XXV Encontro da AULP

Destacado

A Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), que reúne mais de 150 universidades e instituições de Ensino e Investigação dos países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), realizará entre 15 e 17 de julho de 2015 o seu XXV Encontro na Universidade de Cabo Verde. O tema do encontro será Novos desafios para o Ensino Superior após os objetivos de desenvolvimento do milénio (ODM). As inscrições para comunicações orais se encontram abertas até 30 de maio de 2015.

Serão aceitas comunicações orais dedicadas aos seguintes temas:

1) Políticas e estratégias de cooperação para o desenvolvimento nos países de língua oficial portuguesa e perspetivas para o pós-ODM;

2) A difusão e desenvolvimento da língua e literatura portuguesa;

3) A plataforma continental marítima;

4) A presença do mar na cultura expressa em português;

5) Novos desafios das Universidades membros da AULP;

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

 

Instituição/Local: Universidade de Cabo Verde

País: Cabo Verde

Data de início: 15/07/2015

Data de término: 17/07/2015

Data limite para inscrição/candidatura: 30/05/2015

Inscrição obrigatória: http://encontro.aulp.org/

Resumo: propostas de comunicações livres devem ser enviadas para aulp@aulp.org.

Centro de Estudos Latino-Americanos (CELA) divulga resultado da chamada de apoio à realização de eventos científicos

Destacado

O Centro de Estudos Latino-Americanos (CELA), que integra a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG, divulga resultado da chamada de apoio à realização de eventos científicos.

A chamada tem como objetivo apoiar financeiramente os professores da Universidade na realização de eventos científicos.

Programa de intercâmbio organizará webconferência com estudantes

Destacado

O Schwarzman Scholars Program organizará, no dia 7 de maio de 2015, uma webconferência entre representantes da organização e estudantes que têm interesse em realizar intercâmbio na China pelo programa.

Durante a sessão, os representantes irão abordar assuntos relacionados ao procedimento de candidatura, critérios de elegibilidade e bolsas disponíveis pelo programa, entre outros tópicos.

Além disso os participantes poderão conversar diretamente com os representantes para o esclarecimento de dúvidas.

Para participar, o interessado deverá se inscrever através do link disponível aqui.

Todo o conteúdo das webconferências será conduzido em inglês, portanto, o domínio do idioma é fundamental para a compreensão dos temas abordados.

Outras dúvidas acesse o site do programa, disponível aqui.

Joint Road Show trará representantes de agências internacionais à UFMG

Destacado

No dia 15 de maio de 2015, representantes de agências e instituições de ensino de vários países estarão na UFMG para apresentar as possibilidades de estudos no exterior no âmbito da graduação e pós-graduação.

A programação do evento, que é aberto ao público, está prevista para iniciar às 11 horas e se estende até as 15 horas, no saguão da Reitoria.

Durante o Joint Road Show, também haverá palestras sobre as oportunidades de estudos em universidades dos seguintes países: Austrália, Áustria, Canadá, França, Alemanha, Holanda, Hungria, Irlanda, Nova Zelândia e Suíça. As palestras ocorrerão no auditório da Reitoria.

Confira aqui a lista dos representantes que estarão no evento.

Resultado Primeira Etapa Minas Mundi 2015

Destacado

A Diretoria de Relações Internacionais divulga, após conferência detalhada, os resultados da primeira fase de seleção ao Programa Minas Mundi, edição 2015.

A expressão “APROV 1 ET – EXCEDENTE 2 ETAPA” se refere aos excedentes potenciais, sendo estes os aprovados na Primeira Etapa, mas que não tenham sido convocados para a Segunda Etapa, por não ter se classificado dentro do número limite previsto de candidatos que é três vezes superior ao número de vagas disponíveis para cada instituição.

A escala de arguições para a Segunda Etapa será divulgada no dia 08 de maio de 2015 na página da DRI.

