Indicação: Professora Regina Horta Duarte – Departamento de História – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas/UFMG

Período: 16 a 30 de agosto de 2009

Reinaldo Funes Monzote formou-se em História pela Universidade de Havana e completou seu PhD na Universidad Jayme I, na Espanha, em 2002. Trabalhou entre 1992 e 2000 no Centro de Estudios de Historia y Organización de la Ciencia y la Tecnología e Museo Nacional de las Ciencias Carlos J. Finlay e, desde 2002, é Coordenador do Programa de Investigación Geohistórica de la Fundación Antonio Núñez Jiménez de la Naturaleza y el Hombre, em Havana.

Em 2002, recebeu o Prêmio Cultural de Pesquisa Juan Marinello em Cuba e, em 2003, o Prêmio de Pensamento Ambiental pela Universidad de Quintana Roo, México, Siglo XXI Editores e UNESCO. É professor associado na Universidade de Havana, onde ministra cursos sobre História Ambiental, além de cursos de verão em universidades dos Estados Unidos (University of Berkeley, Fordham University e University at Buffalo). Foi membro eleito da Junta Diretiva da Sociedad Latinoamericana y Caribeña de Historia Ambiental (SOLCHA), no período 2006-2010, membro da Sociedad Cubana de Historia de la Ciencia y la Tecnología (SCHCyT), desde 2007. Pertence ao Grupo de Ecología Política del Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO).

Suas pesquisas atuais enfocam a história ambiental do Caribe, privilegiando temas como o impacto da indústria açucareira e a plantation escravista, a história da pecuária em Cuba desde o século XVIII, a interação entre homens e animais na história da sociedade cubana, a emergência do ambientalismo e a historiografia ambiental latino-americana e caribenha.