de 2017:

•    Ciências da Vida (Saúde) – com a coordenação da Universidade de Coimbra e da Universidade Federal de Minas Gerais;
•    Biodiversidade – com a coordenação da Universidade Lúrio e do Instituto Politécnico de Bragança.

Serão recolhidos, até o dia 31 de maio de 2017, artigos escritos por alunos da UFMG com interesse nos temas  e que contribuam para fomentar a escrita colaborativa e o intercâmbio cultural. As publicações e dúvidas deverão ser enviados para: RILP@AULP.ORG

Acesse aqui as regras de publicação.
Acesse aqui o site da AULP.

Abertas inscrições para “Alemão para Fins Acadêmicos” (AFA)

Destacado

O Setor de Proficiência Linguística da DRI e a Faculdade de Letras informam que as inscrições para o curso de extensão “Alemão para Fins Acadêmicos” (B1) serão nas seguintes datas:

Início: 20/02/2017
Término: 15/03/2017

Esclarecemos que esse curso será ofertado pela Faculdade de Letras em parceria com a DRI como atividade de extensão gratuita em 2017/1 para alunos que estão regularmente matriculados na UFMG e que tenham o objetivo de se prepararem linguisticamente para a participação em programas de intercâmbio.

Serão aceitos estudantes com conhecimentos do nível A2 que desejam desenvolver suas habilidades de Alemão para o contexto acadêmico. Os conhecimentos deverão ser comprovados por um certificado OnDaF de 2016 ou 2017 (com um mínimo de 55 pontos para o curso B1) ou por outro certificado oficial (Instituto Goethe, TELC etc.).

A inscrição para o curso deve ser feita por meio deste link.

Os alunos devem contatar o leitor do DAAD para realizar o OnSET (= OnDaF), caso não tenham resultado de nenhum outro tipo de teste ou certificado. Se necessário, a inscrição para o OnSET deve ser feita separadamente por meio deste link. Recomenda-se que os interessados façam o teste simulado (Beispieltest) no site do OnSET.

Caso já tenha o resultado do OnDaF, Instituto Goethe etc. , encaminhe-o para proficiencia@dri.ufmg.br até 15/03/2017. Alunos que já cursaram nível A2 e foram aprovados podem se inscrever no nível B1 enviando um e-mail para proficiencia@dri.ufmg.br até a mesma data. Alunos da FALE que comprovem ter cursado os cursos da Letras Alemão, podem apresentar o histórico escolar da Letras com notas para fins de comprovação.

ATENÇÃO: Os alunos que já cursaram esse nível do AFA em semestres anteriores não serão aceitos nos cursos.
Entre os dias 16 e 17 de março de 2017, os estudantes admitidos devem confirmar a sua matrícula por meio de formulário eletrônico que será enviado por e-mail posteriormente.

Horário das turmas


3ª-feira e 5ª-feira, das 17h às 18h40
O curso terá início no dia 21/03.

Datas importantes

Inscrição para os cursos (site DRI) 20/02-15/03/2017
Teste de nivelamento (OnDaF) 13-14/03/2017
Matrícula 16-17/03/17 online
Início das aulas 21/03/2017

Os locais das aulas serão divulgados no site da DRI oportunamente.

Abertas as inscrições para as disciplinas regulares de Português Língua Adicional (PLA) 2017/1 | Portuguese as an Additional Language (PLA) regular courses – First term – 2017

Destacado

O Setor de Proficiência Linguística da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e a Faculdade de Letras (FALE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) anunciam que estão abertas as inscrições para as disciplinas regulares de Português Língua Adicional (PLA), a serem oferecidas ao longo do primeiro semestre de 2017.

Datas importantes:

Período de inscrição para o teste de nivelamento (pelo site da DRI) e para declarar interesse em realizar uma disciplina regular de PLA Até 12/02/2017
Teste de Nivelamento (parte online) 14 a 24/02/2017
Teste de Nivelamento (parte presencial) 08/03/2017 (14h às 17h)
Resultado do Teste de Nivelamento 10/03/2017
Início das aulas 13/03 e 14/03/2017
Matrícula nas disciplinas de PLA 15 e 16/03/2017

Clique aqui para mais informações

Clique aqui para se inscrever na Prova de Nivelamento

The Department of Language Proficiency in the Office of International Affairs (DRI) and the Faculty of Letters (FALE) from the Federal University of Minas Gerais (UFMG) announce the beginning of the registration period for Portuguese as an Additional Language (Português como Língua Adicional – PLA) regular courses to be offered throughout the first term of 2017.

Important dates:

Apply for the Placement test (Through the DRI website) 01 to 10/02/2017
Placement test (online) 14 to 24/02/2017
Placement test (face-to-face) 08/03/2017 (2 p.m. to 5 p.m.)
Placement test results 10/03/2017
Beginning of the classes 13 and 14/03/2017
Registration on the PLA courses 15 and 16/03/2017

Click here for more information

Click here to enroll for the Placement Test

Teste de nivelamento Inglês para Fins Acadêmicos (IFA) 2017/1

Destacado

O Setor de Proficiência Linguística da DRI e a Faculdade de Letras informam que os testes de nivelamento para os candidatos às disciplinas Inglês para Fins Acadêmicos (IFA) ocorrerão no dia 15 de Fevereiro de 2017 no auditório nobre do CAD1.

Os testes serão aplicados às 09h00 e às 14h00. Esclarecemos que a chamada para o teste segue a ordem de inscrição e, caso você não consiga fazer uma de nossas disciplinas neste semestre, esperamos sua inscrição para o próximo semestre.

Confira as listas abaixo para verificar se você foi selecionado para o teste.

