Período da Residência: 01/03/2013 a 28/02/2014

Professor Vasco Ariston de Carvalho Azevedo é professor titular e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Bioinformática da UFMG. Possui graduação em Medicina Veterinária pela Escola de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Bahia (1986), mestrado (1989) e doutorado (1993) em Genética de Microrganismos pelo Institut National Agronomique Paris Grignon. Pós-doutorado pelo Departamento de Microbiologia da Escola de Medicina da Universidade da Pensilvânia (EUA, 1994). Livre-Docente pelo Institituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (2004). Foi Presidente do comitê assessor da área de Ciências Biológicas e agrárias da Pró-reitoria de Pesquisa da UFMG, membro titular do Comitê de Internacionalização da UFMG de 2007-2010 e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Genética do Departamento de Biologia Geral do ICB/UFMG de outubro de 2006 até abril de 2010. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Molecular e de Microrganismos, atuando principalmente nos seguintes temas: Genômica; transcriptômica; proteômica; Análises funcionais de genes; Estudo de virulência e patogenicidade, Biotecnologia molecular e Biossegurança. Trabalha, atualmente, com os seguintes microrganismos: Brucella abortus, Corynebacterium pseudotuberculosis, Lactococcus lactis e Lactobacillus. Sócio fundador da Empresa Uniclon Biotecnologia Ltda.- com sede em Belo Horizonte, MG, Brasil.

TRÊS VERDADES: A MINHA, A SUA E A VERDADEIRA.

O objetivo principal do projeto é a produção de material que possa gerar um livro com conteúdo multidisciplinar com assuntos que interessam a sociedade moderna. Além disso, o projeto prevê o convite a diversos líderes e pensadores de áreas para ministrar palestras e participarem de debates em mesas redondas sobre temas, como biossegurança, bioética, biodireito, propriedade intelectual, inovação, transferência tecnológica, trasgenia, células tronco, criacionismo, darwnismo, terapia gênica, xenotransplantes, ciência e religião e política científica no Brasil.