English Conversation Club Online Edition

Destacado

A Faculdade de Letras, em parceria com o Setor de Proficiência Linguística da DRI, convida os membros da comunidade acadêmica a participarem das edições on-line do English Conversation Club.

A iniciativa estimula os estudantes a aprimorarem suas habilidades em língua inglesa, oferecendo encontros sobre temas diversos, conduzidos por monitoras das disciplinas de Inglês para Fins Acadêmicos e alunas do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos na Faculdade de Letras da UFMG.

As apresentações serão em inglês. Todos níveis de proficiência são bem-vindos. Confirme sua participação preenchendo o formulário disponível aqui. Após a inscrição, você receberá o link de acesso ao English Conversation Club.

Confira a programação:

Want to learn more? Sleep on it
Speaker: Elisa Mattos
When: June 16th, 15h
Description: In this session we will talk about the importance of sleep and the benefits of a good night’s sleep for learning. Sleep isn’t lost time: it’s vital for a healthy body and a highly functioning brain – even artificial brains need it.

Women in Science
Speaker: Cristina Lazzerini
When: June 23th, 17h
Description: In this conversation session we will not only look at the topic from a historical perspective but also discuss some current initiatives to encourage and support women in science.

Coronavirus self-isolation: How to deal with it
Speaker: Isabela Campos
When: June 30th, 11h
Description: In this meeting, we will discuss how to deal with coronavirus self-isolation and how to avoid cabin fever, which refers to the feeling of being impatient or bored when a person has been too long indoors.

Minicurso on-line de Gestão Estratégica

Destacado

A IBS Americas, com o apoio da California State University Northridge, irá realizar minicurso gratuito de Gestão Estratégica, no qual serão apresentados os elementos centrais da Estratégia do Oceano Azul, uma das mais importantes e influentes ideias da Administração de Empresas dos últimos anos.

Na ocasião será abordado o estudo de caso da Amazon – o lançamento do Echo/Alexa, sendo possível perceber os desafios de se buscar novos mercados em setores.

Podem participar estudantes de todos os níveis acadêmicos. Haverá emissão de certificado de participação.

Mais informações sobre o minicurso e como se inscrever aqui.

 

Primeiro encontro on-line do grupo Choix Goncourt Brésil da UFMG

Destacado

O grupo Choix Goncourt Brésil da UFMG convida toda a comunidade acadêmica para o primeiro encontro virtual, que acontece na próxima quarta-feira, dia 03 de junho, às 19h.

No encontro, o grupo irá falar sobre o renomado prêmio Goncourt, que visa incentivar a francofonia e a literatura francesa, e explicar como é a participação das universidades brasileiras no Choix Goncourt Brésil. Será também abordado como foi a experiência da Universidade Federal de Minas Gerais na edição anterior do prêmio em 2019.

Os participantes também poderão conhecer a equipe do Choix Goncourt Brésil na UFMG em 2020, e, o mais importante, saber quais são as obras concorrentes do prêmio neste ano, além de se inteirar sobre a proposta para os próximos encontros.

Este convite é direcionado aos amantes da literatura francófona, bem como aos apaixonados pela língua francesa. Caso não se sinta muito familiarizado com o idioma, não se preocupe, pois as discussões ocorrerão em português.

Para se inscrever, basta preencher o formulário disponível aqui, o link de acesso para a live será enviado para seu e-mail.

Mobilidade internacional para professores de Ciências Humanas e Sociais

Destacado

A Fondation Maison des Sciences de l’Homme está com candidaturas abertas para o programa de mobilidade internacional para professores “Directeurs d’Études Associés” (DEA).

O programa oferece a professores estrangeiros a oportunidade de desenvolver pesquisas na área de ciências humanas e sociais na França, durante o período de quatro a seis semanas.

Os selecionados receberão uma bolsa de 3.404 euros a fim de cobrir gastos com transporte e estadia, além do apoio da instituição.

As candidaturas vão até o dia 15 de junho. Confira todas as informações aqui.

Setor de Acolhimento da DRI promove terceira temporada do Café Intercultural on-line

Destacado

Em sua terceira temporada, a versão virtual do Café Intercultural tem o objetivo de proporcionar o entretenimento dos estudantes em casa neste período de isolamento social e suspensão das aulas na UFMG.

Promovida pelo Setor de Acolhimento da UFMG, a programação inclui diversas atividades com duração de aproximadamente 30 minutos. Poderão participar estudantes em intercâmbio, sendo eles estrangeiros no Brasil ou brasileiros no exterior, além de participantes do programa de Apadrinhamento da UFMG e membros da comunidade acadêmica em geral.

