Elaborada e coordenada pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e executada em parceria com a Fundação Universitária Mendes Pimentel (FUMP), a Política de Permanência de Estudantes na UFMG colabora para a permanência do estudante na Universidade durante toda a graduação.

São várias ações contempladas pela política, como: acesso às moradias estudantis (três em Belo Horizonte, uma em Montes Claros e três casas pertencentes ao programa de moradias indígenas); alimentação subsidiada nos restaurantes universitários (RUs); oferta de bolsas que ajudam em despesas com transporte, saúde, compra de material escolar, enriquecimento cultural, expansão da formação acadêmica, entre muitas outras demandas.

Estudantes de graduação podem solicitar a Permanência Estudantil a qualquer momento do curso. Para isso, é necessário preencher um questionário socioeconômico e enviar os documentos solicitados. Após análise, o estudante será posicionado em um dos níveis de assistência, com benefícios que variam conforme os critérios de cada nível.

Importante! Para solicitar a análise, o estudante deve estar regularmente matriculado, frequentando as aulas e atender aos critérios de vulnerabilidade econômica, social e cultural estabelecidos pela Política de Permanência de Estudantes na UFMG. Mais informações no site da PRAE e no site da FUMP.

Conheça um pouco mais sobre as atividades da PRAE no vídeo abaixo: