Semana do Estudante Intercambista – 24 e 25 de fevereiro

Destacado

Dando prosseguimento à cobertura jornalística do programa de atividades, planejado pela Diretoria de Relações Internacionais da UFMG, para a Semana do Estudante Intercambista que ocorreu de 24 a 27 de fevereiro, segue abaixo o relato das atividades ocorridas após o evento de abertura do dia 24 de fevereiro.

Essas atividades visaram recepcionar os cerca de 140 estudantes estrangeiros que chegaram na Universidade para intercâmbio.

PROGRAMAÇÃO

Conforme previsto na programação da Semana, na tarde do dia 24 de fevereiro foi realizado um passeio pelos principais pontos turísticos de Belo Horizonte com uma parada final na Praça do Papa.

Na ocasião, os integrantes da Bateria Engrenada da Associação Atlética da Escola de Engenharia da UFMG, estavam na Praça do Papa para um ensaio e decidiram se juntar ao grupo de intercambistas para um momento de confraternização. Os intercambistas tiveram a oportunidade de assistir à apresentação da Bateria e também puderam tocar os intrumentos de percussão junto com os integrantes da Bateria. Confira aqui.

Bateria Engrenada da Associação Atlética da Escola de Engenharia da UFMG

No dia 25 de fevereiro, os intercambistas se encontraram novamente para uma caminhada pela orla da Lagoa da Pampulha e um passeio pelo campus pampulha da UFMG.

Igreja São Francisco de Assis

 Eles puderam conhecer as faculdades da UFMG, a Igreja de São Francisco de Assis, a Casa do Baile e outros pontos que tornaram a lagoa um cartão postal da cidade.

UFMG – Campus Pampulha

Na tarde do dia 25, os representantes dos centros de extensão da Faculdade de Letras (CENEX-FALE), da Escolas de Belas Artes (CENEX-EBA), da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CENEX-EEFFTO) e da Escola de Música (CENEX-MÚSICA) distribuíram folhetos e apresentaram os cursos e projetos disponíveis para a participação da comunidade acadêmica.

A representante do CENEX- MÚSICA dando informações.

Pela primeira vez na programação da Semana do Intercambista, a equipe do projeto Ambulatório do Viajante, da Faculdade de Medicina, proferiu palestra com o propósito de alertar os intercambistas sobre os cuidados que devem ser tomados antes, depois e durante uma viagem para se proteger contra doenças.

A palestrante Jéssica Vilarino abordou várias doenças comuns no Brasil, as regiões do Brasil aonde o risco dessas doenças é maior e algumas dicas de cuidados com a alimentação. Dentre outras parasitoses e doenças sexualmente transmissíveis, foram discutidas as seguintes doenças: doença de Chagas, febre Chicungunha, febre amarela, dengue, malária e leishmaniose.

Jéssica Vilarino da equipe do projeto Ambulatório do Viajante

Após a palestra, os intercambistas participaram de um aulão de forró com a equipe da Universidade de Dança de Salão Rodrigo Delano

Aulão da Forró

Diferente dos anos anteriores, os estudantes intercambistas terão o acompanhamento de dois “padrinhos” ao invés de apenas um.

Em uma conversa com a equipe de comunicação da DRI, Jéssica Cristiny Luiz Campos e Clarissa de Moraes, “madrinhas” do intercambista americano Dane Hansen, disseram que acharam interessante essa mudança, pois elas podem se organizar melhor para dar assistência ao estrangeiro. “Quando uma não pode comparecer às atividades dele, a outra vai.”, relatou Jéssica , graduanda em Letras na UFMG.

Da direito para a esquerda: Jéssica Cristiny Luiz Campos (Letras), Dane Hansen (Relações Economicas Internacionais) e Clarissa de Moraes (Engenharia Mecânica).

As atividades programadas para o dia 25 foram encerradas com um lanche de confraternização fornecido pelos padrinhos. Os padrinhos são escolhidos na campanha de apadrinhamento de intercambistas que ocorre todo ano e recebe inscrições dos alunos de graduação da UFMG interessados em ajudar os estudantes estrangeiros.

Lanche

Semana do Estudante Intercambista começou hoje

Destacado

Iniciou-se hoje, dia 24 de fevereiro de 2015, a Semana do Estudante Intercambista, com programação voltada para a recepção dos estudantes intercambistas que irão realizar um periodo de estudos na UFMG este semestre. Na manhã dessa terça-feira, os estudantes participaram de uma série de atividades conforme relatado a seguir:

Em uma cerimônia de abertura e boas-vindas, a vice-reitora Sandra Goulart Almeida, o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Tarcísio Mauro Vago, o diretor de Relações Internacionais, Fabio Alves, e a diretora-adjunta, Míriam Jorge, receberam os estudantes intercambistas com calorosas saudações.

