St. Tropez

O professor Sérgio Claudino, da Universidade de Lisboa, estará na UFMG no mês de junho como convidado do programa Cátedras FUNDEP/IEAT. Na visita, ele vai ministrar a Grande Conferência “O Projeto Nós Propomos!: a aposta internacional na cidadania territorial” no dia 06 de junho de 2023, às 10 horas, no Auditório do Instituto de Geociências da UFMG.

Para participar da conferência é necessário se inscrever pelo Sistema Gestão de Eventos. Será emitido certificado de participação para quem se cadastrar e assinar a lista de presença no dia do evento.

A conferência vai abordar o Projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica”, criado no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território  da Universidade de Lisboa, em 2011/2012. Destinado a alunos e professores de Geografia, o projeto propicia que escolas e alunos atuem ativamente na identificação e resolução de problemas de suas comunidades e promovam uma efetiva cidadania territorial local. Na edição 2021/2022, participaram do projeto em Portugal mais de quarenta escolas.

De acordo com o professor Sérgio Claudino, o projeto é muito completo do ponto de vista educativo, pois promove a observação crítica da realidade local, estimula o diálogo dos mais jovens com as populações e se volta ao desenvolvimento de medidas concretas, capazes de impactar as comunidades locais. Na conferência o professor Sérgio Claudino vai apresentar mais detalhes sobre o projeto, destacando como a iniciativa se volta ao desenvolvimento de uma visão prospetiva e de atitudes de participação cidadã entre seus participantes.

Surgido em Portugal, o projeto Nós Propomos! iniciou a sua internacionalização em 2014, precisamente no Brasil. Atualmente o projeto também se encontra implementado nos seguintes países: Espanha, Moçambique, Laos, Colômbia, Peru e México. Mais informações podem ser obtidas no site.

Sobre o catedrático

Sérgio Claudino é licenciado em Geografia, mestre em Geografia e Planeamento Regional e Local e doutor em Geografia Humana pela Universidade de Lisboa. Foi professor do Ensino Básico e Secundário (1981/1986) e orientador pedagógico na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (1986/87). É professor auxiliar do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território na Universidade de Lisboa e investigador integrado do Centro de Estudos Geográficos, do Núcleo de Dinâmicas e Políticas urbanas e Regionais/ZOE. Pesquisa a Geografia Humana e Regional, com foco na formação de professores e no Ensino de Geografia. Fundou e coordena o Projeto Nós Propomos!, difundido a nível nacional e internacional. Coordena o Centro de Formação do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território. Colabora com Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior/A3ES. Membro da Direção do Foro Iberoamericano de Geografia, Educação e Sociedade (Geoforo). Tem várias obras publicadas em Portugal e no exterior e orientado teses de mestrado e doutoramento no âmbito do ensino de Geografia. Realizou diversos estágios de investigação e foi professor visitante de universidades espanholas e brasileiras.