Marita Rainsborough, da Universidade Leuphana de Lüneburg.
Foto: acervo pessoal

A professora Marita Rainsborough, da Universidade Leuphana de Lüneburg, na Alemanha, estará na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da UFMG para ministrar, na terceira semana de setembro, uma palestra e um minicurso sobre a filosofia de Michel Foucault. O evento é promovido pelo programa de pós-graduação em Filosofia da UFMG e conta com o apoio do programa Cátedras FUNDEP/IEAT.

Nos dias 22, 23 e 24 de setembro, das 14h às 18h, Marita Rainsborough ministrará o minicurso Repensar Foucault. Experiências e experimentações na filosofia. Dividido em três sessões, o curso abordará os seguintes temas: Crítica, parrésia e filosofia em Foucault; Linguagem, literatura e arte na filosofia de Michel Foucault e História, revolução, progresso e o conceito de poder em Foucault. As aulas vão ocorrer na sala 4094 da Fafich. A inscrição para o minicurso deve ser feita pela plataforma Even3 e dará direito a certificado de participação.

No dia 25 de setembro, às 14 horas, Marita Rainsborough vai ministrar a palestra Sexualidade, verdade e poder na filosofia de Michel Foucault no auditório Baesse da Fafich. Para participar, é necessário se inscrever gratuitamente também pela plataforma Even3.

Por meio de resumo enviado, Marita Rainsborough explica que examinar a genealogia da sexualidade é uma preocupação central da filosofia foucaultiana. Foucault observa uma crescente discursivização da sexualidade, que constitui a sexualidade do sujeito, criando e intensificando os desejos. Ao fazer isso, ele critica radicalmente a tese da repressão de Freud. Em suas obras “Sexualidade e Verdade I-IV” ele analisa o desenvolvimento do dispositivo da sexualidade desde a Antiguidade até o século XX. A partir dessas obras, Marita Rainsborough tentará responder: Que conclusões podem ser tiradas das reflexões de Foucault para os dias de hoje?

Sobre a catedrática

Marita Rainsborough é professora associada (PD) no Instituto de Filosofia e História da Arte da Universidade Leuphana de Lüneburg e no Instituto de Estudos Românicos da Universidade de Kiel, Alemanha. Ela também é membro associado do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa (CFUL), em Portugal, e coeditora da revista Estudos Kantianos (Brasil).