Área: Ciências Sociais Aplicadas
Cidade: Belo Horizonte
Local: Pampulha
Turno: Noturno
PÍLULAS MOSTRA SUA UFMG
SOBRE O CURSO E SUAS DISCIPLINAS:
O curso de Relações Econômicas Internacionais da UFMG se destaca pela flexibilização curricular e multidisciplinaridade. Sua proposta acadêmico-pedagógica prevê a formação de profissionais capazes de analisar os problemas que cercam a interação entre as nações no mundo contemporâneo. Para alcançar tal objetivo, o curso recorre intensivamente ao instrumental teórico e analítico oferecido pelas Ciências Econômicas, porém sem deixar de lado as contribuições das áreas de Economia Política Internacional, Sociologia, Ciência Política, História, Direito e Demografia.
DIFERENCIAL DO CURSO NA UFMG:
Como o nome indica, a graduação na UFMG dá especial enfoque às questões econômicas que permeiam as relações internacionais. Por isso é importante que os alunos tenham gosto pela matemática, que estará presente em diversos momentos do curso, mas não só: o currículo abrange ainda sociologia, história, direito e ciência política e os estudantes são incentivados a seguir uma trajetória multidisciplinar e a buscar disciplinas optativas segundo suas áreas de maior interesse.
ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL FORMADO NA UFMG:
Embora seja comum associar o profissional de relações econômicas internacionais à diplomacia, existem diversas outras possibilidades de atuação: na iniciativa privada, com análise de investimentos e novos negócios; no setor público, com políticas públicas e comércio exterior, por exemplo; ou mesmo em diversas áreas da academia e do terceiro setor.
DURAÇÃO:
10 semestres
FORMA DE INGRESSO:
A seleção para as vagas ocorre por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e pelo processo seletivo de avaliação seriada. Mais informações em Sisu UFMG e ufmg.br/prograd/seriado.
CONTEÚDO RECOMENDADO:
Site do curso: www.face.ufmg.br/graduacao/relacoes-economicas-internacionais/o-curso.html