Inscrições para bolsas de estudo da Fundação Carolina

Destacado

A Diretoria de Relações Internacionais comunica à comunidade universitária que estão abertas as inscrições para as bolsas de estudo da Fundação Carolina 2016-2017, e que receberá candidaturas para as seguintes modalidades :

Postgrado (Pós-graduação lato sensu)

Emprendimiento – Programa Paradores

Doctorado (Doutorado)

Estancias Cortas (Pós-Doutorado)

Verifique abaixo requisitos, documentação para envio de candidaturas e prazos referentes à cada modalidade:

Postgrado (Pós-graduaçao Lato sensu)

Esta modalidade está disponível para egressos da UFMG, técnico-administrativos graduados, alunos ou egressos de pós-graduação ­lato sensu da UFMG.

O candidato deverá conferir na página da Fundação Carolina se o curso de pós-graduação exige formação em áreas específicas.

Documentação a ser enviada para a DRI:

- Para egressos da UFMG e técnico-administrativos: Cópia do diploma de graduação ou certificado de conclusão de curso

- Para alunos ou egressos da pós-graduação: comprovante de matrícula ou diploma

Prazo e endereço eletrônico: 05 de fevereiro a 26 de fevereiro, para o e-mail fundacaocarolinaufmg@gmail.com.

O campo assunto da mensagem deverá informar a modalidade de inscrição e o nome completo do candidato. Ex.: Postgrado – José Silva.

O envio da inscrição para a DRI poderá ocorrer simultaneamente à inscrição da página da Fundação.

Encerradas as inscrições, a DRI encaminhará uma lista nominal dos candidatos à Fundação Carolina. A partir de então, todo o processo seletivo será realizado entre o candidato e a Fundação. Portanto, será preciso estar atento aos demais requisitos e documentação exigida pelo próprio programa. A DRI não se responsabilizará por envio de documentos adicionais e comunicação que extrapole as instruções explícitas da convocatória.

Emprendimiento – Programa Paradores

Esta modalidade está disponível para egressos da UFMG ou técnico-administrativos graduados. O candidato deverá conferir na página da Fundação Carolina se o curso oferecido exige formação em áreas específicas.

Documentação a ser enviada para a DRI: cópia do diploma de graduação ou certificado de conclusão do curso.

Prazo e endereço eletrônico: 05 de fevereiro a 26 de fevereiro, para o e-mail fundacaocarolinaufmg@gmail.com.

O campo assunto da mensagem deverá informar a modalidade de inscrição e o nome completo do candidato. Ex.: Emprendimiento OU Programa Paradores – José Silva.

O envio da inscrição para a DRI poderá ocorrer simultaneamente à inscrição da página da Fundação.

Encerradas as inscrições, a DRI encaminhará uma lista nominal dos candidatos à Fundação Carolina. A partir de então, todo o processo seletivo será realizado entre candidato e a Fundação, portanto, será preciso estar atento aos demais requisitos e documentação exigida pelo próprio programa. A DRI não se responsabilizará por envio de documentos adicionais e comunicação que extrapole as instruções explícitas da convocatória.

Doctorado (Doutorado)

Esta modalidade está disponível para Docentes ou técnico-administrativos com diploma de mestre. O candidato deverá conferir na página da Fundação Carolina se o Programa de Doutorado oferecido exige formação em áreas específicas.

Documentação a ser enviada para a DRI:

- Certificado de vínculo profissional com a UFMG.

- Diploma de mestre

Prazo e endereço eletrônico: 05 de fevereiro a 11 de março, para o e-mail fundacaocarolinaufmg@gmail.com.

O campo assunto da mensagem deverá informar a modalidade de inscrição e o nome completo do candidato (Ex.: Doctorado – José Silva) e no texto do e-mail deverá ser informado o nome da instituição de interesse, entre aquelas listadas na página da Fundação Carolina.

Encerradas as inscrições, a DRI encaminhará à Fundação os certificados de vínculo, uma carta de apresentação assinada pelo reitor e uma declaração sobre o acesso aos programas de doutorado no Brasil. A partir de então, a Fundação entrará em contato com cada candidato a fim de fornecer acesso à inscrição on-line para os programas. A UFMG será comunicada sobre o resultado e o encaminhará aos candidatos, que deverão confirmar a aceitação da bolsa junto à Fundação e enviar a documentação indicada na chamada de cada programa de doutorado.  A DRI não se responsabilizará por envio de documentos adicionais e comunicação que extrapole as instruções explícitas da convocatória.

Estancias cortas (Pós-Doutorado)

Esta modalidade está disponível para Docentes ou técnico-administrativos com diploma de doutor. O candidato deverá conferir na página da Fundação Carolina se o programa de Pós-doutorado oferecido exige formação em áreas específicas.

Documentação a ser enviada para a DRI:

- Cópia do diploma de doutorado

- Certificado de vínculo profissional com a UFMG.

Prazo e endereço eletrônico: 05 de fevereiro a 11 de março, para o e-mail fundacaocarolinaufmg@gmail.com.

O assunto da mensagem deverá informar a modalidade de inscrição e o nome completo do candidato (Ex.: Estancias Cortas – José Silva) e no texto do e-mail deverá ser informado o nome da instituição de interesse, entre aquelas listadas na página da Fundação Carolina.

Encerradas as inscrições, a DRI encaminhará à Fundação o certificado de vínculo e uma carta de apresentação assinada pelo Reitor. A partir de então, a Fundação entrará em contato com cada candidato a fim de fornecer acesso à inscrição on-line para os programas. A UFMG será comunicada sobre o resultado e o encaminhará aos candidatos, que deverão confirmar a aceitação da bolsa junto à Fundação e enviar a documentação indicada na chamada de cada programa de pós-doutorado.  A DRI não se responsabilizará por envio de documentos adicionais e comunicação que extrapole as instruções explícitas da convocatória.


Observações importantes:

Ressalta-se que o papel da DRI será de indicar os candidatos às bolsas, que serão concedidas pela Fundação Carolina em qualquer uma das modalidades, não havendo apoio financeiro por parte da UFMG.

 É obrigatório ler a chamada publicada na página da Fundação Carolina por completo e estar atento à inscrições próprias do site. Não será possível alegar desconhecimento sobre as etapas do processo de seleção e demais instruções das chamadas.

Setor de Intercâmbio da DRI oferece vaga para bolsista

Destacado

A Diretoria de Relações Internacionais torna pública a abertura de 01(uma) vaga para bolsista no Setor de Intercâmbio. São elegíveis à vaga estudantes de graduação da UFMG matriculados nos cursos de Letras, Relações Econômicas Internacionais, Ciências do Estado, Administração ou Gestão Pública, a partir do 3º período. As inscrições vão até o dia 12 de fevereiro.

Os interessados devem enviar cópia do Histórico Escolar e Currículo ao endereço minasmundi@dri.ufmg.br com o título “Vaga de bolsista – Setor de Intercâmbio”.

Mais informações podem ser encontradas aqui.

Programa IBRASIL: Orientações de Documentos

Destacado

Estudantes de graduação e pós-graduação, professores e técnico-administrativos da UFMG que desejam fazer intercâmbio na Europa através do projeto IBRASIL no âmbito do programa Erasmus Mundus devem ficar atentos aos documentos solicitados para a candidatura, dentre eles:

  1. Transcript of Records (histórico escolar)
  2. Enrollment in Degree Course (atestado de matrícula)
  3. Support From Home (declaração de apoio do coordenador ou orientador apoiando sua candidatura)

Os documentos 1 e 2 devem ser retirados no Colegiado ou Seção de Ensino e o candidato deve traduzi-los  para o inglês em um papel em branco sem logo da UFMG ou timbre.

O original e a cópia devem ser deixados na DRI para que possam ser conferidos e carimbados.

Para universidades de Portugal a tradução para o inglês não é necessária.

A declaração de apoio deve ser datada, assinada, carimbada e em papel timbrado do colegiado do seu curso ou de um professor. O modelo da declaração pode ser encontrado neste link: Declaração de Apoio

Além disso, são exigidos outros documentos que você pode conferir através do edital no site do IBRASIL disponível: http://www.ibrasilmundus.eu/

Acesse ao FAQ com as dúvidas frequentes aqui.

Reunião de orientação sobre o IBRASIL

Destacado

Acontecerá na próxima segunda-feira, dia 01 de fevereiro de 2016, uma reunião para todos os interessados em participar do Programa IBRASIL, que está com chamada em aberto. O programa oferece bolsas de mobilidade na Europa para alunos de graduação, doutorado, pós-doutorado e técnico-administrativos da UFMG. Para mais informações sobre as áreas do conhecimento elegíveis ao IBRASIL, visite o site: http://ibrasilmundus.eu/

Será uma ótima oportunidade para esclarecimento de dúvidas sobre o processo de candidatura, documentos exigidos, bolsa, proficiência, entre outros assuntos. Pedimos aos alunos que leiam com atenção o Guideline disponível no site, anotem suas dúvidas e compareçam à reunião.

http://ibrasilmundus.eu/apply

Para participar da reunião, acessem o link disponível aqui e preencha o formulário com as informações requisitadas.

Data: 01/02/2016
Local: Auditório da Reitoria
Horário: Das 14hs às 16hs

Reunião de orientação sobre o Programa de Moradia para Estudante Internacional

Destacado

 No dia 21 de janeiro de 2016 a equipe do Setor de Acolhimento da DRI, em parceria com o Programa Bem-vindo, realizou uma reunião de orientação com as famílias que se inscreveram ao Programa de Moradia para Estudante Internacional para oferecer hospedagem aos estudantes estrangeiros da UFMG.

A reunião, que acontece uma vez a cada semestre, tinha como objetivo central repassar informações sobre o funcionamento do programa e as condições recomendadas para que as famílias possam receber os estudantes estrangeiros da UFMG nas suas casas, gratuitamente ou mediante pagamento de despesas.

A reunião foi conduzida por Elaine Parreiras, responsável pelo Setor de Acolhimento, com a participação de Patrícia Freire, bolsista do Programa Bem-Vindo, e de Danielle Rioga, mestranda da Escola de Ciência da Informação.

Os assuntos abordados foram :

  • Preparativos: comentou-se sobre o contato com a Universidade, desde o processo de inscrição às vagas de mobilidade internacional até a chegada dos estudantes estrangeiros ao Brasil;
  • Especificidades culturais: que diz respeito às características culturais de cada estudante;
  • Foram apresentadas as avaliações/questionários dos anfitriões, bem como dos estudantes estrangeiros para fazer um levantamento de otimização das acomodações;
  • Apresentação do catálogo online: apresentação do suporte que contém informações de todas as famílias cadastradas em bancos de dados, apresentando as descrições dos serviços, valores e fotos das acomodações que serão oferecidas aos estudantes.

