FAQ do Manual de Aplicação de Marca

dez/2011

 Perguntas mais frequentes

1 - O brasão e a marca – simbolizando as montanhas – eram utilizados e aceitos pela comunidade acadêmica. Qual a justificativa para se criar uma nova marca?

O logotipo com o “M” das montanhas foi usado oficialmente até meados de 1999 e, desde então, viu-se proliferar centenas de marcas pela Universidade, que não apresentam identidade alguma entre si. Esse fato é bastante prejudicial para a UFMG como um todo e para as instâncias representadas por essas marcas, pois, além de denotar falta de organização e coesão, muitos desses símbolos gráficos não deixam clara ligação alguma da UFMG com a instância representada. Essa situação enfraquece tanto a instituição, quanto o órgão representado.

Com a abolição desta marca, a representação oficial da Universidade voltou a ser somente o brasão. Mas este, embora conserve toda a tradição da UFMG, quando usado como logotipo, principalmente em pequenas aplicações, não apresenta a legibilidade necessária.

A principal justificativa para a criação de uma identidade visual para a UFMG parte de um diagnóstico do Centro de Comunicação da UFMG (Cedecom), que identificou a demanda por um sistema de identidade visual que contemple um símbolo de fácil identificação para representar a Universidade em sua comunicação cotidiana.

Esse sistema permite também a padronização da comunicação gráfica institucional, uniformizando a forma como a UFMG e todas as suas instâncias se apresentam para seus públicos. O fato de o projeto ter sido concebido como um sistema de identidade contemplou desdobramentos necessários de maneira planejada, permitindo a inserção organizada de todos os órgãos da Universidade no sistema. Cabe ressaltar ainda o momento vivido pela UFMG, caracterizado pelo aumento de cursos e alunos, além da multiplicação dos convênios internacionais, o que ampliou de maneira sem precedentes seus públicos de interesse e a visibilidade da instituição.

2 – O brasão deixará de ser utilizado?

Não. A proposta desse sistema de identidade visual prevê a aplicação da nova marca em materiais gráficos, apresentações e outras situações de divulgação da Universidade.

Além de facilitar o reconhecimento da UFMG, a nova marca permite que o brasão volte a ser utilizado no formato original, com aplicação restrita a documentos administrativos oficiais. Depois de ser adotado como logotipo, foi necessário incluir a sigla UFMG abaixo do brasão e fazer algumas alterações em seu desenho, o que poderá ser revertido agora, devolvendo sua solenidade.

3 – A nova marca foi criada por quais profissionais?

O projeto foi desenvolvido pelo Centro de Comunicação da UFMG (Cedecom), em parceria com o Departamento de Comunicação da Fafich e o Departamento de Design da Escola de Arquitetura, sem participação de qualquer empresa ou profissional de fora da Universidade.

4 –Esses profissionais receberam remuneração adicional para a criação da nova marca?

Não. Todo o processo de criação da nova marca foi realizado exclusivamente como parte das atividades inerentes ao trabalho desses profissionais em seus respectivos departamentos.

5 - Quais conceitos fundamentaram a criação da nova marca?

A questão mais complexa no desenvolvimento de uma identidade visual para a UFMG é justamente uma de suas mais notáveis qualidades: a diversidade. Essa riqueza dificulta a síntese da instituição em um símbolo único sem que este seja reducionista.

Entretanto, notamos que um interessante ponto em comum entre todas as Unidades é a sigla UFMG. Composta de uma vogal e três consoantes, ela só pode ser soletrada e essa pronúncia única da sigla é importante característica da identidade da Universidade.

Ainda sobre a diversidade, notamos que esta acarreta pequenos paradoxos ou dicotomias nos conceitos da instituição. Ao mesmo tempo em que tem uma tradição a ser respeitada e valorizada, busca sempre a inovação. É uma instituição sólida, mas em movimento. Não esquece sua história, mas pensa muito no futuro. Tem como qualidades tanto a perfeição técnica quanto a criatividade transgressora.

Graficamente, tais dicotomias foram representadas no contraste da letra serifada, de desenho clássico, com o "M" cursivo. A letra em destaque representa o movimento, o gesto criativo e a inovação, em paralelo com a solidez, tradição e rigidez técnica das demais.

6 - Como foi elaborado e executado o cronograma de criação e divulgação da nova marca?

Este processo foi dividido em quatro etapas: planejamento, conceituação, criação e apresentação.

Planejamento: pesquisa histórica, análise de concorrência, levantamento e pesquisa de públicos.

Conceituação: definida em forma de debate com a equipe do Cedecom e o Ateliê de Publicidade do Departamento de Comunicação Social da Fafich.

Criação: geração de alternativas debatidas pela equipe formada para definir graficamente a questão de comunicação.

Apresentação: as diretorias de todas as Unidades Acadêmicas foram visitadas pela equipe do Cedecom para apresentação do projeto. Na mesma oportunidade, cada diretoria foi orientada a convidar todos os segmentos de sua Unidade para essa apresentação.

7 - Por que foi necessário um período de 18 meses para conclusão desse projeto?

Sendo o projeto composto por várias fases, além daquela ligada especificamente a criação, é natural que este seja desenvolvido ao longo de alguns meses. Após as fases de planejamento, conceituação e criação, a marca foi apresentada ao gabinete do reitor, sua equipe, e aos diretores de unidades. Após esse período, passamos a fase de apresentação do projeto em todas as unidades acadêmicas.

Cabe ressaltar que enquanto o projeto da nova marca estava em andamento, todas as demandas de planejamento e criação gráfica recebidas pelo Cedecom continuaram a ser atendidas. Com uma equipe composta por poucos profissionais, esse setor atende, além da administração central, diversas outras instâncias da comunidade acadêmica.

8 - Qual a representatividade do “M” (minúsculo, em letra cursiva e sublinhado) e quais as razões para o uso da barra abaixo do “M”?

As quatro letras da sigla são maiúsculas. No caso do "M", percebe-se que seu traço começa em cima, tal como o M maiúsculo cursivo, que inspirou o desenho. Também é possível notar a altura igual dos caracteres, o que não acontece quando misturamos letras maiúsculas e minúsculas.

A letra “M” destacada em vermelho é uma característica marcante na marca vigente até 1999 e foi considerada fundamental na construção da nova identidade. A inspiração do desenho é o “M” maiúsculo cursivo, cujo gesto também lembra as montanhas.

A barra utilizada na nova identidade teve como inspiração os quadrados da fachada do prédio da Reitoria, que representa a unificação da UFMG, formada inicialmente por várias escolas isoladas. A principal função da barra, além de dar distinção à identidade tipográfica, é compor o sistema de identidade visual. É fundamental como elemento unificador da identidade, pois é ela que, repetida, possibilita a assinatura conjugada com qualquer órgão da UFMG, com nome curto ou longo, com ou sem sigla.

Caso ainda tenha alguma dúvida escreva-nos através do formulário abaixo.

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