Período da Residência: 1º de agosto de 2015 a 31 de julho de 2016

Residente do IEAT, professora Patrícia Maria Kauark Leite possui graduação em Física – Licenciatura (1982) e Bacharelado (1983) – pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), doutorado em Epistemologia pela Ecole Polytechnique – Paris (2004) e pós-doutorado pela Stanford University. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia da ciência, filosofia transcendental e filosofia da mecânica quântica. Recebeu o prêmio Louis Liard 2012, concedido pela Academia de Ciências Morais e Políticas da França, pelo seu livro “Théorie quantique et philosophie transcendantale: dialogues possibles” (Hermann, 2012).


ESTRUTURALISMO TRANSCENDENTAL: EM DEFESA DE UMA FILOSOFIA KANTIANA CONTEMPORÂNEA DA CIÊNCIA

O projeto tem três objetivos teóricos gerais que são: apresentar e defender uma versão epistêmica kantiana do estruturalismo científico específica ao contexto da filosofia da física contemporânea; contrapor essa versão a uma versão cognitivo-semântica kantiana mais geral, purificada do conceitualismo e construtivismo conceitual, próprios da versão epistêmica; e responder a questão fundamental a qualquer versão estruturalista transcendental: como é possível o conhecimento a priori das estruturas.

No marco desses objetivos gerais e visando integrar a minha pesquisa com a do Projeto Internacional CKP, este projeto procurará realizar as seguintes metas: a) produzir uma tradução colaborativa para o inglês do meu livro Théorie quantique et philosophie transcendantale: dialogues possibles (Paris: Hermann, 2012), e ganhador do prêmio Louis Liard 2012, pela Academia de Ciências Morais e Políticas da França; b) supervisionar a tradução para o português do mesmo livro a ser publicado na coleção do IEAT, pela editora da UFMG; c) produzir a tradução em português do livro do Professor Robert Hanna, publicado pela Oxford Univ.Press, em 2006, Kant, Science, and Human Nature; d) realizar dois workshops: um com o professor R. Hanna na UFMG em torno de alguns dos temas do seu livro e outro com pesquisadores Internacionais de renome em torno da filosofia da mecânica quântica; e) produzir um artigo co-autorado por mim e Prof. Robert Hanna sobre alguns dos temas explorados nos respectivos livros do Professor Hanna e meu; g) produzir um artigo com os resultados preliminares deste projeto de pesquisa; h) presentar os resultados da pesquisa em congressos científicos.