Confira as fotos abaixo:

Aproxidamente vinte famílias participam do projeto este semestre

Elaine Parreiras, responsável pelo Setor de Acolhimento da DRI e Patrícia Freire, bolsista do Programa Bem-Vindo no auditório do Instituto de Geociências (IGC) 

A oferta de hospedagem das famílias será divulgada para os estudantes intercambistas através de um catálogo online.

Cursos de verão e bolsa de estudos na Inglaterra

Destacado

A Universidade de Exeter estará oferecendo onze cursos de verão com duração de quatro semanas para 05 estudantes brasileiros ou colombianos, como parte dos programas internacionais de verão 2016.

O instituto de verão é totalmente financiado pelo Santander Universidades, cujas bolsas de estudo cobrirão taxas escolares, alojamento, a maioria das refeições e taxas de programas sociais. Os selecionados precisarão arcar com passagens aéreas, almoços e outros itens pessoais.

As inscrições se encerram em 1° de março e podem ser aqui feitas aqui.

Para mais informações sobre o programa, acesse a página do instituto e dos cursos disponíveis.

Rosatom oferece bolsas de estudos na Rússia

Destacado

Está aberta a chamada para inscrição no programa de bolsas oferecidas pela corporação nuclear russa Rosatom.

Por meio dessa chamada, serão selecionados cinco candidatos para estudar na Universidade Nacional de Pesquisa Politécnica de Tomsk com auxílio financeiro para custear algumas taxas da Universidade, incluindo auxílio mensal de $30.

Podem se candidatar estudantes que tenham pelo menos a graduação concluída em áreas próximas do universo nuclear, como Física, Física Nuclear, Engenharia Elétrica ou Nuclear, entre outros.

O estudante poderá realizar o programa  em inglês ou em russo. Aqueles que optarem por estudar em russo serão contemplados com um curso de um ano para estudar a língua.

Os documentos devem ser enviados entre março e junho de 2016, o resultado da seleção será divulgado entre Agosto e Setembro. Uma vez que tenham tirado o visto os estudantes poderão começar o programa entre Setembro e Outubro de 2016.

Os candidatos podem enviar dúvidas para o endereço larina@tpu.ru aos cuidados de Dr. Liudmila Larina.

Mais informações estão disponíveis aqui ou na chamada.

Bolsas de estudo na Espanha – Fundación Carolina

Destacado

Está aberta a oferta de bolsas da Fundación Carolina, que em sua 16ª edição concederá bolsas de estudos na Espanha para ex-alunos, docentes e técnico-administrativos.

Serão ofertadas 607 bolsas, sendo 349 para a pós-graduação, 140 para doutorado e pós-doutorado, 29 para mobilidade de professores, 50 para os cursos de verão na Escuela Complutense, 05 para programas de empreendimento e 34 para estudos institucionais.

Os prazos para submissão de candidaturas diferem entre as modalidades de estudos e podem ser conferidos abaixo:

Cursos de verão na Escuela Complutense: até 10 de fevereiro de 2016
Cursos de pós-graduação, empreendimento e estudos institucionais: até 06 de março de 2016
Doutorado, pós-doutorado e mobilidade de professores: até 07 de abril de 2016

A Fundación Carolina é uma fundação espanhola criada para promover relações culturais e cooperação internacional em educação e ciência, entre a Espanha e os países sul americanos. Outras informações sobre a Instituição ou sobre o projeto deverão ser consultadas no site da Fundação, que está disponível aqui.

Inscrições abertas para as disciplinas de Inglês para Fins Acadêmicos (IFA) – 2016/1

Destacado

Estudantes de graduação e pós-graduação da UFMG interessados em cursar as disciplinas de Inglês para Fins Acadêmicos (IFA) devem se inscrever até o dia 22 de fevereiro para o teste de nivelamento que selecionará candidatos para realizar gratuitamente os cursos oferecidos neste primeiro semestre de 2016.

O candidato selecionado para as vagas, que são limitadas, poderá ser matriculado em cinco níveis diferentes que vão do intermediário ao avançado.

As disciplinas são presenciais e tem como objetivo atender os alunos regularmente matriculados na UFMG que pretendem se preparar para programas de intercâmbio (Ciência sem Fronteiras ou Minas Mundi), participar de eventos internacionais ou melhorar o conhecimento de inglês para atuar em contexto acadêmico.

Mais informações sobre o IFA podem ser encontradas aqui.

Datas importantes

Inscrição para teste de nivelamento (site DRI) ou envio de resultado de teste de proficiência 15/12/2015 a 22/02/2016
Teste de nivelamento 24/2/2016
Resultado do teste de nivelamento 29/2/2016
Matrícula 01 a 03/3/2016
Início das aulas 07/03/2016

Testes de Proficiência Minas Mundi 2016

Destacado

O Edital do Programa Minas Mundi está previsto para ser publicado no site da DRI no mês de abril de 2016. Lembramos que ele exigirá que o Certificado de Proficiência seja apresentado, impreterivelmente, no ato da inscrição. Portanto, fiquem atentos aos calendários de provas e não deixem de realizar o exame em tempo hábil. Veja no Edital anterior qual a proficiência exigida pela universidade que irá pleitear uma vaga de intercâmbio.

O CENEX/FALE estará com inscrições abertas para os Testes de Proficiência para Intercâmbio a partir do dia 22 de fevereiro. Desta forma, os estudantes interessados em participar do Minas Mundi deverão realizar os testes do CENEX/FALE que são específicos para intercâmbio, sendo vetado o aceite dos certificados destinados a exames para o ingresso em cursos de Pós-Graduação.

O calendário de outros testes de proficiência, aceitos pelo Programa Minas Mundi, poderão ser encontrados aqui

Site divulga projeto que aborda as línguas moçambicanas

Destacado

Está no ar o site “Projeto de descrição e documentação de línguas moçambicanas”, que divulga as ações realizadas no âmbito do projeto coordenado pelo professor Fábio Bonfim Duarte, do departamento de Língua Portuguesa e Linguística e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da UFMG.

O projeto tem como objetivo principal a descrição, documentação e valorização das línguas bantas faladas em Moçambique, conforme descrição que pode ser obtida no link aqui.

O site divulga também atividades relacionadas ao tema do projeto, tais como eventos, palestras e ofertas de cursos. Para conferir o site, clique aqui.

Capes abre inscrições para o Programa Geral de Cooperação Internacional (PGCI)

Destacado

A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) divulgou o edital do Programa Geral de Cooperação Internacional (PGCI), que selecionará projetos conjuntos de pesquisa e parcerias universitárias, bem como candidaturas individuais, em qualquer área do conhecimento.

O principal objetivo do programa é fomentar o intercâmbio entre instituições de ensino superior e institutos ou centros de pesquisa e desenvolvimento brasileiros e estrangeiros.

O edital, que é de fluxo contínuo, selecionará até quinze projetos por cronograma, com uma previsão de até 60 projetos por ano.

A seleção de candidaturas individuais, voltada para candidatos academicamente excepcionais que não possam ser contemplados por editais específicos da CAPES para bolsas no exterior, está estimada em 1 (uma) por cronograma, totalizando até 4 (quatro) por ano.

O cronograma com as respectivas datas de inscrição para cada modalidade oferecida está disponível no site da Capes.

Para mais informações sobre o PGCI, acesse aqui o edital do programa.

Programa alemão oferece cursos de aperfeiçoamento em Desenvolvimento Sustentável

Destacado

O Leitorado do DAAD informa que estão abertas as inscrições para os cursos de aperfeiçoamento na Alemanha. Esses cursos serão oferecidos pelo programa de pós-graduação EPOS, que é destinado a jovens profissionais com formação superior, interessados no aperfeiçoamento de questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável.

Serão contempladas diversas áreas do conhecimento e o candidato interessado deverá enviar a documentação diretamente à universidade alemã, seguindo os prazos determinados pelas instituições. A tabela com cada data está disponível para acesso aqui.

Todas as informações sobre os procedimentos de candidatura estão disponíveis no site do DAAD, disponível aqui.

Outras informações sobre o programa estão disponíveis aqui.

Orientações para novos bolsistas do Ciência sem Fronteiras

Destacado

A Diretoria de Relações Internacionais informa que os estudantes recentemente aprovados no Ciência sem Fronteiras e aceitos em universidades estrangeiras deverão entrar em contato com a DRI através do e-mail csfdri@dri.ufmg.br, a fim de providenciar a documentação de saída para o intercâmbio.

É necessário enviar uma cópia da Carta de Aceite da universidade anfitriã e do curso de idiomas, caso haja, para que seja emitida a declaração de estudante aprovado no CsF e fornecidos o Formulário de Afastamento e Plano de Atividades.

Por fim, recomenda-se que a documentação completa seja entregue nos Colegiados de Graduação antes do período de matrícula, uma vez que esta não deverá ser feita pelos novos bolsistas.

Reunião de Orientação das Famílias Acolhedoras 2015/2

Destacado

No último dia 29 de maio de 2015, aconteceu no Auditório da Reitoria, a reunião de orientações voltada para as famílias que acolhem estrangeiros vinculados à UFMG. Essas famílias são cadastradas semestralmente pela equipe da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), que disponibiliza as informações das famílias aos estrangeiros que estão procurando hospedagem em Belo Horizonte durante o período de mobilidade.

Professora Míriam, Diretora Adjunta da Diretoria de Relações Internacionais, no auditório da Reitoria, conversando com as famílias que irão receber os estudantes estrangeiros do segundo semestre de 2015.

O objetivo desse encontro foi informar sobre o processo de internacionalização da UFMG, sobre os programas e convênios existentem na DRI, bem como instruir as famílias sobre como proceder ao receber os estudantes recém chegados ao Brasil.

A reunião foi aberta pela Professora Míriam Jorge, Diretora Adjunta de Relações  Internacionais da UFMG, e seguiu com a apresentação da servidora Elaine Parreiras, responsável pelo Setor de Acolhimento da DRI, juntamente com a Bolsista Patrícia Freire do Programa Bem-Vindo.

Reunião com as famílias acolhedoras.


No final, foi aberta a Sessão de Perguntas e Respostas para solucionar dúvidas que os responsáveis das residências cadastradas têm relacionadas ao programa. A equipe da DRI recebeu sugestões dos participantes para melhorar a parceria entre a DRI e as famílias.