Da esquerda para a direita: prof. Fabio Alves, Diretor de Relações Internacionais, profa. Sandra Goulart Almeida, Vice-reitora , prof. Tarcísio Mauro Vago, Pró-reitor de Assuntos Estudantis e a Diretora-adjunta de Relações Internacionais, profa. Míriam Jorge.

Após a cerimônia de abertura, a coordenadora do curso de Turismo da UFMG e do programa Bem-Vindo, Márcia Lousada proferiu palestra intitulada “(Con)vivendo e conhecendo a história de Belo Horizonte”, que abordou várias curiosidades sobre Belo Horizonte tais como: fatos históricos, o tipo de vegetação do estado de Minas Gerais, atrações, dados estatísticos e informações em geral.

Profa. Márcia Lousada

Em seguida, foi realizada uma pausa nas atividades para que os intercambistas pudessem fazer o credenciamento e participar de um coffee break servido no saguão da Reitoria.

Coffee break

O credenciamento contou com o auxílio de estudantes da UFMG que se candidataram para participar como volúntarios da Semana do Estudante Intercambista

O professor Leandro Rodriguez Alves Dinis da Faculdade de Letras (FALE) encerrou a programação com palestra que discutiu aspectos da língua portuguesa e a disciplina de português como língua adicional, que será oferecida aos intercambistas pelo setor de proficiência da DRI. Na ocasião, o professor tratou de temas como a aprendizagem da língua portuguesa, a variação que pode ser encontrada no sotaque ou até mesmo no uso da língua dependendo de cada região ou posição social e também repassou as informações necessárias para que os estudantes pudessem se inscrever na disciplina de português como língua adicional.

O professor Leandro Rodriguez Alves Diniz da Faculdade de Letras (FALE) da UFMG.

Ao final, houve um sorteio de livros, que foram fornecidos pela Editora UFMG e contemplou três estudantes, são eles: Hugo Alberto Ayala (México), Katja Neitemeier (Alemanha) e Cinthia Aimeé (México).

A programação elaborada pelo Setor de Acolhimento da Diretoria de Relações Internacionais da (DRI) UFMG se estende até a próxima sexta-feira, dia 27 de fevereiro.

UFMG participa do II Encontro de Ministros da Educação de países do bloco BRICS

Destacado

No dia 2 de março, ocorreu em Brasilia o II Encontro de Ministros da Educação de países do bloco BRICS. Estiveram presentes representantes da África do Sul, Brasil, China, India e Russia que, ao final do encontro, assinaram uma declaração conjunta em apoio ao processo de internacionalização entre as universidades do bloco BRICS. A UFMG esteve presente no encontro, representada pelo Prof. Fabio Alves, Diretor de Relações Internacionais.

da esquerda para a direita – Prof. Fabio Alves (DRI/UFMG), Profa. Leonor Maia (DRI/UFPE), Prof. Carlos Alexandre Neto (Reitor UFRGS), Prof. José Celso Freire (Presidente da FAUBAI e DRI/UNESP), Prof. Nicolas Maillard (RELINT/UFRGS)

Lista de selecionados para o curso Alemão para Fins Acadêmicos

Destacado

O Setor de Proficiência Linguística da DRI e a Faculdade de Letras divulgam a lista dos alunos selecionados para as turmas das disciplinas Alemão para Fins Acadêmicos (AFA). Os alunos devem comparecer na sala 4044 da Faculdade de Letras no dia 05/03/2015 das 9:00 -12:00 ou das 14:00-16:00 para escolher a turma.

Serão oferecidas três turmas:

* B1: segunda-feira + quarta-feira, 17:00 – 18:40
* B1+: terça-feira + quinta-feira, 17:00 – 18:40
* B2: terça-feira + quinta-feira, 13:30 – 15:10A matrícula só pode ser feita presencialmente.Interessados que não fizeram o teste de nivelamento poderão se inscrever se presentarem um certificado comprovando os conhecimentos necessários.

Pré-requisitos:
* B1: OnDaF (50 pontos) ou nível A2 concluído
* B1+: OnDaF (65 pontos) ou conhecimentos do nível B1
* B2: OnDaF (85 pontos) ou nível B1 concluído

Clique aqui para ver a lista dos alunos selecionados.

