Eventos Culturais

No dia 4 de março, ocorre a abertura do 15º Festival de Verão UFMG, com show do Renegado Samba Groove, com a participação da cantora Elza Soares. Na ocasião, o compositor mineiro Flávio Renegado reúne a contundência do rap mineiro com a cadência do samba carioca. Recentemente batizado como afilhado musical do ícone Elza Soares, Renegado convida sua madrinha para a gravação de uma apresentação especial, que será transmitida pelo Festival.

Quando: 04 de março
Que horas: 20h
Onde: no YouTube

Na sexta-feira, o público confere a mostra coreográfica virtual “Direito à cultura nas quebradas”, que convida setes artistas potentes, plurais e ativos na cena das danças da Grande BH para uma apresentação em sete vídeos, nos quais cada convidado traduz, em forma de conceito coreográfico, uma reflexão acerca da sua trajetória e do tema.

Quando: 05 de março
Que horas: 20h
Onde: no YouTube

O coletivo de artistas negras independentes, Afrolíricas, conduz, no sábado, uma roda de conversa sobre as “escrevivências”: como expressar nossos direitos por meio da poesia e contar nossa história, seja ela em forma de relato, desabafo ou denúncia de fatos do nosso cotidiano, usando da palavra para gerar uma comunicação acessível.

Logo em seguida, das 16h às 18h, as artistas Eliza Castro, Anarvore e Iza Reys ministram oficina de escrita criativa para 25 pessoas que acessarem a sala do Zoom (link será divulgado durante a live do encontro). Serão emitidos certificados.

Quando: 06 de março
Que horas: 14h
Onde: no YouTube

A cantora Titane e o multiartista Maurício Tizumba remontam, nesta apresentação, as colaborações que realizaram no início de suas carreiras, durante os anos 1980. Na ocasião, especialmente para o 15º Festival de Verão UFMG, os artistas se apresentam pela primeira vez sozinhos em cena, em duo, sem a mediação de outros músicos e convidados. O show é atração principal da abertura do 9º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU).

Quando: 08 de março
Que horas: 19h
Onde: no YouTube

O Ars Nova – Coral da UFMG, um dos mais importantes grupos corais brasileiros, há 62 anos em atividade, organiza a mostra de coros universitários, com alguns dos trabalhos que vêm sendo realizados por diferentes grupos e corais de Minas Gerais. O objetivo é mostrar um panorama da música coral universitária mineira, partindo da própria UFMG e viajando virtualmente por outras cidades e universidades.

Quando: 09 de março
Onde: no YouTube

O Sarandeiros, grupo de dança folclórica, completou em 2020 40 anos de histórias como projeto de extensão na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG. Na apresentação, o grupo exibirá seis vídeos com coreografias desenvolvidas de forma remota pelos participantes ao longo do ano passado. As apresentações virtuais demonstram a diversidade cultural do Brasil, com traduções artísticas das danças brasileiras, resultado das ações do projeto “Dançando em casa com os Sarandeiros”.

Quando: 10 de março
Onde: no YouTube

As Mulheres do Jequitinhonha são um grupo de artesãs, bordadeiras e tecelãs, que guardam uma profunda conexão com a terra. O grupo vem se tornando guardião desses saberes e apresentará, no vídeo, as cantigas, que entoam a todo momento, cantando a terra, a seca, a chuva, os animais, os desafios e a poesia de se viver no sertão de Minas.

Quando: 11 de março
Onde: no YouTube

Para mais informações sobre a programação do Festival de Verão, acesse www.ufmg.br/festivaldeverao e siga o Festival de Verão UFMG nas redes sociais Instagram (@festival_ufmg) e Facebook (@festivaldeverao)

Realização:

Universidade Federal de Minas Gerais