Quero entrar! E agora?

A entrada nos cursos de graduação ocorre tradicionalmente no primeiro semestre de cada ano, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU). Para participar, é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) na edição mais recente.

Passo a passo SISU
Participar do ENEM
Inscrever-se no SISU
Ser aprovado na UFMG
Realizar o registro acadêmico e a matrícula (é preciso apresentar os documentos da modalidade escolhida e, se necessário, participar de procedimentos adicionais).

Modalidades de vagas, o que é isso?

Para concorrer a qualquer uma das modalidades de reserva de vagas, é necessário ter cursado integralmente o ensino médio em escola pública brasileira. Na UFMG, 50% das vagas são reservadas pelo sistema de cotas, com critérios como: escola pública, renda familiar, pertencimento étnico-racial (negros, quilombolas ou indígenas) e pessoas com deficiência. 

Leia o edital com atenção! No site Sisu UFMG, você pode acessar os editais das edições anteriores do SISU/UFMG e ficar por dentro de todas as mudanças e novidades.

Fique atento aos critérios do sistemas de cotas

Comprovação de renda: A renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1 salário mínimo per capita pode ser comprovada por meio do CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais). Para realizar o cadastro, procure o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social). Apenas cadastros atualizados nos últimos 24 meses, antes da inscrição no processo seletivo, serão aceitos. O comprovante deve indicar o valor exato da renda per capita.

Indígenas ou quilombolas: É necessário apresentar declaração de pertencimento étnico assinada por, no mínimo, três lideranças reconhecidas da comunidade.

Pessoas negras (pretas ou pardas): É preciso apresentar carta de autodeclaração e comparecer à banca de heteroidentificação, que avalia se o fenótipo (características físicas) é compatível com o propósito da reserva de vagas étnico-raciais. Características físicas de ascendentes (pai, mãe, avós, tios, tias e outros) não serão consideradas. Assista ao vídeo:

Pessoas com deficiência: A UFMG considera a perspectiva biopsicossocial e não apenas o diagnóstico baseado no Código Internacional de Doença (CID). Além de relatórios de profissionais de saúde informando o tipo da deficiência e exames médicos, há também uma banca de verificação e validação.

Existem outras formas de ingresso?

Para concorrer a uma vaga nos cursos da área de Artes, ofertados no campus Pampulha, é necessário realizar o processo seletivo Habilidades, seleção que combina as notas do ENEM com provas de habilidades específicas.

Os cursos de Licenciatura em Educação do Campo, Formação Intercultural para Educadores Indígenas, Licenciatura em Letras-Libras, além de programas de vagas adicionais para estudantes indígenas aldeados e refugiados, possuem processos seletivos específicos.

Para mais informações, acesse o site da Copeve.

SERIADO UFMG Nova forma de ingresso
Em 2025, a UFMG inicia uma nova forma de ingresso que preencherá, a partir de 2028, 30% das vagas dos cursos de graduação. Esse novo processo seletivo coexistirá com os já existentes, e as provas serão aplicadas ao longo de três anos consecutivos. Podem participar estudantes que estejam cursando ou já tenham concluído o ensino médio, além de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Saiba mais no site Seriado UFMG.