Setor de Comunicação da DRI seleciona Bolsista de Design Gráfico

Destacado

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) abre processo seletivo para uma vaga de bolsista Design Gráfico, para atuar no setor de Comunicação da DRI.

Para candidatar à vaga, o estudante deve ser assistido pela FUMP nos níveis I, II ou III e estar matriculado nos cursos de graduação em Artes Visuais, Design, Comunicação – Publicidade e Propaganda, Cinema de Animação e Artes Digitais.

Buscam-se candidatos que possuam conhecimento técnico em nível intermediário dos programas Photoshop e Illustrator para a produção gráfica, editoração e desenvolvimento de peças e materiais visuais relacionados às demandas internas e externas da Diretoria de Relações internacionais.

O valor da bolsa mensal é R$ 550,00, mais auxílio transporte de R$ 132,00. O bolsista selecionado exercerá suas funções no período da manhã.

Os interessados devem enviar por e-mail Currículo, Carta de Intenção (no máximo, duas páginas) e Portfolio até o dia 18 de dezembro.

Mais informações disponíveis aqui.

Exame gratuito de proficiência em inglês (TOEFL ITP) – Campus Pampulha

Destacado

NÃO perca a chance de fazer o TOEFL ITP em 2016 na UFMG.  Últimas vagas! Para se inscrever acesse http://isfaluno.mec.gov.br/ e clique em TESTES DE PROFICIÊNCIA (área verde). Faça o login e clique em REALIZAR INSCRIÇÃO.

Esta oferta é destinada a estudantes de graduação e pós-graduação de qualquer área de conhecimento, além de professores e técnico-administrativos com vínculo ativo na UFMG.

Mais informações podem ser adquiridas através dos emails:

proficiencia@dri.ufmg.br e ufmgisf@gmail.com ou pelo telefone (31) 3409-4026

IMPORTANTE:

▪ Esta demanda atenderá aos alunos calouros ou aqueles estudantes, servidores e professores que ainda não tiveram a oportunidade de fazer o TOEFL ITP, e também, aqueles que já realizaram o exame em ofertas anteriores.

▪ Os candidatos podem realizar o exame apenas uma vez por semestre.

▪ Locais e horários estarão disponíveis no site no momento da inscrição. As inscrições para o exame fecham 03 dias antes da aplicação ou até as vagas esgotarem.

▪ O cancelamento da inscrição só é possível até 03 dias antes da aplicação do exame pelo sistema do IsF. Acesse o sitee faça login com seu CPF e senha, selecione a oferta na área “Dados da Inscrição Candidatos” e clique em pesquisar, a opção para cancelamento estará disponível logo abaixo.  O não comparecimento acarreta em um bloqueio no site para realização de nova prova por 9 meses.

▪ A aplicação do dia 06 de dezembro de 2016 será a última deste semestre. Para informações sobre ofertas em 2017 fique atento ao site da DRI e as divulgações do Núcleo de Línguas do Programa Idiomas sem Fronteiras da Universidade de Federal de Minas Gerais.

Confira o edital.

UFMG recebe representante da Nuffic Neso Brazil para realizar palestra destinada a estudantes interessados em estudar na Holanda

Destacado

Aconteceu, na quarta-feira, dia 23 de novembro, uma palestra com a representante da Nuffic Neso Brazil, Ana Maria Siqueira e Sousa, Student Counselor, que pautou programas e oportunidades de estudos na Holanda. Na ocasião, foram repassadas informações sobre os programas educacionais de graduação, pós-graduação e cursos de curta duração. Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o estilo de vida e de ensino holandês, salientando as diferenças e contrastes relacionados à vida e os estudos no Brasil.

Foram apontadas as seguintes divergências, são elas:

• A Holanda tem um expressivo número de universidades públicas, mas elas não são gratuitas como no Brasil. Um estudante paga, em média, 8 mil euros por ano pelo curso de bacharelado e 12 mil por ano pela licenciatura. O ensino holandês tende a uma perspectiva multidisciplinar, que conecta a tecnologia a diferentes áreas do conhecimento, visando resultados efetivamente assertivos.
• A priorização da aplicação de conhecimento não desprivilegia o ensino teórico, mas, sobretudo, atribui significativa relevância à prática.
• A valorização e o destaque para as ciências econômicas, que são de grande importância em seu sistema de ensino, que pode ser notado pelo número de programas educacionais de incentivo nesta área.
• A sustentabilidade é um tema inquestionável e primário em território holandês, havendo diversos incentivos a práticas ecossustentáveis, por exemplo, a adoção de bicicletas como meio de transporte e a produção de energia elétrica por meio de recursos alternativos (utilização de propriedades do solo, entre outros).

