Área: Linguística, Letras e Artes

Cidade: Belo Horizonte

Local: Pampulha

Turno: Noturno

SOBRE O CURSO E SUAS DISCIPLINAS: 

O curso Cinema de Animação e Artes Digitais é constituído por disciplinas de conhecimentos básicos desses dois campos e por grade de disciplinas optativas de cada área. As aulas práticas são ministradas em caráter intensivo, possibilitando maior imersão do estudante nas disciplinas. Os alunos podem escolher uma das áreas do curso ou traçar percurso híbrido, o que proporciona desenvolvimento de perfil profissional versátil.

DIFERENCIAL DO CURSO NA UFMG: 

O curso dá ao aluno variadas opções dentre suas três principais áreas: audiovisual, animação e artes tecnologia. Por meio de disciplinas e ateliês práticos e também de pesquisas críticas sobre o meio artístico, o curso é multidisciplinar. Suas disciplinas envolvem estudos de criação do movimento sintético, percepção da imagem, expressão artística, matemática e programação computacional, todas voltadas para a linguagem das artes do cinema e cinema de animação e às novas tecnologias. Desta forma, o estudante tem a liberdade de se aprofundar no campo com o qual se identifica mais, seja, animação, o cinema, a fotografia, a produção cultural ou jogos e aplicativos.

ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL FORMADO NA UFMG: 

O profissional da Animação e das Artes Digitais deve ser criativo, ter capacidade adaptativa e senso colaborativo, além de dominar linguagens variadas, que envolvem desde a linguagem cinematográfica até a produção artística em novas tecnologias. A realização de filmes e a mídia publicitária são os setores que mais absorvem profissionais formados em Animação. No que se refere às Artes Digitais, é possível desenvolver jogos eletrônicos, projetos artísticos para celulares, sites e softwares interativos promocionais, projetos educacionais interativos, entre outros. As redes que conjugam internet, celulares e outras mídias móveis são alguns dos focos de mercado nessa área.

DURAÇÃO: 

9 semestres

FORMA DE INGRESSO:

A seleção para as vagas ocorre por meio do Vestibular de Habilidades Específicas, composta por duas etapas: a primeira, de caráter eliminatório, utiliza as notas obtidas pelo candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); a segunda, de caráter classificatório e eliminatório, é composta de provas específicas, aplicadas pela UFMG, e da nota da prova de redação do Enem. Mais informações no site da Copeve.

LINKS DE INTERESSE: 

Site do curso: eba.ufmg.br/caad/ 

Canal do Youtube do CAAD: youtube.com/@caadanimacaoeartesdigitais

Página no Instagram: caad.animacaoeartesdigitais

Fogo-Gelo (2020), performance audiovisual de Sandro Benigno. Performance sonora realizada por Sandro Benigno na disciplina Sistemas Musicais Interativos (2020-1) a partir de um código em Processing. Eventos são manipulados em tempo real: 1maginari0.art.br/arquivos/SandroMantra_FogoGelo.mp4