Quero entrar! E agora?

A entrada nos cursos de graduação ocorre tradicionalmente no primeiro semestre de cada ano, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU). Para participar, é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) na edição mais recente.

Passo a passo SISU
Participar do ENEM
Inscrever-se no SISU
Ser aprovado na UFMG
Realizar o registro acadêmico e a matrícula (é preciso apresentar os documentos da modalidade escolhida e, se necessário, participar de procedimentos adicionais).

Modalidades de vagas, o que é isso?

Para concorrer a qualquer uma das modalidades de reserva de vagas, é necessário ter cursado integralmente o ensino médio em escola pública brasileira. Na UFMG, 50% das vagas são reservadas pelo sistema de cotas, com critérios como: escola pública, renda familiar, pertencimento étnico-racial (negros, quilombolas ou indígenas) e pessoas com deficiência. 

Leia o edital com atenção! No site Sisu UFMG, você pode acessar os editais das edições anteriores do SISU/UFMG e ficar por dentro de todas as mudanças e novidades.

Fique atento aos critérios do sistemas de cotas

Comprovação de renda: A renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1 salário mínimo per capita pode ser comprovada por meio do CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais). Para realizar o cadastro, procure o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social). Apenas cadastros atualizados nos últimos 24 meses, antes da inscrição no processo seletivo, serão aceitos. O comprovante deve indicar o valor exato da renda per capita.

Indígenas ou quilombolas: É necessário apresentar declaração de pertencimento étnico assinada por, no mínimo, três lideranças reconhecidas da comunidade.

Pessoas negras (pretas ou pardas): É preciso apresentar carta de autodeclaração e comparecer à banca de heteroidentificação, que avalia se o fenótipo (características físicas) é compatível com o propósito da reserva de vagas étnico-raciais. Características físicas de ascendentes (pai, mãe, avós, tios, tias e outros) não serão consideradas. Assista ao vídeo:

Pessoas com deficiência: A UFMG considera a perspectiva biopsicossocial e não apenas o diagnóstico baseado no Código Internacional de Doença (CID). Além de relatórios de profissionais de saúde informando o tipo da deficiência e exames médicos, há também uma banca de verificação e validação.

Existem outras formas de ingresso?

Para concorrer a uma vaga nos cursos da área de Artes, ofertados no campus Pampulha, é necessário realizar o Vestibular Habilidades, seleção que combina as notas do ENEM com provas de habilidades específicas.

Os cursos de Licenciatura em Educação do Campo, Formação Intercultural para Educadores Indígenas, Licenciatura em Letras-Libras, além de programas de vagas adicionais para estudantes indígenas aldeados e refugiados, possuem processos seletivos específicos.

Para mais informações, acesse o site da Copeve.

Nova forma de ingresso – Seriado
Em 2025, a UFMG inicia uma nova forma de ingresso que preencherá, a partir de 2028, 30% das vagas dos cursos de graduação. Esse novo processo seletivo (avaliações seriadas) coexistirá com os já existentes, e as provas serão aplicadas ao longo de três anos consecutivos. Podem participar estudantes que estejam cursando ou já tenham concluído o Ensino Médio, além de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Fique atento à publicação do edital da primeira etapa, prevista para julho de 2025.
Saiba mais no site da Pró-reitoria de Graduação (Prograd).