UFMG recebe feira Joint Road Show sobre oportunidades de intercâmbio

Destacado

No dia 15 de maio de 2015, a UFMG recebeu representantes de agências e instituições de ensino superior de vários países, que participaram da feira itinerante, Joint Road Show, para apresentar as possibilidades de estudos no exterior, no âmbito da graduação e pós-graduação.

Na ocasião, os estudantes assistiram a palestras que ocorreram durante a feira. Essas palestras abordaram as oportunidades de estudos em universidades dos seguintes países: Austrália, Áustria, Canadá, França, Alemanha, Holanda, Hungria, Irlanda, Nova Zelândia e Suíça.

Os estudantes podiam visitar os stands ocupados por cada agência e conversar diretamente com os representantes. Devido a esse formato em que foi organizada a feira, os alunos puderam sanar dúvidas relacionadas ao intercâmbio e saber mais um pouco sobre cada universidade.

Esse ano, a feira contou com a presença de um representante brasileiro para repassar informações aos alunos que não falavam a língua nativa do representante internacional. Essa novidade viabilizou a participação de mais estudantes.

Confira mais fotos no facebook da DRI. Acesse aqui.

Intercambistas da UFMG visitam Mercado Central de Belo Horizonte

Destacado

Estudantes intercambistas, padrinhos e estudantes do curso de Turismos da UFMG no Mercado Central de Belo Horizonte.

Em mais uma atividade de interação promovida pelo Setor de Acolhimento da DRI,juntamente com o programa Bem Vindo, os estudantes intercambistas puderam conhecer e desfrutar um pouco da cultura mineira, através de visitação ao Mercado Central de Belo Horizonte, no dia 30 de maio de 2015.

Comerciantes do Mercado Central apresentando um pouco do seu trabalho aos estudantes.

No início do passeio, Flávio Dornas, Diretor da Associação Mineira de Gastronomia (AMIGA), contou um pouco da história do Mercado Central, bem como sua importância turística para o município.

Flávio Dornas, Diretor da Associação Mineira de Gastronomia (AMIGA), apresentando um pouco da história do Mercado Central.

Logo em seguida, os estudantes do curso de Turismo da UFMG, orientados pela professora Márcia Lousada, Vice Coordenadora do curso de Turismo da UFMG e Coordenadora do programa Bem Vindo, promoveram dinâmicas de interação para os intercambistas, dentro do Mercado.

A visita ao Mercado Central faz parte da série de atividades promovidas pelo Setor de Acolhimento da DRI, para a interação dos estudantes, que vêm a UFMG para realizar um período de seus estudos.

Confira as fotos dessa visita, que estão disponíveis na nossa página do facebook.

Reunião com inscritos no Programa de Apadrinhamento 2015/2

Destacado

Reunião com os futuros padrinhos e madrinhas.

Iniciando os preparativos para a chegada dos estudantes intercambistas 2015/2, o Setor de Acolhimento da DRI, juntamente com o programa Bem Vindo, realizaram, entre os dias 16 e 17 de junho, a reunião com os inscritos na Chamada do Programa de Apadrinhamento.

Elaine Parreiras, servidora responsável pelo Setor de Acolhimento da DRI.

Na ocasião, Elaine Parreiras, servidora responsável pelo Setor de Acolhimento da DRI, repassou orientações sobre a importância do auxílio do padrinho na chegada do estudante estrangeiro a UFMG, na retirada dos documentos, além da importância da troca de experiências culturais.

Designação de afilhados.

No final, a equipe da DRI realizou a designação dos estudantes estrangeiros aos futuros padrinhos.

A novidade desse semestre do programa é a participação dos funcionários da UFMG, o que não acontecia em edições anteriores.

O Setor de Acolhimento da DRI, juntamente com o programa Bem-Vindo, ainda está recebendo inscrições de interessados em apadrinhar um estudante estrangeiro. Será necessário, apenas, que o candidato entre em contato com a responsável pelo programa através do e-mail acolhimento@dri.ufmg.br ou compareça pessoalmente à DRI, de segunda a sexta, das 09 às 17 horas.

Ayurveda foi o tema da primeira palestra da Série de Estudos Indianos

Destacado

A Série de Estudos Indianos teve início com a palestra sobre Ayurveda, ministrada pela Dra. Ana Maria Rodrigues. De acordo com as informações da palestra, “Ayurveda é a arte de viver diariamente em harmonia com as leis da natureza”.

Nesse sentido, a palestra demonstrou a relação entre o homem e a natureza, a qual está presente desde a nossa concepção, passando pela nossa constituição individual até os alimentos que ingerimos. Um conhecimento completo e milenar transmitido através do tempo.

Além disso, a palestrante distribuiu um questionário para que os participantes pudessem identificar suas constituições, físicas e emocionais, através do que a Ayurveda classifica como Doshas, que se subdivide em Vata, Pitta e Kapha.

Dra. Ana Maria Rodrigues, Médica, formada pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, e especialista em Antroposofia Médica, pela Associação Brasileira de Medicina Antroposófica.

Ao término do preenchimento do questionário, foi aberta uma sessão de perguntas e respostas.

Pesquisadores russos visitam a UFMG para primeira missão técnica Russo-Brasileiro

Destacado

Da esquerda pra direita: Igor Abrikosov e Svetlana Barannikova, pesquisadores do LACOMAS Laboratory, da Universidade de Tomsk, Professor Marcos Pinotti, da Escola de Engenharia, Professor Fabio Alves, Diretor da Diretoria de Relações Internacionais, Veronika Haag e Tiago Duarte, responsáveis pelos Setores de Redes e Missões da DRI.

Entre os dias 23 de junho e 07 de julho, a UFMG recebeu a visita de dois pesquisadores da Universidade de Tomsk, na Rússia, por ocasião da primeira missão técnica do Programa Russo-Brasileiro de Intercâmbio em Educação Superior.

Os visitantes foram os professores Igor Abrikosov e Svetlana Barannikova, pesquisadores do LACOMAS Laboratory, da Universidade de Tomsk.

O LACOMAS, Laboratório Interdisciplinar de Modelagem Computacional e Análise da Matéria Condensada, foi inaugurado em 2014, com o objetivo principal de aprofundar no entendimento das propriedades dos materiais e passar essa experiência para a ciência dos materiais aplicados, para disciplinas científicas adjacentes e para a indústria.

A Universidade de Tomsk (Tomsk State University – TSU), localizada na Sibéria, é a mais antiga da Rússia asiática, fundada em 1878, tendo permanecido por um longo tempo como a única instituição de ensino superior no vasto território entre os Urais e o Pacífico. Trata-se de uma universidade moderna e dinâmica, estando entre as 15 melhores do país, integrantes do Projeto 5top100 do governo russo, que tem como objetivo colocar estas universidades entre as 100 primeiras nos rankings universitários do mundo nos próximos 5 anos.

A programação da visita, organizada pela Diretoria de Relações Internacionais da UFMG, juntamente com o Prof. Marcos Pinotti, da Escola de Engenharia, incluiu palestras dos visitantes para alunos das áreas de Engenharia e Física, visita a laboratórios, reuniões com pesquisadores e representantes institucionais, além de reuniões e visitas ao CETEC-MG (Embraer e CSEM Brasil) e à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo de Minas Gerais (SECTES-MG) – consulte o programa final da visita neste link.

Curso de chinês está com inscrições abertas

Destacado

Encontram-se abertas as inscrições dos cursos de chinês (mandarim) para o segundo semestre de 2015. Os cursos são de 26 e 52 horas/aula, e são destinados a alunos da Universidade e membros da comunidade externa.

Os interessados em fazer o curso a partir do básico 1 podem matricular-se na página da Fundep, na internet. Já a matrícula das turmas dos básicos 2 e 3 deverão ser feitas exclusivamente no posto de atendimento da Fundep. Para esses módulos é exigido que se tenha aprovação no curso Básico 1 ou Básico 2 do Instituto Confúcio UFMG ou ter permissão por escrito do Instituto.

Todas as informações devem ser consultadas no site da Fundep, que está disponível aqui. Participe!

Aos alunos selecionados para o Minas Mundi 2016

Destacado

Considerando as variadas dúvidas sobre os recursos do Fundo de Apoio ao Intercâmbio Internacional Discente da UFMG, sugerimos que todos os estudantes selecionados no Minas Mundi releiam o Edital 001 – 2015 e, principalmente o documento Informações Complementares referentes a este edital.

Informamos que o resultado da concessão do auxílio financeiro será informado diretamente aos estudantes em novembro de 2015, e só então os alunos deverão confirmar interesse em participar do intercâmbio.

Em breve, a DRI organizará eventos de formação pré-partida para os selecionados. Por favor, estejam sempre atentos aos seus e-mails.

Inscrições prorrogadas para o teste de nivelamento de Francês para Fins Acadêmicos

Destacado

Foram prorrogadas as inscrições para o teste de nivelamento para o curso de Francês para Fins Acadêmicos (FFA) até dia 10 de agosto.

O curso, de nível intermediário, será ofertado pela Faculdade de Letras, em parceria com o Setor de Proficiência da DRI, como atividade de extensão gratuita para alunos regularmente matriculados na UFMG.

As inscrições deverão ser realizadas através dos formulários de inscrição disponíveis aqui.

Novas datas para o teste de nivelamento de Francês para Fins Acadêmicos

Destacado

Foram prorrogadas as inscrições para o teste de nivelamento para o curso de Francês para Fins Acadêmicos (FFA) até dia 10 de agosto de 2015.

O curso, de nível intermediário, será ofertado pela Faculdade de Letras, em parceria com o Setor de Proficiência da DRI, como atividade de extensão gratuita para alunos regularmente matriculados na UFMG.

Para participar das ofertas de Francês, o aluno deve ter o objetivo de se preparar linguisticamente para concorrer a uma vaga em programas de intercâmbio (Ciência sem Fronteiras ou Minas Mundi).

Ressaltamos que o atendimento desse curso é para o nível intermediário. A FALE oferece cursos básicos no Centro de Extensão (CENEX-FALE) e há disciplinas na FALE que aceitam matrícula de alunos de outras unidades como formação livre (graduação) ou eletiva (pósgraduação).

Confira as datas no calendário da UFMG.

As inscrições deverão ser realizadas através dos formulários de inscrição disponíveis aqui.

Datas de aplicação do teste OnDaF no segundo semestre de 2015

Destacado

O exame de proficiência OnDaF, ofertado gratuitamente pelo Leitorado do DAAD da UFMG, será aplicado em várias datas durante o segundo semestre de 2015, tendo a sua primeira realização no dia 28 de agosto de 2015.