57ª Conferência Anual da Sociedade Indiana de Economia do Trabalho (ISLE)

Destacado

A 57ª Conferência Anual da Sociedade Indiana de Economia do Trabalho (ISLE) será realizada entre os dias 10 e 12 de outubro de 2015, em Serinagar, Caxemira.

O evento é organizado pelo Departamento de Economia da Universidade Central da Caxemiraem colaboração com a Divisão de Economia Agrícola da Sher-e-Kashmir Universidade de Ciências Agrárias e de Tecnologia da Caxemira.

A conferência anual será presidida pelo professor Ravi Srivastava, do Centro para o Estudo do Desenvolvimento Regional, Jawaharlal Nehru University (JNU), de Nova Deli e organizada pelo professor G.M. Bhat, chefe do Departamento de Economia e decano da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Central da Caxemira.

TEMAS DA CONFERÊNCIA
Os temas para a 57ª Conferência Anual da Sociedade Indiana de Economia do Trabalho (ISLE) são:
• O trabalho não remunerado
• O direito ao trabalho e à garantia do Mahatma Gandhi Nacional de Emprego Rural
• Trabalho e Emprego no Setor de Manufatura.

Mais detalhes sobre a conferência estão disponíveis do site da ISLE, disponível aqui.

Site divulga projeto que aborda as línguas moçambicanas

Destacado

Está no ar o site “Projeto de descrição e documentação de línguas moçambicanas”, que divulga as ações realizadas no âmbito do projeto coordenado pelo professor Fábio Bonfim Duarte, do departamento de Língua Portuguesa e Linguística e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da UFMG.

O projeto tem como objetivo principal a descrição, documentação e valorização das línguas bantas faladas em Moçambique, conforme descrição que pode ser obtida no link aqui.

O site divulga também atividades relacionadas ao tema do projeto, tais como eventos, palestras e ofertas de cursos. Para conferir o site, clique aqui.

Ex-alunos podem concorrer a bolsas de estudos na China

Destacado

O programa de mobilidade internacional Schwarzman Scholars concederá, para estudantes já formados de diversas áreas de conhecimento, bolsas de estudos em universidades chinesas.

Os candidatos interessados em participar do processo seletivo deverão preencher formulário de inscrição, bem como o enviar a documentação exigida até o dia 01 de outubro de 2015.

A seleção acontecerá em meados de novembro e deverá ser acompanhada através do site do programa.

Mais detalhes estão disponíveis na página do Schwarzman Scholars, que pode ser acessada aqui.

 

Sobre o programa

Schwarzman Scholars é um programa de bolsa de estudos internacionais idealizado para apoiar jovens líderes globais, que tenham interesse em desenvolver suas habilidades profissionais em universidades da China.

O programa oferece também a oportunidade de realização de mestrado na Universidade de Tsinghua, uma das principais universidades do país.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas através do site e da página do facebook do Schwarzman Scholars. 

Comunicado: Fundação Botín 2015

Destacado

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG informa que os candidatos do Programa para o Fortalecimento da Função Pública na América Latina, promovido pela Fundação Botín, receberão o resultado da pré-seleção na segunda-feira, dia 04 de maio, e que a carta de recomendação será enviada por e-mail até 11 de maio.

O resultado da pré-seleção não constitui aprovação final no programa.

Comunicado aos aprovados na segunda etapa do Ciência sem Fronteiras

Destacado

Os estudantes na fase final de candidatura ao Programa Ciência sem Fronteiras que precisarem da declaração de confirmação da validade do histórico traduzido deverão seguir o modelo disponibilizado abaixo, editando seus dados acadêmicos no cabeçalho da página. O documento deverá ser entregue na DRI juntamente com o histórico escolar em português e o traduzido.

A declaração assinada e carimbada NÃO indica a DRI como tradutora do histórico.

Solicitamos também mais atenção aos dados traduzidos e transcritos para a versão em inglês dos históricos, que têm sido entregues com inúmeras incorreções e informações que não correspondem às do documento original.

Para fazer o download do documento acesse aqui.