Se inscreva para participar dos eventos aqui.

Confira a programação completa:

Conhecendo e regulando as emoções na quarentena
Com Fernanda Pompermayer de Assis, psicóloga clínica
Descrição: Bate-papo com estudantes sobre as emoções
Data: 02 de junho (terça-feira)
Horário: 15h

Coia Food: Descobrindo sabores brasileiros
Com Nicole Marinho Horta
Descrição: Oficina de bolos com opção vegana e ovo-lacto-vegetariana
Data: 23 de julho (quinta-feira)
Horário: 15h

El nuevo normal… Los tiempos de cambio se aceleran?
Com Daniel Oscar Perez, argentino, estudante do Instituto de Ciências Agrícolas (ICA) da UFMG
Descrição: De certa forma, poderíamos dizer que o COVID-19 atuou como um acelerador da transformação digital. As formas mudam, mas o sentimento é o mesmo?
Data: 28 de julho (terça-feira)
Horário: 17h

A Fauna do Brasil: diversidade e ameaças
Com João Victor Souza Alves
Descrição: O Brasil possui a biodiversidade mais rica do planeta em seu território, somente sua fauna conta com mais de 100 mil espécies conhecidas. Irei apresentar as espécies nativas de maior destaque, importância econômica e de preservação, e expor as principais ameaças às perdas dessa grande riqueza que está ameaçando diversas espécies típicas do país de extinção
Data: 06 de agosto (quinta-feira)
Horário: 16h

Representante do DAAD ministrará palestra on-line sobre oportunidades de estudo e pesquisa na Alemanha

Destacado

Acontece no dia 10 de junho, das 17h às 18h30, palestra intitulada “Estudar e pesquisar na Alemanha”, ministrada pela representante do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), professora leitora Charlotte Steinke.

No evento, que acontece como parte da programação da edição virtual do Café Intercultural, os interessados terão a oportunidade de se informar sobre oportunidades de estudo e pesquisa na Alemanha e conhecer um pouco do sistema alemão de ensino superior. Após a palestra, a professora responderá as dúvidas dos estudantes.

O encontro acontecerá por meio da plataforma Zoom. As informações de acesso podem ser conferidas abaixo:

Link de acesso
ID da reunião: 865 0702 0483
Senha: 853815

Fundação Botín prorroga inscrições para o XI Programa para Fortalecimento da Função Pública na América Latina

Destacado

 

ATENÇÃO: As mobilidades não gerenciadas pela UFMG continuarão a ter seus procedimentos divulgados. Ressaltamos que a efetiva realização da mobilidade pelo discente selecionado dependerá exclusivamente da Universidade de destino ou do gestor do programa e das autoridades competentes, não cabendo à UFMG a decisão sobre sua suspensão ou continuidade.

Foram prorrogadas até 30 de junho as inscrições de estudantes latino-americanos, nascidos entre 1 de janeiro de 1996 e 31 de dezembro de 2000, para o XI Programa para Fortalecimento da Função Pública na América Latina. O Programa é uma iniciativa da Fundação Botín, que visa impulsionar o desenvolvimento social e econômico da região por meio de uma rede formada pelos melhores universitários, com alta capacitação e vocação, comprometidos com seus países por meio do serviço público.

Os selecionados serão contemplados com uma formação interdisciplinar que visa a ampliação do conhecimento sobre os principais desafios da função pública e a reflexão sobre o papel do Estado na atualidade. Essa etapa tem início previsto para outubro, em Santander, Espanha, e se encerrará dois meses depois na Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro.

Dentre os principais pré-requisitos para a participação estão: possuir naturalidade de algum país da América Latina, ter concluído mais do que 50% da graduação até 30 de setembro de 2020 e possuir domínio da língua inglesa. Veja a lista completa aqui.

O processo de inscrição deve ser realizado integralmente pelo estudante e a documentação completa pode ser conferida aqui. Após preencher o formulário on-line, o aluno deve encaminhar cópia da inscrição para programas@dri.ufmg.br a fim de obter o documento “Carta do Reitor” e dar continuidade à candidatura. De caráter optativo, a necessidade de se obter a declaração de compromisso da Universidade em supervisionar as práticas pós-intercâmbio deve ser verificada e, se for o caso, ser obtida junto ao Colegiado de Graduação do discente.

A Fundação Botín cobrirá os gastos com passagem aérea, manutenção, traslados durante o programa, alojamento e seguro médico. A própria organização comprará e contratará cada um dos serviços supracitados. O candidato não receberá nenhuma quantia em espécie e o programa não custeará os valores para emissão do visto nem deslocamento da casa do selecionado até o aeroporto de saída ou chegada no Brasil.