A prova ocorrerá no Centro de Atividades Didáticas II (CAD2), na sala B 207, entre às 14 horas e as 18 horas.

Para participar, o estudante deverá inscrever-se previamente no site do OnDaF.

Mais informações podem ser consultadas no site do Professor Norbert Ankenbauer, que está disponível aqui.

Por questões de igualdade, cada candidato poderá participar do exame apenas uma vez por semestre, mesmo se o resultado for abaixo do nível requerido.

O OnDaF é um dos testes exigidos no programa de mobilidade estudantil Ciência sem Fronteiras.

Datas de realização do OnDaF no segundo semestre de 2015:

28 de agosto de 2015

02 de outubro de 2015

30 de outubro de 2015

27 de novembro de 2015

Começa uma nova edição do programa Embaixadores Universitários da França na UFMG

Destacado

 

Na última sexta-feira, dia 21 de agosto, aconteceu em Belo Horizonte a reunião do lançamento oficial da nova edição do Programa Embaixadores Universitários da França em Minas Gerais. O programa, desenvolvido pelo Serviço de Cooperação e a Ação Cultural da Embaixada da França para Minas Gerais (SCAC) em parceria com a UNIMINAS e com o apoio do Campus France, tem como objetivo promover a presença francesa nas universidades mineiras e nos locais em que estão inseridas, de modo a incentivar a comunidade acadêmica a conhecer melhor a cultura francófona e desenvolver a cooperação com a França.

Na reunião, compareceram os 14 Embaixadores já recrutados dentro das 15 Universidades parceiras. Estiveram presentes também representantes do Campus France, da Aliança Francesa de Belo Horizonte, FAPEMIG e SECTES – Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, além do Cônsul Honorário da França em Minas Gerais, Manoel Bernardes.

A nova embaixadora universitária na UFMG é a aluna de comunicação social, Patrícia Campos de Freitas, que poderá sem contactada através do email ufmg.france@gmail.com. Os embaixadores universitários contam também com páginas no Facebook, onde serão divulgadas diversas atividades e oportunidades para promover o contato da comunidade acadêmica com a cultura e os estudos francófonos. Para saber mais acesse www.facebook.com/EUFUFMG e www.facebook.com/EUFMG.

Este é um este programa piloto no Estado de Minas Gerais, e conta atualmente com 15 instituições de ensino superior parceiras.

 

Embaixadora universitária na UFMG
Crédito da foto: Facebook Embaixadores Universitários da França – Minas Gerais

Professores norte-americanos do programa IsF promovem atividades para a prática da língua inglesa

Destacado

Os assistentes de ensino de língua inglesa (English Teaching Assistants – ETAs) que estão na UFMG, em virtude das ações desenvolvidas no âmbito do programa Idiomas sem Fronteiras, irão promover várias atividades visando o ensino e a prática da língua inglesa.

Uma das atividades dirigida pelos ETAs será o Conversation Club, que é uma oportunidade para os alunos aprimorarem suas habilidades com a língua inglesa, interagindo com falantes nativos de inglês, temas e atividades diversas.

O Conversation Club acontece na Faculdade de Letras, todas as quartas, de 26 de agosto até 18 de novembro, nos seguintes horários e locais:

Das 11h00 às 12h20, sala 4063

Das 17h30 às 18h50, sala 4073

Além disso, será realizado pelos ETAs o Culture Club sobre Justiça social, em que serão exibidos filmes sobre justiça social, seguidos de debates que ocorrerão na língua inglesa e abordarão os temas dos filmes, a cultura americana e também as possíveis comparações com a cultura brasileira.

Os horários e locais desta atividade podem ser visualizados clicando aqui. Mais informações podem ser visualizadas no cartaz de divulgação logo abaixo.

Inscrições abertas para TOEFL ITP

Destacado

O Setor de Proficiência Linguística da Diretoria de Relações Internacionais e a Faculdade de Letras informam que ocorrerão aplicações gratuitas do TOEFL ITP nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2015.

Os estudantes de graduação e pós-graduação, servidores técnico-administrativos e docentes da UFMG poderão participar desta oportunidade.

O TOEFL ITP é reconhecido e aceito por diversas instituições de ensino superior para participação em intercâmbios, como comprovação de proficiência por alguns programas de pós-graduação e como nivelamento para os cursos presenciais do Programa Inglês sem Fronteiras.

A realização do teste também é uma excelente chance para que alunos e servidores tenham acesso ao seu atual nível de proficiência na língua inglesa e possam planejar seus estudos.

As inscrições podem ser feitas pelo site do Programa Idiomas sem Fronteiras, enquanto as vagas estiverem disponíveis.

Mais informações podem ser adquiridas através dos e-mails:

proficiencia@dri.ufmg.br e ufmgisf@gmail.com ou pelos telefones (31) 3409-4026 e (31) 3409-3839.

Nuffic Neso promove palestra sobre estudo na Holanda

Destacado

No dia 08 de outubro, próxima quinta-feira, representantes do Nuffic Neso Brazil, fundação subsidiada pelo Ministério da Educação dos Países Baixos, apresentarão palestra sobre oportunidades de estudo e bolsas na Holanda.

A apresentação ocorrerá às 12h30 na Sala 208 do Centro de Atividades Didáticas 1 (CAD 1) da UFMG, em frente ao Instituto de Ciências Biológicas (ICB).

Aberta também ao público externo, a palestra dispensa inscrição prévia.

Clique aqui para mais informações sobre oportunidades de estudo na Holanda.

Data: 08/10/2015
Horário: 12h30
Local: Sala 208 do Centro de Atividades Didáticas 1 – CAD 1 (em frente ao ICB)

Cursos de inglês gratuitos com inscrições abertas

Destacado

Estudantes, docentes e servidores da UFMG podem se inscrever, no período de 14 a 26 de outubro, para os cursos presenciais de língua inglesa do Programa Idioma sem Fronteiras (IsF-Ingles). O cadastro online pode ser feito pelo link isf.mec.gov.br/ingles.

Como pré-requisito, o candidato deve ter realizado o exame TOEFL ITP por meio do Programa IsF – Inglês, com notas já publicadas no site (isfaluno.mec.gov.br). A pontuação (score), válida por 2 anos, será utilizada como método de seleção. No caso dos alunos, é preciso ainda ter concluído no máximo 90% dos créditos do percurso acadêmico.

Serão três modalidades oferecidas: “Inglês para Sobrevivência” ; “Preparatório para o TOEFL” e “Inglês: Habilidades Acadêmicas Orais”. As turmas, com 10 a 20 alunos, vão do nível iniciante ao avançado. Para ver as opções das quais está apto a participar, basta que o interessado preencha a nota obtida no TOEFL ITP, no momento da inscrição.  As aulas ocorrem duas vezes por semana, nos turnos manhã ou tarde (segunda e quarta ou terça e quinta) e têm duas horas de duração.

Acesse o edital aqui.

Estudantes da UFMG são premiados na XXIII Jornadas de Jovens Pesquisadores, em La Plata, na Argentina

Destacado

Os 16 estudantes de graduação e pós-graduação da UFMG que representaram a Universidade na XXIII Jornadas de Jovens Pesquisadores, realizada no ultimo mês de agosto, em La Plata (Argentina), voltaram para casa com o reconhecimento de trabalhos apresentados durante o encontro.

Na foto: Delegação da UFMG com 16 estudantes e representante institucional da UFMG. Da Esquerda para a direita (Em pé): Maíra Fernandes |Renata Delgado | Priscila Lunardi |Diego Poça | Paulo Júnior | Kartiene Santiago | Klinger Almeida | Leonardo Resende  |  Gabriela Alkmin | Diego Beltrão | Fernanda Chaves | Nicole Batista | Felipe Castro / (Abaixados) Juliana Tolentino | Andressa Laysse | Elaine Parreiras (representante institucional da UFMG no evento)  | Víctor Fraga | Karine Nieman

A aluna Maíra Cristina Corrêa Fernandes (Faculdade de Direito) recebeu o prêmio de melhor exposição oral do comitê sobre Gênero, com o trabalho: “A criminalização do Feminicídio na América Latina: Políticas punitivas de Gênero”. 

Foto: Maíra Cristina Corrêa Fernandes | Secretaria Executaiva da AUGM | Organizadores da XXIII Jornadas de Jovens Pesquisadores na UNLP.

Na categoria melhor pôster com o tema Meios de Comunicação, a aluna Priscilla Nelsina Lunardi (Escola de Veterinária) foi a vencedora, com uma análise da Divulgação Científica por meio do rádio e da televisão.

Os estudantes da UFMG tiveram a oportunidade de criar redes de relacionamento com outros jovens pesquisadores de universidades estrangeiras, sem falar das trocas culturais e o aprendizado sobre novas técnicas e tecnologias.

Dentre os selecionados estão temas diversos como educação, produtos naturais e bioativos, Ciências Sociais, gênero, meio Ambiente, ciência, tecnologia e inovação para a inclusão social, meios de comunicação, produção artística e cultural e extensão universitária.

Na Foto: Priscilla Nelsina Lunardi | Secretaria Executaiva da AUGM | Organizadores da XXIII Jornadas de Jovens Pesquisadores na UNLP.

Mais sobre a jornada: em 2015, realizada na Universidade Nacional de La Plata- UNLP, Argentina, entre os dias 25 e 27 de agosto, o encontro reuniu jovens pesquisadores (estudantes de graduação, bolsistas de pesquisa, docentes em formação, etc.), pertencentes a universidades membros do Grupo Montevidéu, que compartilharam trabalhos de pesquisa.

Confira os autores e trabalhos selecionados (clique aqui).

Mais fotos da delegação da UFMG (clique aqui).

Abertas inscrições para mobilidade na Europa: programa Erasmus Mundus tem vagas para estudantes e servidores da UFMG.

Destacado

Com inscrições abertas até o dia 15 de novembro de 2015, o Programa Erasmus Mundus oferece oportunidades de mobilidade internacional na Europa, para estudantes e servidores de Instituições Públicas de Ensino Superior brasileiras. Por meio do Projeto EBW+, 151 brasileiros serão selecionados para estudar, trabalhar ou realizar pesquisa em universidades da União Europeia.

A UFMG não é parceira do programa, desta forma alunos de graduação, doutorandos, pós-doutorandos, servidores e professores da Universidade podem se candidatar às vagas dos grupos 2 e 3 do edital.

As áreas elegíveis são Educação, Formação de Professores (apenas para estudantes de graduação), Engenharia, Tecnologia e Artes criativas (música, design, dança e cinema).

