British Council divulga chamada para projetos de capacitação ou engajamento comunitário em parceria com o Reino Unido

Destacado


Estão abertas, até às 18h (horário de Brasília) do dia 19 de fevereiro 2017, as inscrições para o Institutional Skills, programa do British Council que recebe recursos do Newton Fund. O programa parte da iniciativa de apoiar projetos que se relacionem ao treinamento, capacitação e engajamento comunitário de funcionários e colaboradores de instituições públicas.

A chamada aberta comtemplará instituições que atuem nos seguintes campos:

•    Agricultura e Segurança Alimentar, especialmente voltada à pequena propriedade e baixo impacto ambiental.
•    Biodiversidade Clima e meio ambiente – incluindo mudança climática, tecnologia verde, desenvolvimento sustentável, serviços de ecossistema, escassez de recursos, uso sustentável da biodiversidade e valorização do conhecimento tradicional popular;
•    Ciências sociais para desenvolvimento econômico;
•    Saúde pública e doenças infecciosas negligenciadas (Incluindo Zika, Dengue e Chikungunya e a gestão eficaz dos serviços de saúde)
•    Economia inclusiva – incluindo empoderamento de grupos em situação de vulnerabilidade, economia solidária, economia de floresta, fomento ao empreendedorismo, economia criativa e da cultura, com foco em territórios vulneráveis;
•    Ensino de disciplinas relacionadas às Ciências e Matemática na Educação Básica (STEM – Science, Technology, Engineering, and Mathematics), incluindo a popularização das ciências, engajamento comunitário e o ensino fora da escola, com novas metodologias;
•    Transformações urbanas – incluindo direitos humanos, enfrentamento da violência, moradia, mobilidade, acesso à agua, imigração, inclusão social e redução de desigualdades.

Para que estejam de acordo com o programa, as propostas devem se aliar com, pelo menos, uma organização ou especialista do Reino Unido e o proponente deve se comprometer a financiar 50% do projeto.

Mais informações no link.

Programa Municipal de Voluntariado Internacional abre processo seletivo

Destacado

Texto e imagem produzidos pela PBH: http://bit.ly/2jHpHaG

Estão abertas as inscrições para o Programa Municipal de Voluntariado Internacional (PMVI) para o primeiro semestre de 2017. A iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Relações Internacionais, proporciona aos estrangeiros a oportunidade de conhecer e se envolver diretamente com as políticas públicas da Prefeitura de Belo Horizonte, através de prestação de serviços voluntários em órgãos públicos municipais. O principal objetivo é proporcionar o intercâmbio de experiências e contribuir de maneira efetiva para o processo de internacionalização do município.

O edital com o regulamento do programa foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) no dia 14 de Janeiro e pode ser acessado pelo link. São oferecidas 60 vagas. As atividades podem ser de natureza assistencial, científica, cívica, cultural, educacional, recreativa, esportiva ou tecnológica. A carga horária do serviço voluntário é de 16 a 20 horas semanais e o prazo de duração, de 90 a 180 dias. Após o período, o participante recebe um certificado, mediante a entrega de um artigo sobre o tema trabalhado durante o intercâmbio, a fim de estimular a troca de experiências e de práticas públicas.

Podem se candidatar estrangeiros nas seguintes categorias: estudantes, pesquisadores e professores universitários, além de profissionais, técnicos e servidores públicos de entes estatais, órgãos e instituições parceiras do Município de Belo Horizonte. Todos devem comprovar a situação regular de ingresso, visto e permanência no país, conforme os acordos de cooperação existentes entre a nação de origem do candidato e o Brasil. Os alunos intercambistas, regularmente matriculados em universidades locais, têm até o dia 10 de março de 2017 para se inscrever no programa. Para as demais categorias constantes do edital, a candidatura poderá ser feita a qualquer momento. A inscrição deve ser feita pelo e-mail voluntariointernacional@pbh.gov.br, com preenchimento da ficha de inscrição disponível no link e posterior envio de cópias dos documentos solicitados no edital.

A seleção será feita com base nos critérios de adequação da área de estudos e da experiência do voluntário à demanda ofertada pelos órgãos e entidades públicas municipais. O serviço voluntário não será remunerado e não gerará vínculo empregatício, obrigações de natureza trabalhista, previdenciária ou afins.

