Está aberta a chamada anual do programa Cátedra CALAS-IEAT, promovido pelo Centro Maria Sibylla Merian de Estudos Latino-americanos Avançados (CALAS) e pelo Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT). As submissões podem ser feitas até 7 de janeiro de 2024.

A Cátedra CALAS/IEAT visa contribuir com o desenvolvimento de novos enfoques metodológicos e analíticos para compreender as transformações e crises na América Latina a partir de projeto de pesquisa que deve ser realizado no âmbito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte.

O programa oferecerá uma bolsa para que o candidato(a) selecionado(a) realize uma estadia de três meses na UFMG, além de custeio de passagem aérea de ida e volta para Belo Horizonte e para a sede principal do CALAS, em Guadalajara, México.

Identidades estratégicas e crises na América Latina – processos e tensões é o enfoque temático desta chamada que pretende acolher projetos que tenham por base questões norteadoras em estudo no Laboratório do Conhecimento do CALAS. Os projetos deverão discutir questões que abordem o modo como as crises provocam, tornam visíveis ou são sintomas de profundas mudanças sociais e como a mudança social, induzida pelas crises, é percebida e refletida por diversos atores sociais em diferentes campos, desde a política, a economia, a produção cultural, a mídia e os movimentos sociais na América Latina e Caribe.

Para mais informações, acesse o site do CALAS.

Datas importantes:
Prazo para submissão de propostas: 07 de janeiro de 2024
Resultados: 03 de fevereiro de 2024
Início da cátedra: a partir de 3 de abril de 2024

Chamada Cátedra CALAS_IEAT 2023 (pt)
Chamada Cátedra CALAS_IEAT 2023 (es)