Clique  aqui para obter mais informações sobre o AFA

Leitor do DAAD e ex-intercambista promovem palestra sobre o tema “Estudar na Alemanha”

Destacado

No dia 05 de março, a ex-intercambista Nathália Santos, estudante de Engenharia Mecânica da UFMG, que participou do programa Ciência sem Fronteiras na Alemanha, e o leitor do DAAD, professor Norbert Ankenbauer irão proferir palestra sobre o tema “Estudar na Alemanha”.

Durante a palestra, haverá uma apresentação sobre as oportunidades de estudo na Alemanha direcionada a estudantes de graduação e pós-graduação, com o professor Norbert Ankenbauer, e também o depoimento da Nathália Santos sobre sua experiência como bolsista de graduação-sanduíche do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF).

A palestra acontecerá na sala 2003 da Faculdade de Letras (FALE) da UFMG, às 12h30.

Sobre o DAAD

O DAAD é parceiro do Programa Ciência sem Fronteiras e oferece vagas nas universidades alemãs para estudantes de graduação e pós-graduação. Mais informações aqui.

CELA abre chamada para apoio à realização de eventos científicos

Destacado

Como parte de suas atividades, o Centro de Estudos Latino-americanos (CELA), vinculado à Diretoria de Relações Internacionais (DRI), lança uma chamada de apoio à realização de eventos científicos (seminários, conferências, congressos ou similares), a serem realizados necessariamente até a data de 15 de dezembro de 2015 nas distintas Unidades Acadêmicas da UFMG.

O CELA convoca os professores que vêm realizando pesquisas e desenvolvendo temáticas que tenham como foco algum aspecto da trajetória social, educacional, econômica, cultural, política ou científica da América Latina a apresentarem suas propostas. Os projetos deverão ser submetidos ao CELA até 31 de março de 2015. As respostas serão dadas a conhecer até o dia 15 de abril.

Mais informações aqui.

Instituto Confúcio da UFMG abre inscrições para curso de chinês

Destacado

Estão abertas as inscrições para os cursos de chinês (mandarim) que serão oferecidos pelo Instituto Confúcio da UFMG no primeiro semestre de 2015.

As inscrições para o curso vão até o dia 13 de março, podendo ser realizado por alunos da Universidade e por interessados oriundos da comunidade externa.

A novidade deste semestre é que o curso foi reformulado, com a possibilidade de redução do período das aulas, e consequente ampliação da duração do curso, que poderá ser feito em dois semestres.

Essa mudança visa criar oportunidades para os estudantes que têm menor disponibilidade de tempo.

O aluno que concluir o curso receberá o certificado do IC-UFMG. Além disso, o aluno poderá prestar o Exame de Proficiência em língua chinesa (HSK), bem como concorrer a bolsas de estudo oferecidas pelo governo da China.

As aulas serão ministradas no CAD2 e  no COLTEC, campus Pampulha.

O nível BÁSICO 1 da atividade totalizará 52 horas/aulas, distribuídas em aulas presenciais, tutoria e atividades on-line. Os interessados deverão se inscrever pelo site da Fundep (www.cursoseeventos.ufmg.br). Mais informações podem ser obtidas no site do Instituto Confúcio da UFMG (www.institutoconfucio.ufmg.br).

Vice Cônsul Geral dos Estados Unidos faz palestra sobre oportunidades de intercâmbio

Destacado

Em visita à UFMG, Glenn Joseph Derr Jr, Vice Cônsul Geral dos Estados Unidos, no Rio de Janeiro, e Yayoi Hatano, Visa Clerk do Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, irão proferir palestra no auditório 1070 da Faculdade de Ciências Econômicas (FACE), no dia 11 de março de 2015, às 12h30min.

A palestra irá tratar sobre o processo de aplicação de visto para estudantes e também abordará as oportunidades de intercâmbio em geral. Portanto, aqueles alunos que têm interesse em estudar nos Estados Unidos terão oportunidade de receber mais informações sobre os primeiros passos para realizar um intercâmbio internacional.

Data: 11 de março de 2015

Local: Auditório 1070, da Faculdade de Ciências Econômicas (FACE).

Horário: 12h30.

Professores mineiros podem candidatar-se para bolsas de estudos no Japão

Destacado

Professores, orientadores pedagógico, assistentes educacionais e diretores mineiros têm até dia 06 de março de 2015 para se candidatarem a bolsa oferecida pelo Ministério da Educação, Cultura, Esportes, ciência e Tecnologia do Japão (MEXT).

O principal objetivo do projeto é treinar os professores que tenham o interesse em aprofundar os seus conhecimentos na área da educação e aplica-los em suas escolas no Brasil. Esse treinamento terá duração de 1 ano e 6 meses e incluirá um curso de língua japonesa no primeiro semestre.

