a mostra

Sobre

A gente  sabe  que os tempos são  de distanciamento social, mas nem  assim a UFMG vai deixar  de se  mostrar para você, estudante que sonha com uma vaga  na  maior universidade de Minas  Gerais. A Mostra Sua UFMG foi reformulada para te permitir visitar seus prédios e unidades, ainda que a distância.

Afinal, cursar uma Universidade significa muito mais do que se preparar para receber o diploma de alguma profissão. Por isso, nesta edição, além da estrutura dos 91 cursos de graduação e as perspectivas do mercado de trabalho para cada um deles, os visitantes também vão conhecer, por meio de passeios aéreos, trilhas do conhecimento e mostras virtuais , as inúmeras oportunidades que a UFMG oferece, como os projetos de pesquisa, de extensão e de mobilidade, as atividades esportivas e culturais, as políticas de inclusão e assistência estudantil e muito mais.

A Mostra Sua UFMG é organizada pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd) com apoio das demais pró-reitorias, diretorias, coordenadorias e núcleos que compõem a administração  central da universidade, além dos colegiados de cursos de graduação.

Inscreva-se

Visitas virtuais, game, webstories e muito mais para você saber tudo sobre profissões, pesquisa científica, vida no campus, assistência estudantil e percurso acadêmico! Venha descobrir quem é você na UFMG!

a ufmg

Apresentação

A Universidade Federal de Minas Gerais é a maior universidade do estado de Minas Gerais, com campi situados em Belo Horizonte, Tiradentes e Montes Claros. Fundada em 1927 orgulha-se de  já ter formado nomes  famosos, como Carlos Drumond de Andrade, Guimarães Rosa, Fernanda Takai, Samuel Rosa, Tostão, Ziraldo e  nada menos que 7 ex-presidentes da república.
Confira mais na Revista Diversa UFMG!

Cursos

A UFMG oferece 91 cursos de graduação e 90 programas de
pós-graduação.

Sua comunidade acadêmica é formada por mais de 3 mil docentes, mais de 4 mil servidores técnicos-administrativos e cerca de 44 mil alunos, na graduação, mestrado e doutorado.

Conheça

as opções de graduação na UFMG

a ufmg

Apresentação

A Universidade Federal de Minas Gerais é a maior universidade do estado de Minas Gerais, com campi situados em Belo Horizonte, Tiradentes e Montes Claros. Fundada em 1927 orgulha-se de  já ter formado nomes  famosos, como Carlos Drumond de Andrade, Guimarães Rosa, Fernanda Takai, Samuel Rosa, Tostão, Ziraldo e  nada menos que 7 ex-presidentes da república. Confira mais na Revista Diversa UFMG!

Cursos

A UFMG oferece 91 cursos de graduação e 90 programas de pós-graduação.
Sua comunidade acadêmica é formada por mais de 3 mil docentes, mais de 4 mil servidores técnicos-administrativos e cerca de 44 mil alunos, na graduação, mestrado e doutorado.

Conheça

as opções de graduação na UFMG

Mostra Virtual

Este ano, a Mostra Sua UFMG ocorre de forma virtual. De 1° a 5 de março, diversos eventos síncronos apresentam a universidade para você: palestras, debates, cultura e muito mais.

Para recepcionar todos e todas as participantes da Mostra Sua UFMG, o evento de abertura contará com a participação de Sandra Regina Goulart Almeida e Alessandro Fernandes Moreira, reitora e vice-reitor da UFMG, e de Benigna Oliveira e Bruno Teixeira, pró-reitora e pró-reitor adjunto de Graduação. A programação musical fica por conta dos estudantes Brandon Alves e Jonatah Cardoso.

Show – Brandon Alves

Brandon Alves é estudante do curso de Licenciatura em Música na UFMG. Na apresentação, ele toca um pouco daquilo que chama de “uma viagem com música e tecnologia”, um pocket show com versões de músicas brasileiras utilizando o sistema de looping.

Show – Jonatah Cardoso

Jonatah Cardoso é estudante do curso de Licenciatura em Música na UFMG e músico profissional há 7 anos. Seu show consiste na execução de arranjos de guitarra elétrica, criados pelo próprio músico, para três canções da cantora paulista Mc Tha: Rito de Passá, Comigo Ninguém Pode e Valente.
Inúmeras atividades contribuem para a formação acadêmico-profissional do estudante da UFMG: diversas oportunidades de realizar estágios, visitas técnicas, participar de empresas juniores, competições e atividades de extensão. Para além da formação técnica de qualidade, os 91 cursos de graduação da universidade habilitam os alunos egressos a atuarem eticamente, de acordo com as necessidades da sociedade.  Na atividade, a professora do Departamento de Psicologia, Delba Teixeira, e os estudantes de graduação, Thiago Previatello e Marlon Luca, debatem sobre a importância dessas oportunidades, não somente para a formação dos estudantes, como também para construção de pontes com o mercado de trabalho.

