Tatiana Queiroz em reunião de trabalho com o staff do Aarhus Institute of Advanced Studies
Foto: acervo pessoal

A assessora acadêmica do IEAT da UFMG, Tatiana Queiroz, integrou entre 20 de outubro e 10 de novembro de 2025 o programa internacional de intercâmbio do staff da rede University Based Institutes for Advanced Study (UBIAS). A experiência foi realizada no Aarhus Institute of Advanced Studies (AIAS), na Dinamarca, um dos centros de estudos avançados mais reconhecidos da Europa.

Ao longo de três semanas, Tatiana participou de uma imersão intensa no funcionamento institucional do AIAS, acompanhando rotinas de gestão acadêmica, comunicação, organização de programas internacionais e acolhimento de fellows. A agenda incluiu reuniões com diferentes setores do instituto, participação em seminários e observação direta das práticas administrativas que sustentam um dos mais ativos institutos de estudos avançados que integra a rede UBIAS.

Segundo Tatiana Queiroz, a vivência proporcionou uma perspectiva renovada sobre modelos de governança e estratégias de comunicação adotados por institutos de excelência. Em suas palavras, “a imersão no AIAS me impactou profundamente. A estrutura, o acolhimento, a cultura institucional baseada na colaboração e a atmosfera que promove a pesquisa avançada são um estímulo permanente às ideias. Volto ao IEAT com novas referências e inspirada a contribuir para que possamos incorporar práticas que fortalecem ainda mais o nosso instituto”.

O intercâmbio integra as ações da UBIAS voltadas ao compartilhamento internacional de boas práticas e ao aprimoramento profissional das equipes técnico administrativas que atuam em institutos de estudos avançados ao redor do mundo. Como desdobramento direto dessa cooperação, o IEAT receberá em 2026 duas profissionais do staff de institutos dessa rede, uma do Zukunftskolleg, Alemanha, e outra do AIAS, Dinamarca, ampliando a circulação de experiências e o fortalecimento das relações internacionais do Instituto.

A participação do IEAT nessa iniciativa reafirma o compromisso da UFMG com a internacionalização e com a excelência na gestão de programas acadêmicos inovadores, promovendo um ambiente cada vez mais conectado às redes globais de pesquisa avançada.