A inscrição é gratuita e o interessado deverá enviar os documentos exigidos no edital, juntamente com a ficha de inscrição, que está disponível no site do Consulado Geral do Japão.

Todas as informações estão disponíveis no site do Consulado. Acesse aqui.

Inglês para Fins Acadêmicos (IFA) 2015/1 Lista de selecionados

Destacado

O Setor de Proficiência Linguística da DRI e a Faculdade de Letras divulgam a lista dos alunos selecionados para as turmas das disciplinas Inglês para Fins Acadêmicos em 2015-1. Os alunos devem comparecer na sala 4041 da Faculdade de Letras nos dias 03/3/2015 e 04/3/2015 das 9:00 -17:00 para escolher a turma e retirar uma autorização de matrícula a ser levada ao Colegiado de curso de origem. A matrícula só pode ser feita presencialmente no Colegiado de cada curso.

Clique aqui para acessar a lista.

Informe – Distribuição dos alunos para as disciplinas regulares de Português Língua Adicional (PLA) do 1o semestre de 2015

Destacado

O Setor de Proficiência Linguística da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e a Faculdade de Letras (FALE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) apresentam a distribuição de alunos para as disciplinas regulares de Português Língua Adicional (PLA) do 1semestre de 2015. Essa divisão foi feita com base nos resultados do Teste de Nivelamento aplicado em 26 de fevereiro de 2015.
Também se encontram em anexo os nomes dos alunos que manifestaram interesse em cursar uma das disciplinas de PLA, mas que não fizeram a Prova de Nivelamento por: (i) declararem não ter tido contato prévio significativo com o português; (ii) terem o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras); (iii) terem sido aprovado em uma das disciplinas regulares de PLA na UFMG (Básico, Intermediário, Produção Oral e Escrita a partir de Tarefas Comunicativas ou Escrita Acadêmica – UNI 045, UNI 046, UNI 047 e UNI 048, respectivamente), no Curso Intensivo de PLA oferecido pela DRI e FALE em fevereiro de 2015 ou em um dos cursos de PLA do Centro de Extensão da Faculdade de Letras (CENEX/FALE).

Cada turma foi composta por alunos com níveis de proficiência semelhantes.

Todas as disciplinas ocorrerão no prédio do CAD 2, no campus da Pampulha. Veja o mapa da UFMG em: https://www.ufmg.br/conheca/mapas/

 Atenção:

  • As disciplinas regulares de PLA não estão abertas para alunos que não tenham vínculo (como alunos, pesquisadores, professores ou estagiários) da UFMG. Nesse caso, sugerimos os cursos oferecidos pelo Centro de Extensão da Faculdade de Letras (CENEX): http://www.letras.ufmg.br/cenexx/
  • Cada aluno só poderá frequentar a disciplina para a qual foi classificado. Não é possível assistir às aulas de outro nível.
  • Os alunos deverão, na primeira semana de aula, informar a seu(sua) professor(a) seu número de matrícula. Neste momento, serão instruídos sobre os procedimentos para matrícula.

 Clique aqui para ver a distribuição de alunos por disciplina, bem como as datas de início de cada curso, com as respectivas salas de aula.

Em caso de dúvidas, escreva para proficienciaportuguesufmg@gmail.com

Newsletter – Distribution of students for the regular courses of  Portuguese as an Additional Language (PLA) on the 1st semester of 2015

English Version

The Language Proficiency Department of the International Relations Office (DRI) and the Faculty of Letters (FALE) of the Federal University of Minas Gerais (UFMG) present the distribution of students to the regular courses of Portuguese as an Additional Language (PLA) of the first semester of 2015. This division was based on the results of the Placement students took on February 26, 2015.

The list also includes  the names of students who showed interest in applying to one of the PLA subjects, but that did not take the Placement Test by: (i) declaring that they did not have significant prior contact with Portuguese; (Ii) having the Certificate of Proficiency in Portuguese Language for Foreigners (Celpe-Bras); (Iii) having been approved at a regular PLAsubject  at UFMG (Basic, Intermediate, Oral and Written Production from Communicative Tasks or Academic Writing – UNI 045, UNI 046, UNI 047 and UNI 048, respectively), in Intensive PLA course offered by DRI and FALE in February of 2015 or in one of the PLA courses offered by the Extension Center of the Faculty of Letters (CENEX / FALE).

Each class is composed with students with similar proficiency levels.