Dirija-se ao local do teste 30 minutos antes do horário marcado, portando um documento de identificação e caneta azul ou preta.

Data: 15 de Fevereiro de 2017 – Quarta-feira

Lista dos Candidatos – Teste de Nivelamento às 09h00 – Auditório Nobre – CAD1

Lista dos Candidatos – Teste de Nivelamento às 14h00 – Auditório Nobre – CAD1

Universidade de Valladolid oferece 25 bolsas para estudantes de pós-graduação na Espanha

Destacado

Estudantes graduados de diversas áreas do conhecimento e com interesse em realizar o curso de mestrado na Universidade de Valladolid podem se inscrever, até o dia 22 de fevereiro, para a seleção da edição 2017/2018 do Programa de Becas IberoAmérica + Ásia / Universidad de Valladolid -Banco Santander.

O programa contemplará estudantes com nacionalidade e residência em países da Ibero-América e Ásia, preferencialmente Brasil e Índia com 25 bolsas de estudo patrocinadas pelo Banco Santander.

Para participar da seleção é necessário que o estudante tenha apresentado um histórico de alto rendimento acadêmico durante a graduação com média mínima de 7 numa escala de 0 a 10.

Não poderão concorrer às bolsas aqueles que já tenham sido contemplados em uma das chamadas anteriores.

Confira a lista de cursos que são contemplados pelo edital clicando aqui.

As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas clicando aqui. Mais informações sobre a bolsa, critérios de elegibilidade e processo de candidatura estão disponíveis na chamada do programa.

Fundación Carolina oferta 521 bolsas em chamada para 2017

Destacado

Estão abertas as inscrições para o programa de bolsas da Fundación Carolina, que concederá bolsas de estudo na Espanha para estudantes de diferentes níveis de formação acadêmica. A fundação espanhola foi criada para desenvolver as relações culturais e cooperação internacional em educação e ciência, entre a Espanha e os países sul-americanos.

A chamada prevê a concessão de 521 bolsas de estudo,  direcionadas exclusivamente para estudantes dos países Ibero-Americanos, distribuídas em cinco modos: 271 bolsas de estudo de pós-graduação, 70 de doutorado e estadia curta de pós-doutorado, 27 bolsas de mobilidade professores brasileiros, 4 bolsas de estudo projetos de empreendedorismo, 34 bolsas de estudo e 115 renovações estudos institucionais.

Clique aqui para conferir a lista de modalidades e programas contemplados pelo edital.

O prazo para a submissão de candidaturas encerra-se no dia 6 de abril de 2017 e as candidaturas podem ser feitas por meio deste link.

Mais informações e esclarecimentos sobre este e demais programas da Fundação podem ser obtidas aqui.

Acesse a chamada.

Disciplinas regulares de Português Língua Adicional (PLA) – 1º semestre de 2017 – Prorrogação do período de inscrições e novas datas do Teste de Nivelamento – Portuguese as Additional Language (PLA) regular courses – 1st term – 2017 – Registration period Extended

Destacado

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG informa que o prazo de inscrição para as Disciplinas regulares de Português como Língua Adicional (PLA) no primeiro semestre de 2017 foi prorrogado para o dia 12/02 e o teste de nivelamento será realizado também em nova data, entre os dias 18 e 28 de Fevereiro.

The International Affairs Office (DRI) of the Federal University of Minas Gerais (UFMG) informs that the registration period for the Regular Courses of Portuguese as an Additional Language (PLA) in the first half of 2017 has been extended to 12/02 and the leveling test will also be held on a new date, between the 18th and the February 28th.

Instituto Confúcio da UFMG abre inscrições para curso de Mandarim

Destacado

Estarão abertas a partir da próxima terça-feira, dia 21 de fevereiro, as inscrições para os cursos de Mandarim ofertados pelo Instituto Confúcio da UFMG. Serão oferecidas turmas nos níveis básico, intermediário e avançado.

Os cursos que serão ministrados na Faculdade de Direito e, também, na Faculdade de Letras tem o objetivo de difundir a língua e cultura chinesas para a comunidade interna e externa à universidade.

Mais informações podem ser adquiridas através do e-mail icufmg@dri.ufmg.br ou pelo telefone do Instituto Confúcio da UFMG (31) 3409-3259.

Clique aqui para fazer a sua inscrição.

Governo italiano oferta bolsas para especialização em gestão da propriedade intelectual na Universidade de Guido Carli (LUISS)

Destacado

Estão abertas as inscrições para bolsas de especialização na Universidade de Guido Carli (LUISS). Serão oferecidas 15 (quinze) bolsas para participantes oriundos dos seguintes países: Argélia, Argentina, Brasil, China, Egito, Índia, Indonésia, Irã, México, Marrocos, Arábia Saudita, África do Sul, Tailândia, e Tunísia.

O curso, que será ministrado em inglês na LUISS (Roma), é promovido pelo Escritório Italiano de Marcas e Patentes (UIBM), em parceria com a Academia da Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI).

Podem se candidatar estudantes que possuam diploma de graduação em Economia, Direito, Engenharia ou cursos afins que desejam concorrer a bolsas integrais de especialização em gestão e avaliação de propriedade intelectual.

Os interessados poderão se inscrever, até o dia 17 de março, por meio deste link.

Para esclarecimento de dúvidas, clique aqui. Mais informações no site da Universidade de Guido Carli (LUISS)

Programa Living Lab Biobased de cooperação entre Brasil e Holanda possibilita o ingresso em projetos de graduação e pós-graduação na Holanda

Destacado

Estudantes da graduação e pós-graduação das áreas que abrangem os temas Tecnologia da Água, Agro & Food, Química Verde e Ambiente Sustentável podem se candidatar a bolsas para desenvolver projetos na Holanda por meio do programa Living Lab Biobased Brazil.

Resultado de uma colaboração entre universidades mineiras e holandesas focadas em pesquisa, o Living Lab é uma plataforma de educação e pesquisa aplicada onde estudantes de graduação, professores e pesquisadores de diversas universidades brasileiras e holandesas trabalham em conjunto com o objetivo de achar soluções para problemas reais. O programa educacional propõe, por exemplo, a utilização de resíduos da agricultura, indústria de alimentos e domésticos para novos fins. No projeto, a biomassa originada desses resíduos gera produtos químicos, combustíveis, plásticos, energia e alimentos.

São diferentes projetos para os quais os estudantes podem se candidatar e há também a possibilidade de se candidatar a mais de um deles, desde que o participante atenda aos pré-requisitos informados aqui.

Os interessados podem se candidatar até o dia 01 de abril de 2017, para participar do projeto no segundo semestre de 2017, ou no dia 01 de outubro de 2017, para participar no primeiro semestre de 2018. As inscrições são submetidas por meio deste link.

Para facilitar o planejamento, acompanhe com atenção as seguintes datas:

 

Acesse a chamada completa.

Chamada Unificada para alunos de graduação: Programas ESCALA Estudantil da AUGM, Brasil-Colômbia (BRACOL) e Brasil-México (BRAMEX)

Destacado

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG informa que, em março de 2017, estarão abertas as inscrições para a segunda Chamada dos Programas:

- ESCALA Estudantil da AUGM;

- Programa Brasil-Colômbia (BRACOL);

- Programa Brasil-México (BRAMEX).

Os programas têm como objetivo promover a mobilidade internacional de estudantes de graduação da UFMG para instituições de ensino na Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai (AUGM), Colômbia (BRACOL) e México (BRAMEX).

Poderão concorrer às vagas oferecidas os estudantes de graduação que atenderem aos requisitos previstos na Chamada Unificada, que será divulgada em breve. Os candidatos somente poderão concorrer a um dos programas da Chamada.

Os estudantes selecionados receberão auxílio financeiro da universidade anfitriã para despesas com alimentação e hospedagem. Informações sobre pré-requisitos, inscrições, universidades participantes, número de vagas, entre outras, estarão disponíveis no site da DRI, a partir do mês de março de 2017. Portanto, fiquem atentos para obter informações detalhadas sobre a Chamada Unificada.

Abertas as inscrições para o curso Understanding Brazil Summer School on Brazilian Studies

Destacado

Estudantes de graduação com o interesse em aperfeiçoar ou adquirir conhecimentos sobre o Brasil poderão, até o dia 13 de abril de 2017, fazer inscrição para o curso de verão Understanding Brazil, que oferece palestras de temáticas selecionadas, aulas de português para estrangeiros e excursões para locais de relevância histórica e artística.

O curso de verão ocorrerá nas duas primeiras semanas de julho, com todas as aulas ministradas em inglês, e será dividido da seguinte forma:

Pelas manhãs, acontecerão palestras de conteúdos correlatos a aspectos-chave do Brasil, como política brasileira, história, relações internacionais, geografia, direito, economia, artes e cultura.

À tarde, acontecerão aulas de português para estrangeiros e às sextas-feiras ocorrem as excursões para locais como Ouro Preto e Inhotim.

Será dada preferência para estudantes de graduação de instituições que têm acordos de cooperação internacional com a UFMG.

Confira a programação de palestras:

Data Tópico
Palestra 1 – 3 de julho de 2017 Uma breve história do Brasil
Palestra 2 – 4 de julho de 2017 Geografia do Brasil
Palestra 3 – 5 de julho de 2017 Sociedade brasileira
Palestra 4 – 6 de julho de 2017 Uma introdução à cultura brasileira
Excursão – 7 de julho de 2017 Visita a Ouro Preto
Palestra 5 – 10 de julho de 2017 Legislação brasileira
Palestra 6 – 11 de julho de 2017 Fundamentos do sistema político brasileiro
Palestra 7 – 12 de julho de 2017 Economia brasileira
Palestra 8 – 13 de julho de 2017 Aspectos-chave das relações exteriores brasileiras
Excursão – 14 de julho de 2017 Visita ao Inhotim

As dúvidas e esclarecimentos podem ser enviados para: summerschool2017@dri.ufmg.br 

Coordenação

Professor Gilberto Libanio – Centro de Estudos da Ásia Oriental / UFMG

Professor Alexandre Cunha – Centro de Estudos Europeus / UFMG

Mais informações disponíveis aqui.

Resultado da Seleção para as disciplinas de Inglês para Fins Acadêmicos 2017/1

Destacado

O Setor de Proficiência Linguística da DRI e a Faculdade de Letras divulgam as listas dos alunos selecionados a cursarem as disciplinas do Inglês para Fins Acadêmicos 2017/1.

Os selecionados conforme seu nível de proficiência devem comparecer à sala 4039, da Faculdade de Letras, no dia 15 ou 16 de março de 2017, das 09:00 às 17:00 horas, para escolherem a turma.

As vagas são limitadas!

Lista dos selecionados que enviaram o resultado do TOEFL ITP/iBT
Lista dos selecionados que fizeram o teste de nivelamento no dia 15/02

Os horários das turmas podem ser consultados aqui.

Programa New Zeland Development Scholarships (NZDS) oferta bolsas de estudos na Nova Zelândia

Destacado

Estudantes e profissionais oriundos de países da América Latina, podem se candidatar, até o dia 30 de março de 2017, para o programa de Bolsas de Estudos do Governo da Nova Zelândia.