Em caso de dúvidas, acesse https://www.fundacionbotin.org/ ou encaminhe-as para programaspbotin@fundacionbotin.org. Informações adicionais estão no Frequented Asked Questions do programa.

Prorrogadas as inscrições para chamada de apoio a eventos científicos nas Américas

Destacado

A Direção regional Américas da Agência Universitária da Francofonia (AUF) prorrogou, até 7 de junho, o prazo de inscrições da chamada para apoio a eventos científicos de instituições parceiras da AUF na América do Norte e na América Latina, dentre elas a UFMG.

Com o objetivo de promover a ciência em francês e fornecer apoio a universidades e equipes científicas, a contribuição total não será superior a 3.000 euros e será dada preferência a eventos científicos que ocorram entre 1º de julho de 2020 e 30 de junho de 2021 nas Américas.

Mais informações aqui.

AUF prorroga inscrições do programa PRISA de apoio a projetos interuniversitários de solidariedade

Destacado

Com o objetivo de incentivar novas parcerias, consolidando a cooperação interuniversitária nas Américas, o programa PRISA concederá até $ 20.000 CAD para financiar projetos inovadores e estruturantes na América do Norte e América Latina.

Podem se candidatar membros do corpo docente de instituições parceiras da Agência Universitária da Francofonia (AUF) que possuam projeto de pesquisa ou treinamento que envolva pelo menos três estabelecimentos membros da AUF.

As inscrições se estenderão até o dia 7 de junho de 2020.

Mais informações aqui.

Maria Cecília, do departamento de Engenharia Mecânica da UFMG, participa do programa Escala Docente da AUGM

Maria Cecília Pereira, selecionada para o Programa Escala Docente na UFMG

A professora Maria Cecília Pereira, do departamento de Engenharia Mecânica da UFMG, foi selecionada para participar do Programa Escala Docente, cujo edital é divulgado e gerenciado anualmente pela DRI.

O Programa é destinado à mobilidade de docentes das universidades latino-americanas do Grupo Montevidéu (AUGM).

Considerando o auxílio financeiro concedido pelo programa suficiente para as despesas locais, Maria Cecília contou à equipe de comunicação da DRI que esteve de julho a agosto de 2019 na Universidad Nacional de Córdoba, na Argentina, onde ministrou um minicurso para a pós-graduação sobre velas solares, área de seu doutorado.

“Acertamos uma parceria para um projeto conjunto no âmbito do edital PRIMAR, argentino, mas que estimula parcerias internacionais. O projeto visa utilizar velas solares para encontrar órbitas estáveis para usar como órbitas cemitério para satélites de pequeno porte ou para reentrada na Terra, seja com queima total na atmosfera ou controlando a região de impacto para não acertar regiões com população.” diz ela ao aprofundar sobre o que foi feito no exterior.

Como desdobramento dessa iniciativa o projeto ganhou repercussão entre os alunos, que hoje tem a participação de seis alunos de graduação, atualmente desenvolvendo um simulador em Python para complementar este trabalho.

Outra conquista marcante foi o contato com o professor Guillermo Cid, professor de Manutenção de Aeronaves na UNC e que também leciona um curso sobre Gestão Aeroportuária.

“O Professor Guillermo Cid se dispôs a vir também no AeroCB, evento realizado pelo curso de Engenharia Aeroespacial da UFMG, embora tenhamos tidos recursos limitados, ou seja, ele gastou na viagem, para dar palestra e minicurso sobre Gestão Aeroportuária no nosso evento”, salientou a professora.

Desta forma o Escala Docente contribuiu significativamente para a comunidade acadêmica da Universidade no sentido de captar mais alunos para o projeto conjunto de Astronáutica, além de trazer um professor experiente de Aeronáutica que ministrou cursos para os alunos da UFMG.

Café Intercultural tem programação on-line com narração de livro

No dia 12 de maio, Eduardo Valadares, professor e bibliotecário integrante do projeto de extensão Carro-biblioteca, participou da programação do Café Intercultural na versão on-line com o objetivo de entreter a comunidade da UFMG neste período de suspensão das atividades, além de divulgar a iniciativa.