Erasmus Mundus PUEDES – Candidaturas abertas

Destacado

Estão abertas as inscrições para as bolsas oferecidas por meio do programa Erasmus Mundus PUEDES. As bolsas abrangem diversas áreas do conhecimento, possibilitando ao estudante a realização de mobilidade nas universidades participantes do projeto, entre elas a Universidade Europeia Viadrina, localizada em Frankfurt (Oder), na Alemanha.

Podem participar todos os estudantes e pesquisadores brasileiros, independente da universidade de origem.

Mais informações podem ser encontradas no site do programa. Clique aqui para a versão em Inglês, e aqui para a versão em Alemão.

Prêmio Fernão Mendes Pinto 2015 tem inscrições abertas

Destacado

A Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) abriu inscrições para o Prêmio Fernão Mendes Pinto 2015. Essa premiação anual visa gratificar uma dissertação de mestrado ou doutoramento, que contribua para a aproximação das Comunidades de Língua Portuguesa, explicitando relações entre comunidades de, pelo menos, dois países.

Os interessados em candidatar-se deverão acessar regulamento, que está disponível no site da AULP, bem como submeter às dissertações até o dia 31 de julho de 2015.

Consulte mais informações no folder eletrônico disponível aqui.

Datas de aplicação do teste OnDaF no primeiro semestre de 2015

Destacado

O exame de proficiência OnDaF, ofertado gratuitamente pelo Leitorado do DAAD da UFMG, será aplicado em várias datas durante o primeiro semestre de 2015, tendo a sua primeira realização no dia 27 de março de 2015.

A prova ocorrerá no Centro de Atividades Didáticas II (CAD2), na sala B 206, a partir das 15 horas. Para participar, o estudante deverá inscrever-se previamente no site do OnDaF.

Por questões de igualdade, cada candidato poderá participar do exame apenas uma vez por semestre, mesmo se o resultado for abaixo do nível requerido.

Mais informações e as próximas datas de realização do teste podem ser consultadas, também, no site do Professor Norbert Ankenbauer, que está disponível aqui.

O OnDaF é um dos testes exigidos no programa de mobilidade estudantil Ciência sem Fronteiras.

Datas de realização do OnDaF no primeiro semestre de 2015:

27 de março de 2015.

24 de abril de 2015.

29 de maio de 2015.

26 de junho de 2015.

Inscrições prorrogadas para chamada que prevê R$ 80 mil para apoiar docentes na realização de eventos

Destacado

O Centro de Estudos Latino Americanos (CELA) da UFMG, vinculado à Diretoria de Relações Internacionais (DRI), prorrogou o prazo de inscrição da Chamada de apoio à realização de eventos científicos, que tem como objetivo apoiar financeiramente os professores da Universidade na realização de eventos científicos.

A chamada prevê R$ 80.000,00 (oitenta mil reais) para apoiar eventos científicos (seminários, conferências, congressos ou similares), sendo estipulado o limite de R$10.000,00 (dez mil reais) para cada evento.

Os eventos deverão ser realizados ao longo de 2015, necessariamente até a data de 15 de dezembro de 2015.

Podem participar da chamada, os professores que vêm realizando pesquisas e desenvolvendo temáticas que tenham como foco algum aspecto da trajetória social, educacional, econômica, cultural, política ou científica da América Latina.

As candidaturas vão até o dia 20 de abril de 2015 e deverão conter um breve projeto, em formato de PDF, que deve ser enviado via e-mail (cela@dri.ufmg.br), aos cuidados de Flávia Souza.

As respostas serão dadas a conhecer até o dia 30 de abril de 2015.

Mais informações deverão ser consultadas na chamada, que está disponível aqui.

XXIII Jornadas de Jovens Pesquisadores da AUGM

Destacado

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em conjunto com a Associação de Universidades do Grupo Montevidéu-AUGM e a Universidad de La Plata tornam pública a “Chamada para a seleção de trabalhos de pesquisadores da UFMG” interessados em se apresentar na XXIII Jornadas de Jovens Pesquisadores da AUGM, que serão realizadas do dia 25 ao dia 27 de agosto, na Universidad de La Plata, na Argentina.