All courses take place in the CAD 2 building on the campus of Pampulha. See the map at UFMG: https://www.ufmg.br/conheca/mapas/

Attention:

• Regular PLA subejcts are not open to students who do not have an affiliation with UFMG as students, professors/researchers or trainees. In this case, we suggest the courses offered by the Faculty of Letters  Extension Center (CENEX): http://www.letras.ufmg.br/cenexx/

• Each student may only attend the course for which he was classified. It is not possible to attend classes of a different level.

• In the first week of classes students should inform their teacher their registration number. At this time, instructions will be given on the procedures for registration.

Click here to see the distribution of students by subject as well as the dates for the beginning of each course, with their classrooms.

For questions, contact proficienciaportuguesufmg@gmail.com

Resultados do TOEFL disponíveis para retirada

Destacado

Informamos que os resultados do TOEFL ITP oferecido pelo Inglês sem Fronteiras na UFMG até 08 de agosto de 2014 já se encontram disponíveis para retirada na DRI (prédio anexo à Reitoria) das 9:00 às 12:00 e das 14 às 17 horas, exceto no período de 15 a 30 de setembro de 2014.

Atenção para as datas para retirada dos resultados:

Resultados dos testes realizados em 2013:
Os testes estarão disponíveis até o dia 05 de outubro de 2014

Resultados dos teste realizados até agosto de 2014:
Os testes estarão disponíveis até o dia 08 de janeiro de 2015

Testes de Proficiência Minas Mundi 2015

Destacado

O Edital do Programa Minas Mundi está previsto para ser publicado no site da DRI no mês de março de 2015. Lembramos que ele exigirá que o Certificado de Proficiência seja apresentado, impreterivelmente, no ato da inscrição. Portanto, fiquem atentos aos calendários de provas e não deixem de realizar o exame em tempo hábil. Veja no Edital anterior qual a proficiência exigida pela universidade que irá pleitear uma vaga de intercâmbio.

O CENEX/FALE estará com inscrições abertas para os Testes de Proficiência para Intercâmbio, entre os dias 09 de fevereiro e 03 de março de 2015. Lembramos que apenas serão aceitos resultados referentes aos testes específicos para intercâmbio, sendo vetado o aceite dos certificados destinados a exames para o ingresso em cursos de Pós-Graduação.

O calendário de outros testes de proficiência, aceitos pelo Programa Minas Mundi, poderão ser encontrados aqui.

DAAD e Associação Leibniz concedem bolsas de estudos para pós-doutorado na Alemanha

Destacado

Estão abertas, até o dia 16 de março de 2015, as inscrições para o programa de bolsas de estudos para pós-doutorado desenvolvido pelo DAAD, em parceria com a Associação Leibniz.

As áreas contempladas são: humanas e pesquisa educacional, economia, ciências sociais e ciências espaciais, ciências da vida, matemática, ciências naturais e engenharia, e pesquisa sobre meio ambiente.

A bolsa tem duração máxima de 12 meses e inclui dois mil euros mensais, seguro-saúde e dois meses de curso de alemão.

Para candidatar-se é necessário ter concluído o doutorado há menos de dois anos e ter excelente nível de proficiência em inglês. Além disso, os candidatos não podem ter nacionalidade alemã ou estar residindo há mais de seis meses na Alemanha no momento da inscrição.

Outras informações poderão ser adquiridas no site disponível aqui.

Comunicado aos aprovados na segunda etapa do Ciência sem Fronteiras

Destacado

Os estudantes na fase final de candidatura ao Programa Ciência sem Fronteiras que precisarem da declaração de confirmação da validade do histórico traduzido deverão seguir o modelo disponibilizado abaixo, editando seus dados acadêmicos no cabeçalho da página. O documento deverá ser entregue na DRI juntamente com o histórico escolar em português e o traduzido.

A declaração assinada e carimbada NÃO indica a DRI como tradutora do histórico.

Solicitamos também mais atenção aos dados traduzidos e transcritos para a versão em inglês dos históricos, que têm sido entregues com inúmeras incorreções e informações que não correspondem às do documento original.

Para fazer o download do documento acesse aqui.

IEAT abre inscrições para o Programa Cátedras Santander de Estudos Ibero-Latinoamericanos

Destacado

O Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) abriu inscrições para o preenchimento de quatro (04) vagas no Programa Cátedras Santander de Estudos Ibero-Latinoamericanos.

Com inscrições que vão até o dia 31 de março de 2015, a chamada é destinada a pesquisadores que estão desenvolvendo pesquisas no campo Ibero-Latinoamericano.

A seleção dos candidatos será feita pelo Comitê Diretor do IEAT .