Saiba mais sobre o programa e candidate-se no site: http://ebwplus.up.pt/

O Projeto EBW+: O projeto é composto por 20 Instituições de Ensino Superior europeias parceiras e brasileiras e 10 instituições associadas. Entre os principais objetivos, destacam-se a promoção do intercâmbio cultural e acadêmico, e o fortalecimento do relacionamento entre Brasil e Europa.

Do mundo para Minas: estudantes estrangeiros da UFMG visitam cidades turísticas do interior do estado

Destacado

Visita à Ouro Preto

Em setembro, os alunos estrangeiros da UFMG participaram da primeira atividade de integração deste semestre letivo, dedicada aos estudantes internacionais. O local do passeio foi à histórica  Ouro Preto, famosa por sua arquitetura colonial, tendo sido a primeira cidade brasileira considerada Patrimônio Mundial da UNESCO, título que recebeu em 1980.

Promovida pelo Setor de Acolhimento da Diretoria de Relações Internacionais, juntamente com o Programa Bem-vindo, a visita levou os participantes pelas ruas e centros culturais do município, que fica a 95 km da capital Belo Horizonte. Lá eles puderam conhecer expressões artísticas, arquitetônicas e religiosas que remontam um retrato importante da história e da identidade de Minas Gerais.

Foto: Estudante alemão Steffen von Sivers e Júnia Viana do Programa Bem-Vindo, em frente à Igreja Nossa Senhora das Mercês de Misericórdia, Ouro Preto - 

A excursão começou no período da manhã, na Igreja São Francisco de Assis e na Feira do Largo de Coimbra (feirinha de pedra sabão). Mais tarde, uma parada para o almoço, com comida típica mineira no cardápio. Intervalo rápido após a refeição no ponto central da cidade, contemplando a Praça Tiradentes, e o roteiro terminou, à tarde, com um passeio pelos Museus da Inconfidência e Casa dos Contos.

Foto: Estudantes internacionais na ladeira de Ouro Preto-MG.

Visita à Cordisburgo

No último sábado, 03, o destino foi Cordisburgo, a 120 km de BH. Na cidade, está situada a Gruta de Maquiné, que guarda, ao longo de 650 metros de extensão, belas esculturas naturais de formas diversas moldadas, durante milênios, pela ação da água sobre a rocha calcária.

Foto: Visita à Gruta de Maquiné

Caminhando pelos 400 metros da gruta, abertos à visitação, o grupo pode admirar os ornamentos construídos pela própria natureza, a uma profundidade de 18 metros. Durante a viagem subterrânea, foi possível conhecer a história da caverna, descoberta em 1825 pelo fazendeiro Joaquim Maria Maquiné.

Foto: Visita ao Museu Casa Guimarães Rosa.

Para completar o passeio, o grupo também foi ao Museu Casa Guimarães Rosa, concebido como centro de referência da vida e da obra do escritor, além de núcleo de pesquisa e lazer. Os alunos percorreram toda a Casa com acompanhamento de um guia que relatou as histórias vividas pela família do autor, suas obras, seus prêmios de literatura, e finalizou a exposição com uma belíssima contação de histórias com trechos das obras do escritor brasileiro.

Sobre o projeto: as atividades de integração promovidas pelo Setor de Acolhimento da DRI e pelo Programa Bem-Vindo buscam interação sociocultural dos estudantes, que vêm a UFMG para realizar um período de seus estudos.

Oportunidade de Intercâmbio na França, para alunos de pós-graduação. Vagas são do programa Capes/Cofecub.

Destacado

Alunos de pós-graduação podem se candidatar às vagas do Capes/Cofecub até o dia 30 de Outubro de 2015. Parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), agência do Governo Federal, e o Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil (Cofecub), o programa financia o intercâmbio de estudantes brasileiros para elaboração de projetos de pesquisa em universidades francesas.

São duas modalidades: missão de trabalho, em período de até 21 dias; e missão de estudos, que pode ser no formato de doutorado sanduíche, com duração entre 4 a 18 meses de duração, ou estágio pós-doutoral de até 12 meses.

A inscrição dos estudantes é gratuita e de responsabilidade do coordenador do projeto de pós-graduação, que deve preencher formulário disponibilizado exclusivamente pela internet.

Clique aqui e acesse o site oficial!

Divulgada a chamada de seleção para o Programa Escala Estudantil AUGM 2015

Destacado

Estudantes de graduação da UFMG, de diversas áreas do conhecimento, poderão se inscrever, a partir do dia 10 de outubro, para concorrer a vagas para realização de mobilidade acadêmica internacional no âmbito do programa ESCALA Estudantil da AUGM.

No ano de 2015, serão oferecidas vagas para diversas universidades do Chile, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia.

Para se inscrever o candidato deverá fazer o upload do certificado de proficiência na língua estrangeira no ato da inscrição, bem como atender a outros requisitos previstos na chamada 008-2015.

O teste de proficiência linguística exigido para inscrição é o Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira – DELE Básico, Intermediário ou Superior ou Exame de Espanhol do CENEX-FALE (mínimo 60 pontos).

Mais informações podem ser encontradas na chamada disponível aqui.

Instituto Confúcio aplica teste HSK de proficiência em língua chinesa

Destacado

No dia 17 de outubro, o Instituto Confúcio da UFMG aplicará o Teste de Proficiência em Língua Chinesa, o HSK (nova versão). O HSK(versão nova) é um exame padronizado internacional que testa e avalia habilidades não-nativos dos palestrantes chineses no uso da língua chinesa em suas vidas diárias, acadêmicos e profissionais.

Um total de 39 candidatos, nos níveis I, II, III, IV, V e HSKK (nível iniciante), farão as provas. Essa é a terceira aplicação do teste em 2015, que também foi oferecido em Março e Julho deste ano pelo Instituto.

Os resultados do teste podem servir para diversos fins: referência para a tomada de decisão no recrutamento de alunos de uma instituição educacional; base para a tomada de decisão dos empregadores em matéria de recrutamento, formação e promoção de examinandos, etc.

Sobre a nova versão do exame: O  HSK(versão nova) consiste de um teste de escrita e um teste oral, independente um do outro. Existem seis níveis de testes de escrita, ou seja, o HSK (nível I), HSK (nível II), HSK (nível III), HSK (nível IV), HSK (nível V), e HSK (nível VI). Existem três níveis de testes orais, ou seja, a HSKK (nível iniciante), HSKK (nível intermediário) e HSKK (nível avançado).

Estudantes do curso de mandarim da UFMG participam de atividade cultural, oferecida pelo Instituto Confúcio

Destacado

No último sábado, dia 3 de outubro de 2015, os estudantes da aula de mandarim da UFMG participaram da atividade cultural “Corte de Papel Chinês”, oferecida pelo Instituto Confúcio da UFMG.

“Corte de Papel Chinês” é uma arte tradicional chinesa, originada de atividades antigas de adoração aos antepassados e deuses. Agora ela é frequentemente usada, durante os festivais, como decoração do ambiente.

Foto: estudantes da aula de mandarim e as professoras de Instituto Confúcio mostrando o corte de papel na sala 301, Coltec, UFMG.

O Instituto Confúcio da UFMG oferece aula de mandarim e realiza atividades como Taiji, Caligrafia, etc, para os estudantes conhecerem a cutura chinesa.

Mais informações sobre o Instituto aqui.

Incentivo para grupos de pesquisa brasileiros e alemãos, pelo programa PROBRAL

Destacado

O programa PROBRAL tem oportunidades para grupos brasileiros e alemães. As inscrições  estão abertas para envio de propostas de  01/10 a 07/12/15.

São duas modalidades: estágios para pesquisadores alemães e brasileiros na instituição parceira, com ajuda de custo no transporte, estadia e seguro-saúde; e bolsas, que podem ser de pós-doutorado, doutorado-sanduíche e de curta duração, conforme critérios das duas agências.

Financiado pelo DAAD e a CAPES, o programa apoia projetos de pesquisa conjuntos de instituições alemãs e brasileiras. As mobilidades têm duração inicial de dois anos, mas podem ser prorrogados até 3 ou 4 anos. Para ser aprovado, o projeto precisa ser vinculado a um programa de pós-graduação stricto sensu com doutorado. Além disso, deve ser apresentado ao mesmo tempo à CAPES e ao DAAD com um plano detalhado de ações conjuntas pelos coordenadores brasileiro e alemão.

Saiba mais dessa e de outras oportunidades aqui.

Programa Baylat oferece financiamento para projetos de pesquisa e/ou ensino realizados por pesquisadores do Brasil e Alemanha

Destacado

Projetos de pesquisa e/ou ensino realizados em conjunto por pesquisadores da Baviera (um dos 16 estados federais da Alemanha) e da América Latina podem concorrer a apoio financeiro. O financiamento é oferecido pelo Centro Universitário da Baviera para América Latina (BAYLAT).

Novas propostas podem ser submetidas até 20 de outubro. Fica a cargo do pesquisador da Baviera entregar ao BAYLAT tanto a proposta quanto os formulários exigidos. As propostas podem ser de qualquer área do conhecimento e, se selecionadas, receberão orçamento para  cobrir viagem e estadia. O objetivo do programa é, além de fomentar a realização de pesquisas, investir na qualificação do ensino superior. 

Todas as informações e o edital podem ser acessados aqui.

Série de Estudos Indianos realiza novo encontro no campus Pampulha

Destacado

No dia 22 de Outubro, você tem mais uma oportunidade de participar da Série de Estudos Indianos. Promovido pelo Centro de Estudos Indianos (CEI), que integra a Diretoria de Relações internacionais, o encontro traz palestras sobre a cultura e riquezas da Índia, além do grupo de discussão, que tem como um dos objetivos reunir interessados nos estudos indianos. O evento está marcado para 14:30 e vai até as 19 horas, no auditório 3 do ICEX.

A programação começa com o grupo de discussão. Em seguida, a primeira palestra, proferida pela pesquisadora Ana Mélia Reis, às 15:30, aborda aspectos da filosofia na Índia que permeiam a obra de Cecília Meireles. Para encerrar o evento, às 17h, a diretora do Satyananda  Yoga Center/BH Alcione Ramos fala sobre o “Yoga Nidra”, técnica do Yoga e do Tantra, com origem nas escrituras antigas da Índia.

A entrada é gratuita e não é preciso se inscrever. Mais informações, no site.

Veja a programação:

14:30 às 15:30 – Grupo de Discussão.

15:30 às 16:30 - Palestra 1 – “Cecília Meireles e a Índia: a poeta enamorada do Oriente“, com Ana Amélia Reis.

