Área: Ciências Humanas
Cidade: Belo Horizonte
Local: Pampulha
Turno: Noturno
SOBRE O CURSO E SUAS DISCIPLINAS:
As disciplinas ministradas no curso são orientadas por um eixo comum: a análise de como os elementos água, ar, terra e fogo (neste caso, a energia), são manuseados e apropriados por dimensões políticas, históricas e culturais.
DIFERENCIAL DO CURSO NA UFMG:
Pelo caráter interdisciplinar, as disciplinas abrangem diversas áreas do conhecimento (como ciências biológicas, economia e engenharia), todas voltadas para a compreensão das questões socioambientais. Além disso, mais de um terço do percurso curricular é composto por optativas, o que permite ao aluno aprofundar sua formação em uma área de maior interesse, como biologia da conservação, antropologia e meio ambiente, recuperação de áreas degradadas ou demografia.
ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL FORMADO NA UFMG:
O curso de Ciências Socioambientais forma profissionais com habilidades para elaborar, analisar, acompanhar e executar projetos relacionados ao meio ambiente, incorporando as perspectivas sociais, culturais, históricas e políticas das relações entre sociedades e ambientes. O bacharel em Ciências Socioambientais pode atuar em organizações que lidam com o meio ambiente, seja na esfera do governo ou no terceiro setor. Além disso, também pode desenvolver pesquisas científicas.
DURAÇÃO:
8 semestres
FORMA DE INGRESSO:
A seleção para as vagas ocorre por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mais informações em Sisu UFMG.
LINKS DE INTERESSE:
Site do curso: http://www.fafich.ufmg.br/socioambientais/
Vídeo ‘O que faz o cientista socioambiental?’: https://www.youtube.com/watch?v=MHxbOiqB5yU