Abertas as pré-inscrições para as disciplinas regulares de Português Língua Adicional (PLA) – 2021/1

Destacado

O Setor de Proficiência Linguística da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e a Faculdade de Letras (FALE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) anunciam que estão abertas as pré-inscrições para as disciplinas regulares de Português Língua Adicional (PLA), a serem oferecidas ao longo do primeiro semestre de 2021.

Datas importantes:

As disciplinas Português como Língua Adicional acontecem às sextas-feiras, das 14:00 às 17:40. Os alunos interessados em cursar uma das disciplinas de PLA devem preencher o formulário disponível aqui.

Em caso de dúvidas escreva para proficienciaportuguesufmg@gmail.com

ENGLISH VERSION

The Department of Language Proficiency in the Office of International Affairs (DRI) and the Faculty of Letters (FALE) from the Federal University of Minas Gerais (UFMG) announce the beginning of the registration period for Portuguese as an Additional Language (Português como Língua Adicional – PLA) regular courses to be offered throughout the first term of 2021.

Portuguese as an Additional Language courses are held on Fridays, from 14:00 to 17:40 (BRT). Fill the form available here to complete your pre-registration.

If you have any questions, please send a message to proficienciaportuguesufmg@gmail.com

Seleção de bolsistas para a área de Português como Língua Adicional

Destacado

O Setor de Proficiência Linguística da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG está recebendo inscrições para o processo seletivo que visa preencher vagas de bolsistas para a área de Português como Língua Adicional.

Podem se inscrever alunos regularmente matriculados na pós-graduação da Faculdade de Letras.

O candidato deve preencher o formulário disponível aqui. A documentação solicitada no edital deverá ser enviada para proficiencia@dri.ufmg.br até o dia 16 de abril. A entrevista acontecerá por videoconferência no dia 20 de abril de 2021.

Confira aqui o edital com todas as informações sobre a vaga e sobre o processo seletivo.

Abertas as inscrições para teste de nivelamento online da disciplina Inglês para Fins Acadêmicos

Destacado

A Faculdade de Letras, com o apoio do Setor de Proficiência Linguística da Diretoria de Relações Internacionais da UFMG, oferece em 2021/1 as disciplinas Inglês para Fins Acadêmicos (IFA) em cinco níveis, de intermediário a avançado:

UNI 040 – Inglês para Fins Acadêmicos I

UNI 041 – Inglês para Fins Acadêmicos II

UNI 042 – Inglês para Fins Acadêmicos III

UNI 043 – Inglês para Fins Acadêmicos IV

UNI 044 – Inglês para Fins Acadêmicos V

Essas disciplinas serão ofertadas de modo online e objetivam atender aos alunos de graduação e pós-graduação regularmente matriculados na UFMG com interesse em se preparar linguisticamente para participar de intercâmbios (e.g. Minas Mundi), de eventos internacionais e, em geral, para melhorar o conhecimento de inglês para atuação em contexto acadêmico.

É necessário fazer um teste online de nivelamento, via Moodle UFMG, ou apresentar resultado de um exame de proficiência linguística em língua inglesa válido. Essas disciplinas são para alunos com conhecimento intermediário ou avançado de inglês.

Inscreva-se entre os dias 05 de abril a 16 de maio de 2021 por meio do link disponível aqui.

Para mais informações, clique aqui.

Inscrições prorrogadas para seleção de designer gráfico para DRI

Destacado

Foram prorrogadas, até o dia 09 de abril, as inscrições para o processo de seleção de bolsista que atuará no Setor de Comunicação da DRI.

Podem se inscrever estudantes de graduação regularmente matriculados nos cursos de Artes Visuais, Cinema de Animação e Artes Digitais, Design e Publicidade e Propaganda.

As inscrições estão abertas desde o dia 15 de março e serão encerradas no dia 09 de abril. O selecionado receberá uma bolsa mensal no valor de R$400,00 para uma carga horária de 12h semanais, das 14h às 17h.

O candidato deve ser proativo, dedicado, possuir habilidades para trabalhar em equipe, boa comunicação e uso apropriado da linguagem formal. São necessários conhecimentos intermediários dos pacotes Office e Adobe, e noções de fotografia e vídeo.

Interessados devem enviar currículo e portfólio para comunica@dri.ufmg.br até o dia 09 de abril de 2021.

Para mais informações e inscrição, acesse o Edital 001/2021.

Errata 01

Palestra “The Geopolitics of Energy in Azerbaijan”, ministrada pelo embaixador do Azerbaijão, Elkhan Polukhov.

Destacado

Palestra intitulada “The Geopolitics of Energy in Azerbaijan”, ministrada pelo Embaixador do Azerbaijão, Elkhan Polukhov, durante aula especial da disciplina UNI 169 – The Geopolitics of Energy, ofertada no âmbito da Formação Transversal em Estudos Internacionais, dia 31 de março, das 20h50 às 22h30 (São Paulo), ministrada em inglês, pela plataforma Zoom.

Meeting ID: 906 423 4251
Passcode: 488602

Chamada 04-2021 para o Programa Cátedras Franco-Brasileiras na UFMG

Destacado

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com a Embaixada da França no Brasil, lança mais uma edição do Programa Cátedras Franco-Brasileiras na UFMG, voltado para a atuação na UFMG de professores ou pesquisadores de instituições francesas de ensino superior e de pesquisa.

A Diretoria de Relações Internacionais da UFMG e o Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França em Belo Horizonte informarão os candidatos dos resultados da seleção a partir do dia 30 de junho de 2021.

Os projetos deverão ser submetidos até 28 de maio de 2021.

Confira todas as orientações aqui: Chamada 04-2021

Café Intercultural promove palestra on-line sobre o Irã

Destacado

Acontece no dia 1º de dezembro, às 14h, palestra intitulada “Conheça o Irã”, realizada pela pesquisadora do pós-doutorado em Matemática na UFMG,  Farangis Johari.

Na ocasião, a palestrante abordará sobre a cultura, culinária, religião, educação e as atrações turísticas do Irã. A apresentação será ministrada em português e inglês e a transmissão será feita pela plataforma Zoom.

A programação faz parte da edição virtual do Café Intercultural, promovida pelo Setor de Acolhimento da DRI, que integra o projeto de extensão universitária “O Mundo na UFMG: Internacionalização em Casa”, com objetivo de proporcionar a interação dos estudantes neste período de distanciamento social e aulas remotas na UFMG.


Se inscreva no evento aqui

Chamada 008/2020 para hospedagem temporária na Moradia Universitária para estudantes do PEC-G (Ingressantes)

Destacado

A Diretoria de Relações Internacionais da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) convoca os estudantes estrangeiros vinculados ao Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) da UFMG, ingressantes pela primeira vez no segundo semestre de 2020, para inscrição no processo seletivo para hospedagem temporária na Moradia Universitária da UFMG, conforme o disposto abaixo.

As inscrições deverão ser realizadas no período de 23 a 27 de novembro de 2020.

Confira aqui a Chamada 008/2020.

Acesse o Termo de Compromisso.

Abertas as inscrições para teste online de nivelamento da disciplina Inglês para Fins Acadêmicos

Destacado

 

A Faculdade de Letras, com o apoio do Setor de Proficiência Linguística da Diretoria de Relações Internacionais da UFMG, oferece em 2020/2 as disciplinas Inglês para Fins Acadêmicos (IFA) em cinco níveis, de intermediário a avançado:

UNI 040 – Inglês para Fins Acadêmicos I

UNI 041 – Inglês para Fins Acadêmicos II

UNI 042 – Inglês para Fins Acadêmicos III

UNI 043 – Inglês para Fins Acadêmicos IV

UNI 044 – Inglês para Fins Acadêmicos V

Essas disciplinas serão ofertadas de modo online e objetivam atender aos alunos de graduação e pós-graduação regularmente matriculados na UFMG com interesse em se preparar linguisticamente para participar de intercâmbios (e.g. Minas Mundi), de eventos internacionais e, em geral, para melhorar o conhecimento de inglês para atuação em contexto acadêmico.

É necessário fazer um teste online de nivelamento, via Moodle UFMG, ou apresentar resultado de um exame de proficiência linguística em língua inglesa válido. Essas disciplinas são para alunos com conhecimento intermediário ou avançado de inglês.

Inscreva-se entre os dias 10 a 29 de novembro por meio do link disponível aqui.

Para mais informações clique aqui.

Brazil-China: Joint Research Initiatives

Destacado

A Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade Renmin da China convidam para o workshop de lançamento da Brazil-China Joint Research Initiatives (Iniciativas de Pesquisas Conjuntas Brasil-China), realizado amanhã, 17 de novembro, a partir das 9h (horário de Brasília).

Com transmissão ao vivo pelo canal da DRI no YouTube, integralmente em inglês, participam representantes de ambas as instituições, com destaque para o anfitrião Aziz Tuffi Saliba, Diretor de Relações Internacionais da UFMG, e os mediadores Dawisson Belém Lopes, Diretor-Adjunto de Relações Internacionais da UFMG, e Liu Jinlong, professor da Escola de Economia Agrícola e Desenvolvimento Rural da chinesa Renmin.

O evento é o primeiro da série envolvendo os dois países e tem como tema Cooperação Brasil-China: Desafios e Oportunidades (Pesquisa, Contexto e Desenvolvimento).

Divulgação do Adendo 01 que altera a Chamada 008/2020 do Processo Seletivo para Hospedagem Temporária na Moradia Universitária (PEC-G Ingressantes)

Destacado

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) divulga o Adendo 01 que modifica a Chamada 008/2020 para hospedagem temporária na moradia universitária (PEC-G Ingressantes).

No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos devidamente preenchidos e assinados: 

5.4 Avaliação Socioeconômica da Fundação Universitária Mendes Pimentel (FUMP), dentro do prazo de validade. Para os candidatos não residentes no país, após sua chegada ao Brasil;

5.6 Cópia da Carteira de Registro Nacional Migratório – CRNM ou protocolo atualizado ou comprovante de agendamento na Polícia Federal, após sua chegada ao Brasil;

Acesse os arquivos completos abaixo:

Adendo 01 Chamada 008/2020

Chamada 008/2020 modificada pelo Adendo 01

Termo de Compromisso da Chamada 008/2020

Seleção de Bolsista para o Setor de Acolhimento – Edital 002/2020

Destacado

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG torna público o Edital 002/2020 que prevê a oferta de uma vaga de bolsista para atuação Setor de Acolhimento, no período da manhã.

Podem se inscrever estudantes de graduação regularmente matriculados nos cursos de Administração, Ciências Sociais, Comunicação Social, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Gestão Pública, Letras, Psicologia, Relações Econômicas Internacionais, Ciências do Estado, Relações Públicas e Turismo.

As inscrições vão até o dia 31 de dezembro. O(a) selecionado(a) receberá uma bolsa mensal no valor de R$400,00 para uma carga horária de 12h semanais, das 9h às 12h, de segunda a quinta-feira.

O candidato deve ser proativo, dedicado, possuir habilidades para trabalhar em equipe, boa comunicação e uso apropriado da linguagem formal e escrita. São necessários conhecimentos intermediários dos pacotes Office e Adobe, e fluência oral e escrita na língua inglesa.

Interessados devem enviar a documentação para acolhimento@dri.ufmg.br com cópia para proficiencia@dri.ufmg.br.

Preencha a Ficha de Inscrição.

Para mais informações e documentos necessários, acesse o Edital 002/2020.