Financiado pelo Programa de Cooperação da Nova Zelândia e gerenciado pelo Ministério de Negócios Estrangeiros e Comércio (MFAT), o programa NZDS oferece, neste edital, 14 bolsas para cursos de pós-graduação, especialização, mestrado e doutorado.

Confira a lista de áreas prioritárias de pesquisas:

  • Agricultura:

Desenvolvimento e gestão do agronegócio: economia agrícola, sistemas de produção e gestão de agricultura, logística, desenvolvimento rural, gestão e desenvolvimento de cadeias de valores e de distribuição, marketing em agricultura, agronegócio internacional;
Produção agrícola: ciências de animais, veterinária, ciências de plantas, horticultura, ciências da terra;
Comércio e tecnologia em agricultura: pesquisas fitossanitários, biossegurança, biotecnologia, comércio exterior;
Pós-colheita: produção de alimentos, ciência e tecnologia de alimentos, processamento pós-safra, armazenamento e embalagens, segurança alimentar.

  • Energias Renováveis:

Solar, hidroelétrica e energia eólica, engenharia de energia, sistemas de distribuição de energias renováveis, gestão e reforma do setor de energia, incluindo a economia e o financiamento do setor.

As inscrições podem ser feitas por meio deste link.

Mais informações sobre o processo de inscrição podem ser consultadas neste guia.

Resultado do exame de nivelamento para o curso de “Espanhol para Fins Acadêmicos” 2017.1

Destacado

O Setor de Proficiência Linguística da DRI e a Faculdade de Letras divulgam as listas dos selecionados para o curso de Extensão “Espanhol para Fins Acadêmicos” 2017/1.

O curso terá início no dia 13 de março de 2017. Os alunos selecionados receberão na segunda-feira, dia 06 de março, um link para o formulário de confirmação de matrícula, que será feita de modo online. As aulas ocorrerão:

Dias: Segundas e Quartas

Horário: 17:00 às 18:40

Local: Sala C315 na CAD2 – Campus Pampulha/UFMG.

É indispensável a presença dos alunos selecionados no 1º dia de aula, em caso de falta, será considerada desistência e um aluno da lista de espera será convocado.

Confira as listas abaixo para verificar se você foi selecionado:

EFA 2017.1 – Alunos selecionados

Resultado da Seleção para as disciplinas de Francês para Fins Acadêmicos 2017/1

Destacado

O Setor de Proficiência Linguística da DRI e a Faculdade de Letras divulgam o resultado do teste de nivelamento para as turmas de Francês para Fins Acadêmicos.

Lista de aprovados e nível para qual foi classificado

Os alunos selecionados devem fazer a matrícula de modo online, preenchendo o formulário que receberam por e-mail. Caso seu nome esteja na lista de alunos classificados e não tenha recebido o link do formulário, favor solicitar enviando um e-mail para proficiencia@dri.ufmg.br. O formulário estará aberto até às 23h59 do dia 13/03.

Os alunos da lista de espera serão chamados mediante a desistência ou vagas remanescentes. É imprescindível a participação de todos os alunos que preencheram o formulário no primeiro dia de aula, ou será considerada desistência e chamaremos um aluno da lista de espera.

As turmas de segundas e quartas terão início no dia 20/03 e as turmas de terças e quintas no dia 21/03.

Os dias e horários das aulas são:

FRANCÊS PARA FINS ACADÊMICOS 1 (FFA 1)

Segundas e quartas, 11h30 às 13h00, sala C212 (CAD 2)

FRANCÊS SEM FRONTEIRAS: PREPARER SON INTÉGRATION À L’UNIVERSITÉ

Terças e quintas, 17h30 às 19h30, sala à ser confirmada por e-mail.

FRANCÊS PARA FINS ACADÊMICOS 2 (FFA 2)

Terças e quintas, 11h30 às 13h00, sala B312 (CAD 2)

O CAD2 é localizado ao lado da Faculdade de Letras.

Escola de Engenharia recebe representante do Programa Schwarzman Scholars para palestra sobre bolsas de mestrado na China

Destacado

Na próxima quinta-feira, dia 16 de março, César Maldonado, Senior Outreach and Selection Officer do Institute of International Education, estará presente no Campus Pampulha da UFMG para proferir palestra sobre o Programa Schwarzman Scholars.

Na ocasião, o Senhor César Maldonado apresentará o Programa Schwarzman Scholars que concede bolsas de mestrado na Universidade Tsinghua (China), possibilitando a formação de líderes globais nas seguintes áreas de estudo: Políticas Públicas, Economia e Negócios, e Estudos Internacionais.

A palestra também tem o objetivo de preparar candidatos para a próxima chamada do programa que está prevista para ser lançada em abril de 2017.

Poderão participar desta chamada candidatos que tenham até 28 anos, graduação completa na data de início das atividades e proficiência na língua inglesa.

Aberta ao público, a palestra acontece a partir das 12h30, na Sala de Seminários 1014 da Escola de Engenharia.

Mais informações sobre o programa Schwarzman Scholars podem ser obtidas através do site disponível aqui.

Flyer de divulgação

Data: 16 de março de 2017 (próxima quinta-feira)

Horário: 12h30

Entrada: Gratuita

Local: Sala de Seminários 1014, Escola de Engenharia

AULP recebe candidaturas para o Prêmio Fernão Mendes Pinto 2017

Destacado

A Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) está com inscrições abertas, até 31 de julho, para o Prêmio Fernão Mendes Pinto, edição 2017.

O prêmio, atribuído anualmente pela AULP, tem o objetivo de contemplar uma dissertação de mestrado ou de doutorado que contribua para a aproximação das Comunidades de Língua Portuguesa, explicitando relações entre comunidades de, pelo menos, dois países.

O autor premiado terá a sua dissertação publicada sob responsabilidade do Instituto Camões e receberá, ainda, o valor de 8.000€ (oito mil euros).

