Área: Engenharias
Cidade: Montes Claros
Local: Montes Claros
Turno: Diurno
SOBRE O CURSO E SUAS DISCIPLINAS:
O curso de Engenharia de Alimentos da UFMG foi criado em 2009 no Instituto de Ciências Agrárias (ICA), Campus Montes Claros. É um curso multidisciplinar, que possui elementos da Engenharia, de Tecnologias e, também, da área de Humanas, tendo como base o conhecimento nas áreas de Biologia, Física, Matemática e Química. Devido à inserção do curso no ICA, nossos alunos têm a possibilidade de complementar sua formação com uma visão mais holística, que abrange toda a cadeia produtiva de alimentos, em consonância com as demandas do mercado contemporâneo.
DIFERENCIAL DO CURSO NA UFMG:
Na UFMG, um dos diferenciais são as oportunidades de pesquisa e de extensão dentro da própria universidade. Durante o percurso, destaca-se também a pesquisa com frutos e plantas do Cerrado, bioma no qual o Instituto de Ciências Agrárias está inserido.
Um exemplo da atuação do alunos de Engenharia de Alimentos tanto na pesquisa quanto na extensão é o projeto da UFMG Desenvolvimento de alimentos para o combate à fome e à subnutrição infantil, que pesquisou e desenvolveu um novo tipo de bebida láctea à base de soro de queijo e leite fermentado, suplementado com ferro e frutas do cerrado, que é distribuído a crianças desnutridas do Norte de Minas.
Durante a graduação, os alunos do Curso de Engenharia de Alimentos também tem a oportunidade de organizar e participar do Simpósio de Engenharia de Alimentos, um evento bienal e nacional que tem como proposta proporcionar um espaço e oportunidade para reflexão e compartilhamento de ideias sobre temas atuais e relevantes com pesquisadores, professores, acadêmicos de Curso Técnico, acadêmicos de Graduação, acadêmicos de Pós-Graduação e profissionais das áreas de Ciência, Tecnologia e Engenharia de Alimentos, Nutrição, Ciências Agrárias e demais áreas afins.
Os alunos do curso, visando a integralização na formação de extensão universitária, participam do projeto Engenharia de Alimentos em ação: ensinando e aprendendo, que tem como objetivo promover a difusão do conhecimento sobre Engenharia, Tecnologia e Ciência de Alimentos para acadêmicos e a população em geral. Os alunos têm a oportunidade de elaborar vídeos (Pitch) sobre assuntos relacionados aos conteúdos de algumas disciplinas do curso com linguagem acessível à população; participar da organização de eventos como ciclo de palestras/mesas redondas e ministrar minicursos sobre temáticas relacionadas à Engenharia, Tecnologia e Ciência de Alimentos durante eventos no Instituto de Ciências Agrárias da UFMG, promovendo, desta forma, maior interface entre ensino, pesquisa e extensão
ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL FORMADO NA UFMG:
O mercado de trabalho para os egressos do curso é amplo e apresenta oportunidades em diferentes setores da cadeia produtiva de alimentos, em órgãos de fiscalização, institutos de pesquisa, instituições de ensino, consultoria, dentre outros.
DURAÇÃO:
11 semestres
FORMA DE INGRESSO:
A seleção para as vagas ocorre por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mais informações em Sisu UFMG.
LINKS DE INTERESSE:
Site do curso: https://www.ica.ufmg.br/?graduacao=engenharia-de-alimentos
Site do Simpósio de Engenharia de Alimentos: www.simeali.com
Reportagem sobre o projeto Desenvolvimento de alimentos para o combate à fome e à subnutrição infantil: https://ufmg.br/comunicacao/noticias/bebida-lactea-desenvolvida-no-ica-combate-subnutricao-em-montes-claros