Divulgada lista das disciplinas da Formação Transversal que serão oferecidas em 2020/2

Destacado

A Diretoria de Relações Internacionais da UFMG oferece desde 2019 a Formação Transversal em Estudos Internacionais. Composta por disciplinas optativas no nível de graduação com enfoque internacional, ministradas integralmente em língua inglesa ou espanhola, a formação propicia uma imersão plural em termos nacionais, étnicos e valorativos.

Podem se matricular estudantes da graduação da UFMG na terceira fase da matrícula (percurso livre), que neste ano ocorrerá nos dias 01/12 e 02/12,  e  membros da comunidade externa na modalidade disciplina isolada.

Mais informações sobre disciplina isolada disponíveis aqui.

A carga horária para certificação na Formação Transversal em Estudos Internacionais é de no mínimo de 300 horas-aula nas disciplinas ofertadas.

Acesse a lista de disciplinas ofertadas em 2020/2 (última atualização: 19 de novembro de 2020)

UFMG realiza Encontro de Orientação do Estudante Internacional 2020/2

Destacado

Como alternativa às limitações impostas no trânsito internacional de estudantes, a UFMG se adaptou e oferta como opção neste semestre, em edição inédita, a mobilidade acadêmica em formato integralmente virtual. No total, dezesseis instituições enviam estudantes que acompanharão aulas e projetos ao longo dos próximos quatro meses.

“Trata-se de um processo cujo propósito é promover o fluxo internacional não só de pessoas, mas também de ideias e conhecimentos”, cita Aziz Tuffi Saliba, Diretor de Relações Internacionais na UFMG. Para o professor, que comemora o avanço das colaborações interinstitucionais e iniciativas de internacionalização na universidade, mesmo na adversidade dos tempos atuais os resultados construídos ao longo dos últimos anos são marcantes e colocam a instituição em evidência internacional crescente: “Temos hoje o maior catálogo de graduação em língua estrangeira do país, com mais de 50 cursos em inglês e espanhol”. Atualmente, a UFMG possui parcerias em todos os continentes, ao longo de 50 países, e participa de redes importantes como a AUF, AUGM, AULP, Grupo Tordesilhas e WUN.

Além dos estudos de graduação e pós-graduação, os estudantes estrangeiros cursam gratuitamente a disciplina Português como Língua Adicional, ministrada pelo professor Henrique Leroy, da Faculdade de Letras. “Trabalhamos com um grupo multinível, com diferentes graus de conhecimento, mas de forma integrada”, comenta o docente. “As aulas são ambientes de troca: aprendemos muito sobre cada cultura, cada língua. Infelizmente nesta edição não haverá imersão presencial, mas reproduziremos alguns contextos nas aulas de forma a aprofundar a experiência de cada estudante.”

Durante o período de estudos, os alunos internacionais são acompanhados pelo Setor de Acolhimento, na responsabilidade da servidora técnico-administrativa Elaine Parreiras, que assegura o contato e recepção do grupo por meio de atividades e dinâmicas propostas ao longo do semestre, com destaque para o Programa de Apadrinhamento Internacional (‘buddy program’), que oportuniza a criação de laços e apoio direto aos participantes por estudantes brasileiros; e também pelo Setor de Admissão Internacional, responsável pelos trâmites administrativos relacionados à jornada na UFMG desde a matrícula até o envio do certificado de notas.

Formação Transversal em Estudos Internacionais

Ofertada semestralmente aos estudantes brasileiros e internacionais, a FTEI é composta por disciplinas optativas no nível de graduação com enfoque internacional ou comparado ministradas integralmente em língua inglesa ou espanhola, proporcionando uma ambiência verdadeiramente plural em termos nacionais, étnicos, valorativos; compõe também os esforços por uma internacionalização em casa, conectando a comunidade internacional e os brasileiros regularmente registrados.

Café Intercultural promove palestra on-line sobre o Irã

Destacado

Acontece no dia 1º de dezembro, às 14h, palestra intitulada “Conheça o Irã”, realizada pela pesquisadora do pós-doutorado em Matemática na UFMG,  Farangis Johari.

Na ocasião, a palestrante abordará sobre a cultura, culinária, religião, educação e as atrações turísticas do Irã. A apresentação será ministrada em português e inglês e a transmissão será feita pela plataforma Zoom.

A programação faz parte da edição virtual do Café Intercultural, promovida pelo Setor de Acolhimento da DRI, que integra o projeto de extensão universitária “O Mundo na UFMG: Internacionalização em Casa”, com objetivo de proporcionar a interação dos estudantes neste período de distanciamento social e aulas remotas na UFMG.


Se inscreva no evento aqui

 

Fernando Chaib, professor vinculado à Escola de Música da UFMG, participa do programa Escala Docente da AUGM

Destacado

Fernando Chaib, professor na Escola de Música da UFMG, vinculado ao Departamento de Instrumento e Canto, participou do Programa Escala Docente, cujo edital é divulgado anualmente pela Diretoria de Relações Internacionais, e tem o objetivo de promover a mobilidade de docentes das universidades latino-americanas do Grupo Montevidéu (AUGM).

O professor escolheu a Escola de Música da Universidad de La Republica, em Montevidéu, Uruguai, onde esteve durante 15 dias em uma residência artístico-pedagógica. “Desenvolvi atividades individuais e em grupo com os alunos e professores do curso de Percussão da EM/UDELAR, aulas individuais, master-classes sobre música brasileira e experimental, aulas coletivas e ensaios com o Grupo de Percussão da UDELAR”, relatou.

 Além disso, contou que teve a sorte de estar na chamada Semana del Património, em que ocorrem a divulgação e produção das mais variadas expressões artísticas uruguaias, por todo o país. “Pude assistir ao maravilhoso e único desfile das comparsas de Candombe que saem pelas ruas de Montevideo, lembrando os blocos de carnaval da primeira metade do século XX, no Rio”, comentou o professor.

 Em relação aos resultados, Fernando acrescentou que “foi realizado um concerto do Grupo de Percussão da UDELAR sob minha direção com obras (brasileiras e estrangeiras) inéditas em solo uruguaio, além de um recital solo meu também com obras brasileiras e estrangeiras inéditas no Uruguai. Executar obras inéditas numa determinada região significa efetivamente fortalecer e enriquecer o cenário intelectual-artístico daquele lugar, ampliando os produtos culturais existentes, levando, muitas vezes, linguagens muito pouco ou ainda não exploradas.”

Concluiu, sugerindo um intercâmbio de parceria, com candidaturas conjuntas de dois professores: se um professor do país A é aceito para ir ao país B, automaticamente o professor do país B irá depois ao país A. “Penso que esse seria o verdadeiro impacto para a comunidade da Escola de Música da UFMG e o verdadeiro intercâmbio”, comentou o professor.

Os docentes interessados em participar do programa Escala Docente devem ficar atentos ao site da DRI, onde é divulgado o edital anualmente.

Mais informações dos editais anteriores podem ser consultadas aqui.

Resultado Preliminar da seleção para a Chamada 08/2020 para hospedagem temporária na moradia universitária para estudantes PEC-G – Ingressantes

Destacado

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG torna público o resultado preliminar do processo seletivo para a Chamada 08/2020 para hospedagem temporária na moradia universitária da UFMG para estudantes-convênio de graduação (PEC-G) – ingressantes.

Confira aqui.

Seleção de bolsistas para o Setor de Comunicação da DRI – Edital PFPC 38 /2020

Destacado

A Fundação Universitária Mendes Pimentel – Fump torna público que, no período de 2 a 13 de dezembro de 2020, estarão abertas as inscrições para seleção de candidatos para duas vagas de estágio não obrigatório (20 horas semanais), para atuação no Programa de Formação Profissional Complementar (PFPC) da Diretoria de Relações Internacionais – DRI, no Setor de Comunicação.

Requisitos:

Ser estudante de graduação da UFMG matriculados nos cursos de Letras, Comunicação Social, Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda;

Ser classificado socioeconomicamente pela Fump em um dos níveis I, II e III;

Estar matriculado e frequente, atestados pelo Colegiado do curso ao qual o estudante está vinculado.

 Atribuições:

Ter habilidade com produção de textos, para atuar como bolsista de redação/ jornalismo nas diversas atividades desenvolvidas pelo Setor de Comunicação da DRI.

As atividades do bolsista incluem atualização de conteúdo em website e divulgação em redes sociais, produção e editoração de texto para peças gráficas, informativos da DRI e para comunicação interna na DRI e UFMG.

Além disso, o bolsista realizará atendimento à imprensa e ao público, por e-mail, telefone e presencialmente, entre outras atividades.

É desejável que o bolsista possua conhecimento de inglês.

 Carga Horária: 20 horas semanais: uma vaga de 9h às 13h e outra vaga de 13h às 17h.

Para se inscrever, o/a interessado/a deverá enviar um e-mail para estagio@fump.ufmg.br, com o assunto: Estágio PFPC, anexando os seguintes documentos:

a) Currículo Vitae;

b) Justificativa pelo interesse na vaga.

 Confira o edital aqui.

Em caso de dúvidas referentes ao edital, favor enviar um e-mail para estagio@fump.ufmg.br.

Resultado da seleção para as disciplinas de Inglês para Fins Acadêmicos 2020/2

Destacado

O Setor de Proficiência Linguística da DRI e a Faculdade de Letras divulgam as listas dos alunos selecionados a cursarem as disciplinas de Inglês para Fins Acadêmicos 2020/2

 Lista parcial dos selecionados que enviaram o resultado do exame de proficiência.

Lista dos selecionados que fizeram o teste de nivelamento no dia 03/12/2020.

Lista de alunos que NÃO obtiveram nota mínima no teste de nivelamento.

Os alunos selecionados e alunos que já cursaram a disciplina anteriormente devem preencher o formulário de pré-matrícula até o dia 09 de dezembro, confirmando a pré-matrícula na disciplina. Os alunos de continuidade (alunos que foram aprovados em disciplinas do IFA anteriormente) terão prioridade em alocação nas turmas. Os demais alunos serão alocados por ordem de inscrição. O link do formulário de pré-matrícula será enviado por e-mail no dia 08 de dezembro de 2020, a partir das 09h00. Lembramos que as vagas são limitadas!

Primeira etapa:

Pré-matrícula via formulário online: de 08/12/2020 a 09/12/2020

Alunos que tenham participado do processo seletivo, sido classificados e não tenham recebido o formulário, favor entrar em contato com o Setor de Proficiência Linguística solicitando o link pelo e-mail: proficiencia@dri.ufmg.br

Segunda etapa:

Divulgação das listas de alunos selecionados e excedentes: dia 10/12/2020.

Terceira etapa (efetivação da matrícula):

Todos estudantes (graduação ou pós-graduação) deverão AGUARDAR por mais informações sobre a efetivação da matrícula. Por favor, NÃO entrem em contato com seu colegiado de graduação ou secretaria de pós-graduação no momento. Aguarde nossas orientações!

Divulgação do resultado final – Chamada 08/2020 – Processo seletivo para moradia universitária temporária para estudantes-convênio de graduação (PEC-G) – ingressantes

Destacado

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG torna público o resultado final do processo seletivo para a Chamada 08/2020 para hospedagem temporária na moradia universitária da UFMG para estudantes-convênio de graduação (PEC-G) – ingressantes.

Confira o resultado.

A RILP – Revista Internacional em Língua Portuguesa convida a comunidade científica para submissão de artigos

Destacado

Editada desde 1989, a RILP – Revista Internacional em Língua Portuguesa  é uma publicação interdisciplinar da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) que circula a nível nacional e internacional e fomenta o intercâmbio de conhecimento de todos os que na América, Europa e África falam português no seu quotidiano e se preocupam com a sua utilização e ensino.