Na ocasião também foram divulgados outros programas de mobilidade internacional na Holanda, como o Projeto Erasmus e o OTS Brazil.

Para mais Informações sobre bolsas de estudos na Holanda: clique aqui.

Atividade de formação multicultural da DRI apresenta o Museu Histórico Abílio Barreto a estudantes internacionais

Destacado

Dedicado à preservação da memória da capital, o Museu Histórico Abílio Barreto reúne o maior acervo sobre a história de Belo Horizonte.

Estudantes internacionais que estão na UFMG para realizar um período de estudo tiveram a oportunidade de conhecer o Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB), no dia 16 de setembro de 2016.

Na ocasião, o grupo foi acompanhado por seus “padrinhos”, membros da comunidade acadêmica participantes do Programa de Apadrinhamento da DRI, que compartilharam de um momento enriquecedor de aprendizagem e descobertas sobre a capital mineira.

Os visitantes foram recebidos pela equipe do museu com uma mesa de café e, durante a programação, puderam aprender sobre as histórias do museu e a criação da cidade de Belo Horizonte.

Além disso, viram uma réplica da planta original da construção de Belo Horizonte, de 1894. Em seguida, os alunos caminharam pelos dois pavimentos do casarão secular sede da antiga Fazenda do Leitão, construída em 1883, por José Cândido da Silveira.

A visita foi finalizada com um passeio pelas áreas verdes do museu, onde há árvores frutíferas plantadas pelos próprios funcionários, e os estudantes apreciaram, ainda, o bonde elétrico, a locomotiva a vapor e o carro de boi expostos no local.

A atividade integra o projeto de Atividades de Formação Multicultural executado pelo Setor de Acolhimento da Diretoria de Relações Internacionais da UFMG, representada por Elaine Parreiras e Michelle Gontijo, em parceria com a Secretaria Municipal Adjunta de Relações Internacionais da PBH, representada por Sandra Martins Farias.

Estudantes estrangeiros da UFMG visitam o Complexo Cultural da Pampulha

Destacado

No último dia 24 de Agosto de 2016, a Diretoria de Relações Internacionais (DRI/UFMG), por meio do Setor de Acolhimento e do Programa Bem-Vindo, promoveu a primeira atividade de formação multicultural do segundo semestre de 2016, destinada a estudantes internacionais da UFMG.

A atividade escolhida foi a visita guiada ao Conjunto Arquitetônico da Lagoa da Pampulha, cartão-postal de Belo Horizonte, e Patrimônio Mundial da Humanidade. O grupo foi conduzido pela Luiza Dias, estagiária da Prefeitura de Belo Horizonte e estudante de História da UFMG que apresentou aos estudantes características da arte e arquitetura das obras, além de fatos históricos e culturais.

A visita aconteceu nos seguintes atrativos do Conjunto Arquitetônico da Pampulha: o Museu de Artes da Pampulha, a Igreja São Francisco de Assis, a Casa da Baile e a Casa Kubitschek.

Os estudantes tiveram a oportunidade de visitar cada local por, aproximadamente, 30 minutos.

A atividade foi acompanhada pela bolsista graduanda em Turismo, Patrícia Freire e pela Coordenadora do Programa Municipal de Voluntariado Internacional da Secretaria Municipal Adjunta de Relações Internacionais da Prefeitura de Belo Horizonte, Sandra Martins Farias.

Diretoria de Relações Internacionais da UFMG promove visita ao Espaço do Conhecimento e noite de Observação no Campus Pampulha

Destacado

No último dia 18 de junho de 2016, a Diretoria de Relações Internacionais (DRI/UFMG), por meio do Setor de Acolhimento e do Programa Bem-Vindo, promoveu mais uma atividade de integração que ocorreu no Espaço do Conhecimento UFMGEntre os participantes estavam estudantes da UFMG e um estudante internacional do Centro Federal de Educação Tecnológica  de Minas Gerais – CEFET-MG.