Poderão participar estudantes de graduação e pós-graduação, bolsistas de pesquisa ou docentes em formação que sejam autores ou coautores de um trabalho de pesquisa, extensão ou desenvolvimento tecnológico na UFMG.

Para se inscrever, o interessado deverá enviar documentos especificados na chamada, até o dia 15 de maio de 2015.

Todas as informações devem ser consultadas na chamada, disponível aqui.

Comitiva holandesa visita a UFMG

Destacado

No dia 6 de março de 2015, Sandra Goulart Almeida, vice-reitora da UFMG, e Míriam Jorge, diretora adjunta da Diretoria de Relações Internacionais, participaram de reunião com uma delegação holandesa no quarto andar da reitoria da UFMG.

Estavam presentes no encontro o Sr. Hans Schutte, Diretor Geral de Ensino Superior, Educação Profissional, Ciência e Emancipação do Ministério Holandês da Educação, Cultura e Ciência, o Sr. Arjen Uijterlinde, Cônsul-geral dos Países Baixos no Rio de Janeiro, e outros representantes, conforme listado aqui.

Entre os institutos que foram representados na reunião estavam o Shipping Transport College (STC), a universidade The Hague University of Applied Sciences (THUAS) e a Nuffic Neso Brazil, agência que oferece bolsas para estudantes em universidades holandesas.

Hans Schutte e Sandra Goulart Almeida             Foto: Foca Lisboa

Na ocasião foram discutidas as parcerias firmadas entre o Brasil e a Holanda, o programa Ciência sem Fronteiras, e o projeto Living Lab BioBased Brazil, iniciativa apoiada pela Nuffic que tem como objetivo a internacionalização do ensino superior e a inovação sustentável por meio da parceria entre universidades, agências governamentais e empresas dos países envolvidos, estimulando a mobilidade acadêmica de estudantes.

Ainda na reunião os presentes tiveram a oportunidade de discutir o papel da universidade em parcerias público-privadas e trocar experiências que envolvem a cooperação entre prefeituras e universidades, tendo em vista a promoção da cidade como um centro estudantil com uma rica vida acadêmica e cultural.

Comitiva Holandesa                                               Foto: Foca Lisboa

Prosseguindo com as atividades agendadas, a comitiva também visitou o Laboratório de Ensaios de Combustíveis (LEC), no Departamento de Química da UFMG. Após a visita, a programação foi encerrada.

Foto: Foca Lisboa

Fundação Botín 2015

Destacado

A Fundação Botín promove o Programa para o Fortalecimento da Função Pública na América Latina, voltado a estudantes de graduação com vocação para o setor público e envolvimento em organizações estudantis, políticas e sociais. Trinta e dois universitários da América Latina serão selecionados para um curso intensivo na Espanha com duração de oito semanas, de 03 de outubro a 18 de novembro de 2015.

A DRI fará uma pré-seleção dos candidatos, que deverão obedecer os seguintes critérios para inscrição:

- Ter de 19 a 23 anos
- Estar cursando disciplinas da graduação no semestre atual
- Não concluir a graduação ao fim do semestre 2015/1
- Entregar documentação exigida pela DRI

Poderão se inscrever alunos de todas as áreas do conhecimento, de 6 a 12 de abril até as 23:59, pelo email programasdriufmg@gmail.com. O email deverá ter o assunto “Candidatura_NOME_SOBRENOME” e conter em anexo os seguintes documentos em .pdf:

-Cópia do comprovante de matrícula de 2015/1 (emitido pela Seção de Ensino)
-Cópia do histórico escolar contendo os dados do último semestre concluído – 2014/2 (emitido pela Seção de Ensino)
-Curriculum Vitae resumido (máximo de duas páginas) e comprovação da experiências listadas
-Comprovação de proficiência em inglês e/ou espanhol (não obrigatório, mas recomendado)

Inscrições que estejam incompletas após o término do prazo serão eliminadas. Não haverá tolerância quanto a atrasos no envio da documentação.