Resumo: serão abordados aspectos da filosofia indiana que permeiam a obra de Cecília Meireles, não apenas nos textos em que ela fala explicitamente sobre a Índia. Reflexões sobre o poema “Mar Absoluto”, que é significativo em sua obra, talvez o poema de maior renome. Ainda que não trate abertamente das questões orientais, levantadas pela poeta em outros textos, com uma leitura atenta, o poema (Mar Absoluto) pode ser lido à luz da filosofia indiana e se faz quase como um elogio a essa vertente do pensamento humano.

Currículo palestrante: pós-graduada em Licenciatura Plena em Letras (Português e Inglês) pela Universidade Estadual de Maringá, UEM (2003). Concluiu a Especialização em Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Federal da Bahia, UFBA (2007) e Mestrado pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG (2014). Desenvolve pesquisas sobre literatura e cultura brasileira e indiana. Residiu na Índia por um ano (2004-2005), onde trabalhou em um projeto de artes na ONG “Global Arts Village” e deu aulas de português para estrangeiros no Instituto Camões, em Nova Delhi.

17:00 às 19:00 - Palestra 2 – Yoga Nidra: do Samadhi à terapêutica que veio da Índia, com Alcione Ramos (Gangadhara Saraswati).

Resumo: O Yoga Nidra é uma técnica do Yoga e do Tantra, compilada de escrituras antigas da Índia.  No entanto, chega até o homem contemporâneo como um instrumento valioso de auto conhecimento, despertar da criatividade e até mesmo descanso profundo.

Currículo palestrante: É diretora do Satyananda  Yoga Center/BH. Psicóloga de Orientação Junguiana, Pedagoga, Professora de Yoga com formação em uma das mais renomadas escolas de  Yoga do mundo, a Bihar School of Yoga – Índia.  Autora  do livro “ Yoga Nidra – O Sono Consciente”. Faz a rota Brasil-Índia desde 1995.

Poeta alemão Nils Straatmann ministra oficinas de poesia e de tradução na FALE (UFMG)

Destacado

O jovem autor e poeta alemão Nils Straatmann ministrou oficinas de poesia e de tradução na FALE (UFMG), nos dias 31/08 e 03/09. Estudantes tiveram a chance de entender mais sobre o processo criativo do texto poético e de esboçar versos junto com o autor. Junto a Nils, os participantes traduziram textos em alemão (do livro “Wo die Kartoffeln auf Bäumen wachsen”) e do blog dele. Parte dos trabalhos foi apresentada por Nils e estudantes, em leitura bilíngue, no Café com letras, evento realizado na última sexta-feira, 04 de setembro de 2015.

A Casa Stefan Zweig, o Goethe-Institut do Rio e de São Paulo, bem como o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), em Belém e Belo Horizonte, convidaram o escritor e poeta que, durante sua estada de dois meses no país, se dedicará à disseminação da herança intelectual de Stefan Zweig, dos temas da intolerância, da igualdade de direitos e da multiplicidade religiosa e cultural.

Paralelamente às oficinas em escolas, universidades e periferias, bem como às leituras em saraus e apresentações, Straatman relatará suas experiências em um blog, que pode ser acessado aqui.

Sobre o poeta alemão: Nils Straatmann nasceu em Hamburgo em 1989, estudou em Leipzig e escreve artigos para jornais e revistas como taz, Gala Men e Süddeutsche Zeitung. Desde 2008 se apresenta como Bleu Broode nos palcos alemães de Slam poetry, onde se tornou campeão da equipe desde 2013.

Programa de Mobilidade Estudantil de Pós-Graduação da Rede de Macro Universidades 2016

Destacado

Está aberta, até 31 de outubro, a Convocatória 2016 do Programa de Mobilidade Estudantil de Pós-Graduação da Rede de Macro Universidades da América Latina e do Caribe.

Integrante da Rede de Macro Universidades, composta por 32 Instituições públicas de 19 países, a UFMG poderá indicar estudantes de mestrado, doutorado e especialização que tenham concluído no mínimo 30% dos créditos na UFMG.

Os candidatos deverão obter uma carta de indicação e apoio à candidatura emitida pela secretaria do programa de pós da UFMG, e um plano de trabalho aprovado tanto pela universidade de origem quanto pela de destino. A Rede Macro concederá bolsas para transporte e manutenção dos selecionados.

A convocatória e a lista completa de documentos e universidades participantes podem ser conferida na página do programa.

Delegação Russa participa de seminário sobre mega-eventos esportivos e mídias digitais, organizado pela UFMG

Destacado

Abrindo as atividades do “Seminário Rússia-Brasil/2015 – Mega-eventos Esportivos em Conexões de Mídias Digitais”, na UFMG, o professor doutor Ilya Kirya (HSE-Rússia) apresenta, esta manhã, um panorama do cenário midiático contemporâneo na Rússia. A professsora Joana Ziller (DCS-UFMG) media o debate que segue até a próxima hora, no auditório Baesse, 4° andar da Fafich. Às 14h, a programação continua com mesa-redonda com o tema: “Clichês e estereótipos: visão russa do Brasil (e vice-versa) a partir dos mega-eventos esportivos Olimpíadas e Copa do Mundo”, com a participação das professoras doutoras Priscila Borges (PPGCOM/UFOP) e Profa. Dra. Anna Novikova (HSE/Rússia).

O evento realizado pelo Centro de Convergência de Novas Mídias (CCNM/CNPq-UFMG), tem como objetivo discutir resultados da investigação conjunta em desenvolvimento desde 2013 acerca da configuração midiática, no contexto da convergência contemporânea, dos megaeventos midiáticos esportivos Copa do Mundo FIFA (Brasil/2014) e Jogos Olímpicos de Inverno (Rússia/2014). Participam pesquisadores da UFMG e da Faculty of Media Communications da National Research University Higher School of Economics (HSE), localizada em Moscou (Rússia).

O público-alvo do seminário são professores e estudantes de graduação e pós-graduação, assim como outros interessados no tema. As inscrições são gratuitas e receberão certificados aqueles que comparecerem a pelo menos três dos quatro períodos de atividade.

Inscrições e mais informações no site do evento.

Piquenique Francófono leva interessados pela cultura francesa ao Parque das Mangabeiras, participe!

Destacado

Depois de um primeiro encontro, em agosto deste ano, que superou a expectativa de público, o Projeto Embaixadores Universitários da França organiza o “1º Piquenique Francófono”. Desta vez, o evento é aberto a a todos os intercambistas franceses, estudantes de francês e demais interessados em participar. 

A iniciativa das Embaixadoras Universitárias da França na PUC MG, UFMG, UEMG e CEFET MG é voltada para quem se interessa pela cultura francesa e quer interagir e saber mais sobre a vida no país europeu.

O encontro está marcado para o dia 8 de novembro, às 9h da manhã. O local são as Ilhas do Passatempo, no Parque das Mangabeiras, onde será feito o lanche coletivo acompanhado de um bate-papo à francesa. 

Confirme sua presença e saiba mais na página oficial do evento, clique aqui.

Concurso premia fotos tiradas na França, melhor registro vai ganhar espaço em galeria de arte de BH

Destacado

O I Concurso Fotográfico Objectif France seleciona fotos que retratem o tema “O que me inspira na França”. A seleção acontecerá em duas etapas, uma local (na UFMG e em outras instituições do programa) e uma estadual.

Na UFMG, as fotos passarão por uma fase de votação popular. As 15 fotos mais curtidas serão enviadas para a curadoria, que escolherá as 5 melhores fotos para serem expostas dos dias 7 a 17 de novembro. Uma dessas fotos será selecionada para a etapa estadual do concurso, e será exposta na galeria da Aliança Francesa de Belo Horizonte entre os dias 18 e 27 de novembro, além de concorrer aos grandes prêmios da etapa estadual.

Os ganhadores da etapa local de cada universidade serão premiados com um romance policial de um autor francês traduzido, da editora Autêntica. Já os 3º, 2º e 1º lugares gerais ganharão, respectivamente, uma entrada com acompanhante e um vale­consumo de 100,00 no Bar Paco Pigalle, um jantar completo com um acompanhante com um vinho de até 150,00 no restaurante Au Bon Vivant e um curso de 50 horas na Aliança Francesa, de acordo com o nível e o interesse do ganhador, de acordo com a disponibilidade.

Para participar, os interessados devem curtir a página do programa no Facebook, preencher o formulário de inscrição (disponível aqui) e enviar o arquivo da foto e o nome completo para o e-mail ufmg.france@gmail.com, com o assunto “I Concurso Fotográfico Objectif France – (nome)”.

As inscrições podem ser realizadas até 30/10/2015 e o resultado da primeira etapa será divulgado no dia 05/11/2015, por e-mail e nas redes sociais.

O projeto é uma realização do Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada Francesa em Belo Horizonte, por meio do Programa de Embaixadores Universitários da França e com o apoio da Aliança Francesa, da editora Autêntica, do restaurante Au Bon Vivant e do Paco Pigalle Bar.

Dia do Instituto Confúcio traz atividades gratuitas sobre a cultura chinesa ao campus Pampulha

Destacado

Quer saber mais sobre a China? O Dia do Instituto Confúcio na UFMG traz diversas atrações para quem quer se aproximar da cultura do país asiático. Na programação, oficinas de arte marcial (Gongfu), caligrafia chinesa, a ópera de Pequim, a técnica de corte de papel, o nó chinês e um game interativo com direito à premiação.

O Instituto Confúcio tem como missão o ensino da língua chinesa, a divulgação da cultura e da história da China e o fortalecimento do intercâmbio cultural e acadêmico entre o Brasil e a China. 

Programação:
Dia 29 de Outubro de 2015
Horário: 12:00 horas -14:00 horas
Local: Praça de Serviços da UFMG

Atividades:
- Aula prática de Taiji (tipo de Gongfu)

- Aula prática de Caligrafia chinesa
- Brincadeiras de perguntas e respostas sobre a cultura e o idioma chinês, com direito a prêmios!

Participe da comemoração e das atividades gratuitas. Traga seus amigos para o campus Pampulha!

www.institutoconfucio.ufmg.br

https://www.facebook.com/confucioufmg

DRI movimenta a Semana do Conhecimento com atividades voltadas para a mobilidade acadêmica internacional

Destacado

Na semana que abriu as portas da UFMG, compartilhando o conhecimento cultivado no campus com toda a comunidade, a Diretoria de Relações Internacionais (DRI-UFMG) promoveu três dias de atividades, com temática voltada para a mobilidade acadêmica internacional.

