Foto: Silvia Melo-Pfeifer, da Universidade de Hamburgo, Alemanha. Créditos: acervo pessoal

A professora Silvia Melo-Pfeifer, da Universidade de Hamburgo,  Alemanha, será recebida na UFMG como convidada do programa Cátedra FUNDEP/IEAT no mês de março.

Na universidade, ela vai ministrar a Grande Conferência Nativespeakerism e micro-agressões linguísticas em aula de língua de acolhimento no dia 21 de março, a partir das 9 horas. A atividade terá lugar no auditório A104 do Centro de Atividades 2 da UFMG.

A conferência é aberta ao público amplo, mediante inscrição através deste formulário. Haverá emissão de certificados para quem efetuar a inscrição e assinar a lista de presença no dia do evento.

O termo Nativespeakerism é uma ideologia que sustenta a crença de que os professores “nativos” de uma determinada língua seriam portadores de uma “cultura” que os colocaria em vantagem no desenvolvimento de ideais e de metodologias de ensino dessa língua. Na conferência, será apresentado um estudo comparativo entre o contexto do ensino do português brasileiro e do alemão, como línguas de acolhimento. Segundo Silvia Melo-Pfeifer, a ideia é explorar, durante a sua apresentação, diversos aspectos relacionados ao ensino de línguas de acolhimento e às dinâmicas ideológicas envolvidas nesse contexto. Mais particularmente, ela pretende analisar como ideologias monolíngues, relacionadas com o ideal de nativespeakerism, estão ou não presentes e se, são ou não, (re)produzidas em aula de língua de acolhimento, para populações escolares migrantes e refugiadas, no Brasil e na Alemanha.

Durante a conferência também serão debatidas as tensões de que se reveste a (re)produção de ideologias dominantes relacionadas com competências linguísticas, como, por exemplo, a presença da correção linguística e sotaque no discurso de educadores da língua de acolhimento.

“Acreditamos que este estudo nos permitirá compreender como se (re)constrói a identidade linguística de uma população escolar particularmente vulnerável nos dois contextos, em que muitas das micro-agressões analisadas são autoinfligidas, devido à interiorização e reprodução de ideologias linguísticas dominantes e de preconceitos linguísticos”, destaca Silvia Melo-Pfeifer.

Sobre a catedrática

Sílvia Melo-Pfeifer é Professora Catedrática na Faculdade de Ciências de Educação da Universidade de Hamburgo na Alemanha. Possui licenciatura em ensino de Português e Francês e doutoramento em Didática de Línguas, graus que adquiriu na Universidade de Aveiro, em Portugal. Dentre os seus interesses de investigação destacam-se a utilização de abordagens artísticas na educação em línguas e na formação de professores, o recurso a abordagens plurilingues na sala de aula e o ensino-aprendizagem de línguas de herança e de acolhimento. Foi coordenadora de diversos projetos europeus e publica regularmente acerca dos temas elencados. É membro dos grupos de investigação Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) na Universidade de Aveiro, em Portugal,  e Literacy in Diversity Settings (LiDS), na Universidade de Hamburgo, na Alemanha.

Na UFMG, a professora Silvia Melo-Pfeifer terá o apoio de sua anfitriã, a professora Luciane Corrêa Ferreira, da Faculdade de Letras (Fale) da UFMG, que é a responsável por coordenar as atividades da cátedra durante a visita. O Programa Cátedra FUNDEP/IEAT é promovido pelo Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) e financiado pela Fundação de Apoio (Fundep) da UFMG.