Os trabalhos serão agrupados nas seguintes seções: “Letras e Artes”, “Ciências Exatas”, “Ciências da Saúde e da Vida” e “Ciências Sociais e Humanas”.

Para acessar o regulamento do prêmio, clique aqui.
Perguntas Frequêntes.

Exames de proficiência Toefl e Gre são temas centrais de palestra na Face

Destacado

O auditório 2 da FACE, no campus Pampulha, receberá no dia 30 de março, a consultora e representante dos exames Toefl e Gre no Brasil, Adiane Blum para apresentar com detalhes os formatos dos dois principais exames exigidos pelas universidades estrangeiras no processo de admissão: o Toefl iBT, exame reconhecido e aceito em milhares de instituições em mais de 130 países, e o GRE® Revised General Test, exame utilizado como um dos critérios de admissão em diversos programas de mestrado e doutorado e pós-doutorado nos Estados Unidos e em países europeus.

Serão prestadas também informações sobre o Toefl ITP, oferecido gratuitamente pela UFMG.

Além disso, Adiane Brum que já frequentou o curso de Mestrado da Universidade de Washington, Estados Unidos, irá relatar sua experiência no exterior e repassar informações sobre bolsas de estudos em universidades estrangeiras, e o processo de inscrição para as mesmas.

Aberto ao público em geral, o evento não exige inscrição prévia.

Mais informações disponíveis aqui.

Data: 30 de março de 2017 (quinta-feira)

Horário: 18h

Entrada: Gratuita

Local: Auditório 2 da Faculdade de Ciências Econômicas (FACE)

Programas de Mobilidade Internacional para Estudantes de Graduação Escala Estudantil da AUGM, Brasil-Colômbia (BRACOL) e Brasil-México (BRAMEX)

Destacado

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Universidade Federal de Minas Gerais torna pública a Chamada 002_2017, referente aos Programas Escala Estudantil da AUGM, Brasil-Colômbia (BRACOL) e Brasil-México (BRAMEX), que oferecerá até 9 vagas em universidades na Argentina, Chile, Colômbia, México e Paraguai, para a realização de mobilidade acadêmica internacional no segundo semestre de 2017. Tratam-se das vagas remanescentes dos programas de mobilidade supracitados.

Os estudantes selecionados terão isenção das taxas escolares na universidade anfitriã, que também se encarregará dos custos de alimentação e hospedagem dos alunos da UFMG aprovados para participar de um dos Programas: Escala Estudantil da AUGM ou Brasil-Colômbia (BRACOL) ou Brasil-México (BRAMEX). Os estudantes também receberão auxílio financeiro da UFMG, para despesas com seguro saúde e passagem, desde que se submetam à avaliação da FUMP, após a divulgação do resultado final da seleção.

Para concorrer às vagas dos Programas, o candidato deverá realizar inscrição no Portal Minha UFMG, por meio do link https://portal.grude.ufmg.br, a partir das 18:00. O candidato deverá também fazer o upload do certificado ou exame de proficiência na língua estrangeira no ato da inscrição, bem como atender a todos os requisitos previstos na Chamada.

A DRI esclarece que os certificados ou exames de proficiência linguística requeridos na Chamada 002_2017 são aqueles exigidos pelas instituições com as quais a UFMG possui parceria. Portanto, a submissão do comprovante pelo candidato é condição para participação no processo seletivo, que se baseia nas exigências das universidades conveniadas.

A relação das vagas disponibilizadas para o ano de 2017, bem como outras informações, estão na Chamada 002_2017.

 Chamada 002_2017

 

Seleção para vaga de bolsista no Setor de Intercâmbio da DRI

Destacado

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) divulga o processo seletivo para preenchimento de uma vaga de bolsista no Setor de Intercâmbio.

Para candidatura, o estudante deve estar regularmente matriculado nos cursos de Letras, ou Relações Econômicas Internacionais, ou Ciências do Estado, ou Administração e/ou Gestão Pública, a partir do 5º período, ser assistido pela FUMP, classificado como nível I, II ou III e fluência em inglês.

É necessário, também, enviar uma cópia do Histórico Escolar e Currículo (contendo telefone e e-mail) ao endereço minasmundi@dri.ufmg.br com o título “Vaga de bolsista – Setor de Intercâmbio” dentro do período de inscrições, que ocorre entre os dias 15 e 24 de março de 2017.

Acesse a chamada completa, clicando aqui.

Cátedra Virtual para la Integración Latinoamericana Inscrições Abertas para Estudantes de Graduação

Destacado

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG informa que estão abertas as inscrições para “La Cátedra Virtual para la Integración Latinoamericana”, oferecida pela Universidad Nacional de Cuyo (UNCU), voltada para estudantes de graduação de todos os cursos da UFMG. Serão selecionados até 25 alunos e não haverá custo para os aprovados.

Intitulada “Latinoamérica y el Caribe: los Objetivos del Desarollo Sostenible”, a proposta da Cátedra Virtual é promover a integração latino-americana, por meio do trabalho em equipe entre estudantes e docentes de países da região. Esta é uma oportunidade de intercâmbio cultural e acadêmico durante um semestre, promovidos por meio de encontros virtuais, em datas preestabelecidas pela instituição anfitriã.

Conforme calendário proposto pela UNCU haverá cinco (5) módulos, a partir do dia 06 de abril, data da abertura, que abordarão o Desenvolvimento Sustentável em três dimensões integradas e indivisíveis: econômica, social e ambiental.