As candidaturas passarão por uma análise qualitativa, cujo resultado será divulgado em 24 de abril na página da DRI. Os pré-selecionados receberão uma Carta de Recomendação, que poderá ser retirada na recepção da DRI a partir de 06 de maio.

Os candidatos deverão acessar a página da Fundação Botín e verificar as bases do Programa e o restante documentação exigida, que deve ser anexada até o dia 12 de maio no próprio site.

CEA divulga chamada para apoio à realização de eventos científicos

Destacado

Como parte de suas atividades, o Centro de Estudos Africanos (CEA), vinculado à Diretoria de Relações Internacionais (DRI), lançou chamada que visa apoiar à realização de eventos científicos (seminários, conferências, congressos ou similares), que tenham como foco os Estudos Africanos.

Essa chamada prevê o total de R$50.000 para o apoio e é destinada a professores com eventos que representem uma contribuição efetiva às pesquisas desenvolvidas nesta área na UFMG.

Os interessados em participar da chamada, deverão enviar um projeto ao CEA até 30 de setembro de 2015. Mais informações devem ser consultadas na chamada disponível aqui.

Informações complementares sobre o programa Minas Mundi

Destacado

A Diretoria de Relações Internacionais divulga o documento “Informações complementares ao Edital 001_2015 Programa Minas Mundi”.

Nesse documento serão encontradas as seguintes informações referente ao programa Minas Mundi:

  • Critérios de avaliação e de pontuação da primeira e segunda etapa;
  • Distribuição de recursos do Fundo de Apoio ao Intercâmbio Internacional Discente;
  • Compromissos do estudante selecionado;
  • Acesso ao portal Minha UFMG;
  • Procedimentos junto a Fundação Universitária Mendes Pimentel.

Reiteramos que as inscrições no programa deverão ser realizadas entre os dias 13 e 17 de abril de 2015, no portal Minha UFMG.

Acesse o informativo aqui.

Programa de orientação profissional prepara estudantes para intercâmbio

Destacado

O Programa de Orientação Profissional (POP/UFMG), em parceria com a Escola de Engenharia, oferece à comunidade acadêmica a oportunidade de preparação para intercâmbio internacional.

Coordenada pela professora e doutora Delba Teixeira Rodrigues Barros, do departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG, a programação é restrita aos estudantes de graduação da UFMG e inclui cinco encontros com os candidatos ou interessados em participar de algum intercâmbio.

Nesses encontros serão abordadas questões que muitas vezes são esquecidas na preparação dos candidatos, dentre elas: formação de redes sociais, adaptação à língua e cultura, e estratégias para maior aproveitamento da experiência de uma perspectiva profissional.

Além disso, o programa abordará outras questões que são de extrema relevância para que o estudante aproveite ao máximo o enriquecimento cultural, profissional e pessoal ofertado pelo intercâmbio.

O programa será desenvolvido em grupo e serão disponibilizadas 10 (dez) vagas.

Os interessados em participar dos grupos de orientação devem enviar e-mail para popufmg@gmail.com, especificando “Intercambistas” no título da mensagem.

Universidade de Haia oferece curso de verão

Destacado

Destinado a estudantes que tenham completado o primeiro ano da graduação ou que já tenham o diploma de graduação, o curso de verão da Universidade de Haia (The Hague University of Applied Sciences), acontece de 6 a 31 de julho de 2015, na Holanda.

O curso abordará os desafios e as oportunidades dos setores público e privado, bem como as parcerias que podem ser realizadas, tendo como objetivo a melhoria da sociedade.

O programa do curso contém módulos interessantes, com atividades sociais, visitas a empresas e palestrantes convidados, podendo o estudante optar por estudar por um período de duas (4 ECTS pontos) ou quatro semanas (8 ECTS pontos).

Acesse a programação completa no site da Universidade e também assista aqui o vídeo com informações sobre o programa. Assista também o vídeo da edição do ano passado e veja como os estudantes aproveitaram o curso de verão da Universidade de Haia.

Estão abertas as inscrições para bolsas de estudos para doutorado na Alemanha

Destacado

O Leitorado do DAAD, por meio da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG, informa que estão abertas, até o dia 15 de maio de 2015, as inscrições para as bolsas de doutorado integral, doutorado sanduíche ou duplo doutorado em instituições de ensino superior ou institutos de pesquisas alemãs, ofertadas pela CAPES, CNPq e o DAAD.

Para se inscrever, o candidato deverá preencher formulário disponível na página da Plataforma Integrada Carlos Chagas, do CNPq, e enviar a seguinte documentação: projeto de pesquisa, carta de aceitação do orientador na Alemanha acompanhada do respectivo currículo, currículo do orientador alemão, duas cartas de recomendação e comprovante de conhecimento de inglês ou alemão (OnDaF).

Todas as informações deverão ser consultadas no edital, que está disponível aqui. A notícia poder ser acessada, também, no site do DAAD, disponível aqui.

Produção de alimentos na Índia é tema de palestra

Destacado

Com o objetivo de abordar e divulgar diversos temas relacionados à Índia e aos Estudos Indianos, o Centro de Estudos Indianos da UFMG convida a comunidade acadêmica da UFMG para o terceiro evento da Série de Estudos Indianos da UFMG, que será realizado no dia 07 de maio de 2015, no auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas (FACE) da UFMG.

O próximo evento conta com a participação do médico veterinário Eduardo Bastianetto, que apresentará a palestra “Produção de Alimentos na Índia: Tradição e Conquistas”.

Na ocasião, o palestrante vai apresentar os sistemas de produção de leite e carne de búfalo na Índia, contextualizado os aspectos geográficos e populacionais deste país. Serão também abordadas as relevantes iniciativas do governo indiano para o fomento da produção de alimento e as práticas agrícolas desenvolvidas na Índia.

O evento é gratuito e dispensa inscrição prévia.

Projeto IBrasil prorroga prazo de inscrição para bolsa de doutorado sanduíche

Destacado

Foi estendido até 31 de maio de 2015 o prazo para submissão de candidaturas às bolsas de doutorado sanduíche, oferecidas por meio do projeto IBrasil, no âmbito do programa Erasmus Mundus.

As bolsas são destinadas a estudantes brasileiros e europeus das áreas de Engenharia e Tecnologia que têm interesse em realizar intercâmbio nas instituições vinculadas ao projeto.

Para os brasileiros, que estão no grupo alvo 1, conforme os critérios do projeto, serão oferecidas sete bolsas com duração de 6 meses e 10 bolsas com duração de 10 meses.

Os brasileiros do grupo alvo 2, poderão concorrer à cinco bolsas com duração de 6 meses e quinze bolsas com duração de 10 meses.

 Serão oferecidas também bolsas para os estudantes europeus do grupo alvo 1, sendo duas bolsas com duração de 6 meses e uma bolsa com duração de 10 meses.

Conheça as vagas ofertadas aqui.

Todas as informações sobre a chamada, bem como o formulário de inscrição, estão disponíveis no site do IBrasil, disponível aqui.

DAAD oferece bolsas para realização de cursos na Alemanha

Destacado

O DAAD, através do programa Master in Public and Good Governance (PPGG), está ofertando bolsas de estudos para a realização de cursos em diferentes universidades alemãs. A oferta é destinada a jovens profissionais formados em ciências sociais e políticas, direito, economia, administração, relações internacionais e áreas afins.

Para se candidatar, será preciso que o interessado envie sua documentação diretamente à universidade alemã de interesse, entre os dias 01 de junho e 31 de julho de 2015.

Todas as informações sobre o programa deverão ser consultadas através do site do DAAD, disponível aqui.

Para ler a chamada em inglês clique aqui.

Para ler a chamada em alemão clique aqui.