Área: Ciências Humanas
Cidade: Belo Horizonte
Local: Pampulha
Turno: Matutino
PÍLULAS MOSTRA SUA UFMG
SOBRE O CURSO E SUAS DISCIPLINAS:
O curso de Ciências Sociais engloba três áreas do conhecimento interconectadas: Antropologia, Ciência Política e Sociologia. No início do curso, os alunos têm formação teórica nessas três áreas, com quatro disciplinas obrigatórias de cada uma. Além disso, há quatro disciplinas de metodologia obrigatórias, e disciplinas introdutórias de áreas afins (filosofia, demografia, economia e estatística). A segunda metade do curso é bastante flexibilizada, e os alunos podem escolher as disciplinas que mais lhes interessam, de um leque de optativas variadas oferecidas a cada semestre. Parte das optativas ainda pode ser cursada por meio da participação em congressos, iniciações científicas e com protagonismo social, como participação em organizações não-governamentais.
DIFERENCIAL DO CURSO NA UFMG:
O curso de Ciências Sociais da UFMG é um dos mais tradicionais no Brasil. Ele oferece uma sólida formação, tanto teórica quanto metodológica – com destaque para a metodologia, que tende a ser mais aprofundada em nosso curso do que em outras universidades. A diversidade de grupos e laboratórios de pesquisa permite que o aluno tenha contato com subcampos variados desde a graduação, dentre os quais: estudos de gênero, religiões, ciências, políticas públicas, comportamento eleitoral, segurança pública… Além disso, o curso de ciências sociais na UFMG possui uma proximidade grande com as áreas da demografia, da arqueologia, da gestão pública e das ciências socioambientais, algo que não está presente na maioria das universidades do país.
ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL FORMADO NA UFMG:
A opção pelo bacharelado permite trabalhar em organizações que lidam com o planejamento urbano, consultoria ambiental e políticas públicas, em secretarias, fundações e autarquias. O campo de trabalho abrange atividades em empresas de pesquisas eleitorais, assessorias parlamentares, análise de comportamento de consumidores, pesquisa de opinião e análise de dados qualitativos e quantitativos, além de empregos em organizações não-governamentais e junto a grupos marginalizados da sociedade. A trajetória acadêmica é também atrativa para muitos egressos do curso.
DURAÇÃO:
8 semestres
FORMA DE INGRESSO:
A seleção para as vagas ocorre por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e pelo processo seletivo de avaliação seriada. Mais informações em Sisu UFMG e ufmg.br/prograd/seriado.
CONTEÚDO RECOMENDADO:
Site do curso: fafich.ufmg.br/colcs
Revista Diversa nº21: ufmg.br/comunicacao/publicacoes/revista-diversa/edicao/21/ciencias-sociais