Informativo sobre o programa Minas Mundi

Destacado

Em virtude da maneira equivocada como algumas informações relacionadas ao processo seletivo do programa Minas Mundi foram interpretadas, esclarecemos que o e-mail recursos@dri.ufmg.br deve ser utilizado apenas para os alunos que desejam interpor recurso contra o resultado final, e que o prazo para esse tipo de recurso que visa questionar o resultado final é de 10 (dez) dias corridos contados a partir da data de divulgação do resultado final.

Além disso, pedimos aos estudantes que desconsiderem a confirmação da vaga de intercâmbio que está na plataforma Minha UFMG, pois de acordo com o edital a confirmação deve ser feita em resposta ao e-mail que a DRI irá enviar aos estudantes para informar sobre o resultado das bolsas.

No momento, os estudantes aprovados e os excedentes prioritários que desejam concorrer ao apoio financeiro, mas que não são classificados nos nos níveis, I, II ou III pela FUMP, deverão se preocupar apenas em preencher o questionário socioeconômico e protocolar os devidos documentos solicitados pela FUMP, conforme disposto no item V do documento “Informações complementares ao Edital 001_2015 Programa Minas Mundi”.

Tendo como objetivo explicar as etapas do processo seletivo do Programa Minas Mundi, a DRI desenvolveu um passo a passo que pode ser visualizado a seguir.

Resultado Final Minas Mundi 2015

Destacado

A Diretoria de Relações Internacionais da UFMG divulga o resultado final do Programa Minas Mundi com a lista de aprovados, a lista dos excedentes prioritários,  a lista dos excedentes potenciais e a lista dos eliminados.

Apoio Financeiro

O apoio financeiro será concedido prioritariamente aos estudantes classificados pela FUMP nos níveis socioeconômicos I, II e III. Portanto, os estudantes aprovados e os excedentes prioritários que desejam concorrer ao apoio tem o prazo que vai desde a data de divulgação do edital até quinze dias corridos depois da divulgação do resultado final do Minas Mundi para preencher o questionário socioeconômico de acesso aos benefícios de graduação no site da FUMP, que está disponível aqui.

Estudantes já classificados nos níveis, I, II ou III que estejam com a avaliação socioeconômica vencida devem ir pessoalmente à FUMP para solicitar a renovação do estudo socioeconômico no prazo de até quinze dias corridos após a divulgação do resultado final no site da DRI.

Estudantes com estudo socioeconômico dentro do prazo de validade não precisam fazer nova avaliação socioeconômica.

Interposição de recurso contra o resultado final

Os eventuais pedidos de recurso deverão ser encaminhados através do endereço eletrônico recursos@dri.ufmg.br no prazo de 10 (dez) dias corridos contados a partir da data de divulgação do resultado final.

Reunião com inscritos no Programa de Apadrinhamento 2015/2

Destacado

Reunião com os futuros padrinhos e madrinhas.

Iniciando os preparativos para a chegada dos estudantes intercambistas 2015/2, o Setor de Acolhimento da DRI, juntamente com o programa Bem Vindo, realizaram, entre os dias 16 e 17 de junho, a reunião com os inscritos na Chamada do Programa de Apadrinhamento.

Elaine Parreiras, servidora responsável pelo Setor de Acolhimento da DRI.

Na ocasião, Elaine Parreiras, servidora responsável pelo Setor de Acolhimento da DRI, repassou orientações sobre a importância do auxílio do padrinho na chegada do estudante estrangeiro a UFMG, na retirada dos documentos, além da importância da troca de experiências culturais.

Designação de afilhados.

No final, a equipe da DRI realizou a designação dos estudantes estrangeiros aos futuros padrinhos.

A novidade desse semestre do programa é a participação dos funcionários da UFMG, o que não acontecia em edições anteriores.

O Setor de Acolhimento da DRI, juntamente com o programa Bem-Vindo, ainda está recebendo inscrições de interessados em apadrinhar um estudante estrangeiro. Será necessário, apenas, que o candidato entre em contato com a responsável pelo programa através do e-mail acolhimento@dri.ufmg.br ou compareça pessoalmente à DRI, de segunda a sexta, das 09 às 17 horas.

Resultado Final do Programa Cátedras Francesas na UFMG – Chamada 004-2015

Destacado

A Diretoria de Relações Internacionais da UFMG e a Embaixada da França no Brasil tornam público o resultado final referente à chamada 004-2015 do Programa Cátedras Francesas na UFMG.

Nessa chamada, foram aprovadas três propostas com o objetivo de apoiar a vinda de professores ou pesquisadores franceses vinculados a centros de pesquisa e instituições de ensino superior na França para a realização de projetos de pesquisa e atividades docentes na UFMG.

Para fins de implementação da proposta, o período de cada mobilidade será definido somente após o cumprimento das condicionantes que foram estabelecidas pelo comitê franco-brasileiro e informadas via e-mail aos catedráticos e anfitriões selecionados.

Intercambistas da UFMG visitam Mercado Central de Belo Horizonte

Destacado

Estudantes intercambistas, padrinhos e estudantes do curso de Turismos da UFMG no Mercado Central de Belo Horizonte.

Em mais uma atividade de interação promovida pelo Setor de Acolhimento da DRI,juntamente com o programa Bem Vindo, os estudantes intercambistas puderam conhecer e desfrutar um pouco da cultura mineira, através de visitação ao Mercado Central de Belo Horizonte, no dia 30 de maio de 2015.

Comerciantes do Mercado Central apresentando um pouco do seu trabalho aos estudantes.

No início do passeio, Flávio Dornas, Diretor da Associação Mineira de Gastronomia (AMIGA), contou um pouco da história do Mercado Central, bem como sua importância turística para o município.

Flávio Dornas, Diretor da Associação Mineira de Gastronomia (AMIGA), apresentando um pouco da história do Mercado Central.

Logo em seguida, os estudantes do curso de Turismo da UFMG, orientados pela professora Márcia Lousada, Vice Coordenadora do curso de Turismo da UFMG e Coordenadora do programa Bem Vindo, promoveram dinâmicas de interação para os intercambistas, dentro do Mercado.

A visita ao Mercado Central faz parte da série de atividades promovidas pelo Setor de Acolhimento da DRI, para a interação dos estudantes, que vêm a UFMG para realizar um período de seus estudos.

Confira as fotos dessa visita, que estão disponíveis na nossa página do facebook.

DAAD oferece bolsas para curso de língua e cultura alemã

Destacado

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) está selecionando brasileiros e estudantes de várias nacionalidades com residência permanente no Brasil para concorrer a bolsas para o curso de língua e cultura alemã com duração de quatro a seis semanas, que será realizado na Alemanha, em cooperação com universidades selecionadas.

O curso ministrado em alemão, destina-se preferencialmente a estudantes que pretendam no futuro realizar uma pós-graduação na Alemanha e que já tenham bons conhecimentos de alemão (B1) e excelente desempenho acadêmico.

Para participar do processo seletivo, os interessados devem atender aos requisitos previstos no edital disponível aqui, bem como realizar inscrição até o dia 15 de julho de 2015.

UFMG recebe feira Joint Road Show sobre oportunidades de intercâmbio

Destacado

No dia 15 de maio de 2015, a UFMG recebeu representantes de agências e instituições de ensino superior de vários países, que participaram da feira itinerante, Joint Road Show, para apresentar as possibilidades de estudos no exterior, no âmbito da graduação e pós-graduação.

Na ocasião, os estudantes assistiram a palestras que ocorreram durante a feira. Essas palestras abordaram as oportunidades de estudos em universidades dos seguintes países: Austrália, Áustria, Canadá, França, Alemanha, Holanda, Hungria, Irlanda, Nova Zelândia e Suíça.

Os estudantes podiam visitar os stands ocupados por cada agência e conversar diretamente com os representantes. Devido a esse formato em que foi organizada a feira, os alunos puderam sanar dúvidas relacionadas ao intercâmbio e saber mais um pouco sobre cada universidade.

Esse ano, a feira contou com a presença de um representante brasileiro para repassar informações aos alunos que não falavam a língua nativa do representante internacional. Essa novidade viabilizou a participação de mais estudantes.

Confira mais fotos no facebook da DRI. Acesse aqui.

II Encontro de Estudos Indianos: Interações Índia – Brasil 2015

Destacado

Nos dias 25 e 26 de junho de 2015, o Centro de Estudos Indianos (CEI) realizará o II Encontro de Estudos Indianos – Interações Índia – Brasil 2015.

O objetivo principal do encontro é congregar interessados nos diálogos científicos e culturais entre os dois países, bem como mapear essas interações visando futuras atividades do CEI.

Mais informações podem ser obtidas por meio do e-mail cei@dri.ufmg.br.

Confira a programação aqui.

Resultado da seleção – Chamada 007/2015 – Programa Bracol

Destacado

A Diretoria de Relações Internacionais da UFMG torna pública a relação dos estudantes selecionados para o Programa BRACOL.

Por meio dessa iniciativa, o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) promove o intercâmbio científico e cultural entre a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e instituições colombianas de ensino superior.

Resultado final – Programa Santander Universidades – Bolsas Ibero-Americanas para Jovens Professores e Pesquisadores 2015

Destacado

A Diretoria de Relações Internacionais torna público o resultado do Programa Santander Universidades – Bolsas Ibero-Americanas para Jovens Professores e Pesquisadores 2015.

Acesse aqui a lista dos selecionados.

Os docentes aprovados deverão aguardar contato da DRI para receberem instruções sobre a documentação solicitada pelo Programa.

Reunião de Orientação das Famílias Acolhedoras 2015/2

Destacado

No último dia 29 de maio de 2015, aconteceu no Auditório da Reitoria, a reunião de orientações voltada para as famílias que acolhem estrangeiros vinculados à UFMG. Essas famílias são cadastradas semestralmente pela equipe da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), que disponibiliza as informações das famílias aos estrangeiros que estão procurando hospedagem em Belo Horizonte durante o período de mobilidade.

Professora Míriam, Diretora Adjunta da Diretoria de Relações Internacionais, no auditório da Reitoria, conversando com as famílias que irão receber os estudantes estrangeiros do segundo semestre de 2015.

O objetivo desse encontro foi informar sobre o processo de internacionalização da UFMG, sobre os programas e convênios existentem na DRI, bem como instruir as famílias sobre como proceder ao receber os estudantes recém chegados ao Brasil.

A reunião foi aberta pela Professora Míriam Jorge, Diretora Adjunta de Relações  Internacionais da UFMG, e seguiu com a apresentação da servidora Elaine Parreiras, responsável pelo Setor de Acolhimento da DRI, juntamente com a Bolsista Patrícia Freire do Programa Bem-Vindo.

Reunião com as famílias acolhedoras.


No final, foi aberta a Sessão de Perguntas e Respostas para solucionar dúvidas que os responsáveis das residências cadastradas têm relacionadas ao programa. A equipe da DRI recebeu sugestões dos participantes para melhorar a parceria entre a DRI e as famílias.

Prêmio Fernão Mendes Pinto 2015 tem inscrições abertas

Destacado

A Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) abriu inscrições para o Prêmio Fernão Mendes Pinto 2015. Essa premiação anual visa gratificar uma dissertação de mestrado ou doutoramento, que contribua para a aproximação das Comunidades de Língua Portuguesa, explicitando relações entre comunidades de, pelo menos, dois países.

Os interessados em candidatar-se deverão acessar regulamento, que está disponível no site da AULP, bem como submeter às dissertações até o dia 31 de julho de 2015.

Consulte mais informações no folder eletrônico disponível aqui.

Datas de aplicação do teste OnDaF no primeiro semestre de 2015

Destacado

O exame de proficiência OnDaF, ofertado gratuitamente pelo Leitorado do DAAD da UFMG, será aplicado em várias datas durante o primeiro semestre de 2015, tendo a sua primeira realização no dia 27 de março de 2015.

A prova ocorrerá no Centro de Atividades Didáticas II (CAD2), na sala B 206, a partir das 15 horas. Para participar, o estudante deverá inscrever-se previamente no site do OnDaF.

Por questões de igualdade, cada candidato poderá participar do exame apenas uma vez por semestre, mesmo se o resultado for abaixo do nível requerido.

Mais informações e as próximas datas de realização do teste podem ser consultadas, também, no site do Professor Norbert Ankenbauer, que está disponível aqui.

O OnDaF é um dos testes exigidos no programa de mobilidade estudantil Ciência sem Fronteiras.

Datas de realização do OnDaF no primeiro semestre de 2015:

27 de março de 2015.

24 de abril de 2015.

29 de maio de 2015.

26 de junho de 2015.

CEA divulga chamada para apoio à realização de eventos científicos

Destacado

Como parte de suas atividades, o Centro de Estudos Africanos (CEA), vinculado à Diretoria de Relações Internacionais (DRI), lançou chamada que visa apoiar à realização de eventos científicos (seminários, conferências, congressos ou similares), que tenham como foco os Estudos Africanos.

Essa chamada prevê o total de R$50.000 para o apoio e é destinada a professores com eventos que representem uma contribuição efetiva às pesquisas desenvolvidas nesta área na UFMG.

Os interessados em participar da chamada, deverão enviar um projeto ao CEA até 30 de setembro de 2015. Mais informações devem ser consultadas na chamada disponível aqui.

Informações complementares sobre o programa Minas Mundi

Destacado

A Diretoria de Relações Internacionais divulga o documento “Informações complementares ao Edital 001_2015 Programa Minas Mundi”.

Nesse documento serão encontradas as seguintes informações referente ao programa Minas Mundi:

  • Critérios de avaliação e de pontuação da primeira e segunda etapa;
  • Distribuição de recursos do Fundo de Apoio ao Intercâmbio Internacional Discente;
  • Compromissos do estudante selecionado;
  • Acesso ao portal Minha UFMG;
  • Procedimentos junto a Fundação Universitária Mendes Pimentel.

Reiteramos que as inscrições no programa deverão ser realizadas entre os dias 13 e 17 de abril de 2015, no portal Minha UFMG.

Acesse o informativo aqui.

DAAD oferece bolsas para realização de cursos na Alemanha

Destacado

O DAAD, através do programa Master in Public and Good Governance (PPGG), está ofertando bolsas de estudos para a realização de cursos em diferentes universidades alemãs. A oferta é destinada a jovens profissionais formados em ciências sociais e políticas, direito, economia, administração, relações internacionais e áreas afins.

Para se candidatar, será preciso que o interessado envie sua documentação diretamente à universidade alemã de interesse, entre os dias 01 de junho e 31 de julho de 2015.

Todas as informações sobre o programa deverão ser consultadas através do site do DAAD, disponível aqui.

Para ler a chamada em inglês clique aqui.

Para ler a chamada em alemão clique aqui.

Oportunidade de bolsas de estudos na China para estudantes formados

Destacado

O programa de mobilidade internacional Schwarzman Scholars concederá, para estudantes já formados de diversas áreas de conhecimento, bolsas de estudos em universidades chinesas.

Os candidatos interessados em participar do processo seletivo deverão preencher formulário de inscrição, bem como o enviar a documentação exigida até o dia 01 de outubro de 2015.

A seleção acontecerá em meados de novembro e deverá ser acompanhada através do site do programa.

Mais detalhes estão disponíveis na página do Schwarzman Scholars, que pode ser acessada aqui.

 

Sobre o programa

Schwarzman Scholars é um programa de bolsa de estudos internacionais idealizado para apoiar jovens líderes globais, que tenham interesse em desenvolver suas habilidades profissionais em universidades da China.

O programa oferece também a oportunidade de realização de mestrado na Universidade de Tsinghua, uma das principais universidades do país.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas através do site e da página do facebook do Schwarzman Scholars. 

Site divulga projeto que aborda as línguas moçambicanas

Destacado

Está no ar o site “Projeto de descrição e documentação de línguas moçambicanas”, que divulga as ações realizadas no âmbito do projeto coordenado pelo professor Fábio Bonfim Duarte, do departamento de Língua Portuguesa e Linguística e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da UFMG.

O projeto tem como objetivo principal a descrição, documentação e valorização das línguas bantas faladas em Moçambique, conforme descrição que pode ser obtida no link aqui.

O site divulga também atividades relacionadas ao tema do projeto, tais como eventos, palestras e ofertas de cursos. Para conferir o site, clique aqui.

57ª Conferência Anual da Sociedade Indiana de Economia do Trabalho (ISLE)

Destacado

A 57ª Conferência Anual da Sociedade Indiana de Economia do Trabalho (ISLE) será realizada entre os dias 10 e 12 de outubro de 2015, em Serinagar, Caxemira.

O evento é organizado pelo Departamento de Economia da Universidade Central da Caxemiraem colaboração com a Divisão de Economia Agrícola da Sher-e-Kashmir Universidade de Ciências Agrárias e de Tecnologia da Caxemira.

A conferência anual será presidida pelo professor Ravi Srivastava, do Centro para o Estudo do Desenvolvimento Regional, Jawaharlal Nehru University (JNU), de Nova Deli e organizada pelo professor G.M. Bhat, chefe do Departamento de Economia e decano da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Central da Caxemira.

TEMAS DA CONFERÊNCIA
Os temas para a 57ª Conferência Anual da Sociedade Indiana de Economia do Trabalho (ISLE) são:
• O trabalho não remunerado
• O direito ao trabalho e à garantia do Mahatma Gandhi Nacional de Emprego Rural
• Trabalho e Emprego no Setor de Manufatura.

Mais detalhes sobre a conferência estão disponíveis do site da ISLE, disponível aqui.

Capes abre inscrições para o Programa Geral de Cooperação Internacional (PGCI)

Destacado

A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) divulgou o edital do Programa Geral de Cooperação Internacional (PGCI), que selecionará projetos conjuntos de pesquisa e parcerias universitárias, bem como candidaturas individuais, em qualquer área do conhecimento.

O principal objetivo do programa é fomentar o intercâmbio entre instituições de ensino superior e institutos ou centros de pesquisa e desenvolvimento brasileiros e estrangeiros.

O edital, que é de fluxo contínuo, selecionará até quinze projetos por cronograma, com uma previsão de até 60 projetos por ano.

A seleção de candidaturas individuais, voltada para candidatos academicamente excepcionais que não possam ser contemplados por editais específicos da CAPES para bolsas no exterior, está estimada em 1 (uma) por cronograma, totalizando até 4 (quatro) por ano.

O cronograma com as respectivas datas de inscrição para cada modalidade oferecida está disponível no site da Capes.

Para mais informações sobre o PGCI, acesse aqui o edital do programa.

Programa alemão oferece cursos de aperfeiçoamento em Desenvolvimento Sustentável

Destacado

O Leitorado do DAAD informa que estão abertas as inscrições para os cursos de aperfeiçoamento na Alemanha. Esses cursos serão oferecidos pelo programa de pós-graduação EPOS, que é destinado a jovens profissionais com formação superior, interessados no aperfeiçoamento de questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável.

Serão contempladas diversas áreas do conhecimento e o candidato interessado deverá enviar a documentação diretamente à universidade alemã, seguindo os prazos determinados pelas instituições. A tabela com cada data está disponível para acesso aqui.

Todas as informações sobre os procedimentos de candidatura estão disponíveis no site do DAAD, disponível aqui.

Outras informações sobre o programa estão disponíveis aqui.

Orientações para novos bolsistas do Ciência sem Fronteiras

Destacado

A Diretoria de Relações Internacionais informa que os estudantes recentemente aprovados no Ciência sem Fronteiras e aceitos em universidades estrangeiras deverão entrar em contato com a DRI através do e-mail csfdri@dri.ufmg.br, a fim de providenciar a documentação de saída para o intercâmbio.

É necessário enviar uma cópia da Carta de Aceite da universidade anfitriã e do curso de idiomas, caso haja, para que seja emitida a declaração de estudante aprovado no CsF e fornecidos o Formulário de Afastamento e Plano de Atividades.

Por fim, recomenda-se que a documentação completa seja entregue nos Colegiados de Graduação antes do período de matrícula, uma vez que esta não deverá ser feita pelos novos bolsistas.