Representantes da DRI e estudantes participaram da XXIV Semana do Conhecimento da UFMG, compartilhando informações e experiências em eventos e intercâmbios. Na terça, dia 22, a equipe da Diretoria apresentou a DRI e os programas parceiros da UFMG. Na sequência, alunos brasileiros que realizaram parte dos estudos no exterior contaram um pouco da bagagem adquirida e dos desafios que vivenciaram além das fronteiras do país de origem. O mesmo fizeram os alunos estrangeiros da UFMG, que vieram de fora para estudar na universidade.

Na foto os estudantes (da esquerda para direita): Daniela Halley, Camila Da Silva Conrado, Amália de Araújo Perna e Enio José Tembe. 

O segundo dia começou com um workshop sobre a importância de os intercambistas criarem redes de contato e planejarem a carreira. A oficina comandada pela Professora Doutora Delba Barros, coordenadora do Programa de Orientação Profissional da UFMG,  contou a participação das estudantes Amanda Avelin Ribeiro, Bárbara Ferreira e Isabella Martins. Ainda na quarta, houve mesa-redonda para falar dos caminhos para aperfeiçoar o conhecimento em línguas estrangeiras e uma nova rodada de apresentações sobre as oportunidades de mobilidade no exterior para alunos da UFMG.

Alinhado a um tema que está em pauta em toda a universidade, o último dia da programação começou com mesa-redonda sobre a internacionalização de jovens pesquisadores e extensionistas. No fim da manhã, uma viajem à África, a partir da experiência de alunos brasileiros que vivenciaram a cultura do continente, a partir de programas de intercâmbio. O encerramento das atividades na Semana do Conhecimento, trouxe um bate-papo caloroso com africanos que vieram realizar parte de seus estudos na UFMG. Além deles dois estudantes Colombianos também compartilharam suas experiências.

Na foto (da esquerda para direita): Juan Carlos Pereira Salgado, Peter Abram, Álvaro Mauricio Ladino Gómez, Menes Badika Kiyedi, Professora Miriam Jorge  e Hardy Lombo Makiese.

Todos os palestrantes receberam certificado da DRI. Fique ligado em outros eventos da Diretoria de Relações Internacionais e nas oportunidades de intercâmbio em nosso site e nas redes sociais.

I Ciclo de Cinema: Educação e Democracia na América Latina

Destacado

A proposta do Ciclo de Cinema Educação Democracia na América Latina é desenvolver reflexões sobre o estado da relação desses fatores nas sociedades latino-americanas. Essa problemática terá uma abordagem desde o Cinema, compreendendo-o como uma manifestação cultural de produção/comunicação de perspectivas concretas e complexas da realidade político/social. Desse modo, serão realizadas apresentações e analises coletivas de filmes e documentários, seguidas de debates com questionamentos sobre as nossas sociedades.

Cada sessão terá uma duração de 3 horas e 30 minutos, divididas em 2 horas de exibição e 1hora e 30 minutos de apresentação e discussão. Em cada sessão um ou mais estudantes do Programa de Doutorado Latino-Americano em Educação cumprirá a tarefa de apresentar o Filme ou Documentário e organizará a discussão/ reflexão posteriormente à exibição.

O evento é uma iniciativa do Doutorado Latino-americano em Educação: Políticas Públicas e Profissão Docente. Os encontros são quinzenais, entre os dias 21 de Outubro e 02 de dezembro de 2015, de 18 as 21h30, na sala 402 da Faculdade Educação (campus Pampulha). A entrada é franca.

Veja o folder de divulgação com a programação completa: clique aqui!

Alunos de doutorado, pós-doutorado e pesquisadores brasileiros podem concorrer a bolsas de estudo na Suíça

Destacado

O Governo da Suíça oferece bolsas de estudos para estudantes de doutorado, pós-doutorado e pesquisadores. Os interessados devem atender aos pré-requisitos de elegibilidade nas chamadas disponíveis na página do Swiss Government Excellence Scholarships for the academic (2016-2017), disponíveis no site da Secretaria de Educação Suíça.

As submissões passam por seleção preliminar de autoridades e diplomáticos suíços. Os pré-selecionados seguem para avaliação da Comissão Federal de Bolsas de Estudos para Estudantes Estrangeiros, que toma a decisão final sobre a lista de projetos aceitos.

Acesse a página oficial aqui.

Estudante da UFMG relata experiência fora do país em vídeo de universidade mexicana, em gravação própria ele convida colegas estrangeiros para estudar no Brasil

Destacado

O estudante do 10º período de Direito da UFMG Frederico Machado Marques, que fez intercâmbio (Minas Mundi) na Universidad Autónoma de Ciudad Juarez (UACJ), no México, participou da gravação de vídeo institucional da escola estrangeira. Disponibilizado na página oficial da instituição, o vídeo traz depoimentos de alunos estrangeiros que compartilham a experiência como intercambistas.

Como participante do Programa Minas Mundi em 2014, Frederico conta que, além de cursar disciplinas específicas, pôde participar de projeto social e cultural de leitura para crianças de escolas públicas, trabalhar como modelo, além de dar palestras sobre Educação e Marketing no Brasil, em museus e Universidades de Ciudad Juárez, no México.

De volta ao Brasil, Frederico teve a ideia de gravar um novo vídeo, desta vez feito por ele mesmo com a participação do engenheiro mexicano César Vazquéz Flores, que faz parte de seu mestrado em administração na UFMG. Os dois deixam o convite para que os colegas do México venham conhecer o Brasil e estudar na UFMG. Assista a seguir.

Veja outras participações do estudante em atividades promovidas pela DRI:

- I Encontro da Diretoria de Reações Internacionais

- Seminários de Internacionalização na UFMG

Abertas inscrições para nova aplicação do exame de proficiência em inglês TOEFL ITP

Destacado

Estudantes de graduação e pós-graduação, servidores técnico-administrativos e docentes da UFMG já podem se inscrever, gratuitamente, para o TOEFL ITP no site do MEC, até 3 dias antes da prova, enquanto houver vagas. A aplicação ocorrerá no dia 10 de novembro de 2015 (terça-feira), às 13h, no Auditório Nobre do Centro de Atividades Didáticas das Ciências Biológicas (CAD 1).

Organizado, na UFMG, pelo Setor de Proficiência Linguística da Diretoria de Relações Internacionais e pela Faculdade de Letras, o exame é reconhecido e aceito por diversas instituições de ensino superior para participação em intercâmbios, como comprovação de proficiência por alguns programas de pós-graduação e como nivelamento para os cursos presenciais do Programa Idiomas sem Fronteiras. A realização do teste também é uma excelente chance para que alunos e servidores tenham acesso ao seu atual nível de proficiência na língua inglesa e possam planejar seus estudos. 

Link para inscrições: http://isfgestao.mec.gov.br/ 

Em breve novas datas de aplicação, fique ligado no site da DRI!

II Jornada Internacional Brasil/Índia: ideias de emancipação, participe!

Destacado

Em novembro o Centro de Estudos Indianos realiza a II Jornada Internacional Brasil – Índia: ideais de emancipação, nos dias 09, 10 e 11, no auditório 1 da FACE. O evento dá continuidade a I Jornada Internacional, realizada em fevereiro de 2014 cuja temática foi “Cooperação Acadêmica Brasil – Índia no Século XXI”.

A edição de 2015 está marcada para os dias 09, 10 e 11 de novembro, no auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas – FACE. As atividades são gratuitas e não exigem inscrição prévia. A programação traz palestras com professores convidados de universidades brasileiras e de fora do páis, como da cidade Toronto, no Canadá, e do Indian Institute of Management. Durante todo o evento haverá a exposição “Caminhos das Índias” de Maria Helena Andrés.

Programação completa:

09/11/2015
19h – Sessão de Abertura e lançamento do livro “A imaginação emancipatória
- Ashis Nandy e os desafios do século XXI” da Prof. Lucia Rabello de Castro da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

10/11/2015
09h30 -12h30 – Mesa-redonda “Brasil – Índia no contexto dos BRICS”:
José Maurício Domingues (UERJ – IESP);
Osmar Moreira dos Santos (UNEB);
Javier Alberto Vadell (PUC – MG);

14h30 – 18h – Mesa-redonda “Urbanização e emancipação Social”.
María Elena Rodríguez Ortiz (Doutoranda em Sociologia no Instituto
Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro – IUPERJ – Tec., Brasil);
Kanishka Goonewardena (University of Toronto);
Eric Robert Leclerc (Université Lille 1);

11/11/2015
09h30 -12h30 – Mesa-redonda “Evolução da Consciência Humana”.
Conceição Muniz Corrêa – Aryamani (Auroville – Índia);
Deepti Tewari Puri (Auroville – Índia);
Maurício Andrés Ribeiro pesquisador visitante no Indian Institute of
Management (Bangalore – Índia);
Carlos Gohn (UFMG).

14h30 -18h – Mesa de encerramento “Brasil – Índia: potencialidades
de diálogos”.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: 55(31)3409-3258 ou no site do CEI.

I Concurso Fotógráfico Objectif France expões fotos na etapa local do projeto

Destacado

Encerrada a etapa de envio e seleção das fotos, chegou a hora da exposição local do I Concurso Fotográfico Objectif France. O evento acontecerá no dia 07 de novembro, às 10h da manhã, no café do Espaço do Conhecimento UFMG. As cinco fotos finalistas, de alunos e professores da UFMG, ficarão expostas no Espaço do Conhecimento UFMG entre os dias 7 e 15 de novembro.

A foto ganhadora passará para a etapa estadual do concurso, e ficará exposta na galeria da Aliança Francesa de Belo Horizonte entre os dias 18 e 27 de novembro, além de concorrer aos grandes prêmios da etapa estadual.

Os ganhadores da etapa local de cada universidade serão premiados com um romance policial de um autor francês traduzido, da editora Autêntica. Já os 3º, 2º e 1º lugar geral ganharão, respectivamente, uma entrada com acompanhante e um vale-consumo de 100,00 no Bar Paco Pigalle, um jantar completo com um acompanhante com um vinho de até 150,00 no restaurante Au Bon Vivant e um curso de 50 horas na Aliança Francesa, de acordo com o nível e o interesse do ganhador, dentro dos cursos disponíveis.

O I Concurso Fotográfico Objectif France é uma iniciativa do Programa de Embaixadores Universitários da França do Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada Francesa em Belo Horizonte, e conta com o apoio da Aliança Francesa, da editora Autêntica, do restaurante Au Bon Vivant e do Paco Pigalle Bar.