Folder

Apresentação do Programa

Português como Língua Adicional – Curso Pré-semestral – fevereiro de 2017/ Portuguese as an Additional Language – Holiday Course – February 2017

Destacado

A Faculdade de Letras (FALE), em parceria com a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG, informa que estão abertas as inscrições para o Curso pré-semestral de Português como Língua Adicional, que será oferecido na UFMG entre os dias 13 e 24 de fevereiro. Os interessados devem se inscrever até o dia 03 de fevereiro de 2017.

Público alvo:

  • Estudantes estrangeiros oriundos de instituições parceiras da UFMG;
  • Alunos regulares, professores e pesquisadores da UFMG cuja língua materna não é o português

Data-limite para inscrições: 03 de fevereiro de 2017.

Para mais informações, clique aqui

Para se inscrever, basta preencher o formulário online disponível aqui

Em caso de dúvidas, escreva para proficiencia@dri.ufmg.br ou proficienciaportuguesufmg@gmail.com

Portuguese as an Additional Language – Holiday Course -

February 2017

The Faculty of Letters (FALE) and the International Affairs Office (DRI) of the Federal University of Minas Gerais (UFMG) inform that registrations for the Portuguese as an Additional Language Holiday Course are open. The course will take place from  13th to 24th February 2017. The deadline to register is 3rd February 2017.

Target audience

  • foreign students coming from UFMG partner institutions
  • regular UFMG students, professors and researchers whose mother tongue is not Portuguese

Registration: until 3rd February 2017

For further information, click here.

To register, click here to fill out the online form.

In case of doubts, write to proficiencia@dri.ufmg.br or proficienciaportuguesufmg@gmail.com

Inglês para Fins Acadêmicos – 2017/1

Destacado

A Faculdade de Letras, com o apoio do Setor de Proficiência Linguística da Diretoria de Relações Internacionais da UFMG, oferece em 2017/1 as disciplinas Inglês para Fins Acadêmicos (IFA) em cinco níveis de intermediário a avançado:

UNI 040 – Inglês para Fins Acadêmicos I
UNI 041 – Inglês para Fins Acadêmicos II
UNI 042 – Inglês para Fins Acadêmicos III
UNI 043 – Inglês para Fins Acadêmicos IV
UNI 044 – Inglês para Fins Acadêmicos V

Essas disciplinas são presenciais e objetivam atender aos alunos de graduação e pós-graduação regularmente matriculados na UFMG com interesse em se preparar linguisticamente para participar de intercâmbios (e.g. Minas Mundi), de eventos internacionais e, em geral, para melhorar o conhecimento de inglês para atuação em contexto acadêmico.

É necessário fazer um teste de nivelamento ou apresentar resultado o TOEFL ITP ou TOEFL iBT recente. Essas disciplinas são para alunos com conhecimento intermediário ou avançado de inglês.

Inscreva-se entre os dias 16 de janeiro de 2017 a 03 de fevereiro 2017 através do link disponível aqui.

Para mais informações clique aqui.

Perguntas frequentes.

Evento Domingo no Campus recebe propostas de atividades para compor a programação da primeira edição de 2017

Destacado

No domingo, dia 12 de março, as portas da UFMG se abrem mais uma vez para receber membros da comunidade interna e externa à Universidade na primeira edição Domingo no Campus de 2017. A iniciativa que reforça a inserção pública da Universidade é um convite para a reapropriação do espaço físico da UFMG pelas comunidades interna e externa, com atividades recreativas, culturais, de lazer e esporte.

Com o intuito de montar uma programação assertiva e inclusiva, as pró-reitorias de Extensão e Assuntos Estudantis convidam servidores docentes, técnico-administrativos e estudantes da UFMG a apresentar propostas de atividades para integrar a programação do evento que acontecerá no gramado da Reitoria, no bosque da Escola de Música e na Praça de Serviços.

Para que possam sugerir atividades, os interessados devem preencher o formulário cujo prazo para submissão vai até o dia 3 de fevereiro. As propostas serão avaliadas e a possibilidade de sua realização será comunicada aos proponentes até o dia 10 de fevereiro.