Outras informações sobre o programa poderão ser encontradas no site do IEAT, disponível aqui.

Sessão de orientações para a Semana do Estudante Intercambista 2015/1

Destacado

Com o intuito de orientar os padrinhos e as famílias que irão acolher os intercambistas que participarão da Semana do Estudante Intercambista 2015/1, o Setor de Acolhimento da DRI e o Programa Bem Vindo, organizaram uma sessão de orientações nos dias 21 e 22 de janeiro de 2015, no Auditório do Instituto de Geociências (IGC) da UFMG.

A sessão iniciou com uma reunião que abordou diversos assuntos inerentes ao tratamento com os intercambistas tais como as formas de proceder com os alunos recém-chegados, o estabelecimento de uma comunicação saudável e os benefícios de acolher um estudante estrangeiro.

Todas essas questões foram iniciadas pela Professora Míriam Jorge, Diretora Adjunta da Diretoria de Relações Internacionais, que também apresentou o papel da DRI nesse processo. Elaine Parreiras, responsável pelo Setor de Acolhimento, juntamente com Junia Viana, bolsista do programa Bem Vindo, deram seguimento à reunião pautando sobre as diversidades culturais que serão enfrentadas, além de auxiliar no esclarecimento de dúvidas.

Da direita para a esquerda, Professora Miriam Jorge, Diretora Adjunta da Diretoria de Relações Internacionais, D. Maria José, JuniaViana, Bolsista do Programa Bem Vindo, D. Maria Tereza Gomes, Elaine Parreiras, responsável pelo Setor de Acolhimento, Christine Spadinger, D. Luzia Milagres, D. Eugênia Milagres, D. Eulina Magalhães, Sr.ª Nilce Soares e Sr. Sebastiao Soares.

No dia seguinte, dia 22, foram realizadas duas reuniões com os futuros padrinhos, uma no período da manhã e outra no período da tarde. Nas reuniões os padrinhos foram orientados sobre como auxiliar os intercambistas na retirada dos documentos, o papel do padrinho nas questões acadêmicas e a importância da troca de experiências culturais.

Professora Miriam Jorge, Diretora Adjunta da Diretoria de Relações Internacionais, Elaine Parreiras, responsável pelo Setor de Acolhimento, e Junia Viana, bolsista do Programa Bem Vindo, no auditório do Instituto de Geociências da UFMG, na reunião com os padrinhos pela manhã.

Em ambas as reuniões os alunos puderam fazer perguntas sobre o programa e o projeto, além de sugerir melhores formas de contato com os seus futuros “afilhados”.

Nesta edição, o projeto contará com dois padrinhos para cada intercambista, proposta que tem o intuito de melhorar a adaptação do estudante estrangeiro em Belo Horizonte e na UFMG.

Reunião da manhã com os padrinhos.

Reunião da tarde com os padrinhos.

Confira estas e outras fotos na nossa página do facebook, disponível aqui.

Estudantes e servidores da UFMG podem realizar exame TOEFL ITP gratuitamente

Destacado

O Inglês sem Fronteiras da UFMG, através de seu Centro Aplicador de Exames, programou aplicações do TOEFL iTP para o primeiro semestre de 2015. O resultado do TOEFL ITP é requisito para a inscrição de servidores públicos de instituições de ensino federais no curso My English Online (MEO), e uma forma de ingresso de alunos de todas as universidades participantes nos cursos online e presenciais do IsF, além de ser teste de nivelamento e exame de proficiência para todos os perfis de estudantes contemplados pelo Programa IsF – Inglês. Veja o Edital aqui.

Para participar dessas aplicações o candidato precisa ser aluno ativo de graduação ou pós-graduação (mestrado ou doutorado), professor ou técnico administrativo e deve acessar o site http://isf.mec.gov.br/. As inscrições já estão abertas!

As aplicações ocorrerão entre fevereiro e junho de 2015 em dias pré-determinados de acordo com a infraestrutura da universidade. Ao acessar o site o aluno só terá como opção escolher o dia disponível no sistema. Após preenchimento de todas as vagas daquele dia, uma nova data será disponibilizada. Incentivamos todos os interessados que, caso não possam fazer o teste no dia oferecido, tentem em outro momento fazer sua inscrição gratuita.

As inscrições para aplicação do TOEFL iTP já começaram. Para mais detalhes acesse http://isf.mec.gov.br/ingles/8-destaque/73-as-inscricoes-estao-abertas . Leia o edital, acesse o Manual do Candidato e a relação de universidades credenciadas como Centros Aplicadores TOEFL iTP.

