Raquel Augusta Melilo Carrieri, pos-doutoranda do programa Cátedra Fundep Magda
Soares de Educação Básica.
Foto: Taniara Damascena – IEAT/UFMG
A educadora Raquel Augusta Melilo Carrieri, professora da rede básica de ensino, iniciou neste mês seu projeto de pesquisa de pós-doutorado na Cátedra Fundep Magda Soares de Educação Básica do IEAT/UFMG.Ela foi recebida na sede do IEAT pelo coordenador da cátedra, professor Júlio Emílio Diniz, da Faculdade de Educação da UFMG, e pela diretora do IEAT, professora Patrícia Kauark Leite. Para Raquel Carrieri, sua trajetória como educadora é o ponto de partida de sua atuação acadêmica.
“Sempre inicio minha apresentação destacando meu trabalho como educadora. Não considero que minha pesquisa seja secundária, mas, sim, atravessada e provocada pela atividade docente e pelo desejo de contribuir para a construção de uma educação pública de qualidade”, afirma.
Essa articulação entre prática docente e produção de conhecimento orienta sua participação na cátedra. Segundo Raquel, a participação no programa atende, ao mesmo tempo, a seus anseios pessoais e suas expectativas acadêmicas. “É uma oportunidade rara de pensar a educação em um ambiente aberto ao diálogo, em que visões diversas se articulam para construir caminhos mais justos e eficazes para garantir o direito à educação”, destaca.
Seu projeto de pesquisa investiga o conhecimento prático e original desenvolvido pelos professores ao longo de sua trajetória profissional. O objetivo é compreender como esse saber docente se estrutura e se manifesta, além de propor metodologias que o valorizem e aprimorem, contribuindo para a formação inicial e continuada de professores.
Raquel Augusta Melilo Carrieri é graduada em Geografia, com licenciatura e bacharelado pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012 e 2013), mestre em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2017) e doutora em Geografia pela UFMG (2023). Atualmente, atua como professora do Ensino Médio e analista de Geografia no Colégio Santo Agostinho. É autora da coleção dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) da Editora Bernoulli, e já produziu materiais didáticos para instituições como Fundação Getulio Vargas, Editora Moderna e Editora Imaginie. Também atuou como consultora na elaboração de referenciais curriculares. Suas pesquisas se concentram na visualização gráfica e na didática do ensino de Geografia.