Os próximos números da publicação RILP (edição de 2021) serão dedicados aos seguintes temas:

  • Comunicação e Política
  • Ensino da Língua Portuguesa

 A RILP – Revista Internacional em Língua Portuguesa convida a comunidade científica a submeter artigos, através da nossa plataforma de livre acesso (Open Journal System), até ao próximo dia 16 de Dezembro.

Website AULP: www.aulp.org

E-mail: rilp@aulp.org

Resultado da pré-matrícula para as disciplinas de Inglês para Fins Acadêmicos 2020/2

Destacado

O Setor de Proficiência Linguística da DRI divulga resultado dos estudantes selecionados que realizaram a pré-matrícula para as disciplinas de Inglês para Fins Acadêmicos 2020/2.

Entre os dias 10 e 17 de dezembro, o Setor de Proficiência Linguística da DRI solicitará aos colegiados que realizem a inclusão dos 25 primeiros estudantes, de graduação e pós-graduação, da lista de cada turma.

Deste modo, NÃO é necessário que os estudantes entrem em contato com seus colegiados de graduação ou secretaria de pós-graduação para solicitar a inclusão. Posteriormente, iremos enviar também um e-mail aos alunos solicitando que verifiquem no Moodle se o procedimento foi realizado.

Estudantes considerados excedentes poderão ser chamados em caso de desistências. A convocação também será feita por e-mail.

Webinar cancelado por motivo de doença – Aguarde nova divulgação do evento para janeiro/2021

Destacado

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI/UFMG) em parceria com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Deutscher Akademischer Austauschdienst – DAAD) e a Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (Deutsche Forschungsgemeinschaft – DFG), representados por Charlotte Steinke, leitora do DAAD na UFMG, e Christina Peters, representante da DFG para a América Latina, promovem evento: “Oportunidades e recursos para a colaboração com universidades alemãs”.

A Alemanha, com mais de 650.000 pesquisadores, por volta de 400 instituições de ensino superior e vários institutos de pesquisa de referência global, como os de Max Planck ou Fraunhofer, oferece muitas possibilidades de colaboração na pesquisa em todas as áreas de conhecimento.

 O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Deutscher Akademischer Austauschdienst – DAAD) e a Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (Deutsche Forschungsgemeinschaft – DFG), representados neste evento por Charlotte Steinke e Christina Peters, estão oferecendo serviços e informações para apoiar a colaboração entre pesquisadores alemães e pesquisadores do mundo inteiro.

Convidamos a comunidade acadêmica para uma apresentação desses recursos e fontes. Haverá também a oportunidade de conversar com as duas representantes.

Dia 16/12/2020, Quarta-feira, de 11h ao 12h30, pela plataforma Zoom

ID da reunião: 848 5853 2961

Senha de acesso: 247467

Café Intercultural promove palestra on-line sobre aspectos do SUS no contexto da Covid-19 para o estudante internacional

Destacado

Acontece no dia 28 de janeiro de 2021, às 16h (Brasília), palestra intitulada “Aspectos relevantes do SUS no atual contexto da COVID-19 para estudante internacional”, que será ministrada pelo estudante da UFMG, graduando de Medicina e participante do PEC-G,  Kutanda Mpanzo Kulumbu, de Angola.

A palestra tem como objetivo auxiliar, propagar e compartilhar informações sobre a saúde no Brasil em relação aos estudantes internacionais.

A programação faz parte da edição virtual do Café Intercultural, promovida pelo Setor de Acolhimento da DRI, que integra o projeto de extensão universitária “O Mundo na UFMG: Internacionalização em Casa”, com objetivo de proporcionar a interação dos estudantes neste período de distanciamento social e aulas remotas na UFMG.

A transmissão será pela plataforma Zoom e para participar é necessário fazer a inscrição no link: https://forms.gle/5MAN6pvjD3KJDsHbA

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2021 para fins de ACOLHIDA HUMANITÁRIA

Destacado

Divulgação de edital do processo seletivo 2021 para cursos presenciais de graduação da UFMG destinados a refugiados, asilados políticos, apátridas, portadores de visto temporário de acolhida humanitária, portadores de autorização de residência para fins de acolhida humanitária.

Leia atentamente o edital aqui.

Inscrições via Internet: de 8 de janeiro de 2021 até 25 de fevereiro de 2021

Mais informações no site da Copeve: https://www.ufmg.br/copeve

Inscrições para a Cátedra CALAS, rede de pesquisa sobre a América Latina, com o tema DEsigualdades.

Destacado

O Programa CALAS-IEAT, promovido pelo Centro Maria Sibylla Merian de Estudos Latino-americanos Avançados (CALAS) e pelo Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da Universidade Federal de Minas Gerais (IEAT/UFMG), visa apoiar pesquisadores que atuem no desenvolvimento de estudos sobre as crises da América Latina, a partir de problemas do presente, com foco em explorar perspectivas para o enfrentamento destes. Espera-se que os candidatos possam contribuir com o desenvolvimento de novos enfoques metodológicos e analíticos a partir de uma pesquisa transdisciplinar sobre o fenômeno da crise na América Latina, sobre os processos de transformação social que a acompanham e sobre o papel dos diferentes atores sociais.

O candidato selecionado terá uma bolsa de 3000 euros por mês, por até três meses, e passagem até Belo Horizonte, além de viagem a Guadalajara, sede da rede CALAS. É obrigatória a concordância de pesquisador da UFMG como anfitrião.

 Inscrições até 31 de janeiro de 2021.

Mais informações no link

Candidaturas para o Programa Mobilidade AULP

Destacado

Programa Mobilidade AULP – Associação das Universidades de Língua Portuguesa – é o primeiro programa de mobilidade acadêmica a abranger exclusivamente o intercâmbio de estudantes entre instituições dos países de língua oficial portuguesa e Macau (RAEM, China).

Os alunos que pretendem se inscrever têm até o dia 31 de dezembro de 2020.

Nos links seguintes é possível obter mais esclarecimentos sobre o programa e o registro de candidaturas:

Sessão de Formação e Esclarecimentos organizada pela AULP, no dia 9 de novembro, sobre o Programa Mobilidade AULP e as Bolsas PROCULTURA: Perguntas e respostas.

Vídeo promocional do Programa Mobilidade AULP

Tutorial – Explorar o site do Programa Mobilidade AULP

Tutorial – Como registar e candidatar-se ao Programa Mobilidade AULP

Mais informação em: www.mobilidade-aulp.org

Abertas as inscrições para o programa Studies of the U.S. Institutes for Student Leaders on Education and the Future of Work (SUSI)

Destacado

A Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil anunciam a abertura do prazo para inscrições para o programa Studies of the U.S. Institutes for Student Leaders on Education and the Future of Work (SUSI).

O programa SUSI for Student Leaders tem duração de cinco a seis semanas para alunos estrangeiros de graduação com idade entre 18 e 25 anos com objetivo de ampliar o conhecimento dos participantes sobre os Estados Unidos e suas habilidades de liderança.

Devido às incertezas causadas pela pandemia de COVID-19 em todo o mundo, o programa pode ser executado como um intercâmbio presencial ou de maneira 100% virtual com todas as atividades especificamente desenhadas para interação síncrona e assíncrona, de acordo com a capacidade e recursos tecnológicos da instituição organizadora e dos participantes selecionados. O Departamento de Educação e Cultura do Departamento de Estado determinará o formato a ser seguido na primavera de 2021 de acordo com a situação sanitária e de restrições de viagem relacionadas à pandemia no momento.

O programa será executado pela Foundation for International Understanding Through Students (FIUTS) da Universidade de Washington em Seattle.

Envie sua candidatura até 8 de janeiro de 2021 pelo formulário disponível no link.

As melhores candidaturas serão enviadas para o Departamento de Estado em Washington, que selecionará cinco participantes brasileiros para representar o Brasil no programa, que acontecerá no verão dos Estados Unidos.

Embaixada e Consulados entrarão em contato com alguns para agendar entrevistas virtuais e solicitar documentos adicionais, dia 22 de janeiro de 2021.

Ainda não há prazo para anúncio final dos participantes selecionados em razão do contexto pandêmico.

PANGEA – Programa de mestrado especializado em Paleontologia Aplicada abre segunda chamada para inscrições.

Destacado

A Faculdade de Ciência e Tecnologia, da Universidade de Lille, recebeu financiamento europeu da EACEA (Education, Audiovisual and Culture Executive Agency) para um Mestrado Conjunto Erasmus Mundus denominado PANGEA (PAleoNtology, GEoheritage & Applications), com objetivo educacional de qualificar os alunos a um nível de excelência em uma das três áreas de especialização das Ciências da Terra: Paleobiologia, Geoconservação e Paleontologia Aplicada.

O programa PANGEA é o primeiro e único Mestrado Conjunto Erasmus Mundus em Paleontologia de dois anos, distribuído pelas quatro universidades europeias do nosso consórcio: a Universidade de Lille, na França, a Universidade de Uppsala, na Suécia, a Universidade do Minho, em Portugal, e a Universidade Nacional e Kapodistrian de Atenas, na Grécia, que confere diplomas de mestrado de 120 créditos, projetado para atender à demanda internacional renovada por graduados qualificados com treinamento dedicado e experiência em paleontologia fundamental e aplicada.

Estudantes com formação em Ciências da Terra de todo o mundo podem se inscrever. Os bolsistas selecionados receberão apoio financeiro integral incluindo despesas com participações, despesas com viagens e auxílio mensal.

A segunda chamada para inscrições está aberta até o dia 21 de fevereiro.

Informações sobre os requisitos de elegibilidade, prazos de inscrição e cursos podem ser encontrados no site aqui.

Dúvidas:  master-pangea@univ-lille.fr

Venha participar de rodas de conversa on-line em alemão

Destacado

O Setor de Proficiência Linguística da DRI informa que Charlotte Steinke, leitora do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Deutscher Akademischer Austauschdienst – DAAD) e professora na Faculdade de Letras da UFMG, convida os membros da comunidade acadêmica a participarem de rodas de conversa on-line em alemão.

A iniciativa, organizada e conduzida por Charlotte Steinke, estimula os estudantes a aprimorarem suas habilidades em língua alemã. Podem participar estudantes que tenham proficiência linguística em alemão a partir do nível B1.2.

O primeiro encontro acontece na semana do dia 11 de janeiro de 2021, os dias e horários serão definidos de acordo com a disponibilidade dos interessados.

Preencha o formulário de interesse em participar das rodas de conversa em alemão aqui, indicando sua disponibilidade.

Chamada para a Escola de Verão da Universidade Nacional de Córdoba.

Destacado

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG está recebendo, até o dia 20 de janeiro, inscrições para a chamada 001-2021 que selecionará um estudante de graduação ou pós-graduação da UFMG interessado em obter uma vaga na Escola de Verão da Universidade Nacional de Córdoba, promovida por meio da Associação de Universidades do Grupo Montevideo (AUGM).

A oportunidade é destinada ao curso Proteção de Invenções no Campo Científico Acadêmico. O curso é integralmente online e têm duração de uma semana, em fevereiro de 2021. Mais informações podem ser encontradas na página do curso.

Critérios de participação disponíveis aqui.

Ficha de Inscrição

Contato: redes@dri.ufmg.br

O Instituto de Equidade em Saúde da Universidade Chinesa de Hong Kong (CUHK) promove webinário sobre “O papel do setor privado e a equidade no acesso aos cuidados na saúde na parceria público-privada.”