Mais informações estão disponíveis na página do Domingo no Campus no Facebook.

4ª Convocatória EBW+ oferta bolsas de doutorado na Europa

Destacado

Estudantes brasileiros de doutorado que têm interesse em realizar um período de estudos/pesquisa em uma universidade europeia já podem se candidatar ao projeto EBW+.

Para serem elegíveis, os estudantes devem estar matriculados num curso de doutorado na área de Artes Criativas ou Engenharia/Tecnologia numa Instituição de Ensino Superior do Brasil (da parceria EBW+, ou não).

Mais informações sobre a bolsa, critérios de elegibilidade e processo de candidatura estão disponíveis no website oficial do projeto EBW+

Chamada N° 01/2017 – Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior – PROMISAES

Destacado

A Diretoria de Relações Internacionais torna pública a Chamada 001/2017 para a bolsa do Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (PROMISAES).

A bolsa visa apoiar estudantes estrangeiros vinculados ao Programa de Estudantes Convênio de Graduação (PEC-G).

As inscrições deverão ser realizadas no período de 09 a 20 de janeiro 2017.

Chamada de Seleção 001/2017

Formulário PROMISAES 2017

Termo de Compromisso

Reunião para orientações do Programa de Moradia para o Estudante Internacional da UFMG 2017.1

Destacado

A Diretoria de Relações Internacionais da Universidade Federal de Minas Gerais (DRI/UFMG), por meio do Setor de Acolhimento realizou, no dia 15 de dezembro, um encontro com os participantes do Programa de Moradia para o Estudante Internacional da UFMG.

A reunião acontece uma vez a cada semestre e pretende repassar informações sobre programa de moradia: funcionamento e condições recomendadas para que as famílias possam receber os estudantes estrangeiros da UFMG em suas casas, gratuitamente ou mediante pagamento de despesas.

O Programa é gerenciado pela DRI/UFMG que atualiza, em todo começo de período letivo, o cadastro dos participantes. Nesta edição de 2017.1 haverá mais de doze famílias cadastradas e que estiveram na DRI para a reunião de orientações do programa.

Entre os tópicos abordados durante a reunião, destacam-se:

  • Preparativos para o recebimento dos alunos internacionais;
  • Especificidades culturais: no que pautam às características culturais de cada estudante;
  • Avaliações/questionários dos anfitriões, bem como dos estudantes estrangeiros para fazer um levantamento de otimização das acomodações.

Confira abaixo mais algumas fotos do encontro:


Informações sobre o Programa: acolhimento@dri.ufmg.br

Instituto Confúcio da UFMG abre quatro turmas para cursos de Mandarim

Destacado

O Instituto Confúcio da UFMG irá oferecer cursos de mandarim nos meses de janeiro e fevereiro de 2017. Serão ofertadas vagas para quatro turmas dos níveis básicos 1 e 2 com carga horária de 52 horas.

As aulas do nível 1 serão realizadas de 9 a 25 de janeiro enquanto as de nível 2 acontecerão em fevereiro, dos dias 06 a 22.

O curso que será ministrado na Faculdade de Direito e, também, na Faculdade de Letras tem o objetivo de difundir a língua e cultura chinesas para a comunidade interna e externa à universidade.
As matrículas devem ser feitas pelo site da Fundação de Desenvolvimento e Pesquisa.

Reunião prepara inscritos no Programa de Apadrinhamento 2017/1 para a recepção dos estudantes internacionais da UFMG

Destacado

Michelle Gontijo, bolsista graduanda em Letras do Setor de Acolhimento da DRI, Elaine Parreiras, responsável pelo Setor de Acolhimento da DRI e Veronika Haag, da Secretaria de Gabinete.

Para dar início às preparações da Diretoria de Relações Internacionais para a chegada dos estudantes internacionais que ingressarão na UFMG no primeiro semestre de 2017, o Setor de Acolhimento realizou nos dias 14 e 15 de dezembro uma reunião com os inscritos na Chamada do Programa de Apadrinhamento.
Por meio do Programa, os padrinhos ou madrinhas acompanham o aluno estrangeiro ao longo de seu período letivo na UFMG, auxiliando-o com questões burocráticas nas unidades acadêmicas da Universidade, sugestões de   programação para finais de semana e feriados, entre outros.