Cronograma dos módulos da Cátedra Virtual

1. Economia e Sociedade, nos dias 06 e 07 de abril;
2. Educação para a Integração Latinoamericana, nos dias 27 e 28 de abril;
3. História, Pensamento, Política e Democracia, nos dias 11 e 12 de maio;
4. Saúde, Ecologia e Recursos Naturais, nos dias 01 e 02 de junho;
5. Arte e Cultura, nos dias 15 e 16 de junho.
Para participar do processo seletivo, os estudantes de graduação interessados deverão preencher formulário próprio da DRI, disponível em http://bit.ly/2n6EOf2, entre os dias 17 e 22 de março de 2017.

Além disso, nesse mesmo período, os alunos selecionados deverão enviar a documentação comprobatória e a carta de motivação, em um único arquivo em formato PDF. Os documentos aqui requeridos devem ser encaminhados com o título “NOMEDOALUNO_INSCRIÇAO_CATEDRAVIRTUALUNCU”, para o endereço eletrônico augm@dri.ufmg.br. Dessa forma, deverão ser encaminhados, tal como descrito acima, os seguintes documentos:

1. Documentação comprobatória da carga horária cumprida do curso de graduação:
a) Informações contidas no Portal MinhaUFMG; ou
b) Histórico Escolar emitido pela Seção de Ensino/ Colegiado de Graduação.

2. Documentação comprobatória da proficiência ou conhecimento em língua espanhola:
a) Certificado de proficiência;
b) Histórico escolar comprovando que o estudante tenha sido matriculado em disciplina de língua espanhola oferecida por um dos cursos de graduação da UFMG;
c) Comprovante de algum curso de espanhol; ou
d) Declaração de próprio punho para os falantes nativos de língua espanhola.

3. Carta de motivação enumerando os motivos e interesses em participar da Cátedra Online oferecida pela UNCU. Ao redigí-la, é importante relacionar o seu curso de graduação na UFMG com a proposta do curso online ofertado pela UNCU. Não deixe de elencar também, de que maneira a Cátedra Virtual poderá contribuir para o seu currículo acadêmico. Acesse o link para o modelo de preenchimento da carta de motivação.
Não serão aceitos, em hipótese alguma, documentos fora do prazo estabelecido pela DRI.

A compreensão da língua espanhola é pré-requisito estabelecido pela UNCU, visto que as aulas serão ministradas nesse idioma. Além disso, é necessário que o candidato possua mais de 50% da carga horária da graduação concluída.

Encerradas as inscrições, a banca examinadora designada pela DRI analisará as candidaturas dos estudantes interessados. A lista com o nome dos selecionados será divulgada no site da DRI a partir do dia 31 de março.

Cronograma do processo seletivo na UFMG

Período

Atividade

de 17/03 a 22/03 Processo de inscrição

a)      Preenchimento do formulário online (Inscrição para Cátedra Virtual para la Integración Latinoamericana);

b)      Envio do comprovante de proficiência ou conhecimento em língua espanhola, por meio do e-mail: augm@dri.ufmg.br;

c)       Envio das informações acadêmicas constantes do Portal MinhaUFMG ou Histório Escolar emitido pela Seção de Ensino/ Colegiado de Graduação, por meio do e-mail: augm@dri.ufmg.br;

d)      Envio da carta de motivação enumerando os motivos e interesses em participar da Cátedra Online oferecida pela Universidad Nacional de Cuyo (UNCU), por meio do e-mail: augm@dri.ufmg.br.

Observação: Tanto o título do e-mail como o arquivo contendo os documentos exigidos devem ser identificados da seguinte maneira: “NOMEDOALUNO_INSCRIÇAO_CATEDRAVIRTUALUNCU”. Além disso, reiteramos que deverá ser um arquivo único em formato PDF.

de 24/03 a 29/03 Avaliação das candidaturas pela Banca Examinadora
A partir de 31/03 Divulgação da lista dos candidatos selecionados no site da DRI

Para mais informações, acesse o link da Proposta do Programa Cátedra aqui

Acesse o modelo para preenchimento da carta de motivação aqui.

Paulo Savaget representa a Gates Cambridge em palestra sobre oportunidades para estudantes de pós-graduação na FACE

Destacado

Visando criar uma rede global de futuros líderes comprometidos em elevar a qualidade de vida em comunidade, as bolsas Gates Cambridge dão assistência a estudantes com interesse em estudar em quaisquer dos cursos de pós-graduação na Universidade de Cambridge.

Para divulgar as oportunidades e prestar esclarecimentos, Paulo Savaget, Doutorando pelo Centro de Sustentabilidade Industrial da Universidade de Cambridge com bolsa da Gates Cambridge, visita o Auditório 2 da FACE no dia 04 de abril.

Local: Auditório 2 da Faculdade de Ciências Econômicas (FACE)
Data: 04 de abril, terça-feira
Horário: 12h30

Distribuição dos alunos para as disciplinas regulares de Português Língua Adicional (PLA) do 1° semestre de 2017

Destacado

O Setor de Proficiência Linguística da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e a Faculdade de Letras (FALE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) apresentam a distribuição de alunos para as disciplinas regulares de Português Língua Adicional (PLA) do 1º  semestre de 2017.

Atenção:

•    As disciplinas regulares de PLA não estão abertas para alunos que não tenham vínculo (como alunos, pesquisadores, professores ou estagiários) da UFMG. Nesse caso, sugerimos os cursos oferecidos pelo Centro de Extensão da Faculdade de Letras (CENEX): http://www.letras.ufmg.br/cenexx/
•    Se você não fez o teste de nivelamento e nunca cursou nenhuma das disciplinas de português língua adicional, mas gostaria participar de uma delas no primeiro semestre de 2017, por favor, preencha atentamente o seguinte formulário até as 23h do dia 20 de março: https://goo.gl/forms/OK6GXQ9mvYbVzqv43. Em breve, entraremos em contato com você através de seu e-mail.
•    Estudantes que já cursaram disciplinas regulares de PLA anteriormente deverão escrever para proficienciaportuguesufmg@gmail.com caso desejem assistir à disciplina seguinte.

