Anna Luiza Coli, pos-doutoranda do programa Cátedra IEAT Darcy Ribeiro: Soberania,
Educação e Política.

Foto: Fabio Amaral – IEAT/UFMG

A pesquisadora Anna Luiza Coli, egressa do programa de pós-graduação em Filosofia da UFMG, é a primeira bolsista de pós-doutorado do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG.Durante a participação na Cátedra IEAT Darcy Ribeiro: Soberania, Educação e Política, Anna Coli terá a oportunidade de conviver e trabalhar com outros pesquisadores vinculados ao IEAT pelo período de um ano. Para ela, a criação de redes de colaboração entre pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento é urgente para o enfrentamento dos maiores desafios da atualidade.

“Nas poucas semanas que frequento as dependências físicas do instituto já pude perceber como é importante um espaço físico capaz de fazer deslocar as pessoas de suas unidades de atuação. O deslocamento de perspectiva e abertura a outros sistemas de pensamento já começa por aí. Um ecossistema de pesquisadores das mais variadas áreas de formação e perspectivas teóricas cria condições privilegiadas de interlocução e reflexão para além das limitações disciplinares. Não consigo mesmo imaginar em qual outro contexto perspectivas tão distintas e tão qualificadas se reuniriam para debater e refletir, no esforço de construir uma via de enfrentamento à altura dos desafios atuais”, destaca.

Anna Luiza Coli possui vasta experiência como pesquisadora. Com formação inicial em Filosofia, a pesquisadora é mestre em Estética e Filosofia da Arte pela UFMG e também pelo programa europeu Erasmus Mundus Europhilosophie, com foco em fenomenologia alemã e francesa. Seu doutorado foi realizado em cotutela entre a Bergische Universität Wuppertal, na Alemanha, e a Charles University Prague, na República Tcheca, concluído em 2021.

Realizou também pesquisa acadêmica em nível de pós-doutorado em duas instituições — primeiro na Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde cofundou o Núcleo de Pesquisa em Fenomenologia, e também na UFMG, como bolsista CAPES-PrInt, atuando na criação da Rede de Estudos sobre Democracia e Desinformação (REDD), atualmente vinculada ao programa de Grupos de Pesquisa do IEAT. Anna Coli é integrante de grupos de pesquisa ligados à estética contemporânea e ao pensamento filosófico nas humanidades. Seus temas de interesse incluem fenomenologia, desinformação, inteligência artificial, estética e filosofia da arte.