A reunião aconteceu no auditório da Escola de Engenharia, contando com a presença de discentes e servidores da UFMG inscritos no Programa de Apadrinhamento.

As reuniões se iniciaram com um breve discurso acerca de suas experiências com alunos estrangeiros e a importância do suporte dos padrinhos, que atuam como facilitadores no processo de adaptação, uma vez que os estudantes são de países com culturas e costumes distintos.
Foram repassadas, então, orientações sobre as funções do padrinho relacionadas ao auxílio em questões burocráticas, logísticas e acadêmicas. A equipe também abordou a oportunidade de troca de experiências culturais entre os participantes do Programa de Apadrinhamento.
Ao final da reunião, os padrinhos e madrinhas puderam tirar dúvidas com a equipe do Setor de Acolhimento antes da chegada dos intercambistas. Nessa oportunidade, os alunos Lorena Késsie e Rafael Vinícius falaram sobre as suas expectativas e anseios em relação ao programa. “A gente não precisa só treinar o inglês”, disse Lorena, graduando do curso de Letras da UFMG, que mostrou-se interessada em conhecer outras culturas além das de língua inglesa.

Graduandos do curso de Letras da UFMG, Lorena Késsie e Rafael Vinícius.

Rafael, graduando do curso de Letras da UFMG, diz que já foi apadrinhado em um intercâmbio da UFMG no exterior e que vê no programa a oportunidade de retribuir o que recebeu.
“Eu fiz um intercambio pela DRI em uma outra oportunidade e eu fui acolhido numa universidade estrangeira por um padrinho. Inclusive, até gostaria que o aluno fosse de Portugal, país para o qual eu fui, para que eu possa retribuir o que eu recebi ”.
 O próximo encontro acontecerá durante a Semana de Orientação do Estudante do Internacional. Confira mais fotos do evento no Facebook clicando aqui.

Instituto de Estudos Avançados da América Latina (IHEAL) abre chamada para candidaturas ao Programa de cátedras em Paris

Destacado

O Instituto de Estudos Avançados da América Latina (IHEAL) divulga chamada para candidaturas ao programa de cátedras que beneficiará professores das áreas de Ciências Humanas e Sociais.

O Programa possibilita o acolhimento de professores ou de pesquisadores de estabelecimentos de ensino superior e de pesquisa para o desenvolvimento de atividades em instituições universitárias francesas ou europeias com as quais o IHEAL mantêm colaborações ou unidades da Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris 3.

Para participar da chamada, o candidato deve ter menos de 65 anos, durante o período de realização do programa na IHEAL, ter título de doutorado além de atuar como professor em uma universidade ou pesquisador titular em um organismo de pesquisa estrangeiro no momento da candidatura.

O dossiê completo deve ser enviado até o dia 6 de janeiro de 2017.

Acesse a chamada aqui. (Português)
Acesse a chamada aqui. (Francês)

Estudantes Internacionais da UFMG conhecem a Gruta do Rei do Mato

Destacado

Estudantes Internacionais – Grupo 1

No último dia 18 de abril, a Diretoria de Relações Internacionais (DRI), por meio do Setor de Acolhimento e do Programa Bem-Vindo, promoveu a segunda atividade de integração do semestre: o Monumento Natural Gruta Rei do Mato. Os 35 participantes entre eles, estudantes internacionais e padrinhos e madrinhas do Programa de Apadrinhamento do primeiro semestre de 2016, foram acompanhados pela Elaine Parreiras, responsável pelo Setor, e pela bolsista graduanda em Letras, Michelle Gontijo.

Com 220 metros de extensão e 30 metros de desnível, a Gruta do Rei do Mato, localizada no município de Sete Lagoas, é a segunda mais visitada do estado de Minas Gerais. Estudantes da UFMG de mais de 10 países apreciaram os quatro salões da Gruta, entre eles o Salão das Raridades, lar das colunas paralelas denominadas “torres gêmeas”, formação considerada única no mundo. 

A visita guiada finalizou na “Grutinha”, onde os estudantes puderam apreciar pinturas rupestres e a réplica da ossada de um Nortrotherium Magnuinense, também conhecido como preguiça gigante.

