Michael Apple é uma das referências mundiais da chamada pedagogia crítica
Foto: Universidade de Wisconsin-Madison

Referência internacional em estudos críticos da educação, o professor Michael Apple, emérito da Universidade de Wisconsin-Madison, estará na UFMG nos meses de novembro e dezembro como catedrático do programa Cátedras Fundep Magda Soares de Educação Básica do IEAT/UFMG.

A primeira atividade de sua estadia na universidade será o minicurso Educational Discourses and Processes IV: Dominant Politics and the Politics of Knowledge in Education, que vai ocorrer nos dias 17 e 24 de novembro e 1º de dezembro de 2025, das 14h às 17h30, na sala 3053 do Instituto de Geociências da UFMG.

São ofertadas 45 vagas, prioritariamente para estudantes da pós-graduação da UFMG. As matrículas devem ser feitas no programa de pós-graduação em Educação da UFMG, através do código FAE003. Para demais interessados, as inscrições são gratuitas, com vagas limitadas, e devem ser realizadas de 03 a 10 de novembro de 2025 pela plataforma Even3. Serão emitidos certificados de certificados de participação.

A partir de uma perspectiva crítica, o minicurso analisará as disputas em torno do conhecimento considerado “oficial”, revelando como ele é moldado por interesses políticos e ideológicos. O objetivo é compreender como certos saberes são legitimados em detrimento de outros, o que impacta diretamente a formação educacional e a reprodução de desigualdades.

Sobre o catedrático

Michael Apple é professor emérito John Bascom na Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, e professor de Estudos de Políticas Educacionais no Instituto de Educação da Universidade de Londres, na Inglaterra. Ele trabalhou com governos, pesquisadores, sindicatos, movimentos políticos e grupos dissidentes na América Latina e em muitas outras partes do mundo na construção de pesquisas, políticas e práticas mais criticamente democráticas em educação. Entre seus livros recentes estão Educating the “Right” Way: Markets, Standards, God, and Inequality (2006), The Subaltern Speak: Curriculum, Power, and Educational Struggles (2006), The Routledge International Handbook of Critical Education (2009), e Global Crises, Social Justice, and Education (2010).