Eles foram acompanhados pela responsável pelo Setor de Acolhimento, Elaine Parreiras, pela bolsista graduanda em Turismo, Patrícia Freire e pela voluntária do Programa Bem-Vindo, Nathália Rodrigues.

Durante a visita guiada, os participantes percorreram a exposição permanente “DEMASIADO HUMANO” e a exposição temporária “PROCESSABER”, o grupo assistiu ainda a uma sessão sobre “Astronomia Indígena” no Planetário do Espaço.

Com o objetivo de complementar a atividade no Espaço do Conhecimento da UFMG, a DRI organizou a 1° edição da Noite de Observação no dia 20 de junho, no Campus Pampulha.

O evento consistiu em apresentar princípios básicos aos interessados por astronomia, além de fazerem um reconhecimento do céu e observarem, por meio do telescópio, os planetas Júpiter e Saturno e, também, a lua cheia da noite de solstício de inverno.

Desbravando a fauna e a flora mineiras: estudantes internacionais realizam atividade no Parque das Mangabeiras

Destacado

No dia 20 de outubro de 2016, os estudantes internacionais da UFMG se reuniram no Parque Municipal das Mangabeiras em uma atividade que teve o objetivo de contribuir para a integração entre os estudantes internacionais e os brasileiros, matriculados na UFMG.
O Parque, que é a maior área verde da capital mineira e atrai milhares de visitantes por oportunizar a aproximação com a vegetação nativa, é um local definido como de preservação e pesquisa ambiental aberto ao público.
Os participantes da atividade caminharam pelos espaços do parque, passando por trechos do Roteiro das Águas, do Roteiro da Mata e, também, o Mirante da Mata. Eles também puderam apreciar diversas amostras da vegetalidade mineira e tiveram contato com alguns animais, como o quati e o mico-estrela.
Posteriormente, o grupo participou de um piquenique, promovendo um intercâmbio ao compartilharem comidas típicas de seus países de origem.
A Atividade de Formação Multicultural no Parque das Mangabeiras foi organizada pela Diretoria de Relações Internacionais, por meio do Setor de Acolhimento, representada por Elaine Parreiras e Patrícia Freire.

Estudantes Internacionais da UFMG conhecem a Gruta do Rei do Mato

Destacado

Estudantes Internacionais – Grupo 1

No último dia 18 de abril, a Diretoria de Relações Internacionais (DRI), por meio do Setor de Acolhimento e do Programa Bem-Vindo, promoveu a segunda atividade de integração do semestre: o Monumento Natural Gruta Rei do Mato. Os 35 participantes entre eles, estudantes internacionais e padrinhos e madrinhas do Programa de Apadrinhamento do primeiro semestre de 2016, foram acompanhados pela Elaine Parreiras, responsável pelo Setor, e pela bolsista graduanda em Letras, Michelle Gontijo.

Com 220 metros de extensão e 30 metros de desnível, a Gruta do Rei do Mato, localizada no município de Sete Lagoas, é a segunda mais visitada do estado de Minas Gerais. Estudantes da UFMG de mais de 10 países apreciaram os quatro salões da Gruta, entre eles o Salão das Raridades, lar das colunas paralelas denominadas “torres gêmeas”, formação considerada única no mundo. 

A visita guiada finalizou na “Grutinha”, onde os estudantes puderam apreciar pinturas rupestres e a réplica da ossada de um Nortrotherium Magnuinense, também conhecido como preguiça gigante.

 Alguns dos estudantes participantes enviaram seus depoimentos à equipe.

Gabriela Cruz-Lustre (México)
Crédito: Foto cedida pela estudante.

“Eu sou Gabriela Cruz-Lustre, doutoranda em Biologia Vegetal no ICB. A atividade de integração na Gruta do Rei do Mato, na cidade de Sete Lagoas, foi uma oportunidade excelente que eu tive para desfrutar de um belo atrativo natural de Minas Gerais, interagir com outros participantes, praticar meu português com falantes nativos num contexto geral e conhecer a cultura dos mineiros nas atividades cotidianas, enfim, viver o Brasil desde diferentes facetas”

Sedami Deo-Gratias Emmanuel Akossinou (Benim)
Crédito: Foto cedida pelo estudante.

“Meu nome é Emmanuel e sou do Benim. Foi nos dois lugares, a Cidade Administrativa e a Gruta do Rei do Mato. Foi muito legal e interessante. Foram algumas oportunidades de falar português e de conhecer mais sobre o Brasil e sua história (a Gruta do Rei do Mato). Lá na Cidade Administrativa, a arquitetura dos prédios me deixou de boca aberta. Mas o que foi muito incrível pra mim aconteceu na Gruta do Rei do Mato. Foi o rosto do Jesus Cristo desenhado na rocha. O que eu falei foi ” o que é isso?” e ” como é possível?” Foi ótimo. Estou esperando já o próximo passeio que vai ser programado pelo Setor de Acolhimento. O Bem-Vindo e Ele fazem um trabalho muito importante e bacana.”

Perfil no Instagram vai divulgar ações da Diretoria de Relações Internacionais da UFMG

Destacado

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG agora faz parte do Instagram, aplicativo que compartilha fotos e vídeos pelo celular. Estudantes, servidores técnico-administrativos, professores da Universidade e toda a comunidade em geral já podem acompanhar as oportunidades oferecidas e atividades desenvolvidas pela DRI, seguindo o perfil @dri.comunica.

O objetivo da conta é aproximar a DRI das pessoas que utilizam o aplicativo, aumentando o diálogo e a interação com o público em geral.

Desta forma, o setor de comunicação vai receber fotos e vídeos relacionados aos eventos, às experiências no exterior e outras ações da DRI no e-mail comunica@dri.ufmg.br, para compartilhamento.

Vale lembrar que a DRI conta com mais dois canais de comunicação nas redes sociais: o perfil https://twitter.com/ufmg_dri no Twitter e a página https://www.facebook.com/Ufmgdri/ no Facebook.

Palestra sobre Universidade Australiana (UWA) divulga oportunidades de estudo para cursos de inglês, graduação e pós-graduação

A fim de discorrer sobre oportunidades acadêmicas na Austrália, a embaixadora universitária e ex-aluna de intercâmbio da University of Western Australia (UWA), Ludmylla Ferreira, irá proferir, nesta quinta-feira, dia 24 de novembro, palestra voltada para os estudantes interessados em realizar cursos de inglês, graduação e pós-graduação no exterior.

Na ocasião, Ludmylla Ferreira, que também é graduanda em Fisioterapia pela UFMG, apresentará opções de bolsas para estudantes brasileiros e demais interessados, bem como informações para o ingresso em universidades no exterior. 

A UWA é membro do prestigiado Group of 8 (Go8), entre as 8 melhores universidades australianas e as 100 melhores do mundo, além de possuir convênio com a UFMG. Será uma ótima oportunidade para interessados em estudar em um país de língua inglesa, em níveis que variam de curso de inglês a Doutorado. 

Aberta ao público, a palestra ocorre no auditório 1070 da FACE, das 12h às 13h.

Data: 24/11/2016

Local: Auditório 1070, Faculdade de Ciências Econômicas (FACE) – Campus Pampulha, UFMG

Horário: das 12h às 13h

Resultado Final – Programa de Intercâmbio Brasil-Colômbia (BRACOL) e Brasil-México (BRAMEX)

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) torna público o resultado dos Programas de Intercâmbio de Estudantes Brasil-Colômbia (BRACOL) e Brasil-México (BRAMEX).

Os estudantes aprovados no processo seletivo serão contatados pela DRI, que solicitará a confirmação da participação no programa por e-mail. Os selecionados deverão enviar resposta até às 23:59 do dia 20 de novembro de 2016, impreterivelmente.

Se o estudante selecionado não receber o e-mail até às 23:59 do dia 20 de novembro de 2016, deverá entrar em contato com a DRI no dia seguinte, a fim de confirmar participação.

Caso o aluno selecionado não possa realizar a mobilidade será substituído pelo excedente prioritário, que receberá um e-mail da DRI. O estudante deverá confirmar participação no programa, respondendo ao e-mail, até às 23:59 do dia 21 de novembro de 2016.

