Área: Ciências Agrárias

Cidade: Belo Horizonte

Local: Pampulha

Turno: Diurno

SOBRE O CURSO E SUAS DISCIPLINAS: 

A aquacultura (ou aquicultura) compreende a criação racional e sustentável de organismos aquáticos como peixes, moluscos, crustáceos, anfíbios, répteis e algas, com as mais diferentes finalidades, desde a alimentação humana até a ornamentação. A aquacultura constitui uma subárea das Ciências Agrárias, com foco no aprimoramento técnico e produtivo dos recursos naturais. 

O curso de graduação em Aquacultura da UFMG funciona no turno diurno, com aulas pela manhã e pela tarde, ofertado apenas na modalidade presencial. Tem duração de cinco anos, combinando disciplinas das áreas de ciências exatas e biológicas. São algumas das disciplinas que compõe a matriz curricular do curso: matemática, geometria analítica e álgebra linear, estatística experimental, cartografia, física, química geral, microbiologia, bioquímica, processos erosivos e conservação dos solos, caracterização e tratamento de efluentes, hidrologia, limnologia, fisiologia, citologia e histologia, embriologia, imunologia, morfologia, genética, melhoramento animal, bromatologia, alimentos e alimentação, toxicologia, patologia, farmacologia, sanidade, sistemas de produção diversos, economia e administração, tecnologia e processamento de pescado entre outras.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e o Estágio Supervisionado são atividades de caráter obrigatório que integram a estrutura curricular do curso, sendo requisitos indispensáveis para a obtenção do diploma de Bacharel em Aquacultura, além de habilitar o registro profissional no Conselho de Engenharia e Agronomia.

DIFERENCIAL DO CURSO NA UFMG: 

O Brasil é detentor de extensa costa marítima e da maior bacia hidrográfica do mundo. Outros fatores como clima tropical, temperatura adequada durante a maior parte do ano e a presença de uma variedade espécies com potencial para cultivo permitem considerar o Brasil com potencial para se transformar em um dos maiores produtores mundiais de pescado por meio da aquicultura. Apesar de o Estado de Minas Gerais não ter costa marítima, possui inúmeras bacias hidrográficas e crescente demanda pelo pescado. O Estado se destaca entre os cinco maiores produtores de peixes do país, apresentando um dos melhores arranjos produtivos para a piscicultura, especificamente na região de Morada Nova de Minas. A Zona da Mata mineira sobressai como o maior polo produtor de peixes ornamentais.

O curso de aquacultura da UFMG, ao longo do seus 15 anos de existência vêm formando profissionais capacitados a atuar no âmbito da aquicultura nacional e internacional, além de ser o único curso da área no Estado, que possui grande demanda por profissionais especializados na área. O curso é vinculado à Escola de Veterinária, detendo um dos maiores laboratórios de aquacultura em sistemas fechados do Brasil, com oferta e realização de atividades práticas a campo, proporcionado o desenvolvimento de atividades de pesquisa, ensino e extensão. Assim, estimula-se não apenas vivência prática, mas também o ingresso dos estudantes em projetos de iniciação científica. O curso oferece também noções de economia, marketing e planejamento, qualificando o profissional a promover o desenvolvimento econômico e sustentável das espécies aquáticas.

ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL FORMADO NA UFMG: 

O profissional graduado na área pode atuar na criação dos organismos aquáticos, em todos os elos que compõem a cadeia produtiva, incluindo a execução de atividades relacionadas ao cultivo de espécies aquícolas, construções, irrigação e drenagem para fins de aquicultura, ecologia e aspectos de meio ambiente referentes à aquicultura, análise e manejo da qualidade da água e do solo das unidades de cultivo e de ambientes relacionados, melhoramento genético de espécies aquícolas, desenvolvimento e aplicação da tecnologia do pescado cultivado, diagnóstico de enfermidades de espécies aquícolas, processos de reutilização da água para fins de aquicultur0a, alimentação e nutrição de espécies aquícolas e beneficiamento de espécies aquícolas.

DURAÇÃO: 

10 semestres

FORMA DE INGRESSO:

A seleção para as vagas ocorre por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mais informações em Sisu UFMG.

LINKS DE INTERESSE: 

Site do curso: https://vet.ufmg.br/curso/graduacao-em-aquacultura/

Vídeo da TV UFMG sobre o curso: https://youtu.be/lIdwXKnLtko