
Da esquerda para a direita: Raquel Augusta Melilo Carrieri, Júlio Emílio Diniz e Renato Frade.
Foto: acervo Grupo de Ensino e Pesquisa em Geografia (GEPEGEO).
O coordenador da Cátedra Fundep Magda Soares de Educação Básica do IEAT, professor Júlio Emílio Diniz, da Faculdade de Educação da UFMG e a educadora Raquel Augusta Melilo Carrieri, que desenvolve pesquisa de pós-doutorado na referida cátedra, participaram da palestra de abertura do semestre do curso de Geografia da UFMG.
A atividade, realizada no dia 28 de abril de 2025, no auditório do Instituto de Geociências da UFMG, abordou o tema A relevância da formação docente em Geografia. Além do professor Júlio Diniz e Raquel Melilo, a mesa contou com a participação de Renato Frade, doutor em Geografia e professor da Educação Básica.
O professor Júlio iniciou sua fala destacando algumas ideias do senso comum, normalmente preconceituosas, sobre a profissão docente e fez um convite aos licenciandos em Geografia para pensar de maneira mais crítica e reflexiva os diversos processos formativos que estão na base da profissão docente, ainda que não sejam reconhecidos como tal. A noção de formação inicial foi ampliada para que a experiência escolar do professor enquanto estudante fosse entendida enquanto possibilidade de formação de aprendizagens sobre docência. Outra noção que foi ampliada foi a de formação continuada, que, de acordo com o professor Julio, pode ser compreendida como um conjunto de saberes que muitas vezes são construídos em espaços não formais.
Depois da fala do professor Julio, o professor Renato Frade apresentou outras ideias do senso comum que são associadas à profissão docente. Esse foi um dos elementos de conexão entre as falas do palestrantes já que Renato Frade também apresentou compreensões ampliadas sobre formação inicial e continuada.
Raquel Melilo, mediadora da palestra, destacou a importância de se articular diferentes áreas de conhecimento para se pensar a formação de professores da Educação Básica, evidenciando que essa é uma das preocupações da Cátedra Fundep Magda Soares de Educação Básica do IEAT.
Ao final da palestra, houve um espaço para perguntas e discussões coletivas e um convite para que todos os presentes pudessem conhecer melhor as atividades realizadas no âmbito da cátedra. A palestra A relevância da formação docente em Geografia foi organizada pelo Grupo de Ensino e Pesquisa em Geografia (GEPEGEO) e contou com o apoio do Departamento de Geografia da UFMG.