Destacado

Este webinário tem o objetivo de trazer luz em como o setor privado pode ser aproveitado para aliviar a crescente demanda por serviços públicos de saúde e para ajudar a alcançar a cobertura universal de saúde. Os palestrantes discutirão essas questões no contexto de um sistema de saúde misto público-privado de uma perspectiva regional.

Data: 18 de janeiro de 2021

Horário: 5:30pm – 7:00pm (Hong Kong time, GTM +8)

Palestrante: Prof. E.K. Yeoh, Centro para Sistemas de Saúde e Pesquisa de Política, CUHK e Prof. Chiu Wan Ng, Departamento de Medicina Social e Preventiva, Universidade da Malaya.

Ministrado em língua inglesa

Registro Gratuito

As inscrições serão encerradas em 17 de janeiro de 2021 (horário de HK, GMT + 8). São todos bem-vindos.

Plataforma: O webinar será conduzido via ZOOM (inglês). Após o registro, um e-mail de confirmação será enviado aos inscritos, contendo o ID da reunião e a senha.

Mais detalhes no site.

Contato: cuihewebinar@cuhk.edu.hk

O Instituto de Estudos da Ásia-Pacífico de Hong Kong da Universidade Chinesa de Hong Kong (CUHK) promove webinário: “Repensando a educação na época do COVID-19.”

Destacado

Os palestrantes compartilharão suas experiências e pesquisas em Hong Kong e explorarão as seguintes questões:

• Quais são os problemas da educação online durante a pandemia?

• Como os alunos, pais e professores estão respondendo a esses desafios?

• Como podemos enfrentar os desafios, repensar a educação e moldar o futuro?

Data: 18 de janeiro de 2021

Horário: 11:00am-12:15pm (horário de Hong Kong, GMT+8)

Palestrantes: Prof. Thomas Chiu, Departamento de Currículo e Instrução e Prof. Catherine McBride, Departamento de Psicologia, CUHK.

Ministrado em língua inglesa

Inscrição Gratuita

As inscrições serão encerradas em 17 de janeiro de 2021, às 16h30 (horário de HK). São todos bem-vindos.

Plataforma: O webinário será conduzido via ZOOM (inglês). Após o registro, um e-mail de confirmação contendo o ID da reunião e a senha será enviado aos inscritos.

Mais detalhes no site.

Contato: cuihewebinar@cuhk.edu.hk

UFMG abre 77 vagas para refugiados em seus cursos de graduação.

Destacado

As vagas são destinadas para estrangeiros em situação de vulnerabilidade, como refugiados, asilados políticos, apátridas, portadores de visto temporário ou de autorização de residência para fins de acolhida humanitária e outros imigrantes beneficiários de políticas do governo brasileiro. Enquadram-se também nessa condição o cônjuge, os ascendentes e descendentes, assim como os demais membros do grupo familiar que dependem economicamente do refugiado, desde que se encontrem no Brasil.

A inscrição no processo seletivo deve ser feita exclusivamente pela internet e para um único curso de graduação, na página eletrônica da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve), do dia 8 de janeiro a 25 de fevereiro de 2021. Os candidatos serão selecionados por meio do Enem.

Confira todas as informações na página da UFMG.

Abertas as inscrições para bolsa Victor Hugo 2021-2022 na Université de Franche-Comté (UFC)

Destacado

A Université de Franche-Comté (UFC) abre processo seletivo para a Bolsa Victor Hugo 2021-2022, destinada a estudantes da América Latina (América Central, América do Sul e Caribe, espanhol e português) e Haiti.  Os beneficiários terão a oportunidade de estudar por um ano (2021-2022), em um programa de mestrado ministrado pela UFC.

São critérios para candidatura:

  • Possuir nacionalidade de um país da América Latina de língua espanhola ou portuguesa, ou do Haiti e morar em um destes países no momento da candidatura;
  • Ter menos de 35 anos no momento da inscrição e durante o ano letivo no UFC;
  • Possuir pelo menos um diploma de graduação ou equivalente reconhecido pela França;
  • Estar matriculado na universidade no país de residência, no momento da inscrição, em um curso ministrado por uma universidade parceira da UFC.·

Aos aprovados, são garantidos os seguintes benefícios:

  • Taxas de inscrição;
  • Alojamento individual universitário;
  • Duas refeições diárias no restaurante universitário;
  • Assinatura do serviço de internet durante 12 meses;
  • Curso intensivo de francês com duração de dois meses (julho e agosto) no CLA – Centre de Linguistique Appliquée de l’Université de Franche-Comté.

O procedimento de candidatura será feito através da universidade parceira, de forma que os alunos deverão encaminhar a documentação à DRI para que seja posteriormente enviada à Université de Franche-Comté. A data-limite para as inscrições será até o dia 25 de fevereiro de 2021 pelo e-mail programas@dri.ufmg.br, em PDF único, cabendo destacar que, devido ao novo modelo do programa, somente serão enviadas as 5 (cinco) primeiras candidaturas completas.

Para dúvidas e esclarecimentos: dri@univ-fcomte.fr
Mais informações disponíveis no documento ou no site da Campus France.

O Desafio de Genebra 2021: Os desafios da gestão de crises

Destacado

O projeto  visa encorajar a análise interdisciplinar de resolução de problemas entre alunos de mestrado, de todos os programas acadêmicos e de qualquer lugar do mundo para fornecer recomendações estratégicas úteis, sobre o avanço do desenvolvimento humano no âmbito de um tópico relevante.

Este ano, os alunos são convidados a desenvolver propostas baseadas em análises sobre “Os desafios da gestão de crises”.

Requisitos:

Equipes de 3-5 alunos de mestrado devem enviar uma proposta de 8.000 palavras:

• identificar um desafio decorrente da gestão de crises;

• construir uma análise interdisciplinar sobre como isso afeta diferentes aspectos do desenvolvimento em um contexto específico (mas transponível);

• propor inovação nos níveis de política, prática, processo ou tecnologia, transformando o desafio em oportunidade de desenvolvimento.

Inscrições encerradas em 22 de março de 2021

Submissão da proposta: até 12 de julho de 2021

Dúvidas e orientações no link:

E-mail: geneva.challenge@graduateinstitute.ch

Writing strategies: Workshop de escrita de textos acadêmicos em língua inglesa

Destacado

O Núcleo de Auto-Instrução em Língua Inglesa (NAILI) da Faculdade de Letras (FALE), com apoio do Setor de Proficiência Linguística da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG, oferece no dia 03 de fevereiro de 2021, das 16h30 às 18h30, via Zoom, o workshop Writing Strategies.

O objetivo principal é ensinar aos alunos estratégias práticas a serem aplicadas na escrita de textos argumentativos no geral. Serão trabalhados pontos como elementos essenciais do texto, elaboração e organização da lógica argumentativa e estrutura de parágrafos dentro das convenções da escrita acadêmica em inglês.

Neste workshop, os participantes serão auxiliados durante o processo de elaboração de um texto argumentativo, oferecendo feedback imediato e atendendo demandas individuais. Por esse motivo, o workshop terá duração de 2 horas e oferecerá 10 vagas!

Interessadas e interessados podem se inscrever acessando a página “Workshops” no site do NAILI ou clicando aqui até o dia 28 de janeiro de 2021.

AUGM lança programa piloto de mobilidade virtual para estudantes de graduação

Destacado

Visando manter a contínua internacionalização do ensino superior na América do Sul, a Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM) inicia, neste semestre, o piloto de mobilidade virtual para estudantes de graduação das instituições afiliadas. O projeto possibilita aos estudantes participantes a realização de disciplinas de maneira virtual nas universidades parceiras.

Cada estudante poderá realizar até duas disciplinas, e em até duas universidades de destino. Para se candidatar é preciso preencher o Formulário de Postulação e encaminhá-lo ao responsável do programa nas universidades parceiras. Um formulário será necessário para cada disciplina de interesse do discente. A participação não criará qualquer obstáculo ou impedimento para continuar as atividades acadêmicas na UFMG.

Durante o processo de seleção do programa, as coordenações do programa informarão as vagas disponíveis e os alunos selecionados, conforme definido em regulamento. As inscrições serão feitas até o dia 8 de fevereiro, e a confirmação dos selecionados será divulgada a partir do dia 19 do mesmo mês. Os cursos terão início após o dia 22 de fevereiro.

Ao fim da mobilidade, será oferecido Certificado de Notas com garantia da concessão do pleno reconhecimento acadêmico dos estudos realizados nas universidades de destino.

Regulamento.

Guia de Postulação para as vagas disponíveis.

Formulário Postulação.

Dúvidas devem ser encaminhadas para augm@dri.ufmg.br

Inscrições abertas para a Bolsa Mérito 2021.1

Destacado

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) divulga o edital de convocação para a Bolsa Mérito 2021/1, concedida aos estudantes-convênio do PEC-G que demonstrem aproveitamento acadêmico excepcional.

Além do auxílio financeiro, concedido conforme o Edital, os beneficiários fazem jus, ainda, à passagem aérea de retorno ao país de origem, quando da conclusão do curso.

Os estudantes interessados deverão acessar o link e ler atentamente o edital.

As candidaturas deverão ser enviadas impreterivelmente até o dia 18 de fevereiro de 2021, da seguinte forma:

1 – Reunir todos os documentos em um único arquivo pdf, conforme Edital;

2 – Escrever no assunto do e-mail: BOLSA MÉRITO 2021/1;

3 – Enviar para intercambios@dri.ufmg.br

Termo de compromisso;

Formulário de pedido de bolsa mérito;

Modelo;

Preenchimento incorreto implica desclassificação. Veja aqui.

Ressaltamos que a documentação apresentada é de responsabilidade exclusiva do(a) candidato(a). Candidaturas recebidas após a data informada não serão encaminhadas para avaliação.

Todo o processo de seleção da Bolsa Mérito deverá ser acompanhado no site da Divisão de Temas Educacionais (DCE) do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Chamada Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior – PROMISAES 2021 – Estudantes do PEC-G (Veteranos)

Destacado

A Diretoria de Relações Internacionais torna pública a Chamada 02/2021 para o auxílio Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (PROMISAES).

O auxílio visa apoiar estudantes estrangeiros vinculados ao Programa de Estudantes Convênio de Graduação (PEC-G).

Inscrições no período de 25 a 29 de janeiro de 2021.

CHAMADA N° 02/2021

Termo de compromisso

English Conversation Club – Online Edition

Destacado

A Faculdade de Letras, em parceria com o Setor de Proficiência Linguística da DRI, convida os membros da comunidade acadêmica a participarem das edições on-line do English Conversation Club.

A iniciativa estimula os estudantes a aprimorarem suas habilidades em língua inglesa, oferecendo encontros sobre temas diversos, conduzidos por bolsistas das disciplinas de Inglês para Fins Acadêmicos e alunas do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos na Faculdade de Letras da UFMG. As apresentações serão em inglês. Todos os níveis de proficiência são bem-vindos.

Confira a programação e confirme sua participação no formulário disponível aqui. Os interessados receberão, por e-mail, o link para o Conversation Club com um dia de antecedência ao evento, que acontecerá via Zoom.

Convocatória de Becas Grupo Tordesillas-Fundación Carolina

Destacado

A partir de  24 de janeiro de 2021, inicia o prazo para inscrições das bolsas do Grupo Tordesilhas e da Fundação Carolina que  financiam em conjunto: estadias de curta duração de pesquisa para professores doutores das universidades brasileiras e portuguesas do Grupo Tordesilhas, visando como destino as universidades espanholas do Grupo Tordesilhas.

