Área: Engenharias
Cidade: Belo Horizonte
Local: Pampulha
Turno: Diurno
SOBRE O CURSO E SUAS DISCIPLINAS:
O curso de graduação em Engenharia Civil, primeiro curso criado na Escola de Engenharia da UFMG, em 1912, tem duração mínima de cinco anos. Nos primeiros períodos, os alunos cursam matérias nas áreas de física, química, computação e matemática, além de disciplinas na área de ciências humanas. A partir do quarto período, o estudante é introduzido à formação específica e disciplinas profissionalizantes são priorizadas.
DIFERENCIAL DO CURSO NA UFMG:
Outra particularidade do curso de engenharia civil da UFMG é a possibilidade de obter o diploma de bacharel com validade no mercado europeu, graças a convênios firmados com universidades do porte da École Nationale des Ponts et Chaussées, na França, a mais antiga escola de engenharia civil do mundo. Para quem tem interesse em seguir a carreira internacional, ingressar no curso com conhecimentos da língua francesa pode ser uma vantagem.
ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL FORMADO NA UFMG:
Para quem acredita que as carreiras da engenharia se restringem ao universo das exatas, a grade das disciplinas optativas inclui as ciências humanas, que podem contribuir para o desenvolvimento de competências importantes para a carreira, como a boa comunicação. O engenheiro deve ter habilidade para elaborar relatórios e textos técnicos dentro de normas pré-estabelecidas, por exemplo. A experiência transdisciplinar também favorece a capacidade crítica, que distingue o profissional que simplesmente reproduz procedimentos e aplica fórmulas daquele que efetivamente entende os processos em sua complexidade.
DURAÇÃO:
10 semestres
FORMA DE INGRESSO:
A seleção para as vagas ocorre por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mais informações em Sisu UFMG.
LINKS DE INTERESSE:
Site do curso: https://www.eng.ufmg.br/portal/graduacao/cursos/engenharia-civil/
Vídeo TV UFMG sobre o curso de engenharia: https://www.youtube.com/watch?v=r_QIc1E9uGA
Vídeo do projeto Engenharia Solidária: https://youtu.be/MkTJr-HwqTg