Período da residência: 03 de março a 31 de dezembro de 2025

Departamento de Comunicação – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG

Bruno Souza Leal é professor Titular do Departamento de Comunicação, da Pós-Graduação em Comunicação (linha de pesquisa “Textualidades Mediáticas”) e pesquisador 1D do CNPq. Coordena o Núcleo de Estudos Tramas Comunicacionais: Narrativa e Experiência, integrando, entre outras, no Brasil, as Redes Historicidades dos Processos Comunicacionais (UFMG; UFBA; UFRJ; UFU; UFOP; UERJ; UFF; USP; FIOCRUZ; UFS; UFPI; UFRB) e Linhas – Rede Mineira de Estudos de Narrativa (UFMG; UFU; UFOP). Coordena o Selo Editorial PPGCOM/UFMG. No exterior, mantém parcerias com a Universidade do Minho (Portugal), Complutense de Madrid e Rey Juan Carlos (Espanha), com a North Carolina State University (EUA) e Escola Superior de Jornalismo (Moçambique), além de diálogos com diferentes parceiros da América Latina. Foi coordenador do PPGCOM/UFMG (2008-2010 e 2020-2022)


CATÁSTROFES COTIDIANAS: EXPLORAÇÕES ANALÍTICAS DAS ARTICULAÇÕES ENTRE TEMPORALIDADES, ACONTECIMENTOS E TEXTUALIDADES

A pesquisa, realizada em parceria com os grupos de pesquisa Narra (UFU) e Cultura Fotográfica (UFOP), visa, através da figura das catástrofes cotidianas investigar simultaneamente agires midiáticos e cotidianos, vinculados direta ou indiretamente a campos problemáticos sociais, e as dinâmicas e multiplicidades temporais aí presentes. Além disso, busca refletir sobre as implicações de uma abordagem dos processos comunicacionais que considera suas textualidades como foco e base de reflexão. Isso é possível uma vez que as catástrofes cotidianas, os acontecimentos e as textualidades têm um comum uma dimensão processual, em aberto, na qual se reconhecem agires e dimensões epistêmicas, temporais e políticas. Operacionalmente, propõe-se a realização de um Laboratório de Textualidades, que desenvolve um conjunto de estudos de caso, selecionados a partir da cobertura de mídias informativas específicas, que servirão, simultaneamente, de base material para reflexões teórico-metodológicas e movimentos analíticos específicos