 Alguns dos estudantes participantes enviaram seus depoimentos à equipe.

Gabriela Cruz-Lustre (México)
Crédito: Foto cedida pela estudante.

“Eu sou Gabriela Cruz-Lustre, doutoranda em Biologia Vegetal no ICB. A atividade de integração na Gruta do Rei do Mato, na cidade de Sete Lagoas, foi uma oportunidade excelente que eu tive para desfrutar de um belo atrativo natural de Minas Gerais, interagir com outros participantes, praticar meu português com falantes nativos num contexto geral e conhecer a cultura dos mineiros nas atividades cotidianas, enfim, viver o Brasil desde diferentes facetas”

Sedami Deo-Gratias Emmanuel Akossinou (Benim)
Crédito: Foto cedida pelo estudante.

“Meu nome é Emmanuel e sou do Benim. Foi nos dois lugares, a Cidade Administrativa e a Gruta do Rei do Mato. Foi muito legal e interessante. Foram algumas oportunidades de falar português e de conhecer mais sobre o Brasil e sua história (a Gruta do Rei do Mato). Lá na Cidade Administrativa, a arquitetura dos prédios me deixou de boca aberta. Mas o que foi muito incrível pra mim aconteceu na Gruta do Rei do Mato. Foi o rosto do Jesus Cristo desenhado na rocha. O que eu falei foi ” o que é isso?” e ” como é possível?” Foi ótimo. Estou esperando já o próximo passeio que vai ser programado pelo Setor de Acolhimento. O Bem-Vindo e Ele fazem um trabalho muito importante e bacana.”

Perfil no Instagram vai divulgar ações da Diretoria de Relações Internacionais da UFMG

Destacado

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG agora faz parte do Instagram, aplicativo que compartilha fotos e vídeos pelo celular. Estudantes, servidores técnico-administrativos, professores da Universidade e toda a comunidade em geral já podem acompanhar as oportunidades oferecidas e atividades desenvolvidas pela DRI, seguindo o perfil @dri.comunica.

O objetivo da conta é aproximar a DRI das pessoas que utilizam o aplicativo, aumentando o diálogo e a interação com o público em geral.

Desta forma, o setor de comunicação vai receber fotos e vídeos relacionados aos eventos, às experiências no exterior e outras ações da DRI no e-mail comunica@dri.ufmg.br, para compartilhamento.

Vale lembrar que a DRI conta com mais dois canais de comunicação nas redes sociais: o perfil https://twitter.com/ufmg_dri no Twitter e a página https://www.facebook.com/Ufmgdri/ no Facebook.

Diretoria de Relações Internacionais da UFMG promove visita ao Espaço do Conhecimento e noite de Observação no Campus Pampulha

Destacado

No último dia 18 de junho de 2016, a Diretoria de Relações Internacionais (DRI/UFMG), por meio do Setor de Acolhimento e do Programa Bem-Vindo, promoveu mais uma atividade de integração que ocorreu no Espaço do Conhecimento UFMGEntre os participantes estavam estudantes da UFMG e um estudante internacional do Centro Federal de Educação Tecnológica  de Minas Gerais – CEFET-MG.

Eles foram acompanhados pela responsável pelo Setor de Acolhimento, Elaine Parreiras, pela bolsista graduanda em Turismo, Patrícia Freire e pela voluntária do Programa Bem-Vindo, Nathália Rodrigues.

Durante a visita guiada, os participantes percorreram a exposição permanente “DEMASIADO HUMANO” e a exposição temporária “PROCESSABER”, o grupo assistiu ainda a uma sessão sobre “Astronomia Indígena” no Planetário do Espaço.

Com o objetivo de complementar a atividade no Espaço do Conhecimento da UFMG, a DRI organizou a 1° edição da Noite de Observação no dia 20 de junho, no Campus Pampulha.

O evento consistiu em apresentar princípios básicos aos interessados por astronomia, além de fazerem um reconhecimento do céu e observarem, por meio do telescópio, os planetas Júpiter e Saturno e, também, a lua cheia da noite de solstício de inverno.