A documentação para se candidatar à bolsa deve ser enviada para o e-mail: gtordesillas.secretaria@uva.es, pois o Grupo Tordesilhas é o único que pode inscrever candidatos no site da Fundação Carolina.

Os professores interessados devem ler a convocatória  e seguir os seguintes passos para candidatura à bolsa Grupo Tordesillas-Fundación Carolina:

Escreva para o e-mail: gtordesillas.secretaria@uva.es, enviando os seguintes dados:

Nome e sobrenome do professor solicitante da bolsa;

E-mail;

Cópia digitalizada do documento de identidade (passaporte);

Cópia digitalizada do seu doutorado;

Universidade onde você trabalha como professor e cópia digitalizada de um documento que atesta que você é professor dessa universidade;

Universidade espanhola em que se pretende fazer a estada e carta de aceitação dessa instituição, informando o número de meses de duração da estadia.

Após o envio dos dados e documentos, o Grupo Tordesilhas validará a sua candidatura e você receberá um e-mail automático com uma senha pessoal e instruções para acessar e preencher o formulário de candidatura à bolsa no site da Fundação Carolina.

Na fase 2, as dúvidas devem ser enviadas para o e-mail: mobiletordesillas_2021@fundacioncarolina.es

O prazo de inscrição permanecerá  aberto até 5 de abril.

.

Fernando Jayme, professor na Faculdade de Direito da UFMG, participa do Programa Escala Docente

Destacado

Fernando Jayme, professor vinculado ao Departamento de Direito e Processo Civil e Comercial da Faculdade de Direito da UFMG, participou do Programa Escala Docente, cujo edital é divulgado anualmente pela Diretoria de Relações Internacionais, e tem o objetivo de promover a mobilidade de docentes das universidades latino-americanas do Grupo Montevidéu (AUGM).

O professor escolheu a Universidad Nacional de Tucumã, na Argentina, onde esteve durante quinze dias. Entre as várias ações desenvolvidas, atuou em uma série de atividades acadêmicas, como tarefas conjuntas de Extensão e Pesquisa, congressos, seminários de pós-graduação sobre “novas formas de transporte integrado em cidades sustentáveis” e o “Ensino de Direito pelo Método do Caso”, para professores universitários e graduados em geral. Além de Workshops sobre “Estudo do Direito dos Transportes com casos práticos elaborados a partir das novas reformas do Código Civil e Comercial da República Argentina”, e a participação nas disciplinas relacionadas ao tema proposto, com o objetivo de observar o método de ensino e o estudo de Direito Comparado.

Concluiu, mencionando a importância da aproximação entre as instituições, que neste caso, em razão das semelhanças entre os povos, também compartilham alguns problemas, o que proporciona a possibilidade no desenvolvimento de vários projetos.

Os docentes interessados em participar do programa Escala Docente devem ficar atentos ao site da DRI, onde é divulgado o edital anualmente.

 Mais informações dos editais anteriores podem ser consultadas aqui.

Dia 3 de fevereiro, às 10h: UFMG apresenta resultados do Programa Arqueológico Brasileiro no Egito

Destacado

Em conferência que será transmitida pelo canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) na plataforma Youtube, o professor do Departamento de Antropologia e Arqueologia da UFMG José Roberto Pellini, que coordena o Programa Brasileiro Arqueológico no Egito, vai apresentar os trabalhos que o grupo tem desenvolvido na cidade de Luxor, sobretudo os relacionados à Tumba Tebana TT123.

O projeto, que neste ano completa cinco anos de escavações em Luxor, é a primeira missão arqueológica egípcia chefiada por um brasileiro e por uma universidade do país. A iniciativa também reúne pesquisadores da Universidade Nacional de Córdoba (UNC), da Argentina, e do Centro de Documentação do Ministério de Antiguidades do Egito.

Entre os resultados das escavações que serão apresentados na conferência, estão a descoberta de artefato que os pesquisadores acreditam ser uma câmara funerária, além de 14 múmias e vários objetos.

Também participarão do evento o embaixador do Brasil no Egito, Antônio de Aguiar Patriota, e a reitora Sandra Regina Goulart Almeida.

Fonte: ufmg.br

Fabiana Böhm, professora na Universidade Nacional de Cuyo, participa do Programa Escala Docente

Destacado

Fabiana Böhm Carrer, da Universidade Nacional de Cuyo – UNCUYO, participou do Programa Escala Docente, cujo edital é divulgado anualmente pela Diretoria de Relações Internacionais, e tem o objetivo de promover a mobilidade de docentes das universidades latino-americanas do Grupo Montevidéu (AUGM).

A professora escolheu a Faculdade de Educação da UFMG e contou com ajuda de custo para cobrir as despesas com passagem, diárias de hospedagem e alimentação.

Em relação ao projeto proposto, participou de seminários com a equipe de investigação, de audiências e de reuniões em unidades prisionais. Ressaltou o treinamento pessoal e o aprendizado por meio da experiência com a equipe de pesquisadores, relação que se mantêm, possibilitando espaços de comunicação, convocatórias, seminários e intercâmbios virtuais durante 2020, e com expectativas de novos encontros e planos futuros.

Por fim, destacou a dedicação da equipe e sugeriu uma proposta um tour pela UFMG e suas dependências, bem como apoio na divulgação e convocação de atividades de mobilidade.

Os docentes interessados em participar do programa Escala Docente devem ficar atentos ao site da DRI, onde é divulgado o edital anualmente.

 Mais informações dos editais anteriores podem ser consultadas aqui.

2ª Chamada para candidaturas ao programa EPFLglobaLeaders no Instituto Federal Suíço de Tecnologia em Lausanne – EPFL

Destacado

A EPFLglobalLeaders é um novo programa internacional de bolsas de doutorado que financia pesquisadores, auxiliando-os no desenvolvimento de suas capacidades de liderança, visando as transições da sociedade para o desenvolvimento sustentável. Quarenta e oito doutorandos serão beneficiados por um programa de treinamento multifacetado, incluindo um destacamento no setor não acadêmico. Eles serão inscritos em um dos 21 programas de doutorado da EPFL.

A EPFLglobalLeaders conta com a colaboração de setores de fora da academia, garantindo o contato dos bolsistas com as oportunidades externas. A pesquisa deve ser conduzida nos campi da EPFL em Lausanne, Genebra, Neuchâtel, Valais ou Friburgo, na Suíça.

A segunda chamada para inscrições estará aberta de 1 de fevereiro a 15 de abril de 2021.

Chamada para o programa.

Critérios de admissão aqui.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o escritório de pesquisas da EPFL pelo e-mail: research@epfl.ch

Café Intercultural promove palestra sobre o Edital Unificado

Destacado

Acontece no dia 25 de fevereiro de 2021, às 15h (Brasília), palestra intitulada “Dicas e estratégias para se preparar para o edital unificado”, que será ministrada por João Victor Pessoa Rocha, estudante do curso de Letras da UFMG e também estagiário no CENEX-FALE e ex-bolsista da DRI/UFMG.

O objetivo da palestra é conversar sobre como fazer um planejamento, a fim de conseguir uma boa pontuação no Edital Unificado, em relação à proficiência, aos certificados e ao edital em si.

Essa programação faz parte da edição virtual do Café Intercultural, promovida pelo Setor de Acolhimento da DRI, que integra o projeto de extensão universitária “O Mundo na UFMG: Internacionalização em Casa”, a fim de proporcionar a interação dos estudantes neste período de distanciamento social e aulas remotas na UFMG.

A transmissão será pela plataforma Zoom e para participar é necessário fazer a inscrição no link.

 Contato: acolhimento@dri.ufmg.br

Universidade de Valladolid e o Banco Santander lançam dois editais de bolsa

Destacado

A Universidade de Valladolid e o Banco Santander lançam dois editais de bolsa para a realização de estudos de mestrado universitário oficial, com prioridade para a nacionalidade brasileira.

primeira chamada oferece 30 bolsas e tanto homens quanto mulheres podem se inscrever;

segunda convocatória (Stem Women) oferece 20 bolsas e é voltada exclusivamente para mulheres.

Nos arquivos anexados você encontrará todas as informações detalhadas.

As inscrições podem ser feitas até às 11h (Central Europian time – CET)  do dia 22 de fevereiro de 2021, por meio dos sites dos  programas:

Programa de Becas Iberoamérica+Asia

Programa de Becas Stem Women UVA – Santander Iberoamérica+Asia

.

DRI/UFMG promove evento “Oportunidades e recursos para a colaboração com universidades alemãs”

Destacado

A Diretoria de Relações Internacionais da UFMG promove o evento: “Oportunidades e recursos para a colaboração com universidades alemãs”, conduzido por Charlotte Steinke, leitora do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Deutscher Akademischer Austauschdienst – DAAD),  e tendo como convidada Christina Peters, diretora do escritório da Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (Deutsche Forschungsgemeinschaft – DFG) para a América Latina.

A Alemanha, com mais de 650.000 pesquisadores, por volta de 400 instituições de ensino superior e vários institutos de pesquisa de referência global, como os de Max Planck ou Fraunhofer, oferece muitas possibilidades de colaboração entre pesquisadores alemães e pesquisadores do mundo inteiro, em todas as áreas de conhecimento.

Convidamos a comunidade acadêmica para assistir a uma apresentação sobre o sistema de pesquisa na Alemanha, possibilidades para achar pesquisadores para colaborações e recursos de apoio à pesquisa. Haverá também a oportunidade de conversar com as duas representantes e tirar dúvidas.

Dia 24/02/2021, das 10h às 11h30, pela plataforma Zoom.

ID da reunião: 843 3968 6874

Senha de acesso: 801280

.

Contratação de orientador para estudos nos EUA para atuar no Centro de Orientação Educacional do EducationUSA na UFMG.

Destacado

O Escritório da Embaixada dos EUA em Belo Horizonte está contratando um orientador para estudos nos EUA, para atuar no Centro de Orientação Educacional do EducationUSA na UFMG, até dezembro de 2021. A implantação do Centro de Orientação Educacional do EducationUSA na UFMG é fruto de parceria com o Escritório da Embaixada dos EUA em Belo Horizonte,  liderada pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI).

O EducationUSA é a fonte oficial de informações do Departamento de Estado sobre os estudos nos EUA. Trata-se de uma rede global de mais de 430 centros de orientação para estudantes internacionais em mais de 178 países e territórios, administrada e apoiada pelo Bureau de Assuntos Educacionais e Culturais (ECA), com o objetivo de promover o ensino superior dos EUA globalmente.

O Brasil possui a maior rede de Centros de Orientação EducationUSA do mundo. São 40 escritórios no Brasil, três deles em Minas Gerais, nas cidades de Belo Horizonte, Juiz de Fora e Uberaba.

Além de ser a fonte oficial de informações sobre os estudos nos EUA, o EducationUSA é responsável por organizar feiras anuais de universidades americanas no Brasil.

Mais detalhes sobre a vaga aqui.

Prazo para inscrição: 24 de fevereiro de 2021.

Aula Inaugural da Formação Transversal em Estudos Internacionais – FTEI

Destacado

A Diretoria de Relações Internacionais da UFMG, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG, promoverá, dia 26 de fevereiro de 2021, às 14h, a aula inaugural da Formação Transversal em Estudos Internacionais com a apresentação intitulada “A União Europeia ante a COVID-19: Acordo Verde, autonomia estratégica e renascimento geopolítico”, ministrada pelo professor José Antonio Sanahuja, da Fundação Carolina e Universidade Complutense de Madrid.

