Área: Engenharias
Cidade: Belo Horizonte
Local: Pampulha
Turno: Vespertino
SOBRE O CURSO E SUAS DISCIPLINAS:
O curso de Engenharia de Computação da UFMG tem como objetivo geral capacitar engenheiros com sólido preparo científico e tecnológico. A graduação busca formar profissionais que busquem maneiras eficazes de gerenciar a complexidade e os riscos associados a mudanças, à medida que a flexibilidade e a necessidade de evolução continuem a crescer em produtos, serviços e na sociedade.
O perfil geral do engenheiro de computação está alinhado às Diretrizes Curriculares Nacionais de Engenharia (DCNs) e é voltado para uma formação que o compromete com os valores fundamentais da sociedade na qual está inserido, direcionando-o para uma formação não só enquanto profissional, mas também como “cidadão-engenheiro”.
DIFERENCIAL DO CURSO NA UFMG:
O curso compreende uma sólida formação técnica, científica e profissional geral, que capacita os estudantes para aplicar e desenvolver novas tecnologias, estimulando a atuação crítica, reflexiva e criativa na identificação e resolução de problemas apresentados pela sociedade, considerando-se os aspectos técnicos, econômicos, sociais, culturais e ambientais.
A fim de explorar a aquisição de conhecimento prático dos conceitos ministrados em sala de aula, o curso de Engenharia de Computação enfatiza o uso de laboratórios em disciplinas de formação básica e profissional, como os laboratórios didáticos de computação, física e química do ICEX, além de laboratórios didáticos da Escola de Engenharia, todos equipados com aparelhagem moderna e devidamente informatizada. Além disso, os estudantes podem atuar em pesquisas sob a orientação de docentes dos departamentos de Ciência da Computação (DCC), Engenharia Elétrica (DEE) e Engenharia Eletrônica (DELT)
ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL FORMADO NA UFMG:
O engenheiro de computação atua no projeto e construção de artefatos computacionais e sistemas baseados em computação. A sua formação compreende conteúdos de hardware, software, tecnologias de comunicação e a sua interação, por exemplo, em projetos de sistemas digitais, os softwares que eles executam e suas interfaces com outros dispositivos.
É importante ressaltar que a atuação do engenheiro de computação está na visão conjunta do hardware e do software, tendo como finalidade a construção de sistemas computacionais mais eficazes e eficientes. Exemplos de tais sistemas computacionais são os sistemas embarcados e dispositivos como celulares, gravadores e tocadores digitais, sistemas de alarme e equipamentos médicos.
DURAÇÃO:
10 semestres
FORMA DE INGRESSO:
A seleção para as vagas ocorre por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e pelo processo seletivo de avaliação seriada. Mais informações em Sisu UFMG e ufmg.br/prograd/seriado.
CONTEÚDO RECOMENDADO:
Página da Escola de Engenharia: https://www.eng.ufmg.br/portal/
Página do ICEx: https://www.icex.ufmg.br/icex_novo/#
Vídeo sobre o lançamento do curso de Engenharia de Computação: https://www.youtube.com/watch?v=X2wyTWBhYDA