Estudantes estrangeiros da UFMG visitam o Complexo Cultural da Pampulha

Destacado

No último dia 24 de Agosto de 2016, a Diretoria de Relações Internacionais (DRI/UFMG), por meio do Setor de Acolhimento e do Programa Bem-Vindo, promoveu a primeira atividade de formação multicultural do segundo semestre de 2016, destinada a estudantes internacionais da UFMG.

A atividade escolhida foi a visita guiada ao Conjunto Arquitetônico da Lagoa da Pampulha, cartão-postal de Belo Horizonte, e Patrimônio Mundial da Humanidade. O grupo foi conduzido pela Luiza Dias, estagiária da Prefeitura de Belo Horizonte e estudante de História da UFMG que apresentou aos estudantes características da arte e arquitetura das obras, além de fatos históricos e culturais.

A visita aconteceu nos seguintes atrativos do Conjunto Arquitetônico da Pampulha: o Museu de Artes da Pampulha, a Igreja São Francisco de Assis, a Casa da Baile e a Casa Kubitschek.

Os estudantes tiveram a oportunidade de visitar cada local por, aproximadamente, 30 minutos.

A atividade foi acompanhada pela bolsista graduanda em Turismo, Patrícia Freire e pela Coordenadora do Programa Municipal de Voluntariado Internacional da Secretaria Municipal Adjunta de Relações Internacionais da Prefeitura de Belo Horizonte, Sandra Martins Farias.

Atividade de formação multicultural da DRI apresenta o Museu Histórico Abílio Barreto a estudantes internacionais

Destacado

Dedicado à preservação da memória da capital, o Museu Histórico Abílio Barreto reúne o maior acervo sobre a história de Belo Horizonte.

Estudantes internacionais que estão na UFMG para realizar um período de estudo tiveram a oportunidade de conhecer o Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB), no dia 16 de setembro de 2016.

Na ocasião, o grupo foi acompanhado por seus “padrinhos”, membros da comunidade acadêmica participantes do Programa de Apadrinhamento da DRI, que compartilharam de um momento enriquecedor de aprendizagem e descobertas sobre a capital mineira.

Os visitantes foram recebidos pela equipe do museu com uma mesa de café e, durante a programação, puderam aprender sobre as histórias do museu e a criação da cidade de Belo Horizonte.

Além disso, viram uma réplica da planta original da construção de Belo Horizonte, de 1894. Em seguida, os alunos caminharam pelos dois pavimentos do casarão secular sede da antiga Fazenda do Leitão, construída em 1883, por José Cândido da Silveira.

A visita foi finalizada com um passeio pelas áreas verdes do museu, onde há árvores frutíferas plantadas pelos próprios funcionários, e os estudantes apreciaram, ainda, o bonde elétrico, a locomotiva a vapor e o carro de boi expostos no local.

A atividade integra o projeto de Atividades de Formação Multicultural executado pelo Setor de Acolhimento da Diretoria de Relações Internacionais da UFMG, representada por Elaine Parreiras e Michelle Gontijo, em parceria com a Secretaria Municipal Adjunta de Relações Internacionais da PBH, representada por Sandra Martins Farias.

Desbravando a fauna e a flora mineiras: estudantes internacionais realizam atividade no Parque das Mangabeiras

Destacado

No dia 20 de outubro de 2016, os estudantes internacionais da UFMG se reuniram no Parque Municipal das Mangabeiras em uma atividade que teve o objetivo de contribuir para a integração entre os estudantes internacionais e os brasileiros, matriculados na UFMG.
O Parque, que é a maior área verde da capital mineira e atrai milhares de visitantes por oportunizar a aproximação com a vegetação nativa, é um local definido como de preservação e pesquisa ambiental aberto ao público.
Os participantes da atividade caminharam pelos espaços do parque, passando por trechos do Roteiro das Águas, do Roteiro da Mata e, também, o Mirante da Mata. Eles também puderam apreciar diversas amostras da vegetalidade mineira e tiveram contato com alguns animais, como o quati e o mico-estrela.
Posteriormente, o grupo participou de um piquenique, promovendo um intercâmbio ao compartilharem comidas típicas de seus países de origem.
A Atividade de Formação Multicultural no Parque das Mangabeiras foi organizada pela Diretoria de Relações Internacionais, por meio do Setor de Acolhimento, representada por Elaine Parreiras e Patrícia Freire.