Abertas as inscrições para o Programa Escala Docente 2015-2016

Destacado

O Programa Escala Docente, voltado para o intercâmbio entre as universidades da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM), oferecerá 15 vagas em universidades da Argentina, Uruguai e Chile para professores da UFMG, formados ou em formação.

Os docentes poderão realizar o intercâmbio no período compreendido entre 12 de agosto de 2015 e 12 de agosto de 2016, sendo que cada mobilidade deve ter duração de no mínimo sete e no máximo 15 dias.

A iniciativa também prevê financiamento dos custos da passagem do docente pela UFMG, enquanto a universidade de destino será responsável pelo alojamento e manutenção do docente durante a mobilidade.

Os interessados deverão realizar inscrição até o dia 20 de junho de 2015, enviando candidatura ao e-mail augm@dri.ufmg.br, conforme as orientações previstas na chamada de seleção 006-2015.

Acesse aqui a chamada 006-2015

Formulário de inscrição

Mostra traz o cinema alemão para a UFMG

Destacado

O Centro Cultural da UFMG recebe a partir do dia 02 de junho a Mostra de Cinema Alemão. Com a programação composta por seis longas-metragens, a mostra ocorrerá sempre às 15h00.

A curadoria da mostra será realizada por Norbert Ankenbauer, Elcio Lourero Cornelson e Marcelino Rodrigues da Silva, professores da Faculdade de Letras da UFMG.

Ficha técnica

Cacique da aldeia Pataxó visita a UFMG para roda de conversa

Destacado

No dia 19 de junho de 2015, o cacique Mesaque Pataxó, líder da aldeia Pataxó, e o Dr. José Antônio Souza de Deus, professor do Instituto de Geociências da UFMG, participarão de roda de conversa, no auditório da Reitoria.

Na ocasião, serão tratados assuntos relacionados à origem da cultura Pataxó, a organização sociocultural, localização geográfica das aldeias pelo Brasil, festas, rituais, princípios, bem como os atuais desafios enfrentados para a preservação da cultura.

A roda de conversa faz parte da série de atividades de interação organizadas pelo Setor de Acolhimento para os estudantes internacionais, sendo aberta também aos membros da comunidade acadêmica da UFMG que tenham interesse em participar.

As vagas são limitadas e a entrada é franca, fazendo-se necessária a realização de inscrição até o dia 17 de junho de 2015, através do link disponível aqui.

Os participantes receberão um e-mail de confirmação após o período de inscrição.

Mais informações poderão ser obtidas através do e-mail acolhimento@dri.ufmg.br.

Em palestra, representante de empresa global apresentará universidade americana

Destacado

Aline Silva, representante de Marketing da Navitas para América Latina, estará na UFMG, no dia 22 de junho de 2015, para apresentar a Florida Atlantic University (FAU).

A qualidade do ensino da instituição, a localização, os programas de acesso à universidade para estudantes de outros países e os cursos ofertados serão alguns dos assuntos abordados, na ocasião.

A palestra é gratuita e acontecerá às 12h30min, no auditório da Reitoria.

Sobre a Navitas

A Navitas é uma empresa global que se especializou em promover universidades, no mundo, para estudantes internacionais. A empresa oferece mobilidade internacional para instituições na Austrália, Canadá, Estados Unidos, dentre outros.

Para mais informações sobre a empresa, acesse aqui.

Resultado Final – Programa Santander Universidades – Bolsas Ibero-Americanas e Luso-Brasileiras 2015

Destacado

A Diretoria de Relações Internacionais torna público o resultado do Programa Santander Universidades – Bolsas Ibero-Americanas e Luso-Brasileiras 2015.

Os aprovados na segunda etapa deverão enviar um e-mail para programasdriufmg@gmail.com, confirmando intenção de participar do programa até a próxima segunda feira, dia 22 de junho.

Em seguida, os aprovados receberão instruções sobre a documentação necessária para implementação das bolsas de estudos.

Os candidatos excedentes deverão aguardar contato da DRI em caso de convocação para vagas remanescentes.

Confira aqui a lista de convocados e excedentes.

A DRI agradece pela participação de todos os inscritos e incentiva a procura de novas oportunidades de mobilidade, que serão divulgadas no site e Facebook da DRI.