José Antonio Sanahuja é professor de Relações Internacionais da Universidade Complutense de Madrid e da Escola Diplomática da Espanha. Diretor da Fundação Carolina e assessor especial para a América Latina e Caribe do Alto Representante da União Europeia para a Política Externa e de Segurança, Josep Borrell (ad honorem). Foi investigador do Instituto Complutense de Estudos Internacionais (ICEI) e Robert Schuman Fellow do Instituto Universitário Europeu de Florença.

* A palestra será em língua espanhola. Não haverá tradução simultânea.

Transmissão pelo canal da DRI/UFMG no youtube.

.

Orientações sobre programas de mobilidade internacional – Edital Unificado DRI 004/2019

Destacado

De acordo com Portaria UFMG Nº 1819, de 18/03/2020, e Ofício Circular Nº 6/2020/GAB-REI-UFMG, de 01/04/2020, houve suspensão, por tempo indeterminado, dos programas de mobilidade nacional e internacional de estudantes de graduação da UFMG.

Por meio do Ofício Nº 84/2020/DRI-DIR-UFMG, de 16/09/2020, a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) informou sobre a “expectativa de restabelecer os trâmites usuais no segundo semestre letivo de 2021”. Assim, os estudantes de graduação selecionados, por meio do Edital Unificado DRI 004/2019,  para participação de programas de mobilidade internacional teriam a possibilidade de iniciar o programa de mobilidade internacional, desde que fossem observados “os protocolos de biossegurança  e a própria viabilidade jurídica dessas operações”.

Dessa forma, informamos que:

  • de acordo com item 2.1.1 do Edital supracitado, para participação em programa de mobilidade internacional, o estudante de graduação deve “possuir vínculo ativo com a UFMG (…) durante o período de mobilidade”. Assim, caso seja confirmada a possibilidade de realização dos programas de mobilidade internacional em questão, no segundo período letivo de 2021, é vedada a participação de estudantes de graduação que tenham integralizado todos os créditos necessários para conclusão do seu curso antes do início do referido programa;

  • em conformidade com art. 48 das Normas Gerais de Graduação, caso seja confirmada a possibilidade de realização dos programas de mobilidade internacional em questão, no segundo período letivo de 2021, é necessário que, antes do início do referido programa, reste ao estudante integralizar, no mínimo, uma carga horária referente à exigida nos itens 9.1.6 e 9.1.7 do Edital para a conclusão do curso. Assim, caso tenha desempenho acadêmico satisfatório durante o período de intercâmbio, os créditos cursados no exterior, de acordo com Plano de Atividades aprovado pelo Colegiado de referência, serão usados para integralizar a carga horária que resta para conclusão do seu curso ou parte dela. Caso os créditos cursados no exterior sejam, por meio de aproveitamento de estudos, suficientes para conclusão do curso, não será exigido que o estudante permaneça matriculado em atividades acadêmicas curriculares durante o período letivo subsequente à sua data de retorno.

  • caso não seja confirmada a possibilidade de realização dos programas de mobilidade internacional a partir do segundo período letivo de 2021, em conformidade com o prazo de validade do Edital definido nos seus itens 15.1 e 17.1, os referidos estudantes seriam desclassificados devido ao término da vigência do Edital.

Colocando-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos, apresentamos-lhe nossos cumprimentos.

Webinário sobre as bolsas do programa British Council Scholarships for Women in STEM

Destacado

O British Council convida você para participar de uma série de transmissões ao vivo via Facebook, em parceria com as instituições que fazem parte da bolsa do programa Scholarships for Women in STEM.

As lives acontecem de 22 de fevereiro a 25 de fevereiro, às 14h (horário de Brasília).

Eventos:
22 de fevereiro

  • Imperial College London

  • Bangor University

23 de fevereiro

  • University of Bristol

  • University of Wolverhampton

24 de fevereiro

  • University of York

  • Robert Gordon University

25 de fevereiro

  • Durham University

  • Cranfield University

Não perca a oportunidade de dialogar diretamente com as universidades que fazem parte das British Council Scholarships for Women in STEM.

Vídeo sobre o programa.

Vídeo sob

Bolsas de Master 2 e de doutorado em cotutela cofinanciada

Destacado

A Embaixada da França no Brasil lança duas iniciativas com o objetivo de fomentar de forma contínua a cooperação científica entre o Brasil e a França:

Voltada aos estudantes já admitidos no segundo ano do Master em universidades francesas, a bolsa propõe uma ajuda de custo parcial para os seis primeiros meses do ano letivo, entre outros benefícios.

Informações no  siteInstagram e Facebook.

Incentiva a política de formação doutoral e oferece suporte às equipes brasileiras e francesas de pesquisa. Os projetos aprovados receberão um subsídio de cofinanciamento para estadias na França por um período de seis meses por ano durante, no máximo, os três últimos anos do doutorado.

Orientações no  site, Instagram e Facebook.

As dúvidas podem ser enviadas para o  e-mail:  bolsasbienvenue@campusfrancebrasil.com.br

Webinário DRI: “Corpos inscritos, vacina e história”

Destacado

A Diretoria de Relações Internacionais promoverá, no dia 3 de março, às 10h, o debate intitulado ”Corpos inscritos, vacina e história”, que terá como coordenador o professor Dawisson Belém Lopes, diretor-adjunto de Relações Internacionais da UFMG, e contará com os participantes:

  • Ana Maria Caetano de Faria, professora titular do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. Graduada em Medicina e mestre em microbiologia (UFMG), com doutorado em Imunologia (USP);
  • Luiz Oswaldo Carneiro Rodrigues (Lor), professor titular da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG. Graduado em Medicina, mestre em Fisiologia e Farmacologia (UFMG). Doutor em Biologia Molecular;
  • Myriam Bahia Lopes, professora associada na Escola de Arquitetura da UFMG. Graduação e mestrado em História (Unicamp) e doutorado em História (Université Paris 7).

Transmissão ao vivo pelo canal do youtube da DRI/UFMG

Abertas as inscrições para o Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP) – 2021-2022

Destacado

A Diretoria de Relações Internacionais da UFMG informa que está aberto o período de envio de candidaturas para o programa do governo canadense ELAP (Emerging Leaders in the Americas Program).

Destinado a estudantes de graduação e pós-graduação, o ELAP concede bolsas para mobilidade acadêmica no Canadá a estudantes da América Latina. As informações completas podem ser encontradas no site oficial do programa.

Para alunos de graduação, o programa exige a existência de pelo menos um acordo de cooperação (ou Memorandum of Understanding) válido entre a universidade de destino e a UFMG. No entanto, para a pós-graduação esta exigência não é obrigatória. É de responsabilidade do estudante se informar sobre os procedimentos de candidatura para as universidades do programa, visto que cada instituição possui trâmites e requisitos próprios.

Ressaltamos que, caso a universidade de destino solicite uma nomeação por meio de convênio de intercâmbio vigente, essa nomeação só será concedida aos estudantes alocados no Edital Unificado. Assim a nomeação será realizada apenas para a universidade na qual o aluno já estiver alocado no âmbito do Edital Unificado. A lista das instituições conveniadas com a UFMG e os tipos de convênio podem ser acessados no site da DRI. 

Para se inscrever:

As solicitações de participação referentes ao programa deverão ser feitas por meio de formulário eletrônico contendo os seguintes documentos em PDF único:

  • Comprovante de matrícula;
  • Carta de intenções (Letter of intent);
  • Carta de apoio (Letter of Support) de um representante acadêmico da UFMG;
  • Passaporte (Proof of citizenship): algumas universidades aceitam a identidade;
  • Carta convite (Letter of Support) de um professor orientador (para mobilidades de pesquisa);
  • Termo de privacidade (Privacy notice statement):  disponível aqui.

Sem estes documentos, a aplicação não poderá ser realizada.

Caso o estudante deseje realizar uma mobilidade de pesquisa para alguma universidade que não é parceira da UFMG, o aluno deverá também encaminhar as orientações de candidatura e contato da universidade de destino para programas@dri.ufmg,br.

Estudantes que desejam se candidatar a mais de uma universidade deverão preencher um formulário para cada candidatura. Formulários com dados e/ou documentação faltante ou incorretos serão desconsiderados. Apenas o último preenchimento será considerado, caso o formulário seja preenchido mais de uma vez pelo aluno, para uma mesma universidade.

Após o recebimento do formulário, a DRI entrará em contato com a universidade de interesse do estudante para análise da solicitação. Algumas universidades exigem procedimentos e documentos adicionais aos já requeridos. Frisamos que é de responsabilidade do estudante se informar sobre os procedimentos de candidatura para as universidades do programa, assim como verificar se está enquadrado nos requisitos para recebimento da bolsa.

Nos casos em que a universidade limitar o número de indicações da UFMG, serão indicados os primeiros estudantes que solicitarem, de maneira completa, a aplicação para essa universidade.

Reforçamos que não serão emitidas declarações ou cartas caso não sejam entregues todas as informações e documentos solicitados, e que, embora o programa tenha prazo de término em março de 2021, várias universidades encerram suas nomeações bem antes dessa data.

Dúvidas devem ser encaminhadas a programas@dri.ufmg.br .

Café Intercultural promove palestra com dicas e estratégias para se preparar para o Edital Unificado

Destacado

Aconteceu, no dia 24 de fevereiro, às 18h30, a palestra intitulada “Dicas e estratégias para se preparar para o edital unificado”, apresentada pelo estudante João Victor Pessoa Rocha, aluno do curso de Letras da UFMG e ex-bolsista da DRI. O evento foi promovido pela edição virtual do Café Intercultural, organizado pela servidora Elaine Parreiras, responsável pelo Setor de Acolhimento da DRI, e contou com um grande quórum de estudantes interessados nas oportunidades de mobilidade estudantil promovidas pela diretoria.

Na ocasião, João iniciou com uma retrospectiva sobre os editais unificados gerenciados pela DRI, centrando sua fala em dicas que podem ajudar os estudantes na conquista da vaga de mobilidade. De um modo geral, ele chamou a atenção dos ouvintes para a importância de se ler, por completo, o Edital da edição do programa para a qual o candidato irá se inscrever, observando os requisitos de inscrição, bem como as diferentes fases propostas para a seleção. Além disso, pontuou a importância de conhecer os editais anteriores, a partir dos quais os interessados pela mobilidade podem tomar como base os critérios de avaliação.

O estudante e ex-bolsista da DRI comentou também sobre a importância da participação em atividades extracurriculares de ensino, pesquisa, extensão e participação em eventos. Com esses certificados de participação, os candidatos aos programas de mobilidade receberão pontos de acordo com os critérios do edital. Além disso, comprovações de publicações em periódicos, atividades profissionais correlatas ao curso e trabalho voluntário também podem ser utilizadas no processo seletivo. Dessa forma, é importante guardar toda documentação comprobatória adquirida em atividades paralelas ao curso de graduação.

Outro tópico debatido foi sobre a prova de proficiência. Para concorrer a vagas em países onde a língua oficial não é a Língua Portuguesa, os candidatos devem providenciar um certificado de proficiência na língua exigida pela instituição para a qual desejam ser alocados, e observar também em quais línguas as disciplinas são ministradas. Em seguida, João ponderou sobre a importância de se pesquisar os lugares de realização da mobilidade, a fim de planejar os gastos com a viagem, estadia e alimentação. Informações a respeito de possíveis auxílios de universidades estrangeiras e certificados de proficiência requeridos podem ser verificados nos arquivos de “Ofertas de vagas”, disponibilizados pela DRI. Para conferir a oferta referente ao Edital Unificado de 2019/2020, clique AQUI.

