Arte divulgação do II Seminário de Integração das Cátedras de Educação Básica e Formação de Professores dos Institutos de Estudos Avançados da UFMG, UFRJ e USP.

Será realizado no dia 15 de agosto, das 9h às 17h, o II Seminário de Integração das Cátedras de Educação Básica e Formação de Professores dos Institutos de Estudos Avançados da UFMG, UFRJ e USP.

Realizado em formato híbrido, o seminário está agendado para o auditório do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CBAE-UFRJ), com transmissão pelo canal do YouTube da instituição.

O evento marca a continuidade dos esforços iniciados no 1º seminário, realizado em abril de 2025 na UFMG, e vai aprofundar o debate sobre as pesquisas em educação básica e formação de professores no âmbito das Cátedras de Educação Básica dos Institutos de Estudos Avançados das três universidades.

“A proposta é pensar a formação de professores com os próprios professores, reconhecendo o papel fundamental das escolas na construção das políticas formativas e dos saberes docentes” – destaca o professor Júlio Emílio Diniz Pereira, coordenador acadêmico da Cátedra Magda Soares de Educação Básica do IEAT/UFMG, e um dos participantes confirmados no evento.

Também participam do seminário os professores da educação básica Fernanda Lahtermaher, do Colégio de Aplicação da UFRJ e Saint Clair Marques, da Escola Municipal Hebert José de Souza, em Belo Horizonte.

A programação completa do evento está disponível no site do CBAE-UFRJ. Haverá emissão de certificados de participação para os interessados em participar presencialmente do evento. As inscrições devem ser feitas por meio de formulário eletrônico.

Cátedras de Educação Básica


O seminário é promovido pela Cátedra Anísio Teixeira de Formação de Professores do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CBAE-UFRJ) e o Complexo de Formação de Professores da UFRJ, em parceria com a Cátedra Fundep Magda Soares de Educação Básica do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG e a Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP).

As Cátedras de Educação Básica dos Institutos de Estudos Avançados da UFMG, UFRJ e USP têm-se dedicado à pesquisa e ao desenvolvimento de projetos sobre educação básica e formação de professores, com base em referenciais teóricos que reconhecem a importância da articulação entre saberes acadêmicos e escolares. Inspiradas nas ideias de espaços comuns e terceiros espaços, essas ações buscam promover práticas formativas em que universidade e escola se encontrem como copartícipes na construção do conhecimento docente. As iniciativas visam impactar diretamente alunos, professores, gestores escolares e políticas públicas educacionais, envolvendo programas de ensino, pesquisa e extensão, cursos de licenciatura, conselhos e secretarias estaduais e municipais de educação, escolas e demais membros da comunidade escolar.