Uma vez confirmada a participação do estudante no programa, a DRI enviará e-mail com orientações sobre a documentação necessária para a realização da mobilidade.

A Diretoria de Relações Internacionais agradece a participação de todos os candidatos inscritos e incentiva a procura de novas oportunidades de mobilidade, que serão divulgadas no site da DRI e na página da Diretoria no Facebook.

Confira a lista de aprovadoslista de excedentes prioritários e a lista de não selecionados.

Programa do Centro Internacional de Estudos Pedagógicos oferece bolsa a brasileiros para dar aulas de português

Destinado a estudantes interessados em partilhar a língua e a cultura do Brasil no exterior, o programa do Centro Internacional de Estudos Pedagógicos oferta 18 vagas para assistentes de português na França. As inscrições vão até segunda-feira, dia 21 de novembro de 2016.

Os estudantes selecionados serão beneficiados com o status de funcionários temporários do Estado francês, recebendo o salário mensal líquido, que é de cerca de 790 euros e terão, ainda, a possibilidade de se inscrever numa universidade europeia pelo período de sete meses.

Para que possa se inscrever, o candidato precisa ter entre 20 e 30 anos, estar matriculado no mínimo em último ano da graduação (no momento de sua candidatura) numa universidade brasileira em letras, línguas estrangeiras ou qualquer outro curso e devem ter um bom conhecimento da língua francesa (nível B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas).

Os formulários de inscrição podem ser consultados e retirados do site do CIEP, neste endereço.

Mais informações aqui.

O dossiê de candidatura deve ser enviado para:
Envio postal do dossiê de candidatura:
Adida de Cooperação para o Francês: Sandrine Diese
Consulado Geral da França no Rio de Janeiro
Av. Presidente Antônio Carlos, 58 – 4° andar
20020-010 RIO DE JANEIRO / RJ

Pedido de informações:
Assistente: Susana Justo
susana.justo@diplomatie.gouv.fr

Nuffic Neso oferece, no auditório da FACE, palestra sobre estudos na Holanda

Representantes do Nuffic Neso Brazil, fundação subsidiada pelo Ministério da Educação dos Países Baixos, apresentarão em uma palestra, no dia 23 de novembro, as oportunidades de estudo e bolsas na Holanda, que se destaca pela excelência acadêmica.
Referência mundial em pesquisa científica, a Holanda conquistou o 4º melhor lugar em ensino superior do mundo, de acordo com o conceituado Times Higher Education Ranking e, segundo o Organização das Nações Unidas (ONU), é o 7° país mais feliz do mundo.
Aberta também ao público externo, a palestra é gratuita e dispensa inscrição prévia.
Data: 23/11/2016, quarta-feira
Horário: 16h30
Local: Auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas (FACE)

Abertas as Inscrições para os Programas de Intercâmbio Brasil-Colômbia (BRACOL) e Brasil-México (BRAMEX)

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG torna pública a Chamada 011-2016, referente aos Programas de Intercâmbio Brasil-Colômbia (BRACOL) e Brasil-México (BRAMEX).

Os programas contemplam estudantes de graduação da UFMG, regularmente matriculados, que tenham interesse em realizar um período de seus estudos em instituições da Colômbia e do México.

Para participar, o candidato deverá realizar a inscrição em 2 etapas simultâneas, conforme orientação abaixo:

1) O candidato deverá preencher o formulário online específico da Chamada 011-2016, disponível em http://tinyurl.com/nesz6oa, somente no período de 31 de outubro a 03 de novembro de 2016.

2) Em seguida, o candidato deverá enviar a documentação requerida na Chamada 011-2016 para o e-mail ccpi@dri.ufmg.br, somente de 31 de outubro a 03 de novembro de 2016.

O prazo para envio dos documentos, via e-mail, encerra-se às 23:59 do dia 03 de novembro de 2016.

Atenção: Será automaticamente eliminado aquele candidato que não atender às exigências da Chamada 011-2016. Candidaturas enviadas fora deste prazo serão desconsideradas.

Acesse aqui a Chamada 011-2016

Acesse aqui o Formulário de Inscrição Online dos programas BRACOL-BRAMEX, de que trata a Chamada 011_2016.

Acesse aqui o formulário com a Proposta de Mobilidade