Área: Ciências Agrárias
Cidade: Belo Horizonte
Local: Pampulha
Turno: Diurno
PÍLULAS MOSTRA SUA UFMG
SOBRE O CURSO E SUAS DISCIPLINAS:
A aquacultura (ou aquicultura) compreende a criação racional e sustentável de organismos aquáticos como peixes, moluscos, crustáceos, anfíbios, répteis e algas, com as mais diferentes finalidades, desde a alimentação humana até a ornamentação. A aquacultura constitui uma subárea das Ciências Agrárias, com foco no aprimoramento técnico e produtivo dos recursos naturais.
O curso de graduação em Aquacultura da UFMG funciona no turno diurno, com aulas pela manhã e pela tarde, ofertado apenas na modalidade presencial. Tem duração de cinco anos, combinando disciplinas das áreas de ciências exatas e biológicas. São algumas das disciplinas que compõe a matriz curricular do curso: matemática, geometria analítica e álgebra linear, estatística experimental, cartografia, física, química geral, microbiologia, bioquímica, processos erosivos e conservação dos solos, caracterização e tratamento de efluentes, hidrologia, limnologia, fisiologia, citologia e histologia, embriologia, imunologia, morfologia, genética, melhoramento animal, bromatologia, alimentos e alimentação, toxicologia, patologia, farmacologia, sanidade, sistemas de produção diversos, economia e administração, tecnologia e processamento de pescado entre outras.
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e o Estágio Supervisionado são atividades de caráter obrigatório que integram a estrutura curricular do curso, sendo requisitos indispensáveis para a obtenção do diploma de Bacharel em Aquacultura, além de habilitar o registro profissional no Conselho de Engenharia e Agronomia.
DIFERENCIAL DO CURSO NA UFMG:
O Brasil é detentor de extensa costa marítima e da maior bacia hidrográfica do mundo. Outros fatores como clima tropical, temperatura adequada durante a maior parte do ano e a presença de uma variedade espécies com potencial para cultivo permitem considerar o Brasil com potencial para se transformar em um dos maiores produtores mundiais de pescado por meio da aquicultura. Apesar de o Estado de Minas Gerais não ter costa marítima, possui inúmeras bacias hidrográficas e crescente demanda pelo pescado. O Estado se destaca entre os cinco maiores produtores de peixes do país, apresentando um dos melhores arranjos produtivos para a piscicultura, especificamente na região de Morada Nova de Minas. A Zona da Mata mineira sobressai como o maior polo produtor de peixes ornamentais.
O curso de aquacultura da UFMG, ao longo do seus 15 anos de existência, vem formando profissionais capacitados a atuar no âmbito da aquicultura nacional e internacional, além de ser o único curso da área no Estado, que possui grande demanda por profissionais especializados na área. O curso é vinculado à Escola de Veterinária, detendo um dos maiores laboratórios de aquacultura em sistemas fechados do Brasil, com oferta e realização de atividades práticas a campo, proporcionado o desenvolvimento de atividades de pesquisa, ensino e extensão. Assim, estimula-se não apenas vivência prática, mas também o ingresso dos estudantes em projetos de iniciação científica. O curso oferece também noções de economia, marketing e planejamento, qualificando o profissional a promover o desenvolvimento econômico e sustentável das espécies aquáticas.
ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL FORMADO NA UFMG:
O profissional graduado na área pode atuar na criação dos organismos aquáticos, em todos os elos que compõem a cadeia produtiva, incluindo a execução de atividades relacionadas ao cultivo de espécies aquícolas, construções, irrigação e drenagem para fins de aquicultura, ecologia e aspectos de meio ambiente referentes à aquicultura, análise e manejo da qualidade da água e do solo das unidades de cultivo e de ambientes relacionados, melhoramento genético de espécies aquícolas, desenvolvimento e aplicação da tecnologia do pescado cultivado, diagnóstico de enfermidades de espécies aquícolas, processos de reutilização da água para fins de aquicultur0a, alimentação e nutrição de espécies aquícolas e beneficiamento de espécies aquícolas.
DURAÇÃO:
10 semestres
FORMA DE INGRESSO:
A seleção para as vagas ocorre por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e pelo processo seletivo de avaliação seriada. Mais informações em Sisu UFMG e ufmg.br/prograd/seriado.
CONTEÚDO RECOMENDADO:
Site do curso: https://vet.ufmg.br/curso/graduacao-em-aquacultura/
Vídeo da TV UFMG sobre o curso: https://youtu.be/lIdwXKnLtko