Garanta sua vaga e boa sorte!

Setor de Proficiência Linguística da DRI-UFMG

Programa de verão oferece bolsas na Escócia para estudantes de Teatro

Destacado

Até o dia 20 de março de 2015, a organização escocesa Scottish Universities International Summer School (SUISS), em parceria com a fundação British Council Escócia, está oferecendo bolsas de estudos em universidades escocesas.

As bolsas têm duração de duas semanas e são destinadas a estudantes de graduação e pós-graduação dos cursos de teatro.

Para candidatar-se o interessado deverá preencher um formulário de inscrição, que está disponível no site da SUISS.

Todas as informações sobre o programa poderão ser consultadas no portal da organização disponível aqui.

Erasmus Mundus PUEDES – Candidaturas abertas

Destacado

Estão abertas as inscrições para as bolsas oferecidas por meio do programa Erasmus Mundus PUEDES. As bolsas abrangem diversas áreas do conhecimento, possibilitando ao estudante a realização de mobilidade nas universidades participantes do projeto, entre elas a Universidade Europeia Viadrina, localizada em Frankfurt (Oder), na Alemanha.

Podem participar todos os estudantes e pesquisadores brasileiros, independente da universidade de origem.

Mais informações podem ser encontradas no site do programa. Clique aqui para a versão em Inglês, e aqui para a versão em Alemão.

Oportunidade de pós-graduação na França para os estudantes de Engenharia

Destacado

O instituto francês ISAE-SUPAERO está oferecendo oportunidade de formação acadêmica para os estudantes da pós-graduação em Engenharia Aeroespacial.

Até o dia 15 de março de 2015, os interessados poderão candidatar-se para as diversas modalidades oferecidas, incluindo o duplo diploma.

A inscrição deverá ser realizada pela Internet, mediante preenchimento do formulário eletrônico disponível aqui.

As dúvidas sobre o programa poderão ser consultadas no site do Groupe ISAE.

DRI recebe estudantes do programa PEC-G

Destacado

No dia 04 de fevereiro de 2015, quarta-feira, a Professora Míriam Jorge, Diretora Adjunta da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG, juntamente com a Ester Melo, servidora responsável pelos programas PEC, receberam os estudantes vindos através do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G).

Os cerca de quinze estrangeiros, com idade entre 18 e 23 anos, vieram dos seguintes países da África e América Central: Guatemala, Trinidad e Tobago, Quênia, Togo, Gabão, Senegal, Honduras, Jamaica, Benim, Namíbia, Gana e Cuba.

A reunião tinha como finalidade a recepção e a orientação desses estudantes, que irão realizar o curso de Português para Estrangeiros preparatório para o exame de proficiência em língua portuguesa Celpe-Bras.

Ao final do curso, que tem a duração de 10 meses, os estudantes deverão realizar o exame Celpe-Bras.

Os estudantes que forem aprovados no teste ingressarão nos cursos de graduação da UFMG, no primeiro semestre de 2015, no âmbito do programa PEC-G.

Professora Míriam Jorge, Diretora Adjunta da Diretoria de Relações Internacionais, e Ester Melo, servidora responsável pelos programas PEC, juntos com os estudantes dos programas PEC-G.

Sobre o PEC-G

O programa PEC-G oferece oportunidades de formação superior a cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais.

Por meio desse programa, o aluno estrangeiro selecionado cursa gratuitamente a graduação em universidades brasileiras.

 Confira as fotos dessa reunião no nosso facebook. Acesse aqui.

Prêmio Fernão Mendes Pinto 2015 tem inscrições abertas

Destacado

A Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) abriu inscrições para o Prêmio Fernão Mendes Pinto 2015. Essa premiação anual visa gratificar uma dissertação de mestrado ou doutoramento, que contribua para a aproximação das Comunidades de Língua Portuguesa, explicitando relações entre comunidades de, pelo menos, dois países.

Os interessados em candidatar-se deverão acessar regulamento, que está disponível no site da AULP, bem como submeter às dissertações até o dia 31 de julho de 2015.

Consulte mais informações no folder eletrônico disponível aqui.

Concurso de Redação sobre o Azerbaijão concederá viagem aos vencedores

Destacado

O Ministério da Juventude e do Esporte da República do Azerbaijão, em conjunto com a Embaixada do Azerbaijão no Brasil, realizará o Concurso de Redação com o tema “O que eu sei sobre o Azerbaijão?”.