Os estudantes Eloisa Silva, Júlia Quintaneiro, Lara Puliero e Marlon Cruz compartilham, nessa roda de conversa interativa, suas experiências e as diversas possibilidades de formação na universidade. Eles são bolsistas do Giz, a Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino, que desenvolve, de forma inovadora, colaborativa e contextualizada, uma rede de práticas educativas, flexíveis e personalizadas de diferentes áreas do conhecimento.

Entrar e permanecer na universidade pública é direito de todo(a) estudante. Nessa conversa entre a Diretora de Políticas de Ações Afirmativas, da Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Prae), Daniely Roberta Santos dos Reis, Tarcísio Mauro Vago, Pró-reitor de Assuntos Estudantis, e os estudantes Mariana Romão e Victor Plácido, os participantes terão a oportunidade de se informar sobre assuntos como políticas de cotas e programas de assistência estudantil, como alimentação, moradia, transporte, saúde, lazer, cultural e inclusão digital.
Para entender melhor como funciona a organização do tempo e da vida acadêmica, durante o ensino presencial e remoto, os estudantes Danielly Gonçalves, Diêgo D’souza, Isabella Santos e Vitória Queiroz trocam suas experiências e relatos sobre o dia a dia da vida universitária.
Estudantes internacionais e estudantes da UFMG, que realizaram mobilidade acadêmica internacional, relatam suas experiências de intercâmbio nessa roda de conversa sobre oportunidades fora do país e sobre como se preparar para os processos seletivos na UFMG.
Nessa apresentação, os participantes conhecem o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da UFMG, responsável por promover ações e serviços de acessibilidade e inclusão na universidade. Além disso, a atividade conta com o relato de Abel Passos do Nascimento, servidor com deficiência que atua no NAI acompanhando os alunos com deficiência, assim como  a participação dos estudantes com deficiência, Caick Franckllyn Silva e Izabela Oliveira Soares, que dividem com o público suas experiências dentro da UFMG.
Na atividade, dividida em dois momentos, os participantes podem, primeiramente, conhecer os cursos de licenciatura, formação inicial e continuada de professores da UFMG. Para isso, a professora Nilma Soares, da Faculdade de Educação (FaE), os estudantes de licenciatura, Patrique Antônio Soares de Queiroz e Mariana Ferreira de Souza, e a doutoranda em Educação, Monique Aline Ribeiro dos Santos, apresentam as oportunidades oferecidas pela universidade que contribuem para suas atuações na área da educação. Já na segunda parte, a professora Fabiane Ferreira Ribeiro, do curso de Fisioterapia, e os estudantes Yago Viana Pinto, Laura Waters Franco Milhorato, Ana Carolina da Silva Pinto, Roberta do Carmo Teixeira e Lucas Guilherme Alves apresentam como funciona a Formação Interprofissional de saúde. O trabalho em equipe interprofissional é uma necessidade para atender de forma eficiente e com segurança às múltiplas demandas da população. Na UFMG, os alunos dos cursos da área da saúde têm a oportunidade de desenvolver competências para o trabalho colaborativo. Por meio de um caso real, será avaliado como cada um pode colaborar com seus conhecimentos para aprimorar nossa capacidade de cuidar.
O encerramento das atividades da Mostra Sua UFMG será um bate-papo que contará com a participação de estudantes e egressos da casa. Nesse bate-papo, eles irão compartilhar experiências e vivências dentro da universidade, bem como a importância da UFMG em seus caminhos para se descobrirem. Participam a youtuber Débora Aladim (@deedaaladim), egressa do curso de História, as influenciadoras digitais Agatha Soyombo (@agathasyombo), estudante do curso de Medicina, e Aretha Soyombo (@arethasoyombo), egressa do curso de Letras, e o comunicador científico Lucas Mitre (@lucascmitre), egresso do curso de Física.

imersão

Passeios Virtuais

Por meio de fotografias em 360º, confira salas de aula, laboratórios e outros ambientes das unidades acadêmicas da UFMG.

Passeios Aéreos

Que tal observar a Universidade bem lá do alto? Por meio de imagens captadas via drone, sua experiência será única!

Jogo #EunaUFMG

Venha se divertir e conhecer melhor a UFMG neste game interativo e repleto de desafios!

o jogo

em breve

Mergulhe no universo da UFMG! Escolha seu avatar e conheça tudo o que a universidade oferece: conhecimento, descobertas, oportunidades e lazer.

notícias

em breve

Mergulhe no universo da UFMG! Escolha seu avatar e conheça tudo o que a universidade oferece: conhecimento, descobertas, oportunidades e lazer.

notícias

Apoio

Realização:

Apoio

Realização

Universidade Federal de Minas Gerais

Av. Antônio Carlos, 6627 – Pampulha – Belo Horizonte – MG | CEP 31270-901
© 2021 Universidade Federal de Minas Gerais. Todos os direitos reservados

Universidade Federal de Minas Gerais

Av. Antônio Carlos, 6627 – Pampulha – Belo Horizonte – MG | CEP 31270-901
© 2021 Universidade Federal de Minas Gerais. Todos os direitos reservados