Período da Residência: 01/03/2008 a 28/02/2009

Francisco Marinho possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983), mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisa arte e tecnologia nas seguintes áreas: jogos digitais, cinema de animação, arte computacional, instalações interativas imersivas, multimídia, interfaces homem máquina, aplicativos artísticos e educacionais para dispositivos móveis. É líder do grupo de pesquisa 1maginári0: poéticas computacionais.


ARTE COMPUTACIONAL: MUNDOS VIRTUAIS ESTÉTICOS BASEADOS EM AGENTES AUTÔNOMOS ADAPTATIVOS E COLABORATIVOS

O projeto visa desenvolver aplicativos de Arte Computacional na forma de mundos virtuais 3D baseados na modelagem computacional de agentes autônomos, adaptativos, colaborativos e competitivos. Os conceitos subjacentes à modelagem dos agentes são pesquisados à luz da articulação transdisciplinar dos conceitos vindos de vários campos do conhecimento, como Inteligência Artificial, Vida Artificial, Robótica, Biologia (Etologia), Psicologia cognitiva e comportamental, Pedagogia (serious games) e Filosofia (Política e Ética).