A UFMG é uma instituição pública de excelência, com relevância nacional e internacional. Realiza com empenho e responsabilidade a missão de atender às diversas demandas relacionadas às áreas de ensino, pesquisa e extensão. Todas as ações da Universidade são planejadas visando à difusão dos saberes, ao fortalecimento da educação, ao desenvolvimento científico, econômico, político e cultural e ao bem-estar da sociedade.

É uma das 10 melhores universidades da América Latina, segundo o ranking global 2024 da Times Higher Education (THE), e uma das universidades federais mais bem avaliadas no Brasil pelo Ministério da Educação (MEC).

Tem mais de 750 grupos de pesquisa cadastrados no CNPq, formados por mais de 6 mil pesquisadores que atuam em mais de 3 mil linhas de pesquisa. Desse universo, aproximadamente 750 são bolsistas de produtividade do CNPq, o que coloca a UFMG na terceira posição entre as instituições com maior número de pesquisadores classificados nessa categoria no Brasil e em primeiro lugar em Minas Gerais.

A extensão faz parte do dia a dia da UFMG. São ações que a universidade promove na busca de atender demandas da sociedade, permitindo compartilhar seus conhecimentos e saberes desenvolvidos por meio do ensino e da pesquisa. Tem como princípios de atuação a interação dialógica, a interdisciplinaridade e interprofissionalidade, a indissociabilidade com o ensino e a pesquisa, o impacto na formação do estudante e a transformação social. Cerca de 3.700 atividades são desenvolvidas anualmente, incluindo programas, projetos, cursos, eventos e ações de prestação de serviços, que alcançam mais de 3,5 milhões de pessoas.

Conheça um pouco mais sobre a extensão universitária no vídeo: