Histórico

Autorizada pelo Conselho Universitário em nove de maio de 1955, sob a presidência do Reitor Professor Lincoln Prates, a Imprensa Universitária contou com a aquisição do seu maquinário neste mesmo ano. Inicialmente funcionando em um galpão construído nos terrenos da antiga Cidade Universitária no bairro Santo Agostinho, o novo parque gráfico da UFMG, destinado a atender a demanda universitária, teve seu funcionamento iniciado em nove de setembro de 1956. Depois deste período provisório no bairro Santo Agostinho, a Imprensa Universitária mudou-se definitivamente para o Campus Pampulha. Também em caráter provisório, o parque gráfico da UFMG ficou situado ao lado da Assufemg, até que em 21 de maio de 1993, na gestão da Reitora Vanessa Guimarães Pinto, a Imprensa Universitária ganhou um prédio novo e definitivo no Campus.

Dentre as várias publicações da Imprensa Universitária, destacam-se: O boletim da Universidade, com periodicidade semanal; os livros da editora UFMG, cerca de 40 títulos por ano; os jornais informativos de diversos órgãos e unidades acadêmicas, como o do Museu de História Natural e Jardim Botânico e  o da biblioteca; as provas do vestibular, da residência médica do Hospital das Clínicas, do Hospital da Veterinária e dos concursos da Universidade; os livros e revistas da Faculdade de Direito, da Faculdade  Letras, da Escola de Veterinária,  da Faculdade de Educação etc. A Imprensa produz também toda a papelaria e impressos padronizados da Universidade como cartões de visita, envelopes, diplomas, blocos, papel timbrado.

"Visando sempre prestar um bom serviço a toda Universidade, com os menores custos e qualidade compatível com a encontrada no mercado gráfico mineiro, a Imprensa Universitária tem investido continuamente na melhoria de sua estrutura física, de equipamentos e de pessoal".