Procedimentos para matrícula em uma disciplina de PLA:

•    No primeiro dia de aula, os alunos deverão informar, a seus professores de PLA, seus números de matrículas. Os professores passarão esses dados à Coordenação das disciplinas, para que as matrículas sejam efetivadas pelo DRCA. Portanto, não é necessário que o aluno realize nenhum procedimento relativo à matrícula antes do seu primeiro dia de aula.

Clique aqui para ver a distribuição de alunos por disciplina.

Em caso de dúvidas, escreva para proficienciaportuguesufmg@gmail.com

English Version

The Language Proficiency Department of the International Relations Office (DRI) and the Faculty of Letters (FALE) of the Federal University of Minas Gerais (UFMG) present the distribution of students to the regular courses of Portuguese as an Additional Language (PLA) of the first semester of 2017.

Attention:

• Regular PLA subjects are not open to students who do not have an affiliation with UFMG as students, professors/researchers or trainees. In this case, we suggest the courses offered by the Faculty of Letters  Extension Center (CENEX): http://www.letras.ufmg.br/cenexx/.
•    If you wish to attended a regular subject on PLA and have not taken the placement test, fill in the form available at https://goo.gl/forms/OK6GXQ9mvYbVzqv43 until 20th March, 23:00. You will be contacted by e-mail soon.
•    Students who have already concluded other regular courses on PLA should write to proficienciaportuguesufmg@gmail.com if they wish to attend the following course.

Procedures for registration:

•    On the first day of Portuguese classes, students must inform their Portuguese teachers their registration numbers. The teachers will inform these numbers to the Coordination of PLA subjects, so that students will be registered by DRCA.

Click here to see the distribution of students by subject.

For questions, contact proficienciaportuguesufmg@gmail.com

Inscrições para curso gratuito de Italiano Jurídico estão abertas – Italiano para Fins Acadêmicos

Destacado

As inscrições para o curso presencial de Italiano Jurídico – Módulo I, oferecido gratuitamente pela Faculdade de Letras e Diretoria de Relações Internacionais da UFMG, estão previstas para começar às 17 horas desta sexta-feira, dia 17 de março, e se estendem até o dia 29 de março de 2017.

Podem se candidatar às vagas do curso, estudantes, servidores técnico-administrativos e professores da UFMG, sendo que os estudantes de graduação e pós-graduação do curso de Direito com vínculo ativo na UFMG terão prioridade para participar desta oferta.

Ao todo serão vinte (20) vagas oferecidas. Não será exigido o conhecimento de italiano para participar do curso.

Clique aqui, para acessar o formulário de inscrição.

Local do curso: Faculdade de Direito da UFMG
Horário e dias: Segundas e quartas, das 14h00 às 16h00
Carga horária total: 32 horas
Início das aulas: 03 de abril de 2017
Término das aulas: 24 de maio de 2017

Experiências Memoráveis em Belo Horizonte

Destacado

O padrinho Rafael Picinin, aluno da Faculdade de Letras, acompanha o seu afilhado, o estudante internacional da UFMG José Ignacio La Rosa, ao Mirante do Ponteio nas primeiras semanas em Belo Horizonte.

A DRI/UFMG agradece o seu emocionante depoimento. Agradecemos também ao padrinho Rafael por proporcionar esse momento tão especial.

E você, já nos enviou a sua experiência memorável com seu padrinho/madrinha ou afilhado? Estamos aguardando!

Resultado – Primeira Etapa Programas Escala Estudantil, BRACOL e BRAMEX

Destacado

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG divulga o resultado referente à seleção de Estudantes de Graduação da UFMG para a realização de mobilidade no exterior, por meio dos Programas ESCALA Estudantil de Graduação, Brasil-Colômbia (BRACOL) e Brasil-México (BRAMEX) Chamada 002_2017. Informamos que não houve candidatos inscritos para os Programas BRACOL e BRAMEX. A seguir a lista dos aprovados e dos eliminados:

Lista de Aprovados

Lista de Eliminados

A arte do corte de papel, caligrafia, pintura e jogos chineses são temas das atividades oferecidas pelo Instituto Confúcio da UFMG

Destacado

As atividades acontecerão na Faculdade de Direito da UFMG e, também, no Campus Pampulha e para participar não é necessário se inscrever, basta chegar no horário e participar!

Faculdade de Direito:
Todas as quintas-feiras, do dia 30/03 até 13/06 de 2017
Horário: 14h às 16h
Local: Sala 1207

Campus Pampulha:
Todas as quartas-feiras, do dia 29/03 até 14/06 de 2017
Horário: 14h às 16h
Local: Sala C312 no CAD 2.

Apresentação do Convenio com UNIRSM e do Livro Vivo 2017

Destacado

A UFMG assinou, no início de 2017, um Convênio de amplo escopo com a UNIRSM, Universidade de Estudos da República de San Marino. O representante legal desta instituição é o prof. Dr. Ernesto Venturini, integrante da Psiquiatria Democrática italiana.
Abre-se assim o diálogo e a colaboração, que se concretizará através de diversas frentes. A primeira iniciativa, no âmbito da saúde mental, foi construída com o LADHT, Laboratório de Direitos Humanos e Transdisciplinaridade do Departamento de Psicologia (FAFICH), com a prof. Dra. Maria Stella Brandão Goulart e sua equipe, e o Centro Universitário de Formação da UNIRSM, na pessoa do Prof. Dr. Francesco Carinci e o já citado Prof. Dr. Ernesto Ventrurini. O tema é de mútuo interesse das universidades e remete ao reconhecimento dos impasses contemporâneos da vida universitária em todo o mundo. Em particular, a UFMG tem enfrentado o desafio através da criação da Rede de Saúde Mental e da CISME, Comissão Institucional de Saúde Mental, que apresentou relatório preocupante em final de 2016.