Programa Escala Estudantil: Cancelamento de Resultado

Destacado

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) informa o cancelamento do resultado do processo de seleção para o Programa Escala Estudantil (Chamada 008-2015), divulgado em 03/11/2015.

Solicitamos a todos os candidatos inscritos no referido processo seletivo que aguardem nova divulgação dos resultados da primeira etapa, assim como da escala de arguições da segunda etapa, em conformidade com a Chamada 008-2015.

Estudante do Instituto Confúcio da UFMG ganha primeiro lugar de concurso de caligrafia chinesa

Destacado

Paulo Roberto Nolli Filho(张雲之), estudante do Instituto Confúcio da UFMG (Brasil), ficou em primeiro lugar no concurso de caligrafia chinesa, organizado pelo Centro Regional de Institutos Confúcio da América Latina.

O concurso iniciou em agosto de 2015 e atraiu alunos dos Institutos Confúcio da America Latina e do Caribe.

“Estou muito feliz! Em primeiro lugar, gostaria de agradecer à minha professora do Instituto Confúcio pela ajuda dela!”, disse Paulo, que estuda mandarim no Instituto Confúcio da UFMG há seis meses.

Ele adora a cultura chinesa, especialmente caligrafia e kung fu (Ving Tsun).

Além disso, Paulo pensa que, como um artista marcial, o mais importante não é meramente desenvolver plenamente apenas excelentes habilidades marciais, a literatura também está no topo de relevância, que é expressada em seu trabalho de caligrafia – um poema de Mao Zedong, ex-presidente da República Popular da China.

Paulo Roberto Nolli Filho com seu trabalho

Diretora de Relações Internacionais do Instituto Politécnico LaSalle Beauvais apresenta oportunidades de estudo na França

Destacado

No dia 12 de novembro (quinta-feira), haverá palestra sobre mobilidade internacional proferida por Marie Lummerzheim, Diretora de Relações Internacionais do Instituto Politécnico LaSalle Beauvais, da França.

O IPLB destaca-se na França nas áreas de Agricultura, Nutrição e Geologia. A palestrante abordará principalmente as oportunidades de cursos nestas áreas (mais informações no anexo 1 e no anexo 2).

A instituição francesa já é parceira da UFMG, com intercâmbios realizados no âmbito do programa Brafitec. Além disso, um Convênio de Intercâmbio está sendo negociado entre as instituições, o que pode representar novas possibilidades de mobilidade futuramente.

Aberta também ao público externo, a palestra dispensa inscrição prévia e ocorrerá na Sala 208 do CAD 1 (Centro de Atividades Didáticas 1), a partir das 12h30.

Data: 12/11/2015, quinta-feira
Horário: 12h30
Local: SALA 208, CAD 1 – Centro de Atividades Didáticas 1 (em frente ao ICB)

DRI seleciona bolsista de graduação para atuar como redator / jornalista

Destacado

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG está com seleção aberta para o preenchimento de uma vaga de bolsista que irá atuar no Setor de Comunicação.

Podem se candidatar à vaga, estudantes de graduação da UFMG matriculados em Comunicação Social, Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade, Letras ou áreas afins.

A remuneração é de R$ 520,00 para trabalhar 20 horas semanais. Buscam-se candidatos que sejam bons produtores de textos, interessados em trabalhar nas diversas atividades desenvolvidas pelo Setor de Comunicação  da DRI.

Além disso, é desejável que o bolsista possua conhecimento de inglês.

Os interessados devem se inscrever até o dia 27 de novembro através do e-mail comunica@dri.ufmg.br.

Confira a Chamada com todas as informações aqui.

Resultado Final do Programa Escala Estudantil 2015 – Chamada 008-2015

Destacado

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG divulga o resultado final do Programa Escala Estudantil com a lista de aprovados, a lista dos excedentes prioritários, a lista dos excedentes e a lista dos eliminados.

Foram considerados excedentes não prioritários aqueles estudantes que já haviam participado de programas de mobilidade pela DRI.

Esses excedentes só poderão ser contemplados para a chamada 008-2015, à medida que forem atendidos todos os excedentes prioritários por universidade de destino.

Interposição de recurso contra o resultado final

Os eventuais pedidos de recurso deverão ser encaminhados através do endereço eletrônico recursos@dri.ufmg.br no prazo de 10 (dez) dias corridos contados a partir da data de divulgação do resultado final.

Português como Língua Adicional – Curso de Férias – Fevereiro 2016 / Portuguese as an Additional Language – Holiday Course – February 2016

Destacado

A Faculdade de Letras, em parceria com a DRI, informa que estão abertas as inscrições para o curso de férias de Português como Língua Adicional, a ocorrer entre 15 e 26 de fevereiro de 2016.

Público alvo:

  • Estudantes estrangeiros oriundos de instituições parceiras da UFMG;
  • Alunos regulares, professores e pesquisadores da UFMG cuja língua materna não é o português

Data-limite para inscrições: 31 de janeiro de 2016.

Para mais informações, clique aqui

Para se inscrever, basta preencher o formulário online disponível aqui

Em caso de dúvidas, escreva para proficiencia@dri.ufmg.br ou proficienciaportuguesufmg@gmail.com

Portuguese as an Additional Language – Holiday Course -

February 2016

Faculdade de Letras and Diretoria de Relações Internacionais inform that registrations for the Portuguese as an Additional Language Holiday Course are open. The course will take place from 15th to 26th February 2016.

Target audience

  • foreign students coming from UFMG partner institutions
  • regular UFMG students, professors and researchers whose mother tongue is not Portuguese

Registration: until 31st January 2016.

For further information, click here

To register, click here to fill out the online form.

In case of doubts, write to proficiencia@dri.ufmg.br or proficienciaportuguesufmg@gmail.com

Disciplinas regulares de Português Língua Adicional (PLA) – 1º semestre de 2016 / Regular courses in Portuguese as an Additional Language (PLA) – 1st semester 2016

Destacado

O Setor de Proficiência Linguística da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e a Faculdade de Letras (FALE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) anunciam que estão abertas as inscrições para as disciplinas regulares de Português Língua Adicional (PLA), a serem oferecidas ao longo do primeiro semestre de 2016.
Os alunos interessados em fazer uma das disciplinas regulares de PLA, deverão ler atentamente as instruções dispostas no arquivo de Instruções abaixo e, se for o caso, fazer a Prova de Nivelamento. Para tanto, é necessário fazer sua inscrição, preenchendo, até 23 de fevereiro de 2016, o formulário disponível aqui.

Informações e Instruções

Regular courses in Portuguese as an Additional Language (PLA) – 1st semester 2016

The Department of Language Proficiency at the International Office and the Faculty of Letters (FALE) from the Federal University of Minas Gerais (UFMG) announce the beginning of the application period for Portuguese as an Additional Language (PLA) regular courses to be offered throughout the first semester of 2016.
Students interested in taking one of the PLA regular courses should read carefully the instructions provided in the Instruction file below and, if that is the case, take the placement test. It is necessary to fill out the application form until February 23rd, 2016.

Click here to fill out the form.

Information and instructions

Inscrições para cursos presenciais do Programa Inglês sem Fronteiras iniciam em 04/01/16

Destacado

O Programa Inglês sem Fronteiras iniciará as inscrições da primeira oferta de cursos presenciais de 2016 no dia 04 de janeiro a partir das 12h00. Nessa oferta a UFMG terá cursos de 16 horas que ocorrerão do dia 25/01/2016 ao dia 02/03/2016.
Os cursos oferecidos são:
  • Introdução à escrita em inglês
  • Habilidades acadêmicas orais
  •  Inglês para sobrevivência
  • Preparatório para o TOEFL
Estudantes de graduação e pós-graduação, técnico-administrativos e docentes podem se inscrever de acordo com as normas do Edital.

Atenção ao período de inscrição que vai de 04/01/2016 (12h) até 12/01/2016 (12h).

Projeto IBRASIL 2016 – Erasmus Mundus está com inscrições abertas

Destacado

Estudantes de graduação e pós-graduação, professores e técnico-administrativos da UFMG que desejam fazer intercâmbio na Europa já podem se candidatar às vagas de  mobilidade acadêmica através do projeto IBRASIL no âmbito do programa Erasmus Mundus.

As áreas contempladas são “Engenharias e Tecnologias” e “Educação e Licenciaturas” para a maioria das vagas. Para os técnico-administrativos as áreas contempladas são:  Recursos Humanos, Relações Internacionais, Serviços Financeiros, Serviços Acadêmicos, Novas Tecnologias e Bibliotecas. As inscrições tiveram início no dia 5 de novembro de 2015 e irão até o dia 14 de fevereiro de 2016.

Mais informações podem ser encontradas através do site: http://ibrasilmundus.eu

Estudantes Internacionais da UFMG viajam de Trem: Belo Horizonte – Barão de Cocais

Destacado

No dia 28 de novembro de 2015 a equipe do Setor de Acolhimento e Programa Bem-vindo, realizou mais um evento de interatividade. Dessa vez, o passeio aconteceu na cidade de Barão de Cocais, MG.

            A ida à cidade foi num romântico passeio de trem (Estrada de Ferro Vitória a Minas) para que cada estudante e mesmo a equipe organizadora, pudesse contemplar a paisagem harmoniosa do percurso. Aliás, esse meio de transporte foi o que na divulgação chamou a atenção de muitos para que pudessem aderir ao evento. O retorno a Belo Horizonte foi através de ônibus da própria Universidade Federal de Minas Gerais.

Profª. Márcia Lousada – (Coordenadora Programa Bem-Vindo) Café da manhã apreciado por estudantes intercambistas
Júnia Viana – (Bolsista Programa Bem-Vindo)
Viagem de trem

            Continuar lendo

Reunião de Preparação do Programa de Apadrinhamento 2016

Destacado

Como parte das ações de recepção dos estudantes internacionais no primeiro semestre de 2016, o Setor de Acolhimento da DRI e o Programa Bem-Vindo, realizaram no dia 12 de Janeiro, uma reunião com aqueles que se inscreveram para participar do Programa de Apadrinhamento.

Na reunião foram repassadas orientações sobre as funções do padrinho na chegada do estudante à UFMG relacionadas ao auxílio em questões burocráticas, logísticas e acadêmicas. Além disso, a equipe falou também da importância da troca de experiências culturais.

No final do encontro, a equipe formada por Elaine Parreiras, servidora responsável pelo Setor de Acolhimento e as bolsistas Júnia Viana e Patrícia Freire tiveram o apoio da bolsista Jéssica Rangel, do Setor de Intercâmbio/Incoming na hora de designar os estudantes internacionais aos futuros padrinhos e madrinhas.