Período da residência: 03 de março a 31 de dezembro de 2025
Departamento de Genética, Ecologia e Evolução – Instituto de Ciências Biológicas da UFMG
Fabrício R. Santos é professor titular da UFMG em Belo Horizonte, MG, biólogo e geneticista com doutorado em 1995 pela UFMG, pós-doutorados em 1997 pela University of Oxford, Reino Unido e em 2008 pela National Geographic Society e University of Pennsylvania, EUA, professor residente do Instituto de Estudos Avançados (IEAT) da UFMG, membro titular da Academia Brasileira de Ciências e membro convidado da Academia Ibero-americana de Biologia Evolutiva (AIBE), consultor do Comitê Assessor de Genética do CNPq entre 2012 e 2015, presidente da Sociedade Brasileira de Genética entre 2014 e 2016, Diretor do Centro de Coleções Taxonômicas da UFMG entre 2015 e 2019, e Professor Visitante na Universidad San Martin de Porres em Lima, Peru. Publicou vários artigos em periódicos especializados e de divulgação científica, capítulos e livros. É orientador credenciado nos programas de Pós-Graduação em Genética, em Zoologia e em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre da UFMG, e também orientou alunos nos programas de Bioinformática, Bioquímica e Ciência Animal da UFMG. Coordena atualmente projetos de pesquisa financiados por órgãos governamentais e privados, nacionais e estrangeiros, incluindo o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia IN2PAST.BR cuja temática abrange a pesquisa do patrimônio natural e cultural do Brasil. Atua principalmente na área de história natural e evolução biológica utilizando o DNA e análises de genética populacional, filogeografia e filogenia aplicadas à biodiversidade brasileira e à história da espécie humana.
CIÊNCIA DO PATRIMÔNIO NATURAL E CULTURAL BRASILEIRO
A pesquisa e a salvaguarda do patrimônio natural e cultural são atividades essenciais para a compreensão e valorização dos bens materiais e imateriais de nosso país. A Ciência do Patrimônio conecta as ciências naturais e humanas na caracterização, experimentação, análise, registro, documentação, conservação, fiscalização e uso sustentável destes bens resultados dos 4,6 bilhões de história evolutiva da Terra e da criatividade e história das várias gerações de humanos que chegaram no Brasil há pelo menos 12 mil anos. Esta proposta é apresentada pelo coordenador de uma
equipe transdisciplinar e multi-institucional composta de pesquisadores de diversas áreas do conhecimento acadêmico que se reuniram para criar em 2024 um Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia com sede na UFMG, o IN2PAST.BR. Durante o período de residência no IEAT serão implantadas as primeiras pesquisas transdisciplinares previstas nos subprojetos aprovados pelo Conselho Gestor do INCT no final de 2024 e será desenvolvida a plataforma de comunicação e divulgação científica que além de uma página e dos canais de mídia, também contará com a criação de uma revista especializada no Patrimônio Natural e Cultural.