Com edições nos anos de 2013 e 2014, o concurso pretende promover o melhor conhecimento do Azerbaijão no Brasil, além de fortalecer os laços entre as duas nações. Este ano as candidaturas poderão ser enviadas até o dia 04 de abril, através de um formulário de inscrição, que está disponível aqui.

 Serão selecionadas cinco (5) redações que devem, impreterivelmente, abordar um dos cinco temas especificados no regulamento do concurso. Os vencedores ganharão uma viagem cultural de uma semana para o Azerbaijão.

Mais informações sobre o concurso ou acesso ao regulamento deverão ser consultadas através do site da Embaixada disponível aqui.

Alemão, Espanhol e Francês: Preparação para Intercâmbio 2015/1

Destacado

O Setor de Proficiência Linguística da DRI e a Faculdade de Letras informam que as inscrições para os testes de nivelamento e classificação para os cursos de extensão “Alemão para Fins Acadêmicos” (AFA), “Francês para Fins Acadêmicos” (FFA) e “Espanhol para Fins Acadêmicos” (EFA) serão nas seguintes datas:

Início: 11 de fevereiro de 2015

Término:

·        Alemão para Fins Acadêmicos – 24 de fevereiro de 2015

·        Francês para Fins Acadêmicos – 26 de fevereiro de 2015

·        Espanhol para Fins Acadêmicos – 02 de março de 2015

Clique aqui para obter mais informações.

Programa de Jovens Líderes Ibero-americanos XIII

Destacado

A Fundação Carolina, o Grupo Santander e a Fundação Rafael del Pino promovem o Programa de Jovens Líderes Ibero-americanos XIII, voltado a estudantes e profissionais de todas as áreas de conhecimento graduados pela UFMG. Serão selecionados os 50 melhores graduados da Comunidade Latino-Americana de Nações, que cumprirão um cronograma de trabalho intenso, composto de visitas, reuniões, conferências e encontros com os principais atuantes do setor político, empresarial e cultural da Espanha e da União Europeia. As atividades serão desenvolvidas na Espanha, de 14 a 28 de junho de 2015.

A Diretoria de Relações Internacionais realizará um processo seletivo a fim de selecionar 03 candidatos, que serão indicados oficialmente pela UFMG para participação no Programa. Para a candidatura junto à DRI, serão observados os seguintes critérios:

- Ter concluído a graduação pela UFMG após 1° de outubro de 2012

- Ter no máximo 27 anos de idade

- Ter excelente histórico acadêmico e demonstrar habilidades sociais e de liderança.

A documentação listada abaixo deve ser entregue à DRI num único envelope lacrado e devidamente identificado com o nome do candidato e o assunto “Candidatura – Programa de Jovens Líderes Ibero-americanos XIII”:

- Formulário de inscrição

- Cópia do histórico escolar da graduação

- Cópia do diploma da UFMG

- Cópia do RG

- Curriculum Vitae resumido (máximo de duas páginas) e documentação comprobatória das experiências listadas (cópia da Carteira de Trabalho, declarações, certificados)

- Carta argumentativa justificando suas habilidades sociais e de liderança.

As inscrições serão recebidas de 23 de fevereiro a 09 de março, e o resultado será divulgado na página da DRI em 31 de março.

Os selecionados deverão se inscrever na página da Fundação Carolina até 19 de abril de 2015.

Ciência sem Fronteiras abre inscrições para programas de doutorado e pós-doutorado na Alemanha

Destacado

Pesquisadores de doutorado e pós-doutorado podem se candidatar a bolsas de estudos na Alemanha, através do programa Ciência sem Fronteiras. Serão oferecidas bolsas de doutorado pleno, doutorado sanduíche e pós-doutorado.

Para participar, os interessados deverão preencher formulário de candidatura disponível no site do Ciência sem Fronteiras. As inscrições vão até o dia 23 de abril de 2015.

No site CsF-Alemanha, o DAAD apresenta as vagas disponíveis em diversos institutos de pesquisas e universidades.

Consulte aqui as ofertas para projetos de Doutorado

Consulte aqui as ofertas para Pós-Doutorados

Seminário empresarial BH-Brasil-China conta com o apoio do Instituto Confúcio da UFMG

Destacado

O seminário empresarial BH-Brasil-China, promovido pela Câmara Chinesa de Comércio do Brasil, está com inscrições abertas.  O evento, que conta com a participação do Instituto Confúcio da UFMG,  ocorrerá no dia 04 de março de 2015, 4a feira, das 14 às 20 horas, no Espaço Vista – Centro de Desenvolvimento Empresarial, sediado na Rua Juiz Achilles Velloso, 385, Estoril. Mais informações pelo site do Instituto Confúcio da UFMG.