Clélio Campolina Diniz
Professor emérito da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, com atuação principalmente nos temas: economia regional, economia brasileira, economia da tecnologia e desenvolvimento econômico. Pós-doutor pela University of Rutgers, EUA (1991), doutor (1987) e mestre (1978) em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas. Graduado em Engenharia Mecânica (1970) e em Engenharia de Operação (1967) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais com especialização em Desarollo y Planificación pelo Instituto Latinoamericano de Planificacion Económica y Social da ONU (1971). Reitor da UFMG (2010-2014), diretor da FACE/UFMG (1998-2006) e diretor do Programa de Pós-graduação em Economia da FACE/UFMG (1979-1981 e 1984-1985).
Paulo Sérgio Lacerda Beirão
Professor Emérito da UFMG, possui graduação em Medicina pela UFMG (1972), mestrado e doutorado pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ (1976 e 1980, respectivamente), e pós-doutorado pela University of Leicester, U. K. (1993). Foi Research Associate na University of Pennsylvania e Jefferson Medical College (1976-1977) e Honorary Research Fellow da University of Leicester (1992-1993). Foi presidente da Sociedade Brasileira de Biofísica (1994-1996) e da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (2006-2008), e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Toxinologia. Foi coordenador do Programa de Pós-graduação em Bioquímica e Imunologia, e liderou a criação do Curso de Doutoramento em Bioinformática, do qual foi o primeiro coordenador. Foi pró-reitor de Pesquisa da UFMG (1998-2002). Sob sua gestão foi elaborado o projeto de criação do parque tecnológico da UFMG (BH-TEC). Coordenou a criação do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG, do qual foi o primeiro presidente.
Heloísa de Oliveira Beraldo
Possui graduação em Química pela UFMG (1974), Mestrado em Química pela mesma instituição (1979) e Doutorado em Química pela Universidade Paris VI (1984) (Docteur d' État ès Sciences Physiques). Fez pós-doutorado na Illinois State University (EUA). Atualmente é Professora Titular do Departamento de Química da UFMG. Foi membro do Comitê Assessor de Química (CA-QU) do CNPq de 2007 a 2013, tendo sido Vice-Coordenadora (2011-2012) e Coordenadora do CA-QU (2012-2013). É membro do Comitê de Governança e Acompanhamento do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fármacos e Medicamentos (INCT-INOFAR). É Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências. Foi eleita Membro da The World Academy of Sciences (TWAS, Fellow, 2021).
Rodrigo Patto Sá Motta
Possui graduação em História pela UFMG (1990), mestrado em História pela mesma instituição (1993) e doutorado em História pela Universidade de São Paulo (2000). Realizou estudos de pós-doutorado e atuou como professor-pesquisador visitante na Universidade de Maryland (2006-2007). Atualmente é professor titular da UFMG. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República e História Contemporânea. Atua principalmente no campo da História Política, pesquisando tanto temas da vertente clássica (partidos, instituições) como abordagens que dialogam com a "nova história" (representações, iconografia, cultura política). Foi presidente da Associação Nacional de História (ANPUH) no período 2013-2015, e é membro de outras entidades científicas como Latin American Studies Association (LASA) e International Commission for the History and Theory of Historiography (ICHTH).
Virgínia Sampaio Teixeira Ciminelli
Professora do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da UFMG. Coordenou diversas iniciativas de pesquisa significativas, incluindo o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Recursos Minerais, Água e Biodiversidade, bem como o Instituto do Milênio: Água, Uma Visão Mineral. Atuou como Diretora do Centro de Microscopia e Chefe do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da UFMG. Seu trabalho concentra-se na recuperação de metais preciosos, básicos e estratégicos de fontes primárias e secundárias, com forte ênfase nos princípios da economia circular e no desenvolvimento sustentável de regiões de mineração. Ciminelli é formada em Engenharia Química, possui mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Minas pela UFMG e doutorado em Processamento de Minerais pela Penn State University.
Unaí Tupinambás
Possui graduação em Medicina pela UFMG (1986), mestrado em Infectologia e Medicina Tropical (1999) e doutorado Curso de Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropical (2004) — ambos pela UFMG . É professor Titular do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG. Assessor técnico do Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis. (2006-atual). Líder grupo de pesquisa CNPq (HIV/Aids e COVID-19). Atualmente conduz estudos para avaliar as complicações não infecciosas em pessoas vivendo com HIV, além de outros projetos de pesquisa no manejo clínico da infecção pelo HIV. Conduziu pesquisas em COVID: "Pool testing" e Envelhecimento e COVID e avaliação da Pandemia em Belo Horizonte.
Evaldo Ferreira Vilela
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa, mestrado em Entomologia pela ESALQ/USP e doutorado em Ecologia Química, pela University of Southampton, UK. Professor Titular e atualmente Professor Voluntário do Programa de Pós-Graduação UFV. Foi Reitor da Universidade Federal de Viçosa, foi Chefe do Departamento de Biologia Animal, Diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde e criador e Coordenador dos Programas de Pós-Graduação em Entomologia e também de Biologia Animal na UFV. Membro fundador do Centro de Biotecnologia Aplicada à Agricultura (BIOAGRO). Atua como professor e pesquisador nas áreas de Agricultura, Entomologia, Ecologia Química e Controle Biológico e por Comportamento de Insetos. É membro do Conselho de Administração do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BHTEC) desde a sua criação em 2009, do Conselho do SEBRAE-MG e do Conselho Curador da Fundação João Pinheiro. É membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Academia Brasileira de Ciências Agronômicas e do Fórum do Futuro presidido por Alysson Paolinelli.