O carro-biblioteca é desenvolvido pelo Centro de Extensão da Escola de Ciência da Informação (ECI) e promove diversas atividades para estimular a relação com os livros, como rodas de leitura, contação de histórias e atividades multimídia, atendendo comunidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Na ocasião Eduardo usou diferentes tons de voz e mímicas para interpretar os personagens do livro escrito por Nelson Albissú: “Quem ouvir e contar, pedra há de se tornar”, que conta a história de um fiel escudeiro que testemunha um feitiço das bruxas contra a princesa com quem o príncipe irá se casar. Mas elas advertem que quem ouvir e contar sobre os feitiços será transformado em pedra.

Ao final da programação os participantes foram convidados a refletir sobre a contação de história nos dias atuais, e temas como uma boa amizade, daquelas que superam tudo, até mesmo maldições.

Organizado por Elaine Parreiras, responsável pelo setor de Acolhimento da Diretoria de Relações Internacionais da UFMG, com o apoio de Artur Macedo e Victor Dourado, bolsistas do setor, o Café Intercultural é uma das frentes do programa de extensão universitária “O Mundo na UFMG: Internacionalização em Casa”.

IESALC convida alunos e professores a compartilhar sua experiência diante da suspensão das aulas devido à COVID-19

Como parte da iniciativa de promover a continuidade educacional neste contexto imposto pela pandemia, o Instituto Internacional da UNESCO para o Ensino Superior na América Latina e no Caribe, IESALC, convida estudantes e professores a contar suas experiências com base em testemunhos individuais por meio de vídeos ou textos.

Os vídeos devem ter até um minuto de duração e os textos podem conter o máximo de 500 palavras, além de serem compartilhados nas redes sociais usando a hashtag #LaEducaciónContinúa #LearningNeverStops e com a menção das contas de @unesco_iesalc (Twitter) e @unesco.iesalc (Facebook e Instagram).

Esta chamada tem o objetivo de fazer um balanço das diferentes maneiras pelas quais estudantes e professores enfrentam o aprendizado e o ensino universitários de suas casas devido à pandemia e fornece bons exemplos e práticas a serem seguidas com base em experiências positivas, inspiradoras e inovadoras.

Todas as informações podem ser conferidas aqui.

Setor de Acolhimento da DRI promove segunda temporada do Café Intercultural on-line

Devido ao sucesso da versão virtual do Café Intercultural, que tem o objetivo de proporcionar o entretenimento dos estudantes em casa neste período de isolamento social e suspensão das aulas na UFMG, o Setor de Acolhimento da DRI/UFMG promoverá uma segunda temporada.

A programação inclui diversas atividades com duração de aproximadamente 30 minutos. Poderão participar estudantes em intercâmbio, sendo eles estrangeiros no Brasil ou brasileiros no exterior, além de participantes do programa de Apadrinhamento da UFMG e membros da comunidade acadêmica em geral.

Programação:

Oficina de Origami
Com Stephania Barrera, estudante Intercambista da Colômbia na UFMG e a convidada Bárbara Mesquita.
Descrição da atividade: Neste encontro será apresentado um pouco sobre a história dessa arte de papel e os participantes poderão aprender a fazer alguns desenhos com dobras em papel.
Data: 6 de maio (quarta-feira)
Horário: 15h

Narração do livro ” Quem ouvir e contar pedra há de se tornar” Autor Nelson Albissu – Ed Paulinas
Com o Projeto de extensão Conto e Reconto da Escola de Ciência da Informação. Professor Eduardo Valadares, bibliotecário Rodrigo Teixeira e bolsistas Diogo Andrade, Patrícia Costa e Ramira Querido.
Descrição da atividade: A história fala sobre a importância da amizade em tempos bons e difíceis vivida por um jovem príncipe e seu fiel escudeiro.
Data: 12 de maio (terça-feira)
Horário: 15h

Aprenda a meditar: um convite ao momento presente
Com Olga Durães Graduada em Meditação Integral Yoga Teacher – EUA.
Descrição da atividade: Neste encontro será apresentada a importância das técnicas de meditação e mindfulness como ferramentas capazes de nos conectar com a experiência do momento presente com abertura, curiosidade e sem julgamentos.
Data: 21 de maio (quinta-feira)
Horário: 15h30

Entendendo como funciona a política no Brasil
Com Victor Dourado, estudante de graduação em Relações Econômicas Internacionais da UFMG.
Descrição da atividade: Neste encontro os participantes serão apresentados os conceitos básicos da política brasileira e como funcionam as principais instituições dos três poderes, além de explicações sobre o que é o Pacto Federativo.
O encontro foi pensado de forma a ajudar os alunos estrangeiros a entender a complicada política brasileira.
Data: 26 de maio (terça-feira)
Horário: 16h

Se inscreva para participar dos eventos aqui.