Esta iniciativa envolve uma pesquisa e uma intervenção que ocorrerá no contexto da V SEMANA DE SAÚDE MENTAL DA UFMG: o LIVRO VIVO. Ela integra o projeto do PASME: “Arte da loucura”, coordenado pela prof. Dra. Maria Stella Brandão Goulart.

O LIVRO VIVO é uma ação contra o preconceito e a discriminação. Ele tem o formato de uma biblioteca efêmera que se abre para o público em momentos especiais. Ela é composta de relatos de pessoas com experiências de estigmatização, que se disponibilizam para contar suas histórias, em situação poética e protegida. Esta ação ocorrerá em 18 de maio de 2017, dia nacional de Luta Antimanicomial, em sintonia com a necessária e urgente inserção sociocultural das pessoas com sofrimento mental na UFMG. Os livros são uma narrativa única, instantânea e de grande impacto para aqueles que contam suas histórias (os autores) e para os que as escutam (os leitores), promovendo empatia e reconhecimento do outro em suas singularidades.

“CÁTEDRAS FRANCO-BRASILEIRAS NA UFMG” 

Destacado

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em parceria com a Embaixada da França no Brasil lança a quarta edição do Programa Cátedras Franco-brasileiras na UFMG.
O Programa Cátedras Franco-brasileiras na UFMG possibilita o acolhimento de professores ou de pesquisadores de estabelecimentos de ensino superior e de pesquisa franceses, por uma duração superior a 45 dias e inferior a 4 meses, entre o início de agosto e meados de dezembro de 2017.
São requisitos de elegibilidade ser professor universitário, palestrante, responsável por pesquisa ou diretor de pesquisa, dentro do enquadramento funcional francês. Os projetos poderão ser submetidos em francês, português ou inglês, e deverão indicar as necessidades linguísticas previstas para a realização das atividades, tais como tradução e interpretação.
A seleção dos candidatos ficará a cargo do Comitê Assessor Franco-brasileiro, estabelecido no âmbito deste Programa, que também será responsável pelo acompanhamento e pela avaliação das Cátedras. As prioridades temáticas são Ciências Humanas e Sociais, Letras, Artes e Música, Ciências Naturais e Biológicas, Ciências Exatas e Engenharias.
O prazo para submissão dos projetos, via email, é 31 de maio de 2017. O Comitê informará o resultado da seleção até 20 de junho de 2017.

Instituto Confúcio da UFMG promove evento destinado a estudantes interessados em estudar na China

Destacado

O auditório 2003 da Faculdade de Letras (FALE) da UFMG recebeu nesta quinta-feira, dia 06 de abril, uma série de palestras com o intuito de apresentar e preparar estudantes para as oportunidades de mobilidade internacional na Huazhong University of Science and Technology (HUST).

O evento aconteceu entre 13h e 16h e contou com a participação de Yu Qianhua, professora da Escola de Línguas Estrangeiras da Hust e, também, diretora adjunta do Instituto e do professor de Mandarim do Instituto Confúcio, Victor Campos.

Durante as palestras, falou-se sobre processos seletivos e pré-requisitos para concorrer a bolsas de intercâmbio e a vida na China: os meios de transporte, os custos de vida e pontos turísticos.

As dificuldades de adaptação, aplicação do HSK e os períodos de estadia no intercâmbio também foram abordados por alunos recém-chegados que relataram suas experiências no país.

Organizado pelo Instituto Confúcio da UFMG, o evento foi aberto a todos os estudantes de graduação e pós-graduação interessados em estudar na China.

Curso de Mandarim, Medicina Chinesa e Tai Chi Chuan:

Para saber mais sobre o processo seletivo, que ofertará bolsas de estudo para curso de Mandarim, Medicina Chinesa e Tai Chi Chuan visite o site do Instituto Confúcio, para se candidatar a bolsas integrais e parciais de intercâmbio com duração de um mês, seis meses ou até um ano. Saiba mais aqui.

Resultado Final da Chamada Unificada Programa Escala Estudantil, BRACOL E BRAMEX – Chamada 002_2017

Destacado

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG divulga o resultado final da Chamada Unificada 002_2017, com a lista de aprovados e a lista de eliminados para as vagas do Programa Escala Estudantil. Não houve candidatos excedentes. Para os programas BRACOL e BRAMEX, não houve inscrições.

Conforme previsto na Chamada 002_2017, o aluno selecionado terá, no máximo, 3 (três) dias corridos após a divulgação do resultado, para responder ao e-mail de confirmação de participação enviado pela DRI. Caso não se manifeste dentro desse prazo, estará automaticamente eliminado do Programa.

Em breve, os selecionados receberão e-mail com informações gerais sobre os procedimentos necessários para realizarem mobilidade no segundo semestre de 2017. Posteriormente, será agendado o 1º Encontro de Preparação. A DRI solicita a todos os aprovados na 2º etapa que aguardem o contato da Diretoria com informações detalhadas.

A DRI parabeniza a todos os aprovados e deseja que os candidatos não aprovados nesta Chamada continuem preparando-se para outros processos seletivos, gerenciados pela DRI.

Recurso

Os eventuais pedidos de recurso deverão ser encaminhados através do endereço eletrônico recursos@dri.ufmg.br, no prazo de 2 (dois) dias corridos contados a partir da data de divulgação do resultado final.