Área: Ciências Sociais Aplicadas

Cidade: Belo Horizonte

Local: Pampulha

Turno: Noturno

PÍLULAS MOSTRA SUA UFMG

 

SOBRE O CURSO E SUAS DISCIPLINAS:

O curso de Arquivologia tem por finalidade formar profissionais para atuar na organização de documentos, independentemente do suporte em que sejam produzidos, e no gerenciamento de arquivos.

As disciplinas que compõem o currículo do curso enfatizam o tratamento dos documentos, que são instrumentos probatórios do funcionamento e das atividades de órgãos públicos, empresas privadas e indivíduos, compreendendo as etapas, processos e procedimentos implicados na produção, no uso, na manutenção e na destinação dos documentos para o arquivo permanente.

Por ser um curso que reflete sobre os documentos, independentemente do suporte, a Arquivologia possui fronteiras interdisciplinares com as áreas de Direito, Gestão Pública, Conservação e Preservação e Tecnologia da Informação. As aulas do curso de Arquivologia ocorrem no prédio da Escola de Ciência da Informação, que fica no complexo conjunto da FAFICH e LETRAS. Ademais, algumas aulas acontecem no Centro de Atividades Didáticas (CAD) 2.

DIFERENCIAL DO CURSO NA UFMG:

O curso de Arquivologia na UFMG integra o grupo dos 17 cursos de Arquivologia no Brasil e, em 2024, recebeu a nota máxima na avaliação do MEC. Recentemente, passou por uma ampla reforma curricular, que incorporou disciplinas com temáticas atuais, especialmente aquelas específicas para as novas tecnologias.

Fazendo parte da área de Ciências Sociais Aplicadas, o curso dispõe de laboratórios de ensino equipados com materiais de última geração. Esses recursos fortalecem a formação dos discentes, proporcionando um aprendizado abrangente que alia teoria e prática de forma eficaz.

Além disso, desde os primeiros semestres, os estudantes têm acesso a diversas oportunidades, como estágios remunerados, projetos de pesquisa e atividades de extensão, que ampliam sua experiência acadêmica e profissional.

ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL FORMADO NA UFMG: 

O arquivista atua nas diversas organizações de direito público e privado, no planejamento e administração dos serviços de arquivo; além de identificar e atender as demandas dos usuários no que diz respeito ao acesso aos documentos, ocupando posição estratégica no funcionamento dos mecanismos que asseguram o acesso à informação e que contribuem para dar maior transparência à gestão institucional.

O profissional de arquivo também é capacitado para atuar em áreas ligadas à tecnologia da informação e em projetos voltados para a preservação e difusão do patrimônio histórico-documental. Além disso, o bacharel em Arquivologia encontra na área acadêmica, isto é, na pesquisa científica, outra perspectiva de atuação, por meio de projetos de investigação que resultam em novos ou renovados conhecimentos teóricos que contribuem para o incremento do trabalho prático nos arquivos.

DURAÇÃO:  

8 semestres

FORMA DE INGRESSO:

A seleção para as vagas ocorre por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e pelo processo seletivo de avaliação seriada. Mais informações em Sisu UFMG e ufmg.br/prograd/seriado.

CONTEÚDO RECOMENDADO:

Site da Escola de Ciências da Informação (ECI): https://graduacoes.eci.ufmg.br/arquivologia/

Site do curso: http://colgradarquivo.eci.ufmg.br/ 

Vídeo da TV UFMG sobre o curso: https://www.youtube.com/watch?v=Z0zhxITtKh4