
Convite de lançamento do livro Avaliação em saúde na perspectiva transdisciplinar (Divulgação Editora UFMG)
No dia 14 de setembro de 2024, a Editora UFMG vai promover o lançamento do livro Avaliação em saúde na perspectiva transdisciplinar, organizado por Allan Claudius Queiroz Barbosa, professor da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG. O evento ocorrerá das 11h às 14h, na Livraria da Rua, localizada na rua Antônio de Albuquerque, 913, no bairro Funcionários, e promete reunir um público interessado em discussões profundas sobre os desafios da avaliação em saúde no Brasil.
Uma abordagem transdisciplinar e evolutiva
A obra faz parte da coleção do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG, reforçando o compromisso da universidade com a promoção de discussões acadêmicas de alta relevância e impacto social. A publicação também conta com o apoio da Fundação Hospitalar São Francisco de Assis, ampliando o alcance das reflexões apresentadas no livro. Allan Claudius, organizador do livro, ressalta que “avaliação, pela sua complexidade e multideterminação, sugere não um único caminho de abordagem, mas uma miríade deles capaz de responder a especificidades e sugerir pontos que constituam um marco de referências comuns para uma análise mais abalizada da saúde”.
A sinopse da obra destaca a diversidade de perspectivas que vão desde um olhar global até aspectos locais, abordando o tratamento da avaliação sob diferentes prismas, seja comportamental, instrumental ou em múltiplos níveis de atenção. Esse trabalho multidisciplinar reflete a vocação de uma produção em constante evolução.
Conexões entre desigualdades e avaliação de políticas de saúde
Luiz Augusto Facchini, autor da orelha do livro e professor titular da Universidade Federal de Pelotas, além de coordenador da Rede de Pesquisas em Atenção Primária à Saúde – ABRASCO/OPA, elogia a obra por identificar múltiplas conexões entre categorias e dimensões de análise que explicam os desafios da avaliação em um país marcado por grandes desigualdades. Para Facchini, “o ponto em comum entre as diversas concepções e enfoques é a avaliação do cumprimento de objetivos, metas e atribuições estabelecidos em regras e diretrizes institucionais, com o propósito de apoiar a formulação e corrigir a trajetória de políticas e ações de saúde”,
Facchini também destaca que o livro aborda as iniquidades e diferenças na saúde brasileira, acentuadas pela crise vivida pelo SUS nos últimos sete anos, e como essas questões impactam o acesso à saúde da população em diversas esferas.
A relevância da obra para o público acadêmico e profissional
“Este livro é de grande importância para estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, profissionais e gestores envolvidos na ampliação e no fortalecimento da avaliação em saúde”, afirmou Facchini. A obra promete ser uma leitura essencial para aqueles que buscam compreender e enfrentar os desafios da avaliação de políticas de saúde no contexto brasileiro, especialmente em um momento de grandes desafios para o SUS.
O lançamento do livro Avaliação em saúde na perspectiva transdisciplinar é uma oportunidade imperdível para quem deseja aprofundar seus conhecimentos sobre a complexidade da avaliação em saúde e as múltiplas abordagens que podem contribuir para a melhoria das políticas públicas no Brasil.
A pesquisa que deu origem ao livro Avaliação em saúde na perspectiva transdisciplinar foi produzida pelo Grupo de Pesquisa Avaliação em Saúde na Perspectiva Transdisciplinar – Uma Proposta do Observatório de Recursos Humanos em Saúde da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, junto ao Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT), através do programa Grupos de Pesquisa do IEAT.