Concluindo a apresentação, o estudante apresentou um esquema de cinco perguntas para facilitar a escolha da universidade de destino, que pode ser conferido nos slide AQUI. Tais perguntas têm o objetivo de conciliar o desejo do candidato com suas possibilidades. Assim, pautada numa ordem lógica, a escolha dos destinos poderá ser feita da melhor maneira possível.

Ao final da apresentação, a servidora Elaine Parreiras, com a ajuda dos estagiários do Setor de Acolhimento da DRI, abriu para as perguntas dos ouvintes. Após algumas perguntas, a servidora Luciane Novaes, do Setor de Mobilidade Internacional, reiterou a importância da leitura completa do Edital Unificado, tendo como base as edições anteriores. Dessa forma, os estudantes interessados poderão conhecer, de maneira geral, o funcionamento do processo seletivo e realizar suas inscrições com tranquilidade.

Essa programação faz parte da edição virtual do Café Intercultural, que integra o projeto de extensão universitária “O Mundo na UFMG: Internacionalização em Casa”, organizado por Elaine Parreiras, responsável pelo Setor de Acolhimento da Diretoria de Relações Internacionais da UFMG, com o apoio dos bolsistas Artur Macedo e Gabriela Fagundes.

Confira o Edital Unificado de 2019-2020.

Informações sobre as alocações de vagas do Edital Unificado de 2019-2020.

Contato: acolhimento@dri.ufmg.br

Lançamento da Coleção Desafios Globais

Destacado

No dia 10 de março, às 10h, acontecerá o lançamento da Coleção Desafios Globais – um projeto da Diretoria de Relações Internacionais em parceria com a Editora da UFMG. A Coleção foi elaborada em seis volumes e reuniu temáticas que abrangeram as diferentes regiões do mundo, a saber: África, América do Norte, América Latina, Europa, Ásia-Pacífico e Índico.

Na ocasião do evento, ocorrerá a palestra intitulada “PANDEMIAS COMO DESAFIOS GLOBAIS: Gestão de crises internacionais em saúde?”, ministrada por Bob Reinalda, de Radboud University Nijmegen, Holanda.

O projeto tem por escopo fazer uma reflexão adensada sobre alguns dos principais desafios globais contemporâneos enfrentados nas áreas de Sustentabilidade; Saúde e Bem-estar; Direitos Humanos; Novas Tecnologias e Fronteiras da Ciência; Instituições, Governança e Regulação e Educação, Cultura e Arte.

Transmissão pelo canal youtube da DRI/UFMG

O evento terá tradução simultânea.

Visite o hotsite: www.ufmg.br/dri/desafiosglobais/

Café Intercultural promove Sarau multicultural

Destacado

Acontece no dia 12 de março de 2021, às 17h (Brasília), um Sarau Multicultural – evento cultural no qual as pessoas podem se expressar e se manifestar artisticamente, com o objetivo de compartilhar experiências culturais e proporcionar um momento de interação e descontração para os estudantes da UFMG e  internacionais.

Para isso, o setor de Acolhimento do DRI, convida todos vocês a participarem, com algum tipo de arte na qual você se expresse, seja com recital de poesia, tocando um instrumento, dançando, contando uma história, entre tantas outras atividades. Caso você seja uma pessoa tímida, não tem problema, você pode participar prestigiando a arte dos colegas.

Essa programação faz parte da edição virtual do Café Intercultural, promovida pelo Setor de Acolhimento da DRI, que integra o projeto de extensão universitária “O Mundo na UFMG: Internacionalização em Casa”, a fim de proporcionar a interação dos estudantes neste período de distanciamento social e aulas remotas na UFMG.

A transmissão será pela plataforma Zoom e para participar é necessário fazer a inscrição no link.

Contato: acolhimento@dri.ufmg.br

British Council promove oportunidades de prêmios e bolsas

Destacado

Com o objetivo de reconhecer realizações e inovações no campo da avaliação e do trabalho com idiomas, o British Council está com inscrições abertas até o dia 31 de março, com prêmios e bolsas que se destinam tanto a estudantes pesquisadores, como a pesquisadores mais experientes na área da avaliação.

Além dos prêmios e bolsas formais, é possível, ocasionalmente, o apoio de pedidos de pesquisas que contribuam significativamente para o conhecimento na área de avaliação, linguística aplicada e aquisição de segunda língua.

Inscrições nas quatro categorias a seguir:

Mais informações no site do British Council.

Há também inscrições abertas para o “ELTons Innovation Awards 2021”, até o dia 21 de março.  Esse programa tem o objetivo de premiar propostas inovadoras para o ensino de Língua Inglesa, levando em consideração o desenvolvimento de plataformas de aplicativos, cursos, livros, publicações, projetos, entre outros.

As inscrições podem ser realizadas por organizações de variadas escalas e impactos no ensino de Inglês: escolas, universidades, editoras, “star-ups”, coletivos, associações sem fins lucrativos e profissionais autônomos na educação da Língua Inglesa.

Inscrições para os prêmios internacionais em uma das cinco categorias de ELTons:

  • Excellence in Course Innovation
  • Innovation in Teacher Resources
  • Innovation in Learner Resources
  • Digital Innovation
  • Local Innovation in partnership with Cambridge Assessment English

Mais informações podem ser encontradas AQUI.

Bolsas de mobilidade de professorado do Grupo Tordesillas

Destacado

O Grupo Tordesillas (GT), junto com a Fundación Carolina, está aceitando inscrições para o programa de bolsas de mobilidade de 1 a 3 meses na Espanha de professores de universidades brasileiras e portuguesas do Grupo, incluindo a UFMG.

O objetivo do programa é dar a oportunidade aos professores para completar a formação pós-doutoral em universidades espanholas que fazem parte do GT. Serão contemplados, com bolsas de 1200 euros, passagens de ida e volta e seguro saúde, dez professores entre todas as universidades-membros.

Para participar, deve-se ter posse de título doutoral, ser cidadão de país da Comunidade Ibero-americana de Nações, ter convite de uma das universidades espanholas do Grupo Tordesillas para a colaboração, entre outros requisitos que podem ser consultados aqui.

As possíveis universidades de destino são todas as espanholas que fazem parte do Grupo Tordesillas, o que pode ser consultado no site. Os interessados devem enviar para o e-mail gtordesillas.secretaria@uva.es os seguintes documentos:

1)  Nome completo;

2)  E-mail;

3)  Cópia escaneada do passaporte;

4)  Cópia escaneada do Título de Doutor(a);

5)  Universidade em que leciona e cópia do documento que certifique a posição;

6) Universidade espanhola onde quer realizar a mobilidade e carta de aceitação, constando o número de meses (1 a 3) da mobilidade.

Quando a candidatura for validada pelo Grupo Tordesillas, será enviado um  e-mail com os próximos passos do processo seletivo. A data limite para envio de inscrições é o dia 5 de abril, até a meia-noite (hora espanhola).

Programa de Bolsas do Grupo Coimbra para Jovens Professores e Pesquisadores de Universidades latino-americanas 2021/22

Destacado

O Grupo Coimbra é uma associação de 41 universidades europeias que promove intercâmbios de pesquisadores e acadêmicos na Europa e na América Latina. Esta iniciativa, que oferece bolsas para financiar visitas de pesquisa de curta duração, visa favorecer a mobilidade e intercâmbio acadêmico entre as duas regiões, Europa e América Latina.

A inscrição online está disponível até à meia-noite de 16 de abril de 2021 (hora de Bruxelas) no site do Grupo Coimbra.

Requisitos e orientações no Edital.

Contato:  info@coimbra-group.eu

AULP anuncia a abertura de candidaturas ao Prêmio Fernão Mendes Pinto 2021

Destacado

Esta iniciativa, atribuída anualmente pela Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), tem como objetivo premiar uma dissertação de mestrado ou de doutoramento que contribua para a aproximação das Comunidades de Língua Portuguesa, explicitando relações entre comunidades de, pelo menos, dois países.

A dissertação a submeter, escrita em português, tem que ter sido defendida durante o ano civil imediatamente anterior ao da candidatura. As propostas deverão ser apresentadas por instituições de ensino superior ou institutos de investigação científica membros da AULP.

O valor do Prémio Fernão Mendes Pinto é de 8000€ (oito mil euros) a atribuir numa parceria conjunta entre a Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) ao autor premiado, ficando a publicação do trabalho sob a responsabilidade do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua I.P. (Camões, I.P.).

Candidaturas até 31 de Julho de 2021.

Informações no site.

Regulamento.

Contato: aulp@aulp.org

DRI/UFMG e Editora UFMG lançam a Coleção Desafios Globais

Destacado

Aconteceu, no dia 10 de março, o lançamento da Coleção Desafios Globais – um projeto da Diretoria de Relações Internacionais em parceria com a Editora da UFMG. A Coleção foi elaborada em seis volumes e reuniu temáticas que abrangeram as diferentes regiões do mundo: África, América do Norte, América Latina, Europa, Ásia-Pacífico e Índico. Participaram do evento a reitora Sandra Regina Goulart  Almeida, o diretor de Relações Internacionais Aziz Saliba, o diretor-adjunto da DRI Dawisson Belém Lopes, o diretor da Editora UFMG Flávio de Lemos Carsalade e o palestrante professor Bob Reinalda, de Radboud University Nijmegen, Holanda.

Na ocasião, a reitora da UFMG, professora Sandra Regina Goulart, iniciou parabenizando a DRI, a Editora UFMG e a todos que contribuíram de alguma maneira com a obra, mesmo em um momento tão desafiador da pandemia. Diante disso, mencionou a contribuição da universidade no enfrentamento da Covid-19, com várias ações em todas as áreas de conhecimento, como testagem, análise de medicamentos e possíveis candidatas vacinais. Pontuou também que só conseguiremos vencer o atual cenário de forma integrada e colaborativa nas relações individuais, entre institucionais, países e com o Poder Público.   Assim, ressaltou a relevância da Coleção, por se tratar de uma reflexão sobre os desafios globais atuais em uma perspectiva transversal em vários temas.

Em seguida, o diretor de relações internacionais, professor Aziz, agradeceu a todos os colaboradores e destacou o objetivo do projeto, que tem por escopo a reflexão sobre alguns dos principais desafios globais contemporâneos enfrentados nas áreas de Sustentabilidade; Saúde e Bem-estar; Direitos Humanos; Novas Tecnologias e Fronteiras da Ciência; Instituições, Governança,  Regulação, Educação, Cultura e Arte.

Logo após, o professor Bob Reinalda, abordou a Organização das Nações Unidas – ONU – e suas secretarias, criadas para gestão global de temas como segurança, ajuda humanitária e saúde. A Organização Mundial da Saúde – OMS, sendo uma dessas secretarias, detém a incumbência de gerir junto aos governos questões fundamentais para saúde mundial. Apesar de devidamente estruturada e de receber fundos para sua manutenção, mesmo que às vezes insuficientes, a OMS atualmente não detém as condições necessárias para evitar uma crise, como acontece com a pandemia da Covid-19. A eficácia de suas ações se depara com desafios, como coordenação política e diferentes níveis de interesse dos governos nacionais em relação às medidas globais de prevenção, além da dificuldade de acompanhar a evolução dos mercados globais no setor da saúde.

Apesar disso, Bob apresentou aspectos positivos no enfrentamento da pandemia pela OMS, como a criação da Cooperação Global para Pesquisa, Desenvolvimento e Distribuição de vacinais contra a Covid-19 – Covax, que é um esforço global conjunto. Diante do exposto, concluiu apontando medidas para reformulação da OMS, como aporte de recursos pelo Banco Mundial, o estreitamento de relações com agênciais não governamentais e entidades de saúde nacionais e que a ONU considere oficialmente a gestão da saúde pública como medida de segurança mundial, além da construção de uma forte liderança na OMS com apoio dos líderes globais.

Por fim, o diretor-adjunto, professor Dawisson Lopes, abriu para as perguntas dos ouvintes que participaram da transmissão ao vivo e finalizou informando que o download da Coleção Desafios Globais poderá ser feito, sem custos, no hotsite. Lembrou ainda que é uma ação promocional, por tempo limitado, pois a versão física logo entrará em pré-venda no site da Editoraufmg.

Confira o evento na íntegra.

Visite o hotsite: www.ufmg.br/dri/desafiosglobais/

Baixe a Coleção.

Café intercultural promove Sarau Multicultural

Destacado

Aconteceu, no dia 12 de março, às 17h, o encontro: Sarau Multicultural, no qual estudantes brasileiros da UFMG e internacionais tiveram um espaço de expressão e manifestação artística. O evento foi promovido pela edição virtual do Café Intercultural, organizado pela servidora Elaine Parreiras, responsável pelo Setor de Acolhimento da DRI, juntamente aos bolsistas Artur Macedo e Gabriela Fagundes.

Esse encontro foi um momento de descontração e interação, no qual houve apresentações musicais, recital e interpretação de poesia, compartilhamento de histórias e culturas e brincadeiras. Foi um ótimo momento para conhecer um pouquinho de outros países e também novas pessoas.

O encontro foi iniciado com uma brincadeira para que os participantes se interagissem com diversão. Em seguida, deu-se início as apresentações. Primeiramente, Luiz Gustavo Maia, estudante da UFMG, tocou a música “Anunciação”, de Alceu Valença, no violão. Logo após, a servidora Luciane Novaes recitou um poema de Guimarães Rosa – “Saudade”, e a estudante Nayara Pinheiro declamou o “Soneto de Fidelidade”, de Vinícius de Moraes. Adiante, a estudante internacional Aya Turk cantou uma música do Líbano e compartilhou um pouco da história da canção. Teve também a estudante, Gabriela Fagundes, que interpretou o poema “Metade”, de Oswald Montenegro e tocou no violão a música “Tocando em Frente”, de Almir Sater. Por fim, foi apresentado um vídeo da República Dominicana, pelo estudante César Yumérsido Mercedes, contanto um pouco sobre as riquezas e cultura de seu país. O Sarau foi encerrado com um descontraído bate-papo entre os participantes.

Essa programação faz parte da edição virtual do Café Intercultural, que integra o projeto de extensão universitária “O Mundo na UFMG: Internacionalização em Casa”, organizado por Elaine Parreiras, responsável pelo Setor de Acolhimento da Diretoria de Relações Internacionais da UFMG, com o apoio dos bolsistas Artur Macedo e Gabriela Fagundes.

Webinar: Perspectivas para Mobilidade Global sob governo Biden

Destacado

Durante os últimos anos, a administração Trump endureceu fortemente o acesso de imigrantes aos Estados Unidos, principalmente, após o decreto que suspendeu a emissão de vistos de trabalho (L1/L2 entre outros).

Já a agenda do atual governo de Joe Biden dá indícios de ser mais tolerante ao tema. Será mesmo?

No próximo Webinar, que acontecerá dia 18 de março de 2021, às 11h da manhã (São Paulo), Dawisson Lopes (diretor-adjunto de Relações Internacionais da UFMG) e Carolina Carnaúba (consultora da PricewaterhouseCoopers) analisam e comentam a atual conjuntura e suas implicações com relação às movimentações com destino à tão sonhada América.

Para participar é necessário inscrever-se no link: https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZIucOGhqT4rHtQ2MsrZ_GLcvKhMo9DNu0Ty

Após inscrição, você receberá um e-mail de confirmação sobre como ingressar no evento.

Vaga de bolsista para o Setor de Admissão Internacional

Destacado

O Diretor de Relações Internacionais da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Prof. Aziz Tuffi Saliba, faz saber que, no período de 18/03/2021 a 25/03/2021,  estarão abertas as inscrições de candidatos para o exame de seleção do Programa de Bolsas da DRI para atuar no Setor de Admissão Internacional.

Será ofertada 01 (uma) vaga de bolsa, com carga horária de 12 horas semanais, no valor de R$ 400,00.

Poderão se inscrever alunos regularmente matriculados em cursos de graduação de Administração, Arquivologia, Gestão Pública, Letras, Relações Econômicas Internacionais e Sistemas de Informação.

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) receberá inscrições via e-mail: intercambios@dri.ufmg.br

Confira o Edital.

Ficha de inscrição aqui.

Processo seletivo para o Programa Hamburg International Summer School

Destacado

O Diretor de Relações Internacionais da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Prof. Aziz Tuffi Saliba, torna público o processo seletivo de 01 (um) estudante de graduação ou pós-graduação para obter isenção de taxa no Programa de Verão Virtual da universidade alemã Universität Hamburg.

O participante deve possuir proficiência em língua inglesa (nível B2 ou superior) e assinar termo de compromisso se comprometendo a divulgar os resultados das atividades desenvolvidas no curso. O estudante selecionado poderá escolher um dos cursos, nas seguintes áreas:

Mais informações sobre os cursos podem ser encontradas no site do programa.

Os candidatos deverão enviar, para o e-mail redes@dri.ufmg.br, incluindo no “assunto”: Hamburg2021 Nome (exemplo: Hamburg2021 Maria Silva), a seguinte documentação digitalizada em formato PDF, até o dia 1 de abril de 2021:

  • Formulário de Inscrição preenchido.
  • Carta de motivação em inglês (400 palavras) devidamente assinada.
  • Curriculum Vitae e/ou Lattes.
  • Histórico atual (pode ser emitido pela internet – MinhaUFMG Portal Siga).
  • Certificado de proficiência em língua inglesa (se houver) ou indicação do nível linguístico no espaço assinalado no formulário de inscrição (nível B2 ou superior).
  • Comprovante de matrícula.

Documentação complementar poderá ser necessária depois da aprovação do candidato.

O processo seletivo se dará em duas etapas:

1ª etapa: Análise dos documentos
2ª etapa: Entrevista em inglês apenas para os candidatos selecionados por uma Comissão constituída para esse fim.

Os detalhes e demais requisitos para a participação podem ser encontrados na Chamada do programa.

Em caso de dúvidas, entrar em contato via e-mail: redes@dri.ufmg.br

Study in Europe Digital Show 2021

Destacado

As agências de fomento aos estudos superiores da Alemanha, Espanha, França e Holanda voltam a unir forças em 2021 para oferecer ao público brasileiro um panorama das melhores oportunidades em seus países e vizinhos europeus.

Nos dias 26, 27, 28 e 29/04, o Study in Europe Digital Show promoverá uma série de apresentações online nos canais do YouTube dos quatro parceiros organizadores do evento: DAAD, Estudiar en España, Campus France e Nuffic Neso.

O evento terá como convidada especial a Delegação da União Europeia no Brasil, que fará uma apresentação sobre o programa Erasmus Mundus. Outros países europeus, como Bélgica, Suécia e Suíça, também estarão representados.

As agências buscam conectar brasileiros a instituições de ensino de excelência na Europa e promovem um verdadeiro tour virtual. A programação completa será publicada neste link do site do DAAD. Caso queira receber um lembrete quando o evento estiver chegando, inscreva-se aqui.

Saiba mais aqui.

1º Simpósio em Diversidade e Conservação de Fungos em Matas Nebulares

Destacado

Evento resultante dos desdobramentos do projeto do Professor Dr. Aristóteles Góes-Neto ao PAEP-CAPES, com apoio da PRPG-UFMG e dos grupos de pesquisa do Laboratório de Biologia Molecular e Computacional de Fungos e MIND.Funga (MICOLAB), que ocorrerá, de forma 100% online e gratuita, entre os dias 24 e 25 de abril de 2021 e contará com palestrantes de 18 países diferentes, e, até o momento, cerca de 700 inscritos, de 10 países. O Simpósio tem como público-alvo estudantes de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores.

Informações sobre a programação e as inscrições podem ser visualizadas na página do evento.

Convite para o Programa de Apadrinhamento 2021.1

Destacado

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) convida a comunidade universitária para participar do Programa de Apadrinhamento da UFMG 2021/1 no modelo virtual.

O Programa de Apadrinhamento da UFMG é voltado para o acolhimento da comunidade internacional da UFMG e tem como objetivo designar discentes, docentes e servidores técnico-administrativos para função de padrinhos e madrinhas, a fim de oferecer apoio aos estudantes e pesquisadores internacionais recém-ingressados à Universidade.  Neste primeiro semestre de 2021, os padrinhos e madrinhas serão responsáveis por auxiliar e acolher virtualmente esses estudantes e pesquisadores.

Os interessados em participar se comprometem a contribuir com a recepção e o acolhimento da comunidade internacional remotamente, participando de atividades culturais e socializando de modo on-line,  usufruindo da internacionalização em casa.

 A DRI selecionará os interessados a apadrinhar, preferencialmente, de acordo com o curso, e não a ordem de inscrição, devido ao número reduzido de intercambistas.

O link de inscrição ficará disponível até dia 15/04/2021.

As orientações serão enviadas por e-mail para os selecionados.

Último dia de inscrições para a vaga de bolsista para o Setor de Admissão Internacional

Destacado

O Diretor de Relações Internacionais da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Prof. Aziz Tuffi Saliba, faz saber que, no período de 18/03/2021 a 25/03/2021,  estarão abertas as inscrições de candidatos para o exame de seleção do Programa de Bolsas da DRI para atuar no Setor de Admissão Internacional.

Será ofertada 01 (uma) vaga de bolsa, com carga horária de 12 horas semanais, no valor de R$ 400,00.

Poderão se inscrever alunos regularmente matriculados em cursos de graduação de Administração, Arquivologia, Gestão Pública, Letras, Relações Econômicas Internacionais e Sistemas de Informação.

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) receberá inscrições via e-mail: intercambios@dri.ufmg.br

Confira o Edital.

Ficha de inscrição aqui.

Últimos dias de inscrições para seleção de bolsista para o Setor de Comunicação – Edital 001/2021

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG torna público o Edital 001/2021 que prevê a oferta de uma vaga de bolsista para atuação como designer gráfico no Setor de Comunicação.

Podem se inscrever estudantes de graduação regularmente matriculados nos cursos de Artes Visuais, Cinema de Animação e Artes Digitais, Design e Publicidade e Propaganda.

As inscrições estarão abertas no período de 15 de março até 1º de abril. O selecionado receberá uma bolsa mensal no valor de R$400,00 para uma carga horária de 12h semanais, das 14h às 17h.

O candidato deve ser proativo, dedicado, possuir habilidades para trabalhar em equipe, boa comunicação e uso apropriado da linguagem formal. São necessários conhecimentos intermediários dos pacotes Office e Adobe, e noções de fotografia e vídeo.

Interessados devem enviar currículo e portfólio para comunica@dri.ufmg.br até o dia 1º de abril de 2021.

Para mais